sábado, 7 de setembro de 2013

Desfile cívico é acompanhado por três mil pessoas em Natal, diz PM

Comemoração do 7 de Setembro começou às 8h30 na praça Pedro Velho.
Manifestações aconteceram após evento; dois foram presos em confronto.




Desfile em comemoração ao 7 de Setembro reuniu três mil pessoas em Natal, segundo PM (Foto: Igor Jácome/G1)Desfile em comemoração ao 7 de Setembro reuniu três mil pessoas em Natal, segundo PM (Foto: Igor Jácome/G1)
Cerca de três mil pessoas assistiram ao desfile cívico que aconteceu no entorno da praça Pedro Velho, no Centro de Natal, neste 7 de Setembro, segundo a Polícia Militar. O evento começou por volta das 8h30 e acabou pouco mais de uma hora depois. Escolas  estaduais doRio Grande do Norte e a governadora Rosalba Ciarlini foram as ausências registradas na parada. O governo e a Secretaria Estadual de Educação temiam protestos violentos. O secretário de Segurança, Aldair da Rocha, representou a governadora. A Polícia Rodoviária Federal também não desfilou. Manifestações foram realizadas após o evento. Houve confronto e duas pessoas foram presas.
Três mil pessoas acompanharam desfile cívico em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)Três mil pessoas acompanharam desfile cívico em
Natal (Foto: Igor Jácome/G1)
De acordo com a Polícia Militar, pouco mais de três mil pessoas assistiram ao desfile nos corredores montados nas avenidas Prudente de Morais e Nilo Peçanha.
Forças armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, entidades e bandas escolares participaram da parada cívica. A dona de casa Francisca Sales acompanhou o evento junto com seus filhos. “É muito bonito e é um exercício de cidadania. A gente tem que ensinar os filhos a ter orgulho da pátria”, colocou.
Davi Cid, de apenas dois anos, acompanhou desfile a caráter, em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)Davi Cid, de apenas dois anos, acompanhou
desfile a caráter, em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)
Davi Cid, de 2 anos, acompanhou o desfile fardado como militar junto com sua família. Segundo seus pais, este é o segundo ano que a criança participa da comemoração da Independência do Brasil.
O efetivo militar foi o mesmo dos anos anteriores, de acordo com a organização do evento. “Nós estamos organizando isso há vários meses. Durante as reuniões, alguns expressaram a preocupação e pediram para não participar. Nós entendemos isso e eles foram liberados. Porém o efetivo militar é o mesmo de sempre”, disse o coronel Campos, comandante da Base Aérea de Natal, responsável pela organização.
Protestos
Acompanhando o evento de forma silenciosa, com faixas, candidatos aprovados no último concurso da PM pediam a convocação para o serviço público. Terminado o desfile, vários atos de protesto convergiram para a praça cívica. Segundo a polícia, contadas todas as manifestações, 500 pessoas passaram pelos atos. Enquanto isso, a PM tinha 800 homens fazendo a segurança nas redondezas. O comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, considerou os atos pacíficos.
Policiais civis protestaram logo após o término do desfile (Foto: Igor Jácome/G1)Policiais civis protestaram logo após o término do
desfile (Foto: Igor Jácome/G1)
Os atos da policia civil, Grito dos Excluídos e sindicatos médicos se cruzaram na avenida Prudente de Morais. “Estamos lutando pelos mesmos objetivos”, disse o presidente dos Sindica dos Policiais Civis e Servidores de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol).
Um confronto foi registrado na rua Açu, ao lado da catedral no Centro da cidade. Policiais Militares e manifestantes entraram em confronto após a prisão de um jovem mascarado suspeito de praticar atos de depredação. Os outros manifestantes tentaram impedir a prisão. Os policiais usaram gás de pimenta e cassetetes para afastá-los.  Pedras e garrafas de vidros foram lançadas contra o carro da polícia, que teve o vidro traseiro quebrado.
“Quebro como forma de protesto”
Manifestante assume que jogou pedra em vidraça durante manifestação em Natal (Foto: Carlos Lima/G1)Manifestante assume que jogou pedra em vidraça
durante manifestação em Natal (Foto: Carlos Lima)
Na Delegacia de Plantão da Zona Sul, o estudante Jonh Kennedy da Silva Ferreira falou ao G1 com a condição de não ter a imagem do seu rosto divulgada. Ele foi detido suspeito de jogar um tijolo em uma vidraça. “Eu peguei a pedra na rua. Estava assistindo o protesto e meus amigos me chamaram para participar do projeto”, confessou.
O estudante explicou que a depredação é uma forma de protesto. “A roubalheira está muito grande lá em Brasília. Eu não tinha um alvo. Quando começaram a jogar, eu joguei também”, acrescentou.
O suspeito de quebrar o vidro do carro de polícia também foi detido.  Não há registro de depredação de monumentos públicos ou pessoas feridas.
Mascarado é preso por suspeita de ter quebrado placa de sinalização (Foto: Igor Jácome/G1)Mascarado é preso por suspeita de ter quebrado placa de sinalização (Foto: Igor Jácome/G1)fonte.http://g1.globo.com

 

Wilma visita Mossoró e “detona” governo Rosa

Wilma visita Mossoró e “detona” governo Rosa

A ex-governadora do estado do Rio Grande do Norte e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, esteve no final desta manhã visitando a rádio Difusora  e participou do programa Política em Debate, onde foi entrevistada pelo diretor presidente desta emissora, Paulo Linhares, por Emerson Linhares, e pelo repórter Joãozinho, onde entre assuntos administrativos e políticos, “detonou”  a administração Rosalba Ciarlini: “Um estado não quebra assim, de repente,  é algo que não dá pra entender”, destacou a presidente do PSB no Rio Grande do Norte.


A representante do PSB destacou diversos problemas que vem sendo diagnosticados no governo de Rosalba Ciarlini, entre eles, entraves em relação ao programa do leite, abastecimento de água, credores, servidores, e muitos outros. “O maior problema, além da crise de não autoridade que existe hoje, não há planejamento, é um governo sem rumo, há erros imensos no governo, aliás, é um desgoverno, o estado está sem administração”, disse.  


Com relação ao fundo de participação, Wilma disse que “Na abertura da mensagem da governadora, no início do ano a expectativa positiva foi muito grande, ela festejou a aprovação do empréstimo do banco mundial e com 15 dias anunciou que o estado não tinha recursos pra pagar em dia o mês de junho aos servidores do estado, como pode isso? Faltar recursos para pagar a folha? Se é uma estratégia nós não sabemos, o que sabemos é que não tem nada que esteja funcionando bem, nenhuma obra estruturante, só as que haviam sido planejadas ainda no meu governo”fonte.jbelmont.com.br

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...