segunda-feira, 7 de abril de 2014

Wilma de Faria poderá ser candidata a governadora do RN

SONY DSC
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, manteve uma conversa com o presidente do PSB, pré-candidato a presidente da República, Eduardo Campos. Na pauta, o apoio do PSB no Rio Grande do Norte a sua candidatura a governador do Estado. Teria ficado combinado que Wilma escreveria uma carta a Campos, solicitando a liberação do PSB para a aliança com o PMDB no Estado. A carta é mais um capítulo na novela em que já se transformou a possibilidade de aliança do PSB com o PMDB no Rio Grande do Norte. Bem semelhante, de resto, no caso da carta, ao episódio que culminou, em 2002, com a desistência de Wilma de compor com o PMDB e lançar-se candidata ao governo do Estado, se elegendo a primeira governadora do Estado.
Na oportunidade, uma carta de Miguel Arraes, então presidente nacional do PSB, deu discurso para que Wilma deixasse de apoiar o projeto do PMDB, para justificar a candidatura de Wilma ao governo. A carta foi encomendada por Wilma aos então pessebistas Rogério Marinho e Renato Dantas, que foram a Arraes em busca da dita missiva. Diz-se que até três versões da carta foram redigidas, até sair a de teor ideal. Com a carta de Arraes em punho, Wilma alegou “mudança de cenário”, renunciou à Prefeitura de Natal e se tornou a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte.
O histórico político da ex-governadora Wilma de Faria é recheado de golpes de mestre e da sorte. Certa feita, prefeita de Natal pelo PDT, deixou de apoiar a candidatura de Leonel Brizola (PDT) a presidente da República para votar no metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A postura rendeu a ela a saída do PDT, significando, de resto, a ida dela para o PSB, onde permanece até hoje.
Bem colocada nas pesquisas de opinião tanto para o Governo quanto para o Senado, Wilma tem o processo eleitoral nas mãos. Por mais que queira ser senadora, o projeto mais fácil, para ela, demonstra ser o governo. Mas, e como ficaria o “acerto” com o PMDB, que deseja apoiar Wilma para o Senado, desde que ela apoie o candidato do PMDB ao governo, no caso, o deputado Henrique Eduardo Alves?
Bom, ninguém melhor que Wilma para responder. Mas, até agora, ela não respondeu. Encena (?) conversas com a direção nacional do PSB. Há quem pense que ela apenas ganha tempo para dar as costas ao PMDB. Depois de aguardar a desistência do ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), que seria um forte adversário dela para o governo, e do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), Wilma estaria esperando apenas passar a eleição suplementar de Mossoró para anunciar sua candidatura ao governo.
Argumentos para Wilma se candidatar ao governo ela tem de sobra: Não tem adversários à altura, enquanto que para o Senado ela poderá enfrentar uma parada duríssima contra Fátima Bezerra (PT); o PSB nacional poderá ter o próximo presidente da República, Eduardo Campos, o que favoreceria sobremaneira um eventual terceiro governo Wilma de Faria, com verbas e investimentos no RN; e, além do mais, a pessebista está em primeiro lugar em todas as pesquisas. A carta-resposta do PSB poderá ser, na verdade, duas cartas: uma sendo pró-aliança com o PMDB, outra, contrária a essa aliança. Qual a que Wilma utilizará?
Do Blog:
A questão vai muito além… A rejeição que o pré-candidato a governador Henrique Alves está sofrendo vem balançando as bases que já estão pulando para o lado de Wilma de Faria.
Alguns caladinhos, em cima do muro já articulando o pulo do gato para o anúncio oficial da candidatura de Wilma para o governo.  fonte.thalitamoema.com.br

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...