domingo, 12 de novembro de 2023

Parte dos prefeitos do RN fica contra ICMS de 20% Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

 Mesmo com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) posicionando-se a favor do reajuste do ICMS previsto em projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, uma parte dos 167 prefeitos é, declaradamente, contra o aumento da carga tributária em função do que isso possa sufocar a economia estadual, como é o exemplo do prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, que diz ser “realmente contra a manutenção dessa alíquota de 20%”.

Daniel Marinho defende a entrada em vigor da alíquota de 18% a partir de janeiro de 2024, porque “assim o Rio Grande do Norte tem a oportunidade finalmente de ser competitivo no Nordeste, já que os estados vizinhos mantiveram a líquida de 20% e era uma oportunidade que nós tínhamos de atrair investimentos e empreendedores por ter uma carga tributária menor”.

Para Marinho, a manutenção dos 20% de ICMS “termina atingindo, principalmente, a população mais humilde que compra cesta básica, que tem a sua moto para abastecer de combustível, quem sofre mais, é o mais humilde”.

Marinho reforça que “é um entusiasta de que baixando a alíquota do imposto, o comércio vai girar mais e a arrecadação pode até aumentar pelo volume de negócios, enquanto a manutenção da alíquota mais alta diminui, freia a economia, freia a circulação de mercadoria e de certa forma não permite o incremento de negócios, o comércio e aquecendo a economia a arrecadação ela aumenta naturalmente. Essa é a minha teoria”.

O prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira, o “Babá”, voltou a se posicionar contra o aumento da alíquota de ICMS “por duas questões básicas, primeiro, não vai adiantar em nada em relação a crescimento de receita para o Rio Grande do Norte, governo já havia aprovado o aumento no fim do ano passado, pra valer no começo deste ano de 18% para 20% e não resolveu o problema das contas públicas, pelo contrário, continuou pior”.

Anteomar Pereira presidiu a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte até 2022 e acha que “hoje temos um Estado inoperante que não consegue manter as suas estradas, um das piores estradas do país, não consegue entregar uma saúde de boa qualidade para a população do Rio Grande do Norte”.

“Babá” afirmou que o paciente que precisar de uma cirurgia eletiva ou um simples exame, não consegue, citando ainda que o Estado tem uma das piores educação do país. “Os índices mostram isso, nós temos também uma problema grave de insegurança, enfim, no Estado, nada funciona, então não vai resolver nada, e outra coisa, e também eu, enquanto prefeito, eu defendo as pessoas do meu município, então quem vai pagar a conta no final são as pessoas mais simples, mais humildes de São Tomé e do Rio Grande do Norte”.

Além de mais os comerciantes, segundo “Babá”, “não suportam mais, também, essa carga tributária, no Alecrim e na Cidade Alta, lojas todos fechadas, sem movimentação, porque houve um aumento muito grande do ICMS”.

O prefeito de São Tomé afirma “não acreditar que aumentando impostos, aumenta também a receita, então por isso sou totalmente contra esse aumento de impostos”.

Já o prefeito de São José do Mipibu, José Figueiredo, resumiu que também “é contra o aumento do ICMS, pois nosso povo não pode pagar a conta da falta de equilíbrio financeiro do governo do Estado”.

“Aliado a isso, o fato que nosso RN, diga-se de passagem não oferta sequer serviços básicos eficientes e de qualidade, como vemos nos nossos estados vizinhos, como Paraíba e Ceará”, continuou figueiredo, que reforçou: “Somos terminantemente contra os 20% de cobrança de ICMS”.

 fonte; Tribuna do Norte


Impeachment de Fátima Bezerra começa a ser conversado na Assembleia Legislativa Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

 É fato que para tudo começar, é necessário o aval do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira. Vários deputados falam abertamente do impeachment da governadora Fátima Bezerra. O mote existe, a apropriação do dinheiro dos consignados. O governo do estado não tem repassado para os bancos o dinheiro retirado dos servidores para pagar os consignados. 


Pelo menos 8 deputados aceitam o impeachment. Número insuficiente, são necessários 16. Em caso de impeachment assume o vice-governador Walter Alves, muito amigo de Ezequiel Ferreira. 

Walter sabe que para manter o sonho de ser governador e conseguir a reeleição tudo tem que mudar muito no governo Fátima Bezerra. Walter começa a perder a esperança que Lula possa resolver o rombo nas contas públicas. 

Não vai ser uma briga fácil. Nos bastidores, Walter todos os dias quer mais poder. E tem conseguido, é a forma de Fátima conseguir manter a cadeira. 

Depois das eleições municipais, com a governadora em frangalhos, muito provavelmente Fátima será defenestrada.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

VÍDEO: Delegado agride mulher após acidente de trânsito no Ceará

 

Foto: Reprodução

Um delegado da Polícia Civil do Ceará foi filmado hoje agredindo uma mulher depois de se envolver numa confusão após um acidente de trânsito.

O que aconteceu

O caso ocorreu na cidade de Aurora (cerca de 470 km de Fortaleza). Paulo Hernesto Pereira Tavares se envolveu em um acidente de trânsito e começou a discutir com pessoas que estavam no local.

O delegado deu um tapa no rosto de uma das mulheres que estavam no tumulto. Os dois aparentavam discutir antes de o policial partir para agressão.

Policiais presentes no local não intervieram diretamente depois da agressão. Policiais militares da Força Tática e do Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) tentaram acalmar os ânimos apenas afastando o delegado da mulher.

O UOL questionou a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública do Ceará se o delegado foi detido, mas ainda não teve retorno. A reportagem também perguntou se ele foi submetido a algum teste que pudesse verificar se estava sob efeito de álcool no momento do acidente.

Governador do Ceará determina afastamento do delegado. Elmano de Freitas (PT) divulgou uma nota no X (antigo Twitter) classificando as cenas da agressão como “repugnantes e inaceitáveis” e disse ter submetido o caso à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública.

UOL Notícias

Vereador tira dentadura durante sessão da Câmara para defender compra de equipamentos odontológicos; Veja vídeo

 

O vereador Wagner Cigano (PTB) protagonizou uma cena curiosa durante uma sessão da Câmara Municipal de Goianésia-GO, ocorrida na última terça-feira (7). No momento de seu discurso, o parlamentar retirou sua prótese dentária, a popular dentadura.

Ela foi retirada durante uma fala dele para defender a compra de equipamentos odontológicos para as unidades de saúde da cidade. Após o término de seu pronunciamento em que retirou o objeto, os demais vereadores riram.

“Só sabe quem precisa do dentista quem tem isso”, disse o parlamentar ao retirar a prótese.

fonte. 

Polêmica Paraíba

POSTAGEM EM DESTAQUE

Governadora Fátima BEZERRA VAI FICAR NA história ao recuperar rodovias do RN

as obras do Governo do Estado na região de Nova Cruz, especificamente aquelas relacionadas ao programa de restauração de rodovias, já começa...