sexta-feira, 4 de março de 2022

Canto da Sereia: Fátima Bezerra não desistiu de Ezequiel como aliado

 

O carnaval acabou sem trazer novidades impactantes sobre o xadrez político na sucessão estadual do Rio Grande do Norte.

Poucas conversas de alpendres pra lá e para cá, fotos nas redes sociais, mas nada de concreto.

O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) segue como esperança única da oposição desorganizada à Governadora Fátima Bezerra (PT). O tão necessário candidato competitivo a um palanque que só conta com candidato ao Senado, o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

Sem encontros públicos ou divulgados, as conversas continuam com perspectiva de aumento de espaços inclusive no atual Governo.

Hoje, Ezequiel tem tratamento de aliado de primeira hora com a Secretaria de Agricultura e outras coisitas mais. Poderia ampliar a parceria.

É isso que ele pesa e mede depois de dias mergulhados nas águas solitárias de Jacumã. Porque o canto da Sereia continua mais alto do que sempre.

fonte,  TL

INCÊNDIO ATINGE A MAIOR USINA NUCLEAR DA EUROPA APÓS ATAQUE DE TROPAS RUSSAS, DIZ PREFEITO DE CIDADE UCRANIANA

 

Foto: Reprodução

Um incêndio atingiu a maior usina nuclear da Europa, a Zaporíjia, que fica na Ucrânia, após um ataque de tropas russas, segundo disse o prefeito da cidade de Energodar na noite desta quinta-feira (madrugada de sexta no horário local). A localização exata do incêndio na usina não é clara. O chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu às tropas russas um cessar-fogo imediato na região.

“Os bombeiros não podem começar a extinguir o fogo na usina nuclear de Zaporozhzhia – eles estão sendo alvejados à queima-roupa. Já há um ataque na primeira unidade de energia”, disse a agência de notícias RIA, citando o Ministério de Energia Atômica do país.

“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporíjia está pegando fogo”, disse o prefeito Dmytro Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança mundial, mas sem dar mais detalhes.

“Se explodir, será 10 vezes maior do que Chernobyl! Os russos têm que conter o fogo IMEDIATAMENTE, permitir que os bombeiros estabeleçam um perímetro de segurança”, tuitou Kuleba.

Mais cedo, Orlov já tinha afirmado que uma coluna de tropas russas estava indo em direção à usina nuclear, realtando que “tiros altos podiam ser ouvidos na cidade”. Autoridades ucranianas também informaram que as tropas russa estavam intensificando os esforços para tomar a usina e que  haviam entrado na cidade com tanques.

Pela manhã, as agências internacionais informaram que as tropas russas tinham avançado até 35 km da usina Zaporíjia, entrando em confronto com ucranianos em Voznesenk, a cerca de 30 km de distância, ainda na quarta-feira.

Na ocasião, o chefe interino da empresa nuclear estatal ucraniana Energoatom, Petro Kotin, disse que “se a situação piorar, será impossível pensar no que acontecerá se eles começarem a bombardear. Eles simplesmente não sabem o que estão fazendo”. Ele ainda pontuou que não acredita que os russos tenham recebido ordens para fazer um ataque às usinas.

A Rússia já capturou a extinta usina de Chernobyl, a cerca de cem quilômetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev, numa operação que Kotin qualificou de “terrorismo nuclear”.

O Globo

DECISÃO DO MDB NACIONAL DE NÃO FAZER FEDERAÇÃO PARTIDÁRIA NÃO ATRAPALHA POSSÍVEL ALIANÇA PT X MDB NO RN; O ENTRAVE VEM DO PRÓPRIO PT

 

Foto: Claudio Kbene

Partidos políticos estão correndo léguas da formação de federação partidária para as eleições de outubro próximo. Depois do Solidariedade, o MDB também comunicou aos diretórios estaduais que o partido não vai participar da formação de federação com outras legendas.

A decisão do MDB nacional não afeta a possível parceria desejada pelo presidente Lula no RN e tão rejeitada pela base radical do PT potiguar, que é ter o deputado federal Walter Alves(MDB) como vice na chapa que será encabeçada pela governadora Fátima Bezerra(PT). Como a regra da federação não se aplica na majoritária o desejo de Lula poderá ser concretizado.

SENADOR STYVENSON CHAMA GOVERNO FÁTIMA BEZERRA DE “IRRESPONSÁVEL, INAPTO E IRRESPONSÁVEL”; “QUEM MENTE ROUBA”, DIZ O POLÍTICO

 

Foto:  Roque de Sá/Agência Senado

O senador Styvenson Valentim não economizou nas críticas ao governo Fátima Bezerra, que assinou uma ordem de serviço para reforma e ampliação do hospital de Assú, quando tem milhões de reais empenhados desde 2020 para reforma e ampliação do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, e “nem uma mão de cal foi dada”, como denuncia o senador.

“Desde de 2020 milhões EMPENHADOS para reforma e ampliação do ESQUECIDO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA esperam a BOA VONTADE DESSE GOVERNO LERDO, nem uma mão de cal foi dada, nada foi feito e segue calada sem dizer quando vai iniciar a OBRA de ampliação e reforma? SÓ FAZ O QUE QUER E QUANDO QUER. E à população em silêncio(sem serviço hospitalar decente) junto com essa imprensa toda. Se o TARCÍSIO MAIA até hoje tá ruim a culpa foi de quem passou antes de mim e agora é desse GOVERNO INAPTO e IRRESPONSÁVEL . Vou esperar a nota do governo dizendo que estou mentindo???? Aprendi desde de criança que: “ QUEM MENTE ROUBA” e o mentiroso aqui não sou eu nem o LADRAO”.

CRIMINOSOS EXPLODEM POSTO DE COMBUSTÍVEIS E AGÊNCIA BANCÁRIA DURANTE A MADRUGADA EM TANGARÁ, RN

 

Fotos: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Na madrugada desta sexta-feira (4), por volta das 3:30 horas, bandidos explodiram um posto de combustíveis e uma agência bancária, durante um ataque realizado em Tangará, no Agreste potiguar.

De acordo com testemunhas, os crimes  foram realizados por cerca de seis homens fortemente armados, que teriam usado uma caminhonete modelo Toro de cor branca para chegar à cidade e fugir. A polícia ainda não informou se os bandidos conseguiram acesso ao dinheiro nos cofres dos dois estabelecimentos.

Os criminosos chegaram ao posto às margens da BR-226  após às 2h, fizeram funcionários e clientes reféns e levaram as vítimas até o outro lado da rodovia.

Eles então instalaram explosivos em uma parte do prédio do posto onde o cofre ficava guardado e provocaram uma explosão, que danificou a estrutura do posto, além de veículos e uma pousada. Ninguém ficou ferido.

Em seguida, a quadrilha seguiu até uma agência bancária localizada cerca de um quarteirão depois, também às margens da BR-226, onde realizou outra explosão, que destruiu o prédio.

Após o crime, os bandidos fugiram e não foram localizados até a última atualização desta matéria.

A explosão da agência bancária aconteceu um dia após um crime do mesmo tipo contra um correspondente bancário na cidade de Luís Gomes, no Oeste potiguar. Na madrugada de quinta-feira (3), no entanto, os bandidos não conseguiram acesso ao dinheiro.

O posto atacado na madrugada desta sexta-feira (4) em Tangará já tinha sido alvo de criminosos que explodiram o cofre há cerca de seis meses, no início de setembro de 2021.

Com informações do g1/RN.

TROPAS RUSSAS TOMAM O CONTROLE DA MAIOR USINA NUCLEAR DA EUROPA, APÓS BOMBARDEIO E INCÊNDIO; ‘ELES NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO’

 

Imagens de câmeras de vigilância mostram a usina nuclear de Zaporíjia durante o bombardeio das tropas russas Foto: Autoridade Nuclear de Zaporíjia / Via Reuters

Uma autoridade local ucraniana informou, pelas redes sociais, que as forças militares russas tomaram o controle da usina nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa. “O pessoal operacional está monitorando as condições das unidades de energia”, disse, acrescentando que os esforços buscaram garantir que as operações estivessem de acordo com os requisitos de segurança. A informação também foi passada em comunicado do Ministério da Defesa russo. A usina havia sido bombardeada e chegou a pegar fogo, causando alerta sobre a possibilidade de vazamento radioativo.

O fogo acabou sendo controlado pelo serviço de emergência estatal da Ucrânia, nesta sexta-feira. O bombardeio russo havia atingido um prédio de treinamento e um laboratório do complexo nuclear de 6.000 megawatts.

A secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, confirmou que não havia indicação de níveis elevados de radiação na usina nuclear, que fornece mais de um quinto da eletricidade total gerada na Ucrânia. Anteriormente, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) já havia informado que o incêndio não afetara equipamentos “essenciais”.

O Ministério da Defesa da Rússia, também em comunicado, culpou o ataque no local da usina de Zaporíjia a sabotadores ucranianos, chamando o ato de uma provocação monstruosa.

Conselho da ONU

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que irá solicitar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a situação no complexo nuclear de Zaporíjia, exposto a um risco de vazamento de radiação por causa de manobras militares.

Mais cedo, o presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com o presidente Volodymyr Zelensky sobre o incêndio no complexo nuclear e se juntou a ele para pedir à Rússia que cessasse suas atividades militares na área.

Nas redes sociais, o líder da Ucrânia acusou os militares russos de atacar deliberadamente a usina de Zaporíjia  e disse que uma explosão seria “o fim para todos, o fim da Europa”. Em um vídeo de um minuto, Zelensky continuou dizendo: “Somente ações imediatas da Europa poderiam parar o exército russo”. Zelensky já havia acusado a Rússia de recorrer ao “terror nuclear” e de querer “repetir” a catástrofe de Chernobyl.

A informação sobre o fogo na usina foi divulgada primeiramente pelo prefeito da cidade de Energodar, Dmytro Orlov, em um vídeo postado em seu canal no Telegram. Ele citou o que chamou de ameaça à segurança mundial, mas sem dar detalhes.

Mais cedo, Orlov já tinha afirmado que uma coluna de soldados russas se direcionava para a usina nuclear, relatando que “tiros altos podiam ser ouvidos na cidade”. Autoridades ucranianas também informaram que as tropas russa intensificavam os esforços para tomar o controle da usina e que haviam entrado na cidade com tanques.

Pela manhã, as agências internacionais informaram que as tropas russas tinham avançado até 35km na região, entrando em confronto com ucranianos em Voznesenk, a cerca de 30km de distância, ainda na quarta-feira.

‘Eles não sabem o que estão fazendo’

Na ocasião, o chefe interino da empresa nuclear estatal ucraniana Energoatom, Petro Kotin, disse que, “se a situação piorar, será impossível pensar no que acontecerá se eles começarem a bombardear. Eles simplesmente não sabem o que estão fazendo”. Ele também pontuou que não acredita que os russos tenham recebido ordens para fazer um ataque às usinas.

A Rússia já capturou a extinta usina de Chernobyl, a cerca de cem quilômetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev, numa operação que Kotin qualificou de “terrorismo nuclear”.

Kotin informou ter pedido à AIEA, vinculada à ONU, que revise seu relacionamento com a Rússia, ajude a criar um perímetro de proibição de 30 quilômetros das usinas para as forças russas, bem como pressione para que a Otan estabeleça uma zona de exclusão aérea sobre o país, segundo o documento visto pela Reuters.

A AIEA disse que está trabalhando com todas as partes para determinar como pode efetivamente fornecer assistência.

Os EUA e seus aliados da Otan rejeitaram o pedido da Ucrânia de impor uma zona de exclusão aérea sobre o país, argumentando que isso levaria a um confronto direto com a Rússia.

A Rússia descreve suas ações na Ucrânia, que começaram em 24 de fevereiro, como uma “operação especial” que, segundo ela, não foi projetada para ocupar território, mas para destruir as capacidades militares do seu país vizinho e capturar o que considera nacionalistas perigosos.

O Gllobo

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...