domingo, 24 de abril de 2022

INMET EMITE ALERTA LARANJA DE CHUVAS INTENSAS PARA 39 CIDADES DO RN; VEJA LISTA

 

Foto: Heilysmar Lima

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta laranja para 39 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso foi iniciado na manhã deste sábado (23) e se estende até as 10 horas deste domingo (24).

De acordo com o comunicado do instituto, esses municípios podem ser atingidos por chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, ventos intensos de até 100 km/h. Ainda segundo o aviso, há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, orienta o Inmet, que acrescenta que “se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.

Municípios das quatro regiões do Rio Grande do Norte estão inseridos no aviso. Além do alerta laranja, o Inmet publicou um alerta amarelo para 146 municípios do estado. Nesses locais, as chuvas podem ser de 20 a 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia.

Alagamentos:

Em Natal, o sábado amanheceu chuvoso e alagamentos foram registrados em alguns pontos da cidade. A capital está na lista de municípios em alerta amarelo emitida pelo Inmet. A avenida João Medeiros Filho, na zona norte de Natal, e algumas ruas adjacentes foram tomadas pela água. Veja o vídeo:

Confira municípios em alerta laranja: 

Açu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caiçara do Norte, Carnaubais, Ceará-Mirim, FelipeGuerra, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Câmara, Lajes, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Poço Branco, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Taipu, Tibau, Touros e Upanema.

Confira municípios em alerta amarelo:

Acari, Açu, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Angicos, Antônio Martins, Apodi, Arês, Augusto Severo, Baía Formosa, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Canguaretama, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Espírito Santo, Extremoz, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Goianinha, Governador Dix-Sept, Rosado, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Itaú, Jaçanã, Janduís, Januário Cicco, Japi, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Câmara, João Dias, José da, Penha, Jucurutu, Jundiá, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Lucrécia, Luís Gomes, Macaíba, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Maxaranguapem Messias Targino, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Olho d’Água do Borges, Ouro Branco, Paraná, Paraú, Parelhas, Parnamirim, Passa e Fica, Passagem, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pilões, Poço Branco, Portalegre, Pureza, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rio do Fogo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Bento do Trairí, São Fernando, São Francisco do Oeste, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José de Mipibu, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serra Negra do Norte, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau do Sul, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Várzea, Venha-Ver, Vera Cruz, Viçosa e Vila Flor.

Portal da Tropical

Greve dos servidores do INSS completa um mês no Rio Grande do Norte

 

Atendimentos presenciais estão suspensos em quase todas as agências do estado e paralisação segue por tempo indeterminado.

Por g1 RN — Natal

 


Greve do INSS completa um mês no Rio Grande do Norte — Foto: Larissa Cavalcante/Inter TV Cabugi

Greve do INSS completa um mês no Rio Grande do Norte — Foto: Larissa Cavalcante/Inter TV Cabugi

A greve dos servidores do INSS no Rio Grande do Norte completa um mês neste sábado (23). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do RN (Sindprevs-RN), mais de 80% da categoria já aderiu à paralisação que segue por tempo indeterminado.

Os trabalhadores pedem a reposição salarial de 19,9%, a realização urgente de concurso público e a implantação de jornada de 30 horas para todos os servidores.

Os atendimentos presenciais estão suspensos em quase todas as agências do estado e uma agenda com atos e mobilizações tem sido executada pelos servidores.

"O desrespeito do governo não é somente com nós, servidores, mas com toda a população que depende e precisa dos serviços do INSS. Não se trata de uma luta isolada, estamos tentando salvar a Previdência Social, cuja sobrevivência está ameaçada pelas práticas do Executivo", conta Cícero Nogueira, diretor de comunicação do Sindprevs-RN.


Em meio ao impasse, o prejuízo fica com quem está dependendo de dados e do serviço da Previdência Social neste período. É o caso da dentista Letícia Batista, que foi mãe há pouco mais de um mês e não consegue ter resposta sobre a licença maternidade.

"Minha situação no INSS ainda está em análise. Entrei com a solicitação assim que minha filha nasceu, com todos os documentos, mas até agora nada", falou. "Eu esperava que fosse demorar, no INSS as coisas não são tão ágeis, mas estou na esperança que saia logo", completou.

A situação é ainda mais complicada para dona Maria Erenita de Medeiros e seu Paulo Pedro da Silva, do Povoado Juazeiro, no município de Parelhas. Por causa de uma troca de nomes, Paulo - que faz tratamento contra um câncer de próstata - está sem receber a aposentadoria.

"Depois que o irmão gêmeo dele morreu, em 2020, a gente passou sete meses sem receber a aposentadoria. Em novembro, voltou o dinheiro. Agora, em abril, o dinheiro está no banco, mas está bloqueado. Fui ao INSS e eles pediram para esperar, mas está tudo certo com a documentação, com a certidão de óbito do irmão dele. A gente está com dificuldade, com conta na farmácia, com feira, papel de água atrasada, alimentação dele", lamentou.


Os servidores do RN aprovaram a greve em assembleia colegiada no dia 23 de março, em ação articulada com outros estados do Brasil.

Os beneficiários que deixarem de ser atendidos devido à greve devem usar o aplicativo Meu INSS para remarcarem os procedimentos para uma nova data.


BANCÁRIO COMPRA IPHONE DE QUASE R$ 9 MIL PELA INTERNET E RECEBE DUAS CAIXAS DE CREME DE LEITE NO LUGAR DO APARELHO

 

Foto: Reprodução

Um bancário, que não quis se identificar, teve uma surpresa bem inusitada ao receber uma encomenda feita pela internet. Quando abriu a caixa, em vez de encontrar um dos últimos lançamentos do iPhone – pelo qual pagou quase R$ 9 mil -, recebeu duas caixas de creme de leite.

O bancário, de 51 anos, disse que estava esperando pelo aparelho e que, na data da entrega, não tinha recebido nada.

“Falaram que iam entregar em um determinado dia, não chegou. Eles me entregaram, nesta quarta-feira (20), peguei a caixa e achei estranho, estava pesado. Quando abri, vi que eram duas caixas de creme de leite”.

O bancário, que teve que pedir um celular emprestado a um amigo, disse que o site onde realizou a compra resolveu o problema e que vai enviar o celular corretamente. “A empresa percebeu o erro, culpou a transportadora e disse que vai enviar o aparelho correto. Eles se manifestaram rápido e disseram que vão dar outro aparelho”.

A compra foi feita pelo site do Extra, que segundo o bancário, é de confiança. Em conversa com o g1, a vítima disse que já havia feito outras compras no mesmo local e que os produtos sempre chegaram como descritos. Antes de decidir pelo mais recém lançamento do iPhone, o bancário diz ter feito inúmeras pesquisas.

Constrangimento e risadas

A encomenda foi entregue no local de trabalho do bancário. Por lá, todos esperavam o iPhone novo do colega. “Todos estavam esperando. Eu falei para todos que estava comprando um celular novo. Quando abri a caixa, todos deram risada da minha situação. Até eu achei muito cômico”, relembra a vítima com risadas.

Além das risadas, o bancário relembrou do constrangimento que passou ao ver as caixas de creme de leite. “Não foi o fim do mundo, pois o problema foi resolvido, mas foi um choque”, comentou em meio a várias gargalhadas.

O g1 procurou ao Extra para saber sobre o caso e se o aparelho foi realmente furtado durante o percurso da entrega. Até a última atualização desta matéria, os questionamentos não foram respondidos.

g1

PROFESSORES DE NATAL MANTÊM GREVE E APROVAM MANIFESTAÇÕES DE RUA CONTRA GESTÃO ÁLVARO DIAS

 

Foto: Lenilton Lima

Os professores da rede municipal de Natal decidiram continuar em greve por tempo indeterminado. A decisão saiu em Assembleia realizada quarta-feira (20), no auditório do SINTE/RN.

A categoria luta pelo reajuste de 33,24% relativos à atualização do Piso Salarial e derrubada do projeto de lei que, segundo o sindicato, pode acabar com a carreira. Além da decisão em manter a paralisação, os professores aprovaram uma série de atividades a partir da próxima segunda, 25 de abril.

Segundo o sindicato, a categoria está indignada com “as mentiras contadas pela gestão municipal sobre os valores dos salários”. Na assembleia que definiu os próximos passos da movimentação, a assessoria jurídica do Sinte/RN esteve presente para esclarecer pontos do aspecto legal da paralisação.

A advogada Sylvia Dutra disse que ainda não conseguiu dialogar com o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Virgílio Macêdo Júnior, que determinou a retomada das aulas, multa ao Sindicato e desconto dos salários dos professores. No entanto, afirmou que a expectativa é que a conversa aconteça na semana que vem.

Após a assembleia, os professores seguiram em passeata para a Prefeitura de Natal e lá se juntaram ao movimento de profissionais da saúde pública da capital, estudantes, militantes dos movimentos que lutam em prol de moradia digna, membros de movimentos sociais e representantes de centrais sindicais. Na ocasião, os manifestantes pautaram a situação da educação, do transporte público, da saúde e da falta de moradia para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Atos programados, de acordo com o Sinte-RN:

Dia 25 – Segunda-feira
8h-12h – Visita às escolas
14h-17h – Acampamento de greve em frente à Câmara Municipal de Natal

Dia 26 – Terça-feira
9h – Ato em frente à Secretaria Municipal de Educação (SME) para denunciar as mentiras contadas pelo município
14h-17h – Acampamento de greve em frente à Câmara Municipal de Natal

Dia 27 – Quarta-feira
Manhã – Ato na Avenida Itapetinga, Zona Norte de Natal (manhã)

Dia 28 – Quinta-feira
8h-17h – Acampamento de greve em frente à Câmara Municipal de Natal

Dia 29 – Sexta-feira
9h – Assembleia de greve, no auditório do SINTE/RN

Agência  Saiba Mais

IRMÃ DE NEYMAR HUMILHA INTERNAUTA: “SUA CONTA BANCÁRIA NÃO É IGUAL A MINHA”

 

Foto: Marcos Serra Lima/g1

Estreando na Sapucaí como musa da Salgueiro, no carnaval do Rio de Janeiro, Rafaella Santos, irmã de Neymar, viralizou após críticas sobre sua forma de sambar. O perfil do Instagram “Gina Indelicada”, chegou a fazer chacota da influenciadora, que logo rebateu e discutiu com Ricck Lopes, dono da página.

“O que foi isso, gente? Kkkkkkkkkkkkkk Mais dura que minha conta bancária”, escreveu o perfil na publicação. Rafaella não deixou barato e logo alfinetou o administrador. “Pena que a sua conta bancária não é igual a minha”, afirmou. Gina Indelicada, não se intimidou e rebateu por fim: “Agradeça ao Neymar”.

Visivelmente irritada, a loira fez um desabafo. “Qual o problema de vocês em ofender os outros? Respondi ele, conforme foi o comentário dele, e na brincadeira! vocês não me conhecem pra falar de caráter e humildade, “ser irmã do Neymar” vocês acham que isso me ofende? Que isso!!!!! Me deixa muito feliz!”, afirmou.

Rafaella também afirmou que está se dedicando ao máximo para fazer o melhor. “E pode deixar que aos jurados aqui, vou fazer mais aulas sim, nunca disse que sabia sambar perfeitamente, tenho MUITO que aprender, sou nova nisso, não nasci no samba, se duvidar nem funk eu sei dançar direito! Respeito todos os comentários, mas não precisa ofender não, até porque ninguém aqui convive comigo! E se quiser saber, procura saber um pouquinho mais da minha vida, o que eu realmente faço, além de ser irmã do Neymar! Paz galerinha!”, completou.

Internautas chegaram comentaram sobre o molejo da moça. “Peloamordedeus!! Escolas de sambas parem de chamar influencers que não agregam nada. Existem mulheres maravilhosas nas comunidades que se dedicam em aprender e dar show na avenida. Valorizem-as”, afirmou uma.

BNews

TEMER SUGERE REVOGAR “PERDÃO” A SILVEIRA; BOLSONARO DIZ “NÃO”

 

Foto: Alan Santos / Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu com um enfático “não” à sugestão do ex-presidente Michel Temer de revogar o decreto que concedeu o “perdão” à pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (22/4), Temer argumentou: “Como a decisão do STF sobre o processo contra o deputado Daniel Silveira ainda não transitou em julgado, o ideal, para evitar uma crise institucional entre os Poderes, é que o presidente da República revogue, por ora, o decreto e aguarde a conclusão do julgamento”.

Na quarta-feira (20/4), a Suprema Corte condenou Silveira a 8 anos e 9 meses de prisão, inelegibilidade e multa de R$ 200 mil. No dia seguinte (21/4), Bolsonaro assinou decreto de indulto que perdoa os crimes pelos quais o deputado foi condenado. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Veja a íntegra do comentário feito pelo ex-presidente Michel Temer sobre o caso:

Como a decisão do STF sobre o processo contra o deputado Daniel Silveira ainda não transitou em julgado, o ideal, para evitar uma crise institucional entre os poderes, é que o Presidente da República revogue, por ora, o decreto, e aguarde a conclusão do julgamento. Somente depois disso, o Presidente poderá, de acordo com a Constituição Federal, eventualmente, utilizar-se do instrumento da graça ou do indulto. Este ato poderá pacificar as relações institucionais e estabelecer um ambiente de tranquilidade na nossa sociedade. Nesse entretempo poderá haver diálogo entre os Poderes. O momento pede cautela, diálogo e espírito público.

Metrópoles

GOVERNADORES DO NORDESTE PEDEM RETOMADA DO USO DE MÁSCARAS

 

Foto: Gabriel de Paiva

Governadores do Nordeste se manifestaram contra o fim do estado de emergência instaurado para conter a pandemia de covid-19. Portaria que reduz o status da doença no país foi assinada na 6ª feira (22.abr.2022) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Com o fim da Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional) da covid-19, autorizações emergenciais concedidas a vacinas e remédios contra a doença, como a CoronaVac, e até compras públicas podem ser afetadas.

Normas municipais e estaduais atreladas ao estado de emergência, como contratações temporárias de profissionais, ampliação de serviços e aquisição de insumos, também precisarão ser revistas.

Foi estabelecido o prazo de 30 dias para as administrações se adequarem.

O Consórcio do Nordeste –autarquia formada por todos os Estados da região– emitiu um documento com críticas à medida. Eles consideram a “flexibilização exagerada” e classificam a mudança no status da covid como precipitada e equivocada. Eis a íntegra (1 MB) do boletim com data de 4ª feira (20.abr).

“Evidências científicas mostram que ainda é prematuro considerar que a pandemia acabou”, avalia o consórcio. “No dia 13 de abril, ou seja, há apenas 2 semanas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou que a pandemia da Covid-19 continua a ser uma ‘Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional’ (…). Isto significa que o vírus da Covid-19 continua circulando no mundo, e que poderá ocorrer o surgimento de novas variantes de preocupação, provocando novas ondas da doença”, alerta o documento.

A autarquia cita que o Brasil ainda registra mais de 14.000 novos casos de covid e mais de 100 mortes por dia. E conclui que “o relaxamento exagerado das medidas de contenção da Covid-19 no momento é prematuro, pois poderá dar à população uma falsa sensação de segurança, que poderá resultar em novos casos e mortes evitáveis”.

Sobre a dispensa do uso de máscaras em ambientes fechados (adotada por vários Estados), o Consórcio avalia como “uma medida precipitada, desnecessária e equivocada”.

Poder360

BOLSONARO TOMA VACINA E SE TRANSFORMA EM JACARÉ NO DESFILE DA ROSAS DE OURO; VEJA VÍDEO

 

Foto 1: Reprodução/TV Globo / Foto 2: Rubens Cavallari/Folhapress

O desfile da Rosas de Ouro na manhã deste domingo (24) transformou um personagem que representava o presidente Jair Bolsonaro num jacaré depois que ele recebeu uma dose de vacina.

Sexta escola a entrar na avenida no segundo dia de desfiles do Grupo Especial de São Paulo, a Rosas de Ouro trouxe um enredo que falou sobre rituais e caminhos para curar todos os males por meio da fé, da magia, da ciência e, claro, do samba.

Em dezembro de 2020, Bolsonaro disse que não tomaria vacina e que, se a pessoa optasse por tomar e virasse um jacaré, o problema seria dela. À época, Bolsonaro se referiu a uma cláusula da Pfizer de que não se responsabilizaria por eventual efeito colateral da vacina.

“E na Pfizer [contrato da Pfizer] tem lá: nós [Pfizer] não nos responsabilizados. Se eu virar um chi, se eu virar um jacaré, se você virar super homem, se nascer barba em alguma mulher, ou algum homem começar a falar fino… e o que é pior: mexer no sistema imunológico das pessoas”, falou Bolsonaro. Com informações do G1/Carnaval 2022/SP

POSTAGEM EM DESTAQUE

Fugitivos de Mossoró estariam esgotados, mancando e dormindo em cavernas

  Há mais de 40 dias escapando dos cercos montados pelas forças de segurança que integram a operação de buscas, os criminosos Deibson Cabral...