terça-feira, 7 de março de 2023

Como desmascarar picaretagem no posto de combustível?

postos de combustíveis são obrigados a oferecer dispositivos de aferição de qualidade e volume para garantir o direito do consumidor

bomba de combustivel gasolina etanol diesel frentista posto de combustivel abastecer shutterstock 2
Fique atento com o que é despejado no tanque do seu carro (Foto: Shutterstock)

Motorista sempre reclama da qualidade do combustível com que seu carro é abastecido. Mas o motorista se esquece de que o posto, qualquer um, é obrigado a ter os dispositivos para teste básico da qualidade do combustível.

Que testes são esses? Primeiro é o teste do percentual do etanol do álcool na gasolina. Ele tem que ser 27%, no máximo. No caso da gasolina premium, apenas 25%. E esse aí é muito conveniente de fazer, porque a maioria dos postos autuados colocou mais etanol na gasolina em vez de 27% de etanol, que é mais barato.

Tem posto que já chegou a mais de 60% de etanol na gasolina, vejam vocês. O outro teste está lá, ao lado da bomba. É o termo de simetria que mostra quanto de água tem no etanol.

Há uma faixa vermelha com uma bolinha, uma boia, que mostra qual que é a densidade do etanol. E pela densidade é fácil saber se o posto não colocou mais água do que é permitido. Qual é o percentual de água no etanol? 8%. Além da qualidade. Vamos agora falar de quantidade. Aquelas bombas que iludem o motorista, que fornecem 35 litros, Mas ela mostrou 38.

Você pagou e jogou dinheiro no lixo com esse golpe no posto. Mas também é simples para tirar a prova. Todo posto é obrigado a ter também um camburão, aquele tanque portátil homologado pelo Inmetro de 20 litros. Se desconfiou, você tem o direito de exigir do posto. “Bota 20 litros aqui. Deixa eu ver se tem 20 litros mesmo!” Se a bomba marcou 20, mas só entraram 18 ou 19, você está sendo roubado pelo posto.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...