domingo, 12 de novembro de 2023

Parte dos prefeitos do RN fica contra ICMS de 20% Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

 Mesmo com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) posicionando-se a favor do reajuste do ICMS previsto em projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, uma parte dos 167 prefeitos é, declaradamente, contra o aumento da carga tributária em função do que isso possa sufocar a economia estadual, como é o exemplo do prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, que diz ser “realmente contra a manutenção dessa alíquota de 20%”.

Daniel Marinho defende a entrada em vigor da alíquota de 18% a partir de janeiro de 2024, porque “assim o Rio Grande do Norte tem a oportunidade finalmente de ser competitivo no Nordeste, já que os estados vizinhos mantiveram a líquida de 20% e era uma oportunidade que nós tínhamos de atrair investimentos e empreendedores por ter uma carga tributária menor”.

Para Marinho, a manutenção dos 20% de ICMS “termina atingindo, principalmente, a população mais humilde que compra cesta básica, que tem a sua moto para abastecer de combustível, quem sofre mais, é o mais humilde”.

Marinho reforça que “é um entusiasta de que baixando a alíquota do imposto, o comércio vai girar mais e a arrecadação pode até aumentar pelo volume de negócios, enquanto a manutenção da alíquota mais alta diminui, freia a economia, freia a circulação de mercadoria e de certa forma não permite o incremento de negócios, o comércio e aquecendo a economia a arrecadação ela aumenta naturalmente. Essa é a minha teoria”.

O prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira, o “Babá”, voltou a se posicionar contra o aumento da alíquota de ICMS “por duas questões básicas, primeiro, não vai adiantar em nada em relação a crescimento de receita para o Rio Grande do Norte, governo já havia aprovado o aumento no fim do ano passado, pra valer no começo deste ano de 18% para 20% e não resolveu o problema das contas públicas, pelo contrário, continuou pior”.

Anteomar Pereira presidiu a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte até 2022 e acha que “hoje temos um Estado inoperante que não consegue manter as suas estradas, um das piores estradas do país, não consegue entregar uma saúde de boa qualidade para a população do Rio Grande do Norte”.

“Babá” afirmou que o paciente que precisar de uma cirurgia eletiva ou um simples exame, não consegue, citando ainda que o Estado tem uma das piores educação do país. “Os índices mostram isso, nós temos também uma problema grave de insegurança, enfim, no Estado, nada funciona, então não vai resolver nada, e outra coisa, e também eu, enquanto prefeito, eu defendo as pessoas do meu município, então quem vai pagar a conta no final são as pessoas mais simples, mais humildes de São Tomé e do Rio Grande do Norte”.

Além de mais os comerciantes, segundo “Babá”, “não suportam mais, também, essa carga tributária, no Alecrim e na Cidade Alta, lojas todos fechadas, sem movimentação, porque houve um aumento muito grande do ICMS”.

O prefeito de São Tomé afirma “não acreditar que aumentando impostos, aumenta também a receita, então por isso sou totalmente contra esse aumento de impostos”.

Já o prefeito de São José do Mipibu, José Figueiredo, resumiu que também “é contra o aumento do ICMS, pois nosso povo não pode pagar a conta da falta de equilíbrio financeiro do governo do Estado”.

“Aliado a isso, o fato que nosso RN, diga-se de passagem não oferta sequer serviços básicos eficientes e de qualidade, como vemos nos nossos estados vizinhos, como Paraíba e Ceará”, continuou figueiredo, que reforçou: “Somos terminantemente contra os 20% de cobrança de ICMS”.

 fonte; Tribuna do Norte


Impeachment de Fátima Bezerra começa a ser conversado na Assembleia Legislativa Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

 É fato que para tudo começar, é necessário o aval do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira. Vários deputados falam abertamente do impeachment da governadora Fátima Bezerra. O mote existe, a apropriação do dinheiro dos consignados. O governo do estado não tem repassado para os bancos o dinheiro retirado dos servidores para pagar os consignados. 


Pelo menos 8 deputados aceitam o impeachment. Número insuficiente, são necessários 16. Em caso de impeachment assume o vice-governador Walter Alves, muito amigo de Ezequiel Ferreira. 

Walter sabe que para manter o sonho de ser governador e conseguir a reeleição tudo tem que mudar muito no governo Fátima Bezerra. Walter começa a perder a esperança que Lula possa resolver o rombo nas contas públicas. 

Não vai ser uma briga fácil. Nos bastidores, Walter todos os dias quer mais poder. E tem conseguido, é a forma de Fátima conseguir manter a cadeira. 

Depois das eleições municipais, com a governadora em frangalhos, muito provavelmente Fátima será defenestrada.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

VÍDEO: Delegado agride mulher após acidente de trânsito no Ceará

 

Foto: Reprodução

Um delegado da Polícia Civil do Ceará foi filmado hoje agredindo uma mulher depois de se envolver numa confusão após um acidente de trânsito.

O que aconteceu

O caso ocorreu na cidade de Aurora (cerca de 470 km de Fortaleza). Paulo Hernesto Pereira Tavares se envolveu em um acidente de trânsito e começou a discutir com pessoas que estavam no local.

O delegado deu um tapa no rosto de uma das mulheres que estavam no tumulto. Os dois aparentavam discutir antes de o policial partir para agressão.

Policiais presentes no local não intervieram diretamente depois da agressão. Policiais militares da Força Tática e do Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) tentaram acalmar os ânimos apenas afastando o delegado da mulher.

O UOL questionou a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública do Ceará se o delegado foi detido, mas ainda não teve retorno. A reportagem também perguntou se ele foi submetido a algum teste que pudesse verificar se estava sob efeito de álcool no momento do acidente.

Governador do Ceará determina afastamento do delegado. Elmano de Freitas (PT) divulgou uma nota no X (antigo Twitter) classificando as cenas da agressão como “repugnantes e inaceitáveis” e disse ter submetido o caso à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública.

UOL Notícias

Vereador tira dentadura durante sessão da Câmara para defender compra de equipamentos odontológicos; Veja vídeo

 

O vereador Wagner Cigano (PTB) protagonizou uma cena curiosa durante uma sessão da Câmara Municipal de Goianésia-GO, ocorrida na última terça-feira (7). No momento de seu discurso, o parlamentar retirou sua prótese dentária, a popular dentadura.

Ela foi retirada durante uma fala dele para defender a compra de equipamentos odontológicos para as unidades de saúde da cidade. Após o término de seu pronunciamento em que retirou o objeto, os demais vereadores riram.

“Só sabe quem precisa do dentista quem tem isso”, disse o parlamentar ao retirar a prótese.

fonte. 

Polêmica Paraíba

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...