segunda-feira, 31 de maio de 2021

Narrador Januário de Oliveira, criador de vários bordões, morre aos 81 anos, em Natal

 

 

Foto: Fabiano de Oliveira

Morreu, nesta segunda-feira, aos 81 anos, o ex-locutor de rádio e TV Januário de Oliveira, após 11 dias internado. Ele sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal, cidade em que morava com a família.

Januário foi uma das principais vozes no futebol brasileiro nos anos 1980 e 90. Criou diversos bordões que são lembrados até hoje. Quem acompanhava suas narrações, seja na TVE ou na Band, não esquece alguns, como:

  • “Taí o que você queria, bola rolando”
  • “Acha pouco, quer mais e vai à luta”
  • “Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta!”
  • “Tá láaaaa um corpo estendido no chão”
  • “Cruel, muito cruel”
  • “Sinistro, mas é muito sinistro”
  • “E o goooooooooooool!”

Deu, ainda, inúmeros apelidos a jogadores que caíram no gosto do torcedor. O atacante Valdeir, destaque do Botafogo no início dos anos 90, virou “Valdeir The Flash”. Sávio, prata da casa do Fla, virou “Sávio, o Anjo Loiro”.

O mais famoso, sem dúvida, batizou o centroavante Ézio, do Fluminense, clube do coração de Januário. Até hoje o ex-camisa 9 tricolor é lembrado pelos torcedores como “Super Ézio”.

Com informações de R7 e GE

Governo proíbe ‘temporariamente’ a entrada no Brasil de todos os passageiros estrangeiros

 

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governo acaba de proibir temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros “de qualquer nacionalidade” por recomendação da Anvisa.

Motivo: “riscos de contaminação e disseminação do coronavírus”, de acordo com a portaria assinada pelos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e publicada agora há pouco numa Edição Extra do Diário Oficial.

A medida é justificada  pelo “impacto epidemiológico das novas variantes do coronavírus identificadas no Reino Unido. África do Sul e Índia.

Lauro Jardim – O Globo

Copa América no Brasil ainda não está confirmada, afirma ministro Eduardo Ramos: “Estamos verificando detalhes e amanhã teremos posição final”

 


Foto: reprodução/CNN Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, disse no final da tarde desta segunda-feira (31) que o governo federal ainda não deu o aval para a realização da Copa América 2021 no Brasil. Após reunião no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro, ministros e representante da CBF, Ramos afirmou que, caso seja liberado, o evento não terá público, deverá reunir 10 times, com 65 pessoas de cada delegação vacinadas.

A sedes serão de responsabilidade da CBF e os estados serão consultados se concordam ou não em receber os jogos. Segundo o ministro, a demanda sobre a realização do torneio foi feita pela CBF, via Conmebol.

“É importante destacar que não terá público e todos os envolvidos estarão vacinado”, afirma Ramos. O Campeonato Brasileiro, que envolve 20 times na série A e 20 da série B, está acontecendo no Brasil. O anúncio foi muito criticado por governadores, mas estamos no meio do processo. Estamos verificando detalhes e amanhã teremos posição final”, conclui o ministro.

Participaram da reunião também os ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Braga Netto (Defesa), Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Anderson Torres (Justiça), João Roma (Cidadania), Marcelo Queiroga (Saúde), André Luiz de Almeida (AGU), além de Marcelo Reis Magalhães, secretário Especial do Esporte, Paulo Maiurino, diretor-geral da Polícia Federal, Silvinei Vasques, diretor da Polícia Rodoviária Federal, e Walter Feldman, secretário-geral da CBF. Na pauta, os critérios que garantam a segurança sanitária durante o torneio.

A Conmebol, que organiza o campeonato, escolheu o Brasil para sediar o evento após a desistência de outros países por causa da pandemia de coronavírus.

A competição, que inicialmente seria disputada em Colômbia e Argentina, e depois apenas na Argentina, chegou a ser suspensa por causa da pandemia de covid-19. Mas nesta segunda foi anunciado que seria no Brasil.

R7

VÍDEO: População ameaça linchar suspeitos de assassinar criança em Pau dos Ferros


Um crime provocou a revolta da população de Pau dos Ferros, no Alto Oeste. Populares ameaçavam linchar os supostos assassinos de uma menina de 11 anos.

No início da noite desta segunda-feira (31), dezenas de pessoas estavam na frente da delegacia de Polícia Civil do município, aguardando a chegada do casal suspeito, gritando por “justiça”.


VÍDEO: Bolsonaro diz que protestos da esquerda tiveram “pouca gente” porque “faltou erva”, “PF e PRF estão apreendendo muita maconha”

 

O presidente Jair Bolsonaro comentou sobre os protestos contra o governo promovidos pela esquerda no último sábado (29).

“Vocês sabem por que teve pouca gente nessa manifestação da esquerda no fim de semana? Porque a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal estão apreendendo muita maconha pelo Brasil. Faltou erva e dinheiro para o movimento aí”, disse Bolsonaro a apoiadores na saída do Palácio do Alvorada, nesta segunda-feira (31).

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...