segunda-feira, 14 de setembro de 2015

No RN, 84,2 mil meninas de 9 a 11 anos devem se vacinar contra HPV

Mobilização nacional pela 2ª dose foi lançada nesta quinta-feira (10).
Até agosto de 2015, apenas 36,2 mil meninas receberam vacina no estado.

Do G1 RN
Vacinação terá início nesta terça-feira (10); meninas que participaram das campanhas de 2013 e 2014 e não tomaram todas as doses da vacina também poderão participar (Foto: Divulgação/Semsa)Mais de dois milhões de adolescentes deixaram de tomar a segunda dose da vacina contra HPV em 2014 (Foto: Divulgação/Semsa)

O Ministério da Saúde estima que 84,2 mil meninas de de 9 a 11 anos devem tomar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no Rio Grande do Norte. Até agora, segundo o órgão, 36,2 mil garotas se vacinaram, o que representa 43% do público alvo com essa faixa etária. O Ministério da Saúde lançou uma mobilização nacional para incentivar pais e responsáveis a levarem as meninas de 9 a 11 anos para tomar a segunda dose da vacina.

As adolescentes desta faixa etária tomaram a primeira dose da vacina há seis meses, portanto devem retornar a um posto para receber a segunda dose. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

No ano passado, quando a vacina foi disponibilizada no Sistema SUS, 95,3% do público estimado foi vacinado com a primeira dose no estado, alcançando 79,8 mil meninas de 11 a 13 anos. Entretanto, só 41,9 mil destas meninas procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 49,8% do público.
Os números de 2015 são inferiores à média nacional. Até agosto deste ano, 4,9 milhões de meninas tomaram a primeira dose da vacina, o equivalente a 50,9% do público esperado para a campanha. Em relação a 2014, a primeira dose da vacinação superou o público estimado, chegando a  5 milhões de meninas. Entretanto, apenas 3 milhões procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose.
Segundo o ministério, a vacina contra HPV é indicada para adolescentes de 9 a 13 anos. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.
Após a primeira dose, a menina deve receber a segunda seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também  devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose. fonte.http://g1.globo.com/

Incêndio atinge aerogerador de usina eólica no litoral Norte do RN

Equipamento pegou fogo na zona rural de São Miguel do Gostoso.
Incêndio aconteceu na tarde desta segunda-feira (14).

Do G1 RN
Incêndio aconteceu no distrito de Baixinho dos Franças, onde funciona o parque eólico (Foto: Amauri Reinaldo/Parazinho na Mídia)Incêndio aconteceu no distrito de Baixinho dos
Franças, onde funciona o parque eólico
(Foto: Amauri Reinaldo/Parazinho na Mídia)
O aerogerador de um parque eólico pegou fogo na tarde desta segunda-feira (14) em São Miguel do Gostoso, cidade do litoral Norte do Rio Grande do Norte. As chamas cessaram após alguns minutos. Ninguém ficou ferido.

Os moradores do distrito de Baixinho das Franças, na zona rural de São Miguel do Gostoso, informaram que ouviram duas explosões. O fogo destruiu a parte de trás da hélice do aerogerador. O incêndio gerou uma cortina de fumaça.

O funcionário público Igor Henrique, que também registrou o incêndio, relatou que uma equipe da empresa responsável pelo parque eólico esteve  no local para avaliar os danos causados. fonte   Do G1 RN

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...