sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Parnamirim inicia vacinação de crianças contra Dengue

 


O Município de Parnamirim iniciou nesta quinta-feira (22) a vacinação contra Dengue em crianças de 10 e 11 anos de idade. A faixa etária foi definida pelo Ministério da Saúde e à medida que novas doses do imunizante forem sendo disponibilizadas o público alvo será ampliado.

Parnamirim recebeu quase 6,6 mil doses e distribuiu em suas 29 unidades básicas de saúde para atender à população infantil. Os profissionais de saúde também receberam treinamento extra para o manejo do imunizante.

Logo nas primeiras horas da manhã de hoje, a estudante Isadora, foi a primeira que compareceu à UBS para receber sua dose. Ela aproveitou para mandar um recado às demais crianças: “É importante tomar a vacina! E eu convido todos os meus colegas a tomar”, disse.

Mossoró: ação avança 8 dias depois, mas foragidos seguem desaparecidos

 


As buscas pelos dois criminosos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, entram no oitavo dia nesta sexta-feira (23/2). Uma força-tarefa tem avançado na recaptura dos detentos e identificado pistas e suspeitos de terem ajudado na fuga, mas eles ainda não foram localizados.

Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, membros do Comando Vermelho (CV), escaparam da unidade prisional de segurança máxima em 14 de fevereiro.

Segundo o governo federal, mais de 500 policiais federais, rodoviários federais e estaduais estão empenhados na recaptura dos criminosos. Além disso, outros 100 agentes da Força Nacional de Segurança Pública irão apoiar nas buscas.

A fuga foi a primeira registrada em penitenciárias federais.

Metrópoles

Juiz diz que projeto de lei das saidinhas não terá efeito no RN

 


Foi aprovado pelo Senado Federal, na última terça-feira (20), por 62 votos a favor, dois contrários e uma abstenção, o projeto de lei 2.253/2022 que determina a restrição do benefício da saída temporária para presos condenados, conhecida como “saidinha”, em feriados e datas comemorativas, sendo permitida somente a presos inscritos em cursos profissionalizantes, ou nos ensinos médio ou superior, restrito somente ao tempo necessário das respectivas atividades.

Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções Penais, afirma que o fim das saídas temporárias terá “pouco ou nenhum” efeito no sistema prisional do RN. De acordo com o juiz, todos os apenados beneficiados no Estado já estavam em prisão domiciliar, com monitoramento eletrônico, diante da não existência de presídios que atendam o semiaberto. Referente ao texto da nova lei, Henrique ressaltou que a oportunidade de resolver situações mais graves, como a insuficiência de presídios no Brasil, foi perdida.

“Não conheço o texto da nova lei, até porque ainda pode ser alterado na Câmara (dos Deputados), mas me parece que se perdeu a oportunidade de resolver outras situações mais graves, como a insuficiência de presídios no país ou alguma proposta que diminuísse a grande facilidade hoje existente de progressões de regime, e mesmo de perdões de penas que são concedidas pelo Presidente da República para milhares de criminosos”, disse.

Tribuna do Norte

Mais 2 são presos por suspeita de ajudar na fuga do presídio federal em Mossoró

 


Mais dois homens foram presos por suspeita de envolvimento nas recentes fugas de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça da penitenciária federal em Mossoró. Com essas duas novas prisões, agora são três suspeitos de ajudar na primeira fuga do sistema penitenciário federal.

Mais cedo, o NOVO Notícias informou em primeira mão, graças a apuração do jornalista Rafael Araújo, que um desses homens presos trabalhou na empresa contratada para reformar o presídio. As detenções ocorreram nos últimos dois dias, incluindo duas ações em flagrante e uma por mandado de prisão preventiva. Na operação, foram apreendidos um veículo, armamentos e drogas.

Em resposta à fuga dos detentos, ocorrida na última quarta-feira (14), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou na segunda-feira (19) a mobilização de 100 agentes da Força Nacional de Segurança Pública para Mossoró. Os agentes, que incluem policiais e bombeiros militares, partiram da base da Força Nacional no Gama, Distrito Federal, com 22 viaturas e um ônibus, com chegada prevista para esta quinta-feira (22).

A missão de busca, que já dura sete dias, não tem prazo estipulado para conclusão e contará com o reforço por um período inicial de 30 dias. Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento ganharam notoriedade ao serem os primeiros a escapar de uma das cinco penitenciárias federais de segurança máxima do Brasil, um sistema instituído em 2006.

Após a fuga, os indivíduos tomaram uma família como refém próximo à penitenciária, intensificando as operações de busca em um raio de 15 km e estabelecendo bloqueios em áreas mais amplas. O pedido de apoio da Força Nacional foi feito pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, com o consentimento da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

PSOL desmente sobre alianças em Nova Cruz e chama de "fake" as notícias sobre o assunto.

 

O PSOL do RN emitiu nota de esclarecimento acerca de notícias sobre alianças para eleições 2024, em Nova Cruz, ventiladas por integrantes do grupo político do atual prefeito. Na nota, o presidente do partido, Sandro Pimentel classificou as informações dadas em redes sociais de "falsas e caluniosas" e que as alianças acompanharão as decisões "em nível nacional" e que poderá representar "legalmente os que disseminam tais fake news". Confira a nota na íntegra.
NOTA DO PSOL/RN
Circula em alguns grupos de WhatsApp, mensagens falsas e caluniosas em relação a política de alianças do PSOL para 2024.
Devo informar que a nossa política de alianças ainda será decidida em nível nacional e que portanto, qualquer informação sobre aliança neste momento é falsa, caluniosa e que poderemos responsabilizar legalmente os que disseminam tais fake News.
Em Nova Cruz, por exemplo, o PSOL deverá ter candidatura própria e o nome do companheiro Narciso é o mais indicado, no entanto, essa decisão passa TÃO SOMENTE, por discursão interna do PSOL local e SOMENTE esses dirigentes do nosso partido têm autorização para tratar desse assunto.
Afirmo ainda que o PSOL não tem as práticas de “reciprocidades” igual tem outros partidos da ordem, ou seja, não temos compromisso com nenhuma outra agremiação partidária. Nosso compromisso é tão somente com a verdade e com os interesses da população.
Reforço que qualquer ilação diferente do conteúdo que acabo de afirmar, tem cunho calunioso, difamatório e desrespeitoso para com a história do PSOL, no entanto, repudiamos tais práticas perversas.
Natal, 19.02.2024.
Sandro Pimentel - Pres. Estadual e membro do diretório nacional do PSOL.

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...