Bolsonaro nesta 5ª feira (4.mar.2021) durante inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul, em São Simão (GO) © Alan Santos/PR Bolsonaro nesta 5ª feira (4.mar.2021) durante inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul, em São Simão (GO)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender nesta 5ª feira (4.mar.2021) as mudanças realizadas no comando da Petrobras. Em uma live nas redes sociais, ele negou que esteja interferindo na estatal, mas afirmou que o futuro presidente da empresa fará o trabalho que o atual, Roberto Castello Branco, não fez.

“Anunciamos o nome da pessoa que eu gostaria, eu sou o maior acionista da Petrobras, quem diria“, disse. “Agora o general [Silva e Luna] vai chegar na Petrobras e vai fazer o trabalho que eu gostaria que fizesse, o outro [Castello Branco] não fazia”, afirmou.

A mudança na Petrobras veio depois de sucessivas altas nos preços dos combustíveis, que geraram insatisfação em setores que apoiam Bolsonaro. Entre eles, estão os caminhoneiros, que viram o valor do diesel subir consideravelmente nos últimos meses. No lugar de Castello Branco, entra o general Silva e Luna, que comanda a Itaipu Binacional.

Os reajustes são determinados pela atual política de preços da Petrobras, que considera os valores internacionais do preço do petróleo, para calcular quanto custarão os derivados do combustível fóssil. Com a desvalorização do real e o aumento nos preços internacionais, a gasolina e o diesel que chegam aos postos ficaram mais caros.

Para tentar reverter o problema temporariamente, o governo federal decidiu isentar a cobrança de PIS/Cofins da gasolina e do diesel. Para compensar a perda de receita, o Ministério da Economia decidiu aumentar impostos de outros setores, como os bancos. “Mais 5% os banqueiros estão pagando”, disse Bolsonaro.

Veja a íntegra da live de Bolsonaro, nesta 5ª feira (59min15s):