terça-feira, 1 de junho de 2021

Bolsonaro confirma Copa América sem público no Distrito Federal e em outros três Estados

 

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta terça-feira que o Brasil será sede da Copa América. Ele informou que os governadores do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás aceitaram receber os jogos da competição. A Conmebol, em vídeo do chefe da entidade, Alejandro Domínguez, ratificou esta decisão e agradeceu o compromisso e agilidade do governo brasileiro após o torneio ter saído da Argentina.

"Escolhemos as sedes em comum acordo, obviamente, com os governadores. Agora, já tivemos quatro governadores: aqui de Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. E mais um agora, que chegou um pouco atrasado, também se prontificando a sediar a Copa América. Então, ao que tudo indica, prezado Queiroga (ministro da Saúde), seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América", disse Bolsonaro, durante evento no Ministério da Saúde, onde foi anunciada a transferência de tecnologia para o laboratório da Fiocruz fabricar a vacina da Astrazeneca contra o coronavírus.

Pelas redes sociais o ministro da Casa Civil, Luiz Ramos, endossou o que havia dito o presidente e corrigiu um dos Estados divulgados pelo presidente. A Copa América será no Mato Grosso, onde fica a Arena Pantanal, construída para a Copa do Mundo, e não Mato Grosso do Sul. "Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O Brasil que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana, sem falar nos campeonatos estaduais e Brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público", escreveu.

Pouco tempo depois do anúncio do presidente, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o Estado não receberá jogos do campeonato. A declaração do tucano foi um recuo em relação à defesa que fez dos jogos mais cedo nesta terça e ontem.

"Comuniquei ao secretário-geral da CBF que SP não deverá sediar a Copa América. Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência sobre os efeitos que a realização da Copa América teria sobre a Pandemia de Covid-19 no Estado de SP, os cientistas apontaram que neste momento a realização do torneio representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus, prioridade absoluta do Governo do Estado", publicou Doria.

A transferência do evento para o País foi anunciada após Colômbia e Argentina desistirem de receber o torneio. O Brasil foi escolhido com o argumento de possuir estádios em boas condições de uso, apesar de alguns estarem ociosos após a Copa do Mundo de 2014. A Conmebol, em um pronunciamento do presidente Alejandro Domínguez confirmou que serão quatro sedes. A possibilidade é que Goiânia possa ter dois estádios para jogos.

O anúncio gerou críticas por acontecer em meio a pandemia de covid-19. Ao longo do dia, governadores passaram a rejeitar a possibilidade de receber jogos do torneio em seus Estados. Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte já alegaram não ter condições de receber um evento desse porte em meio à pandemia do coronavírus. Nas redes sociais, o evento ganhou apelidos como "Corona Cup" e "Cepa América", além de memes críticos à competição.

Quando anunciou o Brasil como sede da Copa América, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, fez questão de agradecer nominalmente Bolsonaro. "Quero agradecer muito especialmente ao presidente Jair Bolsonaro e a seu gabinete por receber o torneio de seleções mais antigo do mundo. Igualmente meus agradecimentos vão para o presidente da CBF, Rogério Caboclo, por sua colaboração", disse o dirigente máximo da Conmebol nas redes sociais.

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou um requerimento para que o colegiado convoque o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, para explicar sobre a realização do evento. A iniciativa é apoiada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, que afirmou ao Estadão que vai se esforçar para que ela seja aprovada.

A Argentina abriu mão do torneio depois de a Conmebol não aceitar as exigências feitas pelas autoridades sanitárias, que inclusive eram muito parecidas com as feitas pelo Brasil. Entre as reivindicações do governo argentino estava a redução do número de integrantes das delegações. As dez seleções participantes do torneio levariam entre 1 mil e 1,2 pessoas ao país vizinho. Também foi pedido que as delegações vacinassem seus membros com ao menos uma dose, além da adoção de rígidos protocolos em meio a um aumento de casos de covid-19 no país. Antes, a possibilidade de a Colômbia receber os jogos foi descartada após o acirramento dos protestos contra o governo local.   fonte, https://www.msn.com/

Confira o funcionamento do comércio de Natal no feriado de Corpus Christi

 

O comércio terá funcionamento diferenciado, em Natal, nesta quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi. As lojas do centro da cidade, Alecrim e Zona Norte estarão fechadas.

Já nos shoppings, as lojas abrem em horários de domingo, enquanto as praças de alimentação funcionam normalmente. Os bancos estarão fechados e os supermercados terão funcionamento normal.

Comércio de rua:
Fechado

Shoppings:
Midway Mall
Praça de Alimentação e lazer: 11h às 22h
Lojas: lojas de departamento 13h às 21h
Demais lojas das 15h às 21h

Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h
Lojas e Quiosques: 15h à 21h

Natal Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h
Lojas e Quiosques: 13h à 21h

Partage Norte Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h
Lojas e Quiosques: 15h às 21h

Shopping Via Direta
Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h
Loja e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h

Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação: A partir das 11h
Lojas e Quiosques: 14h às 21h

Supermercados: 7h às 20h

Fonte: G1 RN

 

Sessões na Câmara de Natal voltam ao formato exclusivamente virtual

 

FOTO: ELPÍDIO JÚNIOR

Devido o agravamento da situação de pandemia nos últimos dias, decorrente da covid-19, e da necessidade de manter a prestação dos serviços públicos preservando a saúde das pessoas, a Câmara Municipal de Natal volta a adotar o modelo exclusivamente remoto para as sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes até o próximo dia 15 de junho.

O ato da Mesa Diretora n ° 17/2021, que traz as novas medidas, foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (1°). Tanto as conferências ordinárias, quanto as reuniões de comissões, até então realizadas em formato híbrido, passam a acontecer somente no modelo virtual, com Sistema de Deliberação Remota – SDR.

As sessões continuarão ocorrendo nas terças e quartas-feiras, com início às 14h. A entrada no Plenário será aberta apenas para os membros da Mesa Diretora (presidente, 1º e 2º secretários), procurador legislativo e servidores de apoio do Setor Legislativo, TV Câmara e Assessoria de Comunicação e Redes Sociais, respeitando as medidas de segurança sanitária, como o uso de máscara facial e distanciamento mínimo.

As demais atividades, excetuadas como legislativas, estão suspensas no período determinado pelo ato. Os gabinetes parlamentares funcionarão com os servidores em regime de escala, com a presença simultânea de, no máximo, três assessores parlamentares e o vereador ou vereadora.

O acesso do público externo ao prédio da Câmara continua restrito e o atendimento presencial está suspenso, passando a ser realizado por meio eletrônico ou telefônico. A TV Câmara Natal transmitirá todas as sessões plenárias e assembleias das comissões através dos canais 10.2 da TV aberta e 10 ou 110 da Cabo. A transmissão também é feita pelo canal do Youtube  fonte, TV Legislativa.

CORONAVÍRUS Natal inicia nesta quarta vacina de deficientes permanentes sem comorbidades a partir de 30 anos

 

FOTO: JOANA LIMA

A vacinação dos deficientes permanentes sem comorbidade e sem BPC, na faixa etária a partir de 30 anos, tem início nesta quarta-feira (02) em Natal. A SMS Natal está disponibilizando para esse público seis drives (Palácio dos Esportes, OAB, Nélio Dias, SESI e Via Direta), 35 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.  Além desses locais, também vai disponibilizar nesta quarta, entre 8h às 12h, equipes de vacinação para o Suvag RN – Centro de Saúde Auditiva, localizado na Av. Lima e Silva, 966 – Nossa Senhora de Nazaré e para a ASNAT – Associação de Surdos de Natal, localizado no Largo Junqueira Aires, 536 – Cidade Alta.

Para receber o imunizante é necessário apresentar a seguinte documentação: laudo médico ou documentos oficiais de identidade com indicação de deficiência ou qualquer outro documento que indique tal condição, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal.

Caso a pessoa portadora de Deficiência Permanente e com dificuldade de locomoção não possa se deslocar a um ponto de vacinação, algum familiar, representante ou apoiador deve comparecer à unidade básica de saúde mais próxima à sua residência, levando documentação além de algum documento que justifique a aplicação da vacina em domicílio, fornecendo os contatos para agendamento.

A vacinação desse público vai continuar posteriormente de forma escalonada em faixa etária (18-29 anos), de acordo com o quantitativo de vacinas disponibilizadas.

Mais informações sobre os grupos em vacinação, documentação e dúvidas frequentes podem ser encontradas em  fonte,  https://vacina.natal.rn.gov.br/ .

Operação Fura Fila: Investigada, esposa do prefeito Taveira deverá deixar Secretaria e sonho de ser deputada chega ao fim

ALDA LEDA TORRES TAVEIRA É CITADA VÁRIAS VEZES NO PROCESSO. FOTO: DIVULGAÇÃO

A informação é do editor do Jornal do Estado, Genilson Souto, que publica a seguinte matéria, em edição veiculada no último dia 31 de maio: A decisão do Ministério Público de conceder a imprensa acesso a mensagens apreendidas na Operação “Fura Fila”, com diálogos entre o vereador Diogo Rodrigues com envolvidos no esquema fraudulento contra o Sistema único de Saúde, dentro da Central de Regulação órgão de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Parnamirim, fez com que o nome da primeira dama do município, Alda Leda Torres Taveira, que é citada várias vezes no processo, voltasse ao centro político, agora de forma muito negativa, desgastando seu nome como secretária municipal e como eventual candidata a deputada estadual na eleição de 2022.

O que mais chama a atenção dos jornalistas, são as conversas entre o principal acusado, vereador Diogo Rodrigues, e a primeira dama, as mensagens divulgadas nos autos do inquérito criminal, revela que existia um forte poder de influência no esquema de furar a fila para a realização de consultas, e principalmente exames, especialmente os de alta complexidade, essa fraude no sistema do SUS dentro da Central de Regulação, rendeu a prisão de Diogo, que hoje, 30 de maio, completa exatos 40 dias. O Ministério Público do Rio Grande do Norte continua com a operação.

ALDA LEDA FORA DA ELEIÇÃO DE 2022

Diante da revelação pelo MP/GAECO, do envolvimento da primeira dama do município nesse caso, os bastidores da política estão fervendo, certamente já respingou no embate político do próximo ano, e as apostas são as mais variadas, desde a desistência dela do sonho de se tornar a primeira mulher eleita deputada estadual eleita por Parnamirim, até deixar o comando da Secretaria de Assistência Social, mas quem se propõe a olhar para este cenário vê a partir do início da semana que se inicia um jogo muito diferente do que se via desde a prisão de Diogo em 20 de abril passado.

Se o nome da primeira dama continuar sendo ventilado na mídia negativamente, ela não terá somente uma decisão para amenizar o enorme desgaste junto à população da terceira maior e mais rica cidade do Rio Grande do Norte, mas duas decisões: ela desistirá da candidatura e também deixará a SEMAS

fonte, do Jornal do Estado

 

Política Robinson Faria continua na presidência do PSD no RN

 

O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, confirmou nesta terça-feira (1º) a permanência do ex-governador Robinson Faria à frente do PSD no RN.

O encontro ocorreu na sede nacional do partido, em Brasília.

 

Opinião dos leitores

Opinião ARTIGO: O Brasil de muitos genocidas

 

Mesmo diante da maior crise de saúde sanitária que mundo já viveu, onde deveria prevalecer a união e fraternidade de TODOS, sejam eles, governos, empresas, instituições e sociedade civil, na prática encontramos um ambiente de ódio, de retórica política para todos os lados, de fazer o oposto do outro só para ser contraponto.

Penso que temos vários genocidas nessa pandemia, e vou explicar o porquê. Todos aqueles que politizaram ou tentaram tirar qualquer vantagem, seja individual ou coletiva, pode-se dizer um protótipo de genocida.

Se por um lado tivemos a nossa nacional liderança nacional agindo de forma “desadequada ou irresponsável”, pensando apenas na sustentabilidade da economia, fator determinante para avaliação de um governo, consequentemente elemento fundamental para sua aprovação popular e reeleição.

Por outro, tivemos governadores, montando “governo central paralelo”. Criaram um consórcio para realizar ações unicamente políticas, já que de concreto só houve o gasto inútil de dinheiro público, com compras irregulares e fraudes, sendo assim, apenas mais um puxadinho para abrigar alguns com supersalários. Em paralelo fizeram o movimento do fecha tudo, somente para desestabilizar a economia com fins eleitorais. Ciência envolvida nessas decisões? Balela.

Se houvesse ciência, que sentido faz o transporte público funcionar quando aplicada uma política de Lockdown total? Nenhum. Apesar de previsto no artigo 6º da constituição como direito social, em uma situação de guerra, como essa que estamos vivendo, também precisaria ter sido repensado seu funcionamento.

O que é mais agressivo, pequenos comércios onde boa parte são operados pelos seus próprios donos ou funcionários com acesso ao transporte individual, estes, seguindo os protocolos de segurança? Ou os ônibus e suas paradas devidamente lotados e sem qualquer medida protetiva?

Vivemos um verdadeiro neoconstitucionalismo promovidos por operadores do direito extremamente politizados, o STF tem declarado constitucional o inconstitucional, proferindo decisões políticas, desagregadoras, num momento em que se espera equilibro e imparcialidade daqueles que julgam o destino das pessoas.

Parte da imprensa também carrega sua parcela de culpa, quando colocam lideranças e gestores contra a parede sem critérios, num momento de grandes incertezas, em que nada se sabia e pouco se sabe da doença, portanto, passaram a desinformar por não concordar com governante “a” ou “b”, jogando-os como inimigos para sociedade, apenas por eles pensarem ou agirem diferente de como eles gostariam.

Tivemos um Ministro da Saúde, a segunda maior liderança nacional no combate à pandemia, que toda sua narrativa se mostrou política, quando pasmem, em meio a pandemia se coloca como pré-candidato a presidente república, “se o Brasil achar que eu deva ser, estou pronto”, pelo amor de Deus ex-Ministro, a única coisa que o Brasil acha, ou quer achar, é uma luz no fim do túnel para esse terror que estamos vivendo. Vamos deixar eleição para 2022!

São planos, planos e mais planos, ambos unicamente com objetivo de poder, nenhum pensando em buscar um caminho único, o de salvar vidas.

E povo, não tem culpa? Sua parcela de culpa é clara com a desobediência aos protocolos sanitários estabelecidos, e a falta de responsabilidade social, são os “fura filas” da vacina, são os excessos com aglomerações, festas…etc.

Faço aqui meia culpa como cidadão, pois optei por me candidatar 2020, e, durante o período eleitoral, circular, ainda que com medidas de cautela e proteção, pois sempre existem falhas. Faltou sensibilidade da justiça eleitoral em perceber a dimensão do problema e prorrogar o processo, ainda que isso significasse em fazer concessões constitucionais. A segunda onda já era prevista pelos especialistas, e o cálculo da justiça eleitoral foi realizar a eleição nesse intervalo, como declarado em entrevista pelo presidente do TSE.

Por fim, muitos erraram e continuam errando, faltou e falta união de fato, só existe no discurso, e muitas vezes, nem nele. Assim, antes de apontar para alguém como e classificá-lo como genocida, dê uma olhadinha no espelho.

Somos um país não apenas de um, mas de muitos genocidas!

Alexandre Teixeira

comente,

Trens de Natal não vão circular nesta quinta-feira

 


Foto: Reprodução/Arquivo

O sistema de trens urbanos de Natal não vai circular nesta quinta-feira (3) devido ao feriado de Corpus Christi. A informação foi confirmada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Em nota, a companhia informou que, após as últimas viagens da quarta-feira (2), o sistema só voltará a operar na sexta-feira (4), com as viagens da Linha Norte (Ceará-Mirim/Natal) começando às 5h05 e da Linha Sul (Parnamirim/Natal) às 5h35.

Ainda de acordo com a CBTU, as viagens da Linha Norte continuam acontecendo entre Ceará-Mirim e a estação de Igapó, na zona Norte de Natal, sem chegar à Estação Central da Ribeira.

Segundo a companhia, a Secretaria de Obras de Natal (Semov) ainda “não iniciou o reparo na galeria que se rompeu sob a via férrea” no trecho entre Igapó e Ribeira. O dano aconteceu durante as chuvas ainda no início de maio.


Um posto de combustível situado na saída para São José do Seridó e Jucurutu, na zona norte de Caicó, sofreu mais um assalto. Posto BV foi assalto em um intervalo de pouco mais de 8 horas de um para o outro.

De acordo com o proprietário, a dupla que praticou o crime nessa tarde era bastante agressiva, e deixou os funcionários nervosos. “Levaram dinheiro de dois caixas e fugiram”, disse o dono ao blog Jair Sampaio.

“É lamentável termos que estar passando por isso. Caicó não merece, a sociedade não merece, nem mesmo nós empresários que investimos em Caicó merecemos e nem por quanto tempo aguentaremos”, disse o dono.

Há mais bandidos nas ruas do que polícia, fato!

A bandidagem aumentou de tamanho em tempo recorde, já a polícia, não! Enquanto o Estado contrata mil homens e mulheres e os coloca nas ruas, os bandidos se multiplicaram e se organizaram com mais facilidade.

Enquanto a polícia trabalha incansavelmente para dar segurança a população, bandidos arquitetam como sair ilesos dessas ações criminosas, seja no mesmo dia ou quando chegar na cadeia, “há sempre um jeitinho”.

Caicó tem muitos policiais nas ruas, muitos mesmo, porém, não são oniscientes, portanto, não tem como estar em todos os locais simultaneamente, e é aí que o bandido age, nas pequenas falhas, e rápidos.

É preciso rigidez nas leis. Bandidos precisam estar atrás das grades, não nas ruas, em meio à sociedade, produzindo crimes e ceifando vidas. É preciso que os políticos se mobilizam por leis mais rígidas, e assim afastar o MAL do BEM.

“E ser policial nos tempos de hoje é uma verdade ruim…. não tem efetivo, a burocracia apoia bandidos.. enquanto o governo não entender isso quem sofre e paga somos nós os cidadãos e empresários … realmente lamentável”, comentou um popular. Link do comentário,

 

Coronel Azevedo defende Natal como sede da Copa América e critica recusa da governadora

 


Durante a sessão desta terça-feira (1), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) disse ser a favor que Natal seja uma das cidades-sede da Copa América, que será realizada no Brasil este mês.

Ele parabenizou o “presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, e o prefeito de Natal Álvaro Dias por se posicionarem a favor [da Copa América]”.

Para o parlamentar, a governadora Fátima Bezerra “se posiciona contra, querendo enterrar ainda mais o que ela está fazendo com o turismo como fez com a educação, colocando o RN na lanterninha do ensino remoto do Brasil”. Na opinião dele, a propaganda governamental é “ideológica e demonstra se afastar da verdade”.

Membro titular da Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Sócio Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Coronel Azevedo argumentou que a Copa América são “quatro ou cinco jogos com atletas e delegações vacinadas e testados, hospedados em hotéis reservados, e que viajarão em voos exclusivos cumprindo todas os protocolos sanitários, sem a presença de público nos estádios”.

Ele destacou que ser uma das sedes da Copa América “é oportunidade de levar o nome de Natal para o mundo respeitando os protocolos e exigências”.

No fim de sua fala, o deputado externou seu desejo que “a Copa América possa ser realizada no Rio Grande do Norte”.

Morte por Covid: Arquidiocese de Natal emite nota pelo falecimento do Padre Francisco Erivaldo, 41 anos

 


A Paróquia da cidade de Afonso Bezerra, no interior Potiguar, perdeu o Padre Francisco Erivaldo, vítima de complicações da Covid-19.

LEIA NOTA DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

A Arquidiocese de Natal comunica, consternada, o falecimento do Padre Francisco Erivaldo Barboza (Naldo), nas primeiras horas da tarde desta terça-feira, 1º de junho, na Policlínica Natal, por complicações decorrentes da Covid-19, aos 41 anos de idade. Ele começou a sentir os primeiros sintomas, no início do mês de maio, em Afonso Bezerra. Foi transferido para a capital e, desde o dia 7, estava internado na UTI da Policlínica.

O sepultamento deverá ocorrer na cidade de Itajá (RN), obedecendo aos protocolos de biossegurança.

Padre Naldo nasceu em 22 de julho de 1979, em Itajá, e foi ordenado sacerdote em 14 de agosto de 2014, na Catedral Metropolitana de Natal, por Dom Jaime Vieira Rocha. Após a ordenação, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim. Em 15 de agosto de 2015, foi transferido para a Paróquia de São José Operário, em Jandaíra, onde ocupou a função de administrador paroquial, ficando lá até 13 de agosto de 2019, quando passou a ser pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, de Afonso Bezerra.

A Arquidiocese de Natal agradece à equipe médica e aos demais profissionais da saúde por todo o empenho durante o tratamento do Padre Francisco Erivaldo, ao mesmo tempo em que agradece a todos aqueles que se uniram em orações constantes, nestes dias.

Aos seus familiares, especialmente seus pais e irmãos, aos paroquianos, ex-paroquianos, amigos e aos membros de nosso clero, desejamos que este momento de dor seja atravessado na firme confiança no Deus da Vida e na esperança da feliz Ressurreição. Que o Senhor, Sumo e Eterno Sacerdote, acolha este nosso irmão e fiel colaborador entre os Seus eleitos.

 

Inscrições para o concurso do Itep/RN encerram na próxima segunda-feira (7)

 


Foto: Divulgação/Assecom-RN

As remunerações partem dos R$ 2.807,36 e podem chegar até R$ 7.440.

As inscrições para o concurso público do Itep/RN (Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte) terminam na próxima segunda-feira, dia 7 de junho. Ao todo estão disponíveis 276 vagas, incluindo 16 destinadas às PcD (Pessoas com Deficiência), entre os níveis Médio e Superior, com oportunidades de atuação em quatro municípios onde há unidades do órgão, como Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. As remunerações partem dos R$ 2.807,36 e podem chegar até R$ 7.440.

Os requisitos e atribuições dos cargos de Nível Superior vale para bacharéis, tecnólogos e licenciados nas respectivas áreas.

As vagas podem ser concorridas por profissionais de diversas áreas, tanto das ciências biológicas e da saúde, como das humanas e exatas, incluindo graduados em medicina, medicina veterinária, odontologia, biologia e biomedicina, meio ambiente, engenharia, arquitetura, física, análise sistemas, química, administração, contabilidade, economia, computação, farmácia, serviço social, biblioteconomia, psicologia, direito, entre outros. Todos os requisitos podem ser conferidos no 1º Termo de Retificação do Edital de Abertura.

Também vale destacar que, requisitos como a CNH categoria B para os cargos de Nível Médio, por exemplo, são exigidos somente no momento da posse do cargo e não impossibilita a inscrição. Até o final do certame, os candidatos podem se organizar para conquistarem as devidas certificações.

Os cargos são: Perito Criminal (área geral e específica), Perito Médico Legista, Perito Médico Legista na área de Psiquiatria, Perito Odontolegista, Assistente Técnico Forense, Agente Técnico Forense e Agente de Necropsia, sendo os dois últimos destinados aos profissionais de nível Médio.

As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 25 de julho do corrente ano, e deverão ser aplicadas em Natal, com possibilidade de serem aplicadas, também, em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.

As inscrições devem ser realizadas pelo site do Instituto AOCP, instituição organizadora do certame pelo endereço eletrônico: http://www.institutoaocp.org.br

Para os cargos de Nível Médio, a taxa de inscrição é R$ 90; Assistente Técnico Forense, R$ 110, e os demais cargos de Nível Superior, R$ 130.

 

PT ACIONA O STF PARA SUSPENDER A COPA AMÉRICA NO BRASIL

 

Foto: Lucas Figueiredo

O PT apresentou pedido liminar para impedir que a Copa América aconteça no Brasil neste ano. O documento enviado ao Supremo Tribunal Federal pede a suspensão de todas as tratativas e eventuais contratos e protocolos que possam ser firmados pelo governo federal com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Nesta segunda-feira (31/5), após a Argentina também abrir mão de sediar o torneio — a Colômbia já havia aberto mão anteriormente —, a União rapidamente acatou pedido da Conmebol e ofereceu o Brasil para receber os jogos da competição. O PT alega que a decisão teria sido tomada sem a preocupação necessária com o avanço da Covid-19 no país.

A legenda entende que a postura do governo federal é inconstitucional e lista diversos depoimentos de especialistas na área da saúde que reagiram negativamente à notícia da transferência da sede do evento. O documento ainda lembra que não houve consulta ou participação dos estados e municípios, o que violaria o pacto federativo.

O PT pede a intimação do presidente Jair Bolsonaro, dos ministros da Casa Civil, da Saúde e das Relações Exteriores, do secretário nacional do Esporte e de todos os prefeitos e governadores das cidades que eventualmente vierem a ser indicadas como sede das partidas.

O pedido foi feito como um adendo à arguição de descumprimento de preceito fundamental sobre as vacinas, de relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. A ação é a mesma na qual o magistrado determinou que o governo federal apresentasse o plano de imunização e adotasse outras medidas de enfrentamento à crise.

fonte,:Conjur

PROPOSTA DETERMINA QUE INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA NÃO IMPEDIRÁ ACESSO DE NOVATO À CARTEIRA DE MOTORISTA

 

Foto: Reprodução

O Projeto de Lei 1475/21 determina que infrações graves ou gravíssimas de caráter meramente administrativo, que não tenham causado perigo à vida ou à segurança do trânsito, não serão empecilho para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que o candidato aprovado nos exames receberá a Permissão para Dirigir, com validade de um ano. Findo esse prazo, a CNH será conferida desde que o condutor não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Por: Agência Câmara Notícias

Prefeitura confirma a CBF que Natal aceita receber a Copa América

 A Prefeitura do Natal deu o “OK” a Confederação Brasileira de Futebol(CBF) para a capital potiguar receber os jogos da Copa América, neste mês, desde que sejam respeitados todos os protocolos vigentes do Município.

Tremor de terra novamente registrado em Caraúbas-RN

 

 

 

Localização epicentral simbolizada pelo marcador vermelho no mapa. Foto: Cedida

Nessa segunda-feira (31 de maio), às 12h03 UTC (09h03, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.3 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) na região do município de Caraúbas(296 km de Natal)R, no Rio Grande do Norte. Uma moradora do município entrou em contato com Eduardo Menezes, técnico do LabSis, e relatou que seu marido, no mesmo horário registrado pelas estações sismográficas, escutou um barulho similar a um trovão. Todas as informações já foram repassadas para a Defesa Civil responsável.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no Rio Grande do Norte e na região Nordeste do país.

Vale destacar, no mês de maio, outros quatro abalos sísmicos foram registrados.

Com LabSis

Agora é oficial – (VÍDEO): Cabo submarino de fibra óptica que liga Brasil à Europa é inaugurado

 Tecnologia


 

 

Na manhã desta terça-feira (1º) aconteceu na cidade de Sines, em Portugal, a cerimônia de inauguração do cabo submarino de fibra óptica que vai ligar diretamente o Brasil à Europa. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, esteve presente.

A empresa EllaLink, responsável pelo novo cabo, investiu cerca de €150 milhões na construção. A Comissão Europeia contribuiu com €25 milhões e o governo brasileiro investiu €8,9 milhões. O equipamento deve conectar Fortaleza, no Brasil, com Sines, em Portugal, com passagens ainda pela Guiana Francesa, Ilha da Madeira, Ilhas Canárias e Cabo Verde.

Cabo submarino brasileiro

Uma das principais vantagens do cabo, apontada pelo ministério, é o fato de as informações não precisarem passar pelos Estados Unidos para chegarem na Europa, como ocorre atualmente com a maior parte das transmissões. No total, o cabo submarino possui 6 mil quilômetros de extensão.

A EllaLink diz que o sistema garante “acesso de alta qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações, por meio de uma conexão direta de alta velocidade e baixíssima latência”. A infraestrutura será usada para educação e pesquisa, mas também para serviços e nuvem e negócios digitais.

A empresa diz que o cabo é capaz de reduzir em 50% a latência da conexão atual. Além da rota pela água, conexões por terra devem ligar o cabo a estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Além de Madrid, na Espanha e Marselha, na França.

O projeto do cabo submarino começou a ser pensado em 2013 e o processo de construção teve início em 2018.

Estrutura de cabo submarino no Brasil

No Brasil, o primeiro cabo submarino foi inaugurado em 1857. Ele fez parte da primeira linha telegráfica brasileira e interligava a Praia da Saúde, no Rio de Janeiro, à cidade de Petrópolis. Eram 15 km de cabo submarino em uma linha cuja extensão total era de 50 km.

Em 1874, veio o primeiro cabo totalmente submarino do Brasil; inaugurado por D. Pedro II, ele conectava Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém. No ano seguinte, foi criada a linha para ligar Recife, João Pessoa e Natal. Ainda em 1875, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, participou da organização e do financiamento da instalação do primeiro cabo submarino internacional no país; instalado pela British Eastern Telegraph Company, ele conectou o Brasil a Portugal.

Em anos recentes, outros cabos submarinos foram lançados para interligar o Brasil a várias partes do mundo. Os apresentados na figura acima são os principais deles.

Os cabos submarinos atuais no Brasil e no mundo são de fibra óptica e permitem o transporte de todo tipo de informação digital — ou seja, telefone, internet e demais dados. Geralmente, eles têm 69 mm de diâmetro e pesam cerca de 10 kg por metro. Para águas profundas, no entanto, são usados cabos mais finos e leves. Todos os continentes, exceto a Antártida, são ligados por eles. 

 

 

   
Olhar Digital

Educação IFRN abre seleção para 160 vagas remanescentes em cursos técnicos

 

Foto: Divulgação

A Coordenação de Acesso Discente, setor ligado à Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, divulgou os Editais nº 25/2021 e nº 26/2021. Os documentos trazem 160 vagas para cursos técnicos, divididos em 81 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio e 79 vagas em Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada ao Ensino Médio, na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. As vagas – para sete cursos – são ofertadas em quatro campi: Apodi, Ipanguaçu, Macau, Parelhas e Santa Cruz (ver quadro abaixo).

As inscrições devem ser realizadas no Portal do Candidato (http://processoseletivo.ifrn.edu.br), entre as 14h de 31 de maio e as 17h de 8 de junho de 2021, horário local. A classificação para preenchimento das vagas dar-se-á por meio de sorteio eletrônico dos candidatos regularmente inscritos. Já o resultado final do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 9 de junho de 2021 na área do Candidato e no Portal do IFRN (https://portal.ifrn.edu.br/). Os resultados do Processo Seletivo terão validade apenas para o semestre em referência, cujas matrículas – de forma online – deverão ser feitas a partir das 8h do dia 10 de junho até as 17h do dia 11 de junho de 2021.

Veja as ofertas AQUI em texto na íntegra direto do IFRN. fonte, BG

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...