domingo, 19 de dezembro de 2021

Fátima Bezerra está indignada

 


“Mais que surpresa, estou indignada”, disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), ao comentar pela primeira vez o pedido de indiciamento dela e do secretário de Saúde do estado, Cipriano Maia, aprovado no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, na Assembleia Legislativa do RN.

O pronunciamento da governadora foi feito pelas redes sociais, nesta sexta-feira (17). O pedido de indiciamento aprovado ocorre dentro da apuração sobre a compra frustrada de 30 respiradores, por meio do Consórcio Nordeste. O estado nunca recebeu os equipamentos e teve um prejuízo estimado em R$ 4,9 milhões.

A CPI foi encerrada na última quinta-feira (16) e também indiciou o governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, o ex-secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, quatro empresários e uma servidora da Secretaria Estadual de Saúde. Outros contratos realizados pelo governo durante a pandemia também foram analisados.

Na nota publicada nas redes sociais, a governadora afirmou que tem 40 anos de vida pública pautada pela seriedade e integridade e considerou que a oposição a acusa “sem a maior cerimônia” para tentar macular sua imagem.

“Agimos de forma transparente, abrimos todas as portas para acompanhamento dos órgãos de controle, seguimos todas as orientações jurídicas e o devido rito legal. Nosso governo, nossos colaboradores e os abnegados profissionais da Saúde não temos do que nos envergonhar”, declarou.

“Mais que surpresa, estou indignada com o desrespeito de uma minoria bolsonarista que se presta a esse triste papel em busca de publicidade fácil para projetos políticos pessoais. Não aceito, em hipótese nenhuma, tal leviandade praticada por essa fração da oposição articulada dentro da CPI da Covid na Assembleia Legislativa. Uma CPI articulada nos porões do Palácio do Planalto”, completou.

Portal 96 FM

 

Rede Globo vende sede em São Paulo e passa a pagar aluguel

 


Em meio às mudanças em seu plano de negócios, a Rede Globo decidiu vender os imóveis que ocupa em São Paulo e passará a pagar aluguel por eles. A estratégia, que passa pela terceirização de diversos serviços, deve render R$ 522 milhões ao conglomerado.

Segundo o portal Janela Publicitária, o contrato da Globo com o fundo imobiliário Vinci Real Estate prevê um contrato de 15 anos de aluguel com uma renovação por mais 15. 

A emissora pagará um aluguel de R$ 84,67 mensais por m², o que deve ultrapassar R$ 3,5 milhões tendo em vista que a área tem cerca de 43 mil m².

No local está o Edifício Jornalista Roberto Marinho e outros três módulos, onde trabalham cerca de 1.300 profissionais.

O portal TV Pop divulgou um documento em que a Vinci Real Estate celebra a compra. “A aquisição é extremamente estratégica para o Fundo, elevando o percentual de contratos atípicos e gerando uma maior estabilidade e previsibilidade sobre as receitas. É um empreendimento localizado em um dos principais centros corporativos de São Paulo, maior mercado de escritórios do país, com contrato de locação por 15 anos e um locatário de primeira linha“, comemorou.          fonte,https://www.jairsampaio.com/

 

 

 

Os 10 principais modelos de carros que saíram de linha em 2021

 

Com um turbulento ano em 2021, a indústria automotiva nacional precisou se adaptar a uma situação bastante atípica. Por conta da escassez de componentes eletrônicos, as montadoras priorizaram os materiais que tinham em mãos para seus modelos mais rentáveis em detrimento aos carros de entrada.

Além disso, com a desvalorização do real, o poder de compra caiu e o preço dos carros subiu. Quem pode comprar um veículo 0 km hoje está dando prioridade para modelos mais caros e completos.

Por último, uma nova fase do Proconve, programa de controle de emissões de poluentes, entrará em vigor em 2022 com maiores restrições, o que afasta alguns modelos não adequados. A junção destes fatores resultou na aposentadoria de alguns modelos veteranos.

Confira os 10 dos principais carros que saíram de linha em 2021

Ford Ka

Logo no início do ano, em janeiro, a Ford pegou o mercado de surpresa ao anunciar o encerramento de suas atividades manufatureiras no Brasil. Com isso, os carros que eram fabricados por aqui deixaram de ser fabricados na sequência. Isso incluiu a família Ka, com hatch e sedã deixando de ser oferecidos. Eles eram os modelos mais vendidos da marca em nosso mercado.

Ford EcoSport

Pelo mesmo motivo, o Ford EcoSport também parou de ser fabricado. O SUV foi responsável pela inauguração e popularização do segmento compacto dos utilitários esportivos e uma nova geração já estava praticamente pronta, sendo desenvolvida junto ao time de engenharia da Índia. No entanto, o fechamento das fábricas da Ford no Brasil encerrou a história.

Troller T4 e TX4 

Outro modelo que não resistiu à mudança de estratégia da Ford para o Brasil foi o Troller T4. A marca cearense era propriedade da empresa norte-americana e, quando as fábricas fecharam, a Ford informou que o destino da Troller ainda seria decidido.

Após meses de negociações sem sucesso, a marca do oval azul optou por encerrar as atividades da Troller em agosto, com as últimas unidades do SUV sendo fabricadas em outubro. Com isso, extinguiu-se uma das últimas marcas nacionais.

Volkswagen up!

Por conta da legislação que exigiu cintos de segurança para todos os ocupantes, que entrou em vigor em janeiro, o Volkswagen up! passou a poder levar apenas 4 passageiros. A mudança fez com que o mercado esperasse que o carro ganhasse uma sobrevida, apesar de suas vendas nunca terem deslanchado no Brasil. No entanto, já em abril, o carro deixou de ser fabricado para o nosso mercado.

Toyota Etios

Oferecido no Brasil como modelo mais acessível da Toyota e fruto de um projeto indiano, o Toyota Etios, hatch e sedã, enfrentou um pouco de preconceito por conta do visual simples. Com vendas abaixo do esperado, deixou de ser produzido para o mercado brasileiro. A marca usou o espaço na fábrica para produzir o SUV Corolla Cross, mas o Etios continua sendo feito para outros mercados da América Latina. 

Chevrolet Montana

Em maio, uma comunicação de um sindicato dos metalúrgicos do ABC entregou que a Chevrolet estava parando de fabricar a Montana em São Caetano do Sul (SP). A picapinha nunca conseguiu fazer frente às rivais Volkswagen Saveiro e Fiat Strada nas vendas, principalmente depois da apresentação da atual geração da última.

No entanto, será um “até breve” e não um “adeus”. A Chevrolet já informou que investirá em sua linha de montagem para produzir a nova geração Montana, que deve crescer e competir com a Fiat Toro.

Fiat Grand Siena

Veterano de outros tempos, o Fiat Grand Siena passou de opção intermediária entre os sedãs da marca para um modelo bem básico focado no segmento de entrada. Porém, com motores mais que veteranos e vendas em queda, o modelo sairá de linha neste ano.

Em seu lugar, a marca deverá adaptar o Cronos, sedã mais novo, tirando equipamentos e instalando um motor 1.0 para reduzir seu custo e ocupar o lugar do Grand Siena.

Volkswagen Fox

Fruto de um projeto nacional que chegou até a ser exportado para a Europa, o Volkswagen Fox estava na mesma geração desde o lançamento em 2003. Desde então, passou apenas por reestilizações e recebeu novos motores. Seu fim foi anunciado em outubro, após mais de 1,8 milhão de unidades fabricadas.

Honda Fit

Misto de minivan com hatchback, o Honda Fit sempre foi admirado pela confiabilidade e modularidade de seu espaço interno. Com uma nova geração já apresentada no Japão, o carro evoluiu e ficou muito refinado. Até demais para o mercado brasileiro. A construção sofisticada deixaria o novo Fit proibitivamente caro para o Brasil e a Honda anunciou o fim do carro por aqui com as últimas unidades sendo produzidas agora em dezembro.

Honda Civic 

Da mesma forma, o Honda Civic também deixará de ser fabricado no Brasil até o final de 2021. O sedã foi o primeiro carro que a marca produziu no Brasil e recebeu uma nova geração neste ano. Assim como o Fit, ficou refinado e sofisticado demais para a realidade de nosso mercado. No entanto, ele voltará a ser oferecido como um carro importado a partir do ano que vem.

CNN Brasil

Gasolina deve cair quase 6% no primeiro trimestre de 2022, aponta estimativa

 

Principal protagonista da alta da inflação em 2021 no Brasil, o preço da gasolina deverá cair 5,94% no primeiro trimestre do próximo ano. O levantamento é da ValeCard, especializada em gestão de frotas. O litro deve iniciar o ano com queda após quase um ano e meio de aumentos consecutivos. O CEO da empresa, José Geraldo Ortigoza, acredita em menor volatilidade do dólar.

“Uma queda não tão grande. Estamos falando em 5,74%, alguma coisa assim se eu não me engano, na queda do combustível neste primeiro trimestre. A partir daí pode ter uma retomada”, comentou.

A empresa acompanha cinco mil frotas e tem expectativa para o preço médio da gasolina a R$ 6,18 em março, o menor índice previsto para 2022. Em abril deverá voltar a subir. A maior alta deverá ser atingida em setembro, batendo a casa dos R$ 6,55, um patamar semelhante ao atual. fonte,https://robsonpiresxerife.com/

Engavetamento de 7 carros congestiona ponte de Igapó em Natal; assista

 

Quem trafegou pela ponte de Igapó na tarde deste sábado (18), no sentido zona Norte – Centro, precisou de muita paciência.

Um engavetamento entre sete veículos causou grande lentidão na região.

Segundo as primeiras informações, apesar do susto, ninguém ficou ferido.

 fonte, Grande Ponto

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...