sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O Rio Grande do Norte tem cinco cidades entre as 100 do Brasil com menor cobertura vacinal contra a poliomielite. Nova Cruz, está incluída...

O Rio Grande do Norte tem cinco cidades entre as 100 do Brasil com menor cobertura vacinal contra a poliomielite. Os dados são do Ministério da Saúde e foram repassados a pedido do G1.
Os municípios que fazem parte dessa lista são Lagoa Salgada (1º lugar), Pedro Velho (45º) , Pedra Preta (53º), Carnaúba dos Dantas (72º) e Nova Cruz (100º).
Lagoa Salgada, inclusive, lidera esse ranking. Segundo o Ministério da Saúde, baseado em dados até o dia 24 de outubro, o município tem apenas 0,92% de cobertura vacinal, a menor do Brasil em 2019. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), Lagoa Salgada atingiu 1,02% de cobertura vacinal - os dados foram repassados a pedido do G1 na quarta-feira (30).
Segundo os servidores do município responsáveis pelo envio dos dados ao Ministério da Saúde, as vacinas seguem sendo feitas normalmente, mas houve um problema no cadastramento do dados, que precisaria ser feito em um sistema mais novo, o que não aconteceu. Dessa forma, dados referentes aos meses de janeiro a abril só foram enviados na semana passada.
No ano passado, por exemplo, diferente do que há registrado em 2019, Lagoa Salgada imunizou 98% do público alvo da vacina contra a poliomielite.   A Sesap, inclusive, através da assessoria de imprensa, explicou que de fato há, por vezes, dificuldades técnicas que atrasam o preenchimento do sistema pelos municípios, o que deixa os números menores.
Os demais municípios do RN presentes entre os 100 com menores coberturas vacinais são tem, todos, menos de 35% de cobertura, segundo dados do Ministério da Saúde e da Sesap.
Municípios com menor cobertura vacinal
MunicípioCobertura (Ministério da Saúde)Cobertura (Sesap)
Lagoa Salgada0,92%1,02%
Pedro Velho17,76%19,71%
Pedra Preta20,00%21,74%
Carnaúba dos Dantas23,29%26,15%
Nova Cruz28,50%31,72%

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...