terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Familia Arruda comemora 100 anos de presença em Nova Cruz. Por Assessoria de Comunicação em Notícia - 8 de dezembro de 2014


A família Arruda completou Cem anos de sua efetiva presença em nosso município, quando da vinda do patriarca ANTONIO ARRUDA, em 1914, para edificar atividades comerciais e posteriormente sua família na capital do Agreste.
cem anos arrudas 2    (Centenário foi destaque na mídia estadual)
 Para comemorar a data centenária, os familiares com o sobrenome do patriarca e amigos, se reuniram no sábado, 06 de Dezembro, para uma missa em ação de graças na Igreja Matriz, em seguida o grupo seguiu até o palácio “Antonio Arruda Câmara” – sede do poder executivo municipal, para uma visita que culminou com um almoço no casarão dos “Arruda Câmara” na praça Dix Sept Rosado.
(Missa reuniu familiares)
cem anos arruda missa 1cem anos arrudas missa off.
(familiares visitaram o casarão)
cem anos arrudas casarão familia cid
cem anos arrudas casarão
(Muitos amigos da família Arruda estiveram presentes)
cem anos arrudas 5(Familiares na Prefeitura, Palácio Antonio Arruda Câmara e colocação da Placa comemorativa)
cem anos arrudas 6 prefeitura
   cem anos arrudas 7 prefeitura 2
cem anos arrudas prefeitura gabinete
cem anos arrudas
ANTONIO ARRUDA.
placa antonio arruda
Nascido em Ingá de Bacamarte na Paraíba, seu Antonio Arruda, muito jovem foi para a Amazonia, norte do país, para trabalhar nos seringais e desbravar aquela região. Em 1914 veio para cá iniciar seu comércio no ramo de “secos e molhados”, e depois de alguns anos, tornou-se uma figura de prestígio no recém criado município de Nova Cruz. Prestígio esse que logo o levou para a política. Tornou-se Prefeito por duas vezes: 1930 a 1934 e 1945 a 1948, quando Nova Cruz englobava as comunidades ( hoje municípios) de: Japi, Lagoa Danta, Passa e Fica, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e São José de Campestre. Mesmo numa época de poucos recursos, “seu Antonio Arruda” conseguiu realizar obras e ações importantes para o desenvolvimento do pequeno município: Cemitério Público Municipal Nossa Senhora da Conceição, Açude Recreio ( Alto de Santa Luzia), o famoso “caçimbão” – que por muitos anos abastecia a população da cidade, na poular “rua do “Caçimbão”, construção da sede da prefeitura ( que hoje leva seu nome), construção de várias ruas no alto de São Sebastião, o que permitiu a expansão daquela comunidade, construção de estradas que hoje interligam Nova Cruz a outros municípios, entre outros.
foto antiga prefeitura
cemiterio 2
(Sede da Prefeitura na sua construção e cemitério Publico de Nova Cruz)
Antonio Arruda deixou seu legado empreendedor e político para os seus descendentes, algo que foi adquirido com propriedade por um de seus filhos, Lauro Arruda Câmara (pai do atual prefeito de Nova Cruz), que tornou igualmente, Prefeito de Nova Cruz e posteriormente, deputado estadual. Exemplos que também foram seguidos pela sua nora, Joanita Torres Arruda Câmara ( esposa de seu Lauro Arruda) que sagrou-se prefeita de Nova Cruz. Também enveredaram pela política de forma competente, os seus netos: Leonardo Arruda Câmara (deputado estadual por 2 vezes e Secretário de Estado) e Cid Arruda Câmara ( Prefeito de Nova Cruz pela terceira vez).

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...