sábado, 27 de fevereiro de 2016

Governo do Estado e Emater-RN lançam Feira da Agricultura Familiar em Nova Cruz -

ASSECOM/EMATER
Coentro, alface, batata doce, manga, coco, cajá. Uma mistura de cores e aromas tomou conta do município de Nova Cruz, com a Feira da Agricultura Familiar, uma iniciativa do Governo do Estado, através da Emater-RN, em parceria com a prefeitura local, cujo lançamento ocorreu esta manhã, 25 de fevereiro.
Devidamente fardadas com camisetas e bonés, 20 famílias de agricultores apresentaram à população seus mais variados produtos em barracas padronizadas e equipadas com balanças de precisão. A estrutura se repetirá semanalmente às quintas-feiras, na rua 1º de Maio, ao lado da tradicional feira da cidade. Esta é a primeira de outras 20 feiras que serão realizadas em 20 municípios da região agreste potiguar, nas próximas semanas, e beneficiarão 300 famílias de agricultores.
“A feira vai melhorar muito a vida dos agricultores, que vão garantir mais renda às suas famílias. Mas a natureza vai agradecer também, porque vamos plantar mais e produzir mais”, explicou o presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Lagoa da Serra, Severino dos Ramos, um dos participantes da Feira da Agricultura Familiar. “Aqui tudo é natural, sem veneno. Já estamos programando o que vamos vender na semana que vem”, completou.
Antes, seu Severino e tantos outros agricultores familiares quase sempre eram obrigados a vender sua produção a atravessadores, que compravam os itens pela metade do preço, para garantir o máximo de lucro na revenda.
Durante a solenidade de lançamento, o prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda, afirmou que a feira será mais uma oportunidade para os produtores da região, que já participam de outros programas executados pela Emater, como o Garantia Safra e o Compra Direta. “Nossa ideia será expandir ainda mais a Feira da Agricultura Familiar em Nova Cruz”, disse o prefeito.
A iniciativa dinamizará a economia local com a geração de ocupação e renda para os pequenos produtores e pescadores, além de oferecer ao público produtos saudáveis, sem uso de agrotóxicos.
As Feiras da Agricultura Familiar são uma parceria do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeituras municipais, sindicatos rurais, Banco do Nordeste, Terrasul e UFRN. Para tornar possível a ação, foram investidos R$ 305 mil, prodecentes do Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proind), do MDA. Foram entregues 300 barracas padronizadas, 100 balanças, 600 caixas para transporte de mercadorias e 100 bombonas plásticas.
O diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, adiantou que a Feira da Agricultura Familiar não tem o propósito de competir com a tradicional. “Cada uma mantém suas características próprias. Mas devemos lembrar que a maioria desses agricultores que aqui estão nunca tiveram essa oportunidade, de vender diretamente seus produtos. Vejo em cada um deles um olhar de esperança, com a possibilidade de iniciar um novo empreendimento familiar, trabalhando com planejamento. A Emater-RN garantirá a eles a assistência técnica necessária para que produzam mais e melhor, retirando da sua terra alimentos saudáveis”, disse Cesar Oliveira.
Segundo o gestor regional da Emater-RN em São José de Mipibu, extensionista rural Lucivaldo Vieira, a Feira da Agricultura Familiar vai incrementar a participação dos produtos da agricultura familiar e dos pescadores no mercado local, dar visibilidade e criar novas formas de comercialização, promover práticas de associativismo, ampliar a participação da produção em outros mercados interterritoriais e agregar valor à produção local evitando a ação de intermediários. Em breve, a Emater-RN conduzirá oficinas voltadas às práticas agroecológicas para capacitar ainda mais os produtores.
A data para as próximas feiras será divulgada em breve. Quem visitar as feiras agroecológicas, encontrará produtos “in natura” e manufaturados de origem animal (ovos) e vegetal, como hortaliças (coentro, cebolinha, alface, couve); raízes (beterraba, cenoura, cebola branca); frutas regionais frescas (coco, manga, caju, acerola, cajá, umbu). Também serão comercializados gêneros alimentícios derivados da mandioca, batata e macaxeira (bolos, beijus, doces), do leite (queijo e manteiga), entre outros.
FONTE,    /www.emater.rn.gov.br/

ABATEDOURO PÚBLICO.

matadouro matadouro 2
A afirmação do Diretor Geral da Emater/RN, Dr. César Oliveira, decorreu-se diante do pleito formulado pelo Prefeito Cid Arruda Câmara, na solenidade de abertura da Feira do Agricultor Familiar, acontecida na quarta feira, 25.
Nova Cruz foi contemplado com uma das 11 Unidades de Processamento de Carnes a serem construídas pelo Governo Federal através do PRONAT, no Rio Grande do Norte, com recursos geridos pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL com contrapartida do Governo estadual, através da EMATER. O terreno foi comprado pelo Município, na segunda gestão do Prefeito Cid Arruda Câmara e sido doado ao Governo do Estado para sua construção.
Tanto o Prefeito, quando o Diretor Geral da Emater/RN visitaram as instalações do novo abatedouro após a solenidade de abertura da feira do Agricultor Familiar. Ele garantiu que está sendo aberta uma nova licitação para a conclusão das obras e que elas deverão ser reiniciadas em breve.
A conclusão do Abatedouro público de Nova Cruz é uma preocupação constante do Prefeito Cid Arruda. No primeiro ano do seu atual mandato, o Prefeito enviou Ofício de n. 393/2013, datado da terça feira, 22 de Setembro, solicitando esclarecimentos à EMATER sobre os motivos da paralisação das obras e principalmente, sobre as “perspectivas de retomada das mesmas”, para dar ciência à população que tanto solicita esse equipamento de “grande importância para a comunidade”. Em resposta, o então Diretor Técnico da Emater/RN, Aristides Bezerra Filho, através de Ofício n. 286 de 2013 informou que a empresa vencedora da licitação anterior, a W.M. COMERCIO E INDÚSTRIA LTDA abandonou as obras no estado, tendo, portanto, seu contrato encerrado por parte da Secretaria Estadual de Infraestrutura, instituição responsável inicialmente pela execução e fiscalização da obra. Em virtude deste fato, houve a necessidade de revisão do projeto arquitetônico e atualização da planilha de orçamento pela equipe de engenharia da EMATER/RN, por exigência do setor de engenharia da Caixa Econômica Federal, o que acarretou em atrasos na retomada da obra. Na época, o Prefeito Cid Arruda Câmara repassou estas informações também ao Ministério Público, que havia feito tal solicitação ao poder Executivo. No entanto, o governo do estado na gestão da ex-Governadora, Rosalba Ciar line, não reiniciou como prometido, as obras de construção do novo abatedouro de Nova Cruz. Ao assumir o governo do Estado, Robinson Faria recebeu o Prefeito que refez a solicitação da conclusão do Abatedouro Público, tendo ordenado a reabertura da licitação e dos trâmites legais para esse fim.

NOVA CRUZ-RN PAGAMENTO ANTECIPADO.

Mais uma vez a atual gestão municipal antecipa o pagamento do mês.
PAGAMENTO LOGO
Os vencimentos dos servidores municipais da Prefeitura de Nova Cruz está a disposição dos mesmos em suas contas desde a sexta feira, 26 de Fevereiro, conforme determinação do Prefeito Cid Arruda Câmara.
Além de pagar religiosamente em dia, desde que assumiu a atual gestão em 2013, quase sempre este é feito de forma antecipada. Isto mostra austeridade, organização e cuidado com os recursos públicos.

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...