domingo, 19 de dezembro de 2021

Os 10 principais modelos de carros que saíram de linha em 2021

 

Com um turbulento ano em 2021, a indústria automotiva nacional precisou se adaptar a uma situação bastante atípica. Por conta da escassez de componentes eletrônicos, as montadoras priorizaram os materiais que tinham em mãos para seus modelos mais rentáveis em detrimento aos carros de entrada.

Além disso, com a desvalorização do real, o poder de compra caiu e o preço dos carros subiu. Quem pode comprar um veículo 0 km hoje está dando prioridade para modelos mais caros e completos.

Por último, uma nova fase do Proconve, programa de controle de emissões de poluentes, entrará em vigor em 2022 com maiores restrições, o que afasta alguns modelos não adequados. A junção destes fatores resultou na aposentadoria de alguns modelos veteranos.

Confira os 10 dos principais carros que saíram de linha em 2021

Ford Ka

Logo no início do ano, em janeiro, a Ford pegou o mercado de surpresa ao anunciar o encerramento de suas atividades manufatureiras no Brasil. Com isso, os carros que eram fabricados por aqui deixaram de ser fabricados na sequência. Isso incluiu a família Ka, com hatch e sedã deixando de ser oferecidos. Eles eram os modelos mais vendidos da marca em nosso mercado.

Ford EcoSport

Pelo mesmo motivo, o Ford EcoSport também parou de ser fabricado. O SUV foi responsável pela inauguração e popularização do segmento compacto dos utilitários esportivos e uma nova geração já estava praticamente pronta, sendo desenvolvida junto ao time de engenharia da Índia. No entanto, o fechamento das fábricas da Ford no Brasil encerrou a história.

Troller T4 e TX4 

Outro modelo que não resistiu à mudança de estratégia da Ford para o Brasil foi o Troller T4. A marca cearense era propriedade da empresa norte-americana e, quando as fábricas fecharam, a Ford informou que o destino da Troller ainda seria decidido.

Após meses de negociações sem sucesso, a marca do oval azul optou por encerrar as atividades da Troller em agosto, com as últimas unidades do SUV sendo fabricadas em outubro. Com isso, extinguiu-se uma das últimas marcas nacionais.

Volkswagen up!

Por conta da legislação que exigiu cintos de segurança para todos os ocupantes, que entrou em vigor em janeiro, o Volkswagen up! passou a poder levar apenas 4 passageiros. A mudança fez com que o mercado esperasse que o carro ganhasse uma sobrevida, apesar de suas vendas nunca terem deslanchado no Brasil. No entanto, já em abril, o carro deixou de ser fabricado para o nosso mercado.

Toyota Etios

Oferecido no Brasil como modelo mais acessível da Toyota e fruto de um projeto indiano, o Toyota Etios, hatch e sedã, enfrentou um pouco de preconceito por conta do visual simples. Com vendas abaixo do esperado, deixou de ser produzido para o mercado brasileiro. A marca usou o espaço na fábrica para produzir o SUV Corolla Cross, mas o Etios continua sendo feito para outros mercados da América Latina. 

Chevrolet Montana

Em maio, uma comunicação de um sindicato dos metalúrgicos do ABC entregou que a Chevrolet estava parando de fabricar a Montana em São Caetano do Sul (SP). A picapinha nunca conseguiu fazer frente às rivais Volkswagen Saveiro e Fiat Strada nas vendas, principalmente depois da apresentação da atual geração da última.

No entanto, será um “até breve” e não um “adeus”. A Chevrolet já informou que investirá em sua linha de montagem para produzir a nova geração Montana, que deve crescer e competir com a Fiat Toro.

Fiat Grand Siena

Veterano de outros tempos, o Fiat Grand Siena passou de opção intermediária entre os sedãs da marca para um modelo bem básico focado no segmento de entrada. Porém, com motores mais que veteranos e vendas em queda, o modelo sairá de linha neste ano.

Em seu lugar, a marca deverá adaptar o Cronos, sedã mais novo, tirando equipamentos e instalando um motor 1.0 para reduzir seu custo e ocupar o lugar do Grand Siena.

Volkswagen Fox

Fruto de um projeto nacional que chegou até a ser exportado para a Europa, o Volkswagen Fox estava na mesma geração desde o lançamento em 2003. Desde então, passou apenas por reestilizações e recebeu novos motores. Seu fim foi anunciado em outubro, após mais de 1,8 milhão de unidades fabricadas.

Honda Fit

Misto de minivan com hatchback, o Honda Fit sempre foi admirado pela confiabilidade e modularidade de seu espaço interno. Com uma nova geração já apresentada no Japão, o carro evoluiu e ficou muito refinado. Até demais para o mercado brasileiro. A construção sofisticada deixaria o novo Fit proibitivamente caro para o Brasil e a Honda anunciou o fim do carro por aqui com as últimas unidades sendo produzidas agora em dezembro.

Honda Civic 

Da mesma forma, o Honda Civic também deixará de ser fabricado no Brasil até o final de 2021. O sedã foi o primeiro carro que a marca produziu no Brasil e recebeu uma nova geração neste ano. Assim como o Fit, ficou refinado e sofisticado demais para a realidade de nosso mercado. No entanto, ele voltará a ser oferecido como um carro importado a partir do ano que vem.

CNN Brasil

Gasolina deve cair quase 6% no primeiro trimestre de 2022, aponta estimativa

 

Principal protagonista da alta da inflação em 2021 no Brasil, o preço da gasolina deverá cair 5,94% no primeiro trimestre do próximo ano. O levantamento é da ValeCard, especializada em gestão de frotas. O litro deve iniciar o ano com queda após quase um ano e meio de aumentos consecutivos. O CEO da empresa, José Geraldo Ortigoza, acredita em menor volatilidade do dólar.

“Uma queda não tão grande. Estamos falando em 5,74%, alguma coisa assim se eu não me engano, na queda do combustível neste primeiro trimestre. A partir daí pode ter uma retomada”, comentou.

A empresa acompanha cinco mil frotas e tem expectativa para o preço médio da gasolina a R$ 6,18 em março, o menor índice previsto para 2022. Em abril deverá voltar a subir. A maior alta deverá ser atingida em setembro, batendo a casa dos R$ 6,55, um patamar semelhante ao atual. fonte,https://robsonpiresxerife.com/

Engavetamento de 7 carros congestiona ponte de Igapó em Natal; assista

 

Quem trafegou pela ponte de Igapó na tarde deste sábado (18), no sentido zona Norte – Centro, precisou de muita paciência.

Um engavetamento entre sete veículos causou grande lentidão na região.

Segundo as primeiras informações, apesar do susto, ninguém ficou ferido.

 fonte, Grande Ponto

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Álvaro Dias anuncia a promoção de mais de 300 agentes da Guarda Municipal de Natal (RN)

 

“Uma demanda de 30 anos da Guarda Municipal está sendo concretizada hoje pela nossa gestão. Tenho orgulho de dizer que fui o prefeito responsável pela implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salários da Corporação”. Com essas palavras o Prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias, anunciou nesta quinta-feira (16), a promoção de mais de 300 agentes da Guarda Municipal, seguindo os critérios de antiguidade e hierarquia, conforme preconiza a Lei Municipal Nº 187 que normatiza a progressão funcional da categoria.

A solenidade foi realizada no gabinete anexo da Prefeitura, em Candelária, e contou com a presença da secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheyla Freitas, o comandante da GMN, Alberfran Grilo, e diversos componentes da força de segurança do Município.

Atualmente, a tropa da Guarda Municipal de Natal conta com 427 componentes e as promoções vão beneficiar agentes da primeira até a sexta turma. De acordo com a iniciativa, quem hoje está enquadrado como Guarda Municipal e tiver direito vai assumir a graduação de Chefe de Grupo de Ação. Já quem é Chefe de Grupo de Ação ascenderá ao cargo de Supervisor. Por fim, quem atualmente é Supervisor atingirá o último grau de função da Guarda que é o de Inspetor.

“Deixando a modéstia de lado, eu posso bater no peito e dizer que sou o prefeito que mais fez em termos de ganhos financeiros, progressão funcional e melhorias de infraestrutura e equipamentos. Hoje estamos aqui anunciando mais um grande avanço. Esse é um pleito justo e histórico que já deveria ter sido implementado. Apesar de não ser uma obrigação constitucional do Município, não vamos nos furtar de contribuir para todos trazer mais segurança para os natalenses. Vamos continuar valorizando a tropa, oferecendo condições de trabalho e estrutura para refletir na boa prestação do serviço a população”, destacou.

O prefeito também solicitou da Guarda Municipal uma retribuição à cidade, diante das conquistas asseguradas. “Pedimos aos nossos valorosos membros da GMN que estejam presentes nas ruas, auxiliando na segurança pública de Natal, especialmente nas áreas que vamos revitalizar, como a Ribeira e o Centro Histórico”, conclamou Álvaro, recebendo de pronto o apoio de todos os agentes presentes à solenidade fonte. robsonpiresxerife

O aliado do Ex-Presidiário Lula, Henrique Eduardo, vai com tudo pra cima de Walter Alves e Bebes Leocádio

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Não existe espaço para o Ex-Ministro Henrique Eduardo Alves dentro do MDB do Rio Grande do Norte (RN) controlado pelo deputado federal Walter Alves e por seu pai Garibaldi Alves para as eleições de 2022.

Henrique é esperto. Tentará de todas as maneiras invadir as bases eleitorais de Walter. É acusado de ter feito esse jogo quando apoiou o atual deputado federal e candidato à reeleição Benes Leocádio na eleição passada.

Vai cair, também, em cima das bases de Benes, que deverá ter uma reeleição difícil.

Henrique já está em campanha. Depois de “inocentado” pela justiça – era só o que esperava – já correu pra cima galera.

O aliado de Lula está com tudo e já marcou a data de sua pré-candidatura que deverá ocorrer brevemente pela região do Seridó.

PS: Walter Alves e Garibaldi Alves mantêm apenas uma relação familiar com Henrique. Nada além.

É possível que Henrique Eduardo se filie ao PT de Lula

 

Pela defesa que faz ao Governo de Fátima Bezerra e seus aliados políticos (como Natália Bonavides e Jean-Paul Prates), e ao projeto de reeleição do Ex-Presidiário Lula, o Ex-Ministro Henrique Eduardo Alves, que será candidato a deputado federal, deverá se filiar ao PT ou a outro partido qualquer para garantir uma legenda para seu projeto político. No MDB não!

Petrobras abre concurso com 4,5 mil vagas e salário de R$ 11,7 mil

 

A Petrobras realizará processo seletivo público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva em cargos de nível superior. O edital foi publicado na manhã desta sexta-feira (17/12), no Diário Oficial da União (DOU).

O processo seletivo será organizado pelo Cebraspe e ofertará vagas para diversos cargos. São 757 vagas imediatas e 3.780 vagas do cadastro de reserva. A remuneração inicial é de R$ 11.716,82.

As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_21_ns, a partir desta sexta-feira até 5 de janeiro de 2022. A taxa será no valor de R$ 79,83.

A prova está prevista para 20 de fevereiro de 2022.

As vagas do concurso Petrobras estão divididas em diversas especialidades. Elas ocorrem da seguinte forma:

  • Administração: 33 + 165 CR
  • Análise – Comércio e Suprimento: 36 + 180 CR
  • Análise – Transporte Marítimo: 4 + 20 CR
  • Analista de Sistemas – Engenharia de Software: 26 + 130 CR
  • Analista de Sistemas – Infraestrutura: 8 + 40 CR
  • Analista de Sistemas – Processos de negócio: 15 + 75 CR
  • Ciência de Dados: 33 + 165 CR
  • Economia: 3 + 15 CR
  • Engenharia Ambiental: 2 + 10 CR
  • Engenharia Civil: 8 + 40 CR
  • Engenharia de Equipamentos – Elétrica: 39 + 195 CR
  • Engenharia de Equipamentos – Eletrônica: 26 + 130 CR
  • Engenharia de Equipamentos – Inspeção: 11 + 55 CR
  • Engenharia de Equipamentos – Mecânica: 158 + 790 CR
  • Engenharia de Equipamentos – Terminas e Dutos: 8 + 40 CR
  • Engenharia de Petróleo: 97 + 485 CR
  • Engenharia de Processamento: 32 + 160 CR
  • Engenharia de Produção: 101 + 505 CR
  • Engenharia de Segurança do Processo: 42 + 210 CR
  • Engenharia de Segurança do Trabalho: 22 + 110 CR
  • Engenharia Naval: 21 + 105 CR
  • Geofísica – Física: 2 + 10 CR
  • Geofísica – Geologia: 12 + 60 CR
  • Geologia: 18 + 85 CR

Todos os cargos vão exigir nível superior específico na área de interesse.

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