domingo, 9 de dezembro de 2012


João Pessoa festeja Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição neste sábado

As homenagens acontecem nas praias e nas paróquias de João Pessoa. Em campina é festa da padroeira da cidade

Reprodução 12
Sincretismo religioso une Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição
Católicos e umbandistas festejam neste sábado, 8 de dezembro, em João Pessoa o dia de Nossa Senhora da Conceição ou Iemanjá. As homenagens acontecem nas paróquias e nas areias de Tambaú e Cabo Branco na Orla da Capital.

A programação no Busto de Tamandaré começou às 8h, com as apresentações de terreiros. Às 16h, segue a procissão que parte do Bairro de Cruz das Armas até a praia. Às 19, os umbandistas fazem homenagens no Palácio de Iemanjá.

Nas paróquias acontecem celebrações que homenageiam Nossa Senhora da Conceição. No Porto do Capim, às 8h houve uma procissão marítima e às 16h30, os fiéis seguem em procissão terrestre que termina com missa celebrada pelo arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires.

Os campinenses comemoram o dia da padroeira da cidade com procissão que reúne 35 mil fiéis às 16h na catedral em direção ao Parque do Povo. Ao fim da caminhada é celebrada uma missa.  

O sincretismo religioso que une as religiões aconteceu quando os escravos vindos da África tentavam manter vivas as suas crenças, diante da imposição religiosa feita pelos colonizadores portugues, que eram católicos.

A identidade de Iemanjá, que é a rainha do mar, exaltada por sua beleza, força e vaidade era relacionada a Nossa Senhora da Conceição que representava a maternidade, pureza e sensibilidade feminina. fonte .portalcorreio

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...