sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Programa Nação Nova Cruz: Legado de 30 anos no ar chega ao final.


 

O programa “Nação Nova Cruz” que há 30 anos é exibido todos sábados às 12h e ultimamente na rádio Agreste FM 107, apresentado pelos radialistas Claudio Lima, Lenilson Cunha e Cid Arruda Câmara encerrou oficialmente sua jornada no sábado, 5 de novembro, segundo anuncio feito pelos seus integrantes. O programa deixou um legado na comunicação da cidade de Nova Cruz, das regiões Agreste e litoral sul, potiguares e Brejo paraibano, pois durante estas três décadas promoveu um amplo debate dos mais diversos assuntos da vida de sua população, seja na política, na economia, na área social e administrativa. Criou uma perfeita simbiose entre as formas, sensata, firme, coesa e democrática com que seus apresentadores exploravam os assuntos da semana e a audição, atenta, confiante e adepta dos ouvintes que religiosamente reservavam essas duas horas do sábado para se “inteirarem” das notícias e dos acontecimentos semanais. 

COMO NASCEU O PROGRAMA 

Em março de 1992, criou-se o programa A HORA DE DECIDIR que foi apresentado por Claudio Lima e Josué Soares e exibido todos os dias às 17h, na Rádio Curimatau AM, na pré campanha municipal daquele ano e que catapultou o nome de Cid Arruda para concorrer pela segunda vez à prefeitura municipal. Paralelo a isso, Claudio Lima e Cid Arruda realizavam suas participações dominicais no programa CONVERSA COM O POVO apresentado por Dr. Jaime César, na mesma emissora. Essas participações maturaram nas mentes de Cid e Claudio a criarem num futuro breve, um programa próprio. 


Com o falecimento de José Peixoto Mariano e a lacuna deixada pelo seu programa A VOZ DO POVO nos sábados ao meio dia, Cid Arruda Câmara e Claudio Lima resolvem assumir o horário com um novo programa, porém mantendo o mesmo nome e tendo a competente sonoplastia de Alírio Costa (foto acima). Um programa de debate de assuntos inclusive políticos. 

OS REFORÇOS

Em 1996, o programa A VOZ DO POVO recebia os reforços dos amigos, Lenilson Cunha e Eduardo Vasconcelos. Cid Arruda candidatou-se pela terceira vez e diante da derrota para a candidata do  PMDB o programa continuou oposicionista. Em 1998 o programa passou a ser exibido aos domingos ao meio dia.


NOVA CRUZ EM AÇÃO: AJUDANDO A GESTÃO MUNICIPAL


Contudo, em 2000, o programa A VOZ DO POVO se destacou como um dos principais elementos contribuintes para a primeira vitória de Cid Arruda Câmara. E a partir de 2001 serviu também de plataforma das prestações de contas semanais do prefeito para a população nova-cruzense, o que o fez mudar seu nome para NOVA CRUZ EM AÇÃO que recebeu o reforço do programa DIARIO DE NOVA CRUZ exibido tres vezes por dia, de segunda a sexta feira. Neste mesmo ano surge a primeira rádio FM da cidade, Agreste 107, e os programas passam a ser apresentados novamente aos sábados de 12 horas,  na nova emissora com retransmissão pela rádio Curimataú AM

SURGE O “NAÇÃO NOVA CRUZ”. 

O ano eleitoral de 2008 foi marcante para o NOVA CRUZ EM AÇÃO: O candidato do PMDB Flávio Azevedo promoveu um acirramento da disputa municipal utilizando-se de diversos artifícios de intimidação política aos "araras" - tradicionais eleitores de Cid Arruda, entre os quais a utilização do slogan NAÇÃO BACURAU, que exigiu uma atitude de contraponto do programa que passou a ser chamado de NAÇÃO NOVA CRUZ, pois entenderam os seus apresentadores que o programa não era apenas de uma "ala" da cidade mas de todos os nova-cruzenses. Flavio Azevedo vence as eleições daquele ano e o programa, agora denominado NAÇÃO NOVA CRUZ volta a ter feitio oposicionista.

Em 2010, Robinson Faria (proprietário da Rádio Agreste FM) foi eleito vice governador com Rosalba Ciarline – aliada de Flavio Azevedo, prefeito e adversário de Cid Arruda. O fato promoveu em 2011 um rompimento político entre Cid e Robinson,  o que obrigou a saída do ar do programa a partir de Março daquele ano.


NAÇÃO NOVA CRUZ EM ARARUNA/PB 


Em Setembro de 2011, Claudio Lima, Cid Arruda Câmara, Lenilson Cunha e Eduardo Vasconcelos iniciaram uma nova etapa do programa NAÇÃO NOVA CRUZ, que passou a ser apresentado na rádio Serrana AM de Araruna, aos sábados de 11 horas, a convite do saudoso José Maranhão, ex-governador da Paraíba, capítulo que durou até janeiro de 2012.

(Amigos de Cid Arruda na reabertura do programa na Paraíba)

A VOLTA A CAPITAL DO AGRESTE.

No ano de 2012, o reatamento das relações políticas entre Robinson Faria e Cid Arruda permitiu a volta do programa para a rádio Agreste FM e que, diante da vitória de Cid Arruda Câmara nas urnas neste mesmo ano, mais uma vez passou a ser um canal de divulgação da prestação de contas semanal, da sua terceira gestão a frente da prefeitura de Nova Cruz,de janeiro de 2013 a dezembro de 2016.


havia recebido algum telefonema do ministro Fábio Faria para se retratar do seu "erro induzido", Cid foi enfático: "Não recebi nenhum telefonema do ministro e nem de seu pai, meu amigo Robinson Faria".

O episódio foi a gota d'água para que Cid Arruda Câmara anunciasse que não iria mais participar do programa e em solidariedade,  os radialistas Claudio Lima e Lenilson Cunha, entendedores da situação do momento resolveram encerrar a exibição do programa Nação Nova Cruz.


“NADA É PARA SEMPRE” 

O programa Nação Nova Cruz chega ao final de sua jornada de 30 anos. Tantos momentos alegres, tantos momentos tristes, tantos momentos históricos noticiados. O programa passou por oito eleições municipais e por oito eleições gerais. Teve plataforma oposicionista e situacionista. 

Debateu com profundidade os assuntos que envolviam e atingiam diretamente o dia-a-dia da população nova-cruzense, projetou uma credibilidade invejável, recebeu uma audiência incontável e criou em cada lar de cada ouvinte uma tradição na agenda de final de semana das pessoas.   

Dos criadores e apresentadores, Claudio Lima, Cid Arruda Câmara e Lenilson Cunha, os sinceros agradecimentos aos colaboradores e participantes deste programa, de ontem e de hoje e aos ouvintes “cadeiras cativas” dos sábados a tarde deste histórico programa.


Matéria Claudio Lima. Fotos: Arquivos. Fonte 
Claudio Lima News

Fátima bezerra/RN Assegura Construção Da Nova Sede Do Sebrae Em Nova Cruz

A parceria entre a governadora Fátima bezerra/RN,  e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) 
Foto Zé Lima
       
João Hélio e Leonel Pontes, respectivos representantes das unidades estadual e regional do órgão. Na pauta, a tomada de providências para viabilizar a construção da sede própria do Sebrae-Nova Cruz. A nova unidade, de acordo com o Sebrae, deverá obedecer a todos os parâmetros da sustentabilidade, priorizando o uso de energia solar, reaproveitamento de aguas e outras fontes renováveis, o que deverá servir de modelo para a construção de novas unidades do órgão no RN.

No encontro com o gestor –  que por sinal, contara com a participação do setor de engenharia da infraestrutura municipal -, os dirigentes tiveram asseguradas todas as condições e disponibilidade da administração no tocante aos meios necessários para o início, andamento e conclusão da obra. Com investimento privado e previsto da ordem de mais de um  R$ 1 milhão de reais, a nova sede do Sebrae será erguida em terreno doado pelo município, pelo o ex, prefeito Cid arruda, medindo 1200 m², que está localizado na Avenida Assis Chateaubriand, no centro da cidade....

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...