domingo, 9 de maio de 2021

Mães pretas perdem mais seus filhos nas operações policiais


 

As mães negras brasileiras perdem mais seus filhos, quase 100%, nas operações policiais. Elas não têm o que comemorar neste domingo (9/5), Dia das Mães.

Um estudo da Rede de Observatórios de Segurança Pública, divulgado dezembro do ano passado, mostrou que 86% dos mortos em operações policiais no Rio de Janeiro são pretos.

Em dezembro de 2020, um relatório revelou que a violência policial e que bala não erravam o alvo: 100% das vítimas nas operações policiais eram pretos na Bahia.

Nesta semana do Dia das Mães, no Rio, a polícia confirmou seu alvo preferencial ao chacinar mais 28 pretos na favela do Jacarezinho, Zona Norte da capital fluminense.

As mães pretas deste Brasil não tem o que comemorar no dia de hoje. É muito arriscado ser mãe de cor neste País.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 54% da população brasileira é preta.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2016, já mostrava que mulheres brancas recebiam 70% a mais que mulheres pretas, o que deve ter se agravado com o desemprego do governo Jair Bolsonaro e na pandemia.

A maternidade, em um quadro de depressão econômica, acaba sendo um fator negativo para a mães. Mas a questão da cor pesa mais na hora de conseguir um trabalho.

As mães pretas são as que mais sofrem preconceitos e perdas, inclusive seus filhos, para a violência provocada pelo Estado –ou pela ação ou pela omissão.

O Blog do Esmael é solidário com tidas as mães pretas deste Brasil. Que seus filhos não tombem na luta pela sobrevivência, contra a exclusão, pela igualdade de cor e de oportunidades.

 

 

Bolsonaro aglomera motociclistas e distribui ao menos 160 cumprimentos

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, causou uma aglomeração neste domingo (9.mai.2021). Sem máscara, ele distribuiu apertos de mão e tapinhas nas costas e pousou para fotos com apoiadores.

 

   Reprodução/Facebook Bolsonaro cumprimenta apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada depois de passear de moto em ato político

Ele recebeu no rosto, ainda, um beijo da deputada Bia Kicis (PSL- DF), que também compareceu ao ato sem máscara.

O cenário produzido pelo presidente neste domingo é propício para a transmissão do coronavírus. A pandemia matou ao menos 421.316 pessoas no Brasil até o momento.

Centenas de motociclistas se concentraram em frente ao Palácio da Alvorada na manhã deste domingo.

Em sua live na última 5ª feira (6.mai), Bolsonaro disse que aguardava ao menos 1.000 motos na manifestação. Não foi possível contar os participantes, mas é provável que o número tenha sido próximo (ou maior) do esperado pelo presidente.

Às 9h05 Bolsonaro deixou a residência oficial, de moto, e saiu para um passeio por pontos conhecidos de Brasília, como a Esplanada dos Ministérios e o estádio Mané Garrincha. Foi acompanhado desses apoiadores.

Chegou novamente à residência oficial por volta das 10h45. Em seguida, discursou. Disse que deverá realizar manifestações políticas em São Paulo, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

Também voltou a dizer que Exército é seu e a colocar dúvidas, sem apresentar indícios, sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Antes de discursar, Bolsonaro percorreu a parte da frente do Palácio da Alvorada cumprimentando apoiadores, que estavam separados dele por uma grade.

O Poder360 conseguiu identificar ao menos 160 interações como apertos de mão e tapinhas nas costas pela transmissão em vídeo realizada na página oficial do presidente no Facebook.

Em diversos momentos o presidente sai do enquadramento. Bolsonaro não parou de cumprimentar apoiadores nesses momentos, mas a reportagem não pode contar essas interações.

A deputada Bia Kicis, uma das principais apoiadoras do presidente, chegou enquanto ele discursava. O cumprimentou com um beijo no rosto. Ela também estava sem máscara.

O deputado Helio Lopes (PSL-RJ), outro apoiador do presidente, pegou no colo uma criança que estava no meio do público e a levou até perto do presidente.

Depois do discurso, Bolsonaro se dirigiu à portaria do Palácio da Alvorada. No caminho, parou para tirar fotos ou gravar pequenos vídeos com apoiadores pelo menos 10 vezes.

Bolsonaro desde o início da pandemia minimizou o coronavírus. Ele também entrou em conflito com governadores e prefeitos que tomaram medidas de isolamento social, apontada por especialistas como a melhor forma de conter o avanço do vírus na falta de vacinas.

“Podem ter certeza, como chefe supremo das Forças Armadas, jamais o meu exército irá às ruas para mantê-los dentro de casa”, disse Bolsonaro.

Até agora, ao menos 8.087 pessoas morreram de coronavírus no Distrito Federal.

 

 

DILMA CRITICA FALA DE MOURÃO SOBRE OPERAÇÃO NO RIO: “CHANCELA O EXTERMÍNIO”

 

Foto: Sérgio Lima

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) criticou neste sábado (8.mai.2021) a declaração do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, sobre as vítimas da operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro contra o tráfico de drogas no Jacarezinho, na zona norte da capital.

Nessa 6ª feira (7.mai.2021), o vice-presidente disse que os 28 mortos na ação eram todos bandidos. “Entra um policial numa operação normal, leva um tiro na cabeça em cima de uma laje, lamentavelmente essas quadrilhas de narcotráfico são verdadeiras narcoguerrilhas, têm controle sobre determinadas áreas”, declarou.

Para Dilma, a fala de Mourão “revela sua verdadeira índole ao chancelar o extermínio da população civil como se houvesse nas leis brasileiras autorização para o assassinato quando praticado pela polícia ou pela omissão do governo”.

Poder360

CPRE INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NAS ESTRADAS ESTADUAIS

 

Fotos: Divulgação

A Polícia Militar do RN, por meio do Comando de Polícia Rodoviário Estadual – CPRE, realizou nos dias 06 e 07 deste mês, ação de fiscalização nas RNs 315 e 316, áreas de circunscrição dos municípios de Monte Alegre e São José de Mipibu, com o objetivo de promover segurança aos usuários de veículos, como também combater a criminalidade na região.

Durante as operações realizadas com o apoio do Tático Rodoviário Estadual, do 1º DPRE, foram retirados de circulação veículos sem as mínimas condições de segurança. Os automotores apreendidos foram encaminhados ao depósito de veículos do estado.

Nos dias 07 e 08 as abordagens continuaram na RN 063, no município de Nísia Floresta, obedecendo o mesmo plano da inteligência do CPRE, retendo veículos irregulares e na tentativa de tirar de circulação, armas e indivíduos nocivos à sociedade.

PREFEITO JOÃO GOMES RECEBE SINAL VERDE DO DEPUTADO WALTER ALVES PARA URBANIZAR ENTRADA DE BREJINHO

Foto: Divulgação

Prefeito no exercício do quarto mandato a frente do município de Brejinho, no Agreste potiguar, João Gomes foi recebido pelo deputado federal Walter Alves(MDB), nesta quinta-feira(06), ocasião em que apresentou ao parlamentar do RN um projeto que contempla a terra da farinha com uma urbanização na entrada da cidade, além de outras demandas apresentada e acolhidas pelo representante de Brejinho na Câmara Federal. O prefeito ex-presidente da AMLAP e da FEMURN também abriu portas nos ministérios em busca de melhorias coletivas para o seu município.

 

Vacinas: nova carga de Coronavac chega ao RN

 


Novo carregamento de Coronavac atende apenas parte da demanda de potiguares com a segunda dose atrasada

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Rio Grande do Norte neste sábado (8). São 15,6 mil doses de Coronavac, que serão destinadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para atender o déficit de segunda dose no estado. O quantitativo atende apenas 17,9% dos mais de 87 mil potiguares com o esquema vacinal em atraso.

Com o objetivo de atenuar a situação, a Sesap e o Governo do Estado mantiveram contato com o Ministério da Saúde durante toda a semana, requisitando oficialmente as vacinas necessárias para atender todos com a segunda dose atrasada. O pedido, porém, não foi atendido. De acordo com sinalização do ministério, um novo lote de Coronavac deve ser entregue apenas no próximo fim de semana.

Um levantamento feito esta semana pela Sesap, via plataforma RN+ Vacina esta semana, apontou que 87.098 potiguares estão com doses em atraso, sendo 26.353 por conta de doses não enviadas pelo ministério e por frascos que vieram com menos do que as dez doses estipuladas.

A previsão é de que as doses recebidas neste sábado sejam encaminhadas durante o fim de semana. A Sesap aguarda ainda para o início da semana um novo carregamento de imunizantes, desta vez da Pfizer. Em ofício ao MS, a secretaria requisitou que as vacinas possam ser trocadas por Coronavac, para atender o público com a segunda dose atrasada.

Distribuição: 12h na Unicat para regional e às 15h para todas as regiões.

Fonte: Kelly Lima, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap estará disponível para entrevistas na Unicat às 12h.

 

Parnamirim inicia vacinação de pessoas com comorbidades a partir dos 50 anos

 


Parnamirim deu início neste sábado (8), no ponto de drive-thru montado no Parque Aristófanes Fernandes, à vacinação para as pessoas com cormorbidades a partir dos 50 anos. A prefeitura do município da Grande Natal também continua a aplicação da primeira dose do imunizante de Oxford/AstraZeneca para o grupo dos idosos a partir dos 60 anos.

A vacinação contra a Covid-19 contempla ainda pessoas com síndrome de Down; gestantes e puérperas com comorbidades e ainda as pessoas com doenças renais crônicas em terapia de substituição renal – todos na faixa etária a partir dos 18 anos.

Ministério da Saúde anuncia distribuição de doses para próxima segunda

Novo lote de vacinas AstraZeneca/Oxford será distribuído em todo país
  
 O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste sábado (8) que o Ministério da Saúde enviará 3,9 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz para todos os estados e o Distrito Federal. A Região Norte receberá 281,4 mil doses, a Região Nordeste terá 984,1 mil doses e a Região Centro-Oeste receberá 294,1 mil doses. Já as regiões Sudeste e Sul receberão 1,79 milhão e 624,3 mil doses, respectivamente. O comunicado foi feito em redes sociais.

Além disso, o Ministério da Saúde distribuiu quase 1 milhão de vacinas da Coronavac/Butantan para uso apenas como segunda dose. A ideia é completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas. As doses da Coronavac começaram a ser entregues na sexta (7).

Governo libera remuneração acima do teto; Bolsonaro está entre beneficiados

Hoje, o salário do presidente é reduzido em R$ 2.344 por ultrapassar o teto constitucional. Com a nova regra, o desconto deixará de existir 

Hoje, o salário do presidente é reduzido em R$ 2.344 por ultrapassar o teto constitucional. Com a nova regra, o desconto deixará de existir

O Ministério da Economia publicou uma portaria que aumenta a remuneração de servidores aposentados ou reservistas que ainda ocupam cargos públicos. Os beneficiados poderão receber acima do teto do funcionalismo, de R$ 39,2 mil. A medida permite ampliar os salários do presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente, Hamilton Mourão. Eis a íntegra (89 KB).

Atualmente, caso a remuneração do servidor somada aos ganhos previdenciários (como aposentadoria) ultrapasse o limite salarial do funcionalismo, aplica-se o “abate-teto” para reduzir a quantia. Por exemplo, uma servidor que recebe R$ 35.000 de salário e R$ 5.000 de aposentadoria teria ganhos de R$ 40.000 ao todo. Com a regra anterior, o valor seria reduzido para R$ 39,2 mil, respeitando o teto.

Esse “abate-teto” deixará de existir no caso de aposentados e reservistas, segundo a portaria. O funcionário público poderá agora receber os R$ 40.000. Neste caso, o custo a mais para os cofres públicos é de R$ 800 para este servidor.

A portaria cria um teto próprio para cada remuneração, por exemplo, um limite para a aposentadoria e outro para o salário. Além de beneficiar militares reservistas e servidores aposentados, valerá para funcionários públicos que acumulem 2 cargos de professor ou que são da área da saúde.

Segundo o Portal da Transparência, o presidente Jair Bolsonaro recebeu R$ 30.934 em fevereiro, último resultado disponível. Ganhou remuneração R$ 10.610 em benefícios, somando R$ 41.544 ao todo. O abate-teto reduziu a remuneração em R$ 2.344.

O vice-presidente Hamilton Mourão ganhou o mesmo salário que Bolsonaro (R$ 30.934), mas o benefícios são de R$ 32.577 (o abate teto foi de R$ 24.311). Ou seja, ele poderá receber R$ 63.511 no próximo mês.  fonte, https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/

 

 

 

 

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...