O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), respondeu aos xingamentos
feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante jantar com
empresários na quarta (7) e revelados pela Folha.
Segundo
relatos de pessoas que foram ao evento, o presidente afirmou em discurso
para convidados que “o governador de vocês é um vagabundo, caralho”.
“Calma,
@jairbolsonaro. Além da Coronavac, o Butantan é especialista na
anti-rábica [sic]. Fique tranquilo, vou te vacinar”, escreveu o
governador paulista nas redes sociais nesta quinta (8).
Durante
o jantar, Bolsonaro também se referiu a Doria nos seguintes termos,
sempre segundo relatos: “O vizinho aqui de vocês é um vagabundo”.
A
casa do governador fica no Jardim Europa, o bairro mais nobre de São
Paulo, no sentido da alta renda de seus moradores. A residência de Cinel
fica no vizinho Jardim América. Uma boa parte dos convidados para o
jantar mora na mesma região.
Com informações da Folha(
sexta-feira, 9 de abril de 2021
Doria pede ‘calma’ a Bolsonaro e diz que vai vaciná-lo com antirrábica
RN contabiliza 29 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 14 dentro do dia; novos casos são 1.860
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do
coronavírus nesta sexta-feira (09). Foram mais 1.860 casos confirmados,
totalizando 205.249. Até quinta-feira (08) eram 203.389 infectados.
Com
relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.835 no total, sendo 14
mortes registradas nas últimas 24h: Natal (03); Mossoró(03); São
Gonçalo do Amarante(01); João Câmara(01); Ceará-Mirim(01);
Parnamirim(01); Ouro Branco(01); Areia Branca(01); Caraúbas(01); Almino
Afonso(01)
A Sesap ainda registrou outros 15 óbitos ocorridos
após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas
anteriores. Óbitos em investigação são 958. Na quinta-feira(08) o número
total de mortes era 4.806 mortes.
Casos suspeitos somam 54.898 e descartados 424.668. Recuperados são 142.776.
Mais de 9 mil não receberam segunda dose da vacina no Rio Grande do Norte
Mais de 9 mil não receberam segunda dose da vacina no Rio Grande do Norte
Aproximadamente 9,090 mil pessoas no Rio Grande do Norte, elegíveis para a imunização contra a Covid-19 na primeira e segunda fases da campanha, não retornaram aos Postos de Saúde ou drive-thrus para a aplicação da segunda dose do imunizante até hoje. A informação é do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN). Em todo o Estado, Natal é a cidade que registra o maior quantitativo de segundas doses não aplicadas: 3.511.
Por grupos prioritários, a população de 80 anos ou mais foi a que mais faltou ao local de vacinação para tomar a segunda dose do imunizante: 3.067 idosos. Em pessoas de 75 a 79 anos, o quantitativo é de 1.438. Em trabalhadores da saúde, o total é de 1.196. Para o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, o problema pode ser explicado por dois fatores: a estruturação do processo de imunização e a falta de automatização no registro dos vacinados.
Muitas coisas que os municípios estão repetindo são muito parecidas com o que se fazia no período da Influenza e de outros processos de imunização que foram bem sucedidos no Brasil, mas que não tinha escassez de vacina nem a necessidade de um processo de organização mais criterioso. Neste caso, vem uma vacina escassa, com uma demanda muito grande e que exige do município um nível de transparência maior porque é um insumo extremamente vital”, frisa Ricardo Valentim.A organização do processo vacinal contra a Covid-19 está também diretamente ligada à informatização dos cadastros. No Estado, a plataforma que acompanha a campanha de imunização, o RN+Vacina, tem 910.599 pessoas cadastradas para uma população que ultrapassa os 3 milhões de habitantes.
Além disso, atualmente, poucos municípios realizam instantaneamente o cadastro da população no momento exato da aplicação da dose. Portanto, parte dos atrasos na segunda dose pode ser resultante da falta de integração no RN+ Vacina, do que a real ausência da população. “Não adianta chamar a população, acumular um monte de papel e depois ter que colocar alguém para digitar”, frisa Ricardo Valentim.
Com a informatização do processo, ao invés das fichas preenchidas no momento da vacinação pelos profissionais, basta colocar o CPF da pessoa que já está pré-cadastrada na Plataforma do LAIS. O procedimento dura de 30 segundos a 1 minuto. Como alguns pontos de vacinação funcionam em locais com acesso à internet, a mudança não seria problema e seria automática, sem precisar dispor de alguém posteriormente para realizar o cadastro virtual. A inserção na Plataforma pode ser conferida instantaneamente pelo Governo do Estado e também pela União.
O lançamento de doses no sistema virtual demora, em média, de quatro a cinco dias. Porém, algumas localidades já chegaram a atrasar por mais de trinta dias. Esse retardo pode influenciar, por exemplo, na busca ativa pela população que já está vacinada ou próxima da segunda dose, e que poderia ser observada por cada região, já que no cadastro na Plataforma o telefone e e-mail são disponibilizados.
O processo pode servir também para o caso da população acamada que não pode comparecer aos pontos de vacinação. “No RN+Vacina, o município tem como olhar os pacientes que já tomaram a vacina, estão perto da segunda dose e disparar e-mail para eles ou demandar alguém para fazer ligações. Em municípios maiores, como Natal, dá mais trabalho mas uma alternativa é usar a grande imprensa”, sugere Ricardo Valentim.
Orientação
Para o caso da população que realmente
perdeu a segunda dose da vacina contra a covid-19, a pessoa deve
procurar imediatamente um ponto de vacinação e solicitá-la. Para a
CoronaVac, o intervalo das doses pode ser de de 2 a 4 semanas (14 a 28
dias). Já na vacina de Oxford, o intervalo é de 4 a 12 semanas.
Nota
“A Secretaria Municipal de Saúde de
Natal, em cumprimento a decisão proferida no processo judicial nº
0801414-44.2021.8.20.5300, que determina adequações para continuidade da
vacinação dos profissionais/trabalhadores de saúde, solicita que os
estabelecimentos de saúde remetam à SMS/Natal lista com as informações
sobre profissionais/trabalhadores de saúde, contendo o nome do
profissional, função e local de trabalho, devendo especificar o grau de
exposição de acordo com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos
Ambientais), de modo a demonstrar o risco, ainda que intermitente, de
contaminação pelo coronavírus.
A documentação (lista de profissionais/trabalhadores de saúde e cópia do PPRA) deve ser protocolada exclusivamente no Apoio ao Gabinete, localizado no 2º andar da SMS Natal, com endereço à Rua Fabrício Pedroza, 915, Areia Preta no horário das 8h às 16h, de segunda a quinta feira e na sexta feira, no horário das 8h às 12h.”
by, TRIBUNA DO NORTE
Príncipe Philip morre aos 99 anos
Foto: Leon NEAL / AFP
O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu aos 99 anos, disse nesta sexta-feira (9) o Palácio de Buckingham. Ele iria completar 100 anos em junho deste ano. A causa da morte ainda não foi revelada. Em fevereiro, ele passou mal e foi internado como “medida de precaução”. No entanto, o príncipe precisou ser submetido a uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta depois de um mês.
“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, disse o palácio em um comunicado.
O príncipe “faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, diz a nota. “Novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda.”
Seu nome oficial era de Duque de Edimburgo. Ele esteve ao lado do reinado de sua mulher durante 69 anos, o mais longo da história do Reino Unido. Nesse período, ele construiu uma reputação de ser sério, mas propenso a cometer gafes. Ele se casou com Elizabeth em 1947 e teve um papel fundamental na modernização da monarquia no período pós-Segunda Guerra Mundial. Por trás das paredes do Palácio de Buckingham, era a única figura chave a quem a rainha podia recorrer e em quem confiar.
Em um discurso que marcou seu 50º aniversário de casamento em 1997, Elizabeth fez uma rara homenagem pessoal a Philip: “Ele tem, simplesmente, sido minha força e permanência todos esses anos”.
Apesar do protocolo, que o obrigou a estar sempre atrás da rainha e só cumprimentar as pessoas depois dela, em privado ele era considerado o chefe da família.
Philip não acompanhava sempre Elizabeth II —ele fez mais de 22 mil eventos só. Em agosto de 2017, ele se retirou da vida pública, apesar de, eventualmente, ainda aparecer em compromissos oficiais.
A última aparição foi em julho do ano passado, em uma cerimônia militar no castelo de Windsor, o palácio onde ele e a rainha decidiram permanecer durante o período de Covid-19.
O casal teve quatro filhos, o príncipe Charles, a princesa Anne, e os príncipes Andrew e Edward. Veja mais by, G1
Petrobras anuncia redução de 2,9% no preço do diesel nas refinarias
Foto: Reprodução/Internet
O preço do diesel vai ficar mais barato nas distribuidoras no sábado (10). A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (9), a redução de R$ 0,08 para R$ 2,66 por litro, o equivalente a um recuo de 2,92%. Esta é a segunda queda consecutiva do combustível. Desde então, o dólar subiu 0,35%, enquanto o petróleo caiu 0,6%.
Em nota, a Petrobras reforça que os preços praticados “buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”.
A empresa ainda diz que os reajustes são realizados a qualquer tempo, sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo. “Isso possibilita a companhia competir de maneira mais eficiente e flexível e evita o repasse imediato da volatilidade externa para os preços internos”, diz o comunicado.
A companhia lembra, por fim, que até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biodiesel, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis.
POSTAGEM EM DESTAQUE
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/pf-indiciamento-bolsonaro-militares-suposta-tentativa-golpe-estado/ Copyright © 2024, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Além de Bolsonaro, o vice na chapa à reeleição em 2022, Braga Netto, também teve o indiciamento pedido pela PF.| A Polícia Federal indiciou...
-
ELEIÇÕES 2022 Deputado bolsonarista do Rio Grande do Norte: 'Lula merece morrer' Wendel Lagartixa (PL), que estava preso até setem...
-
"Surpresa". Esta é a palava que melhor define a opinião da população captada por este bloguista, diante das palavras de Cid Arruda...
-
Estou indignada com a CAERN, pois ontem (04/09) por volta das 10h comuniquei que houve rompimento de uma tubulação em minha rua, o que acarr...