domingo, 3 de setembro de 2023

JORNALISTA MARCOS PONTES: é a nova vítima do "gabinete do ódio" de N.Cruz.

 

Mais um profissional da imprensa regional foi vítima do "gabinete do ódio" - equipe que dá apoio midiático para o atual prefeito de Nova Cruz. Desta vez foi o jornalista e repórter da Web NORDESTE TV OFICIAL, Marcos Pontes, da vizinha Santo Antonio, que é também pastor evangélico e que está acompanhando a edificação de uma igreja Batista no bairro do Planalto em Nova Cruz.


(Igreja Batista que foi construída no Planalto)

Ao conversar com a população da comunidade que compõe a área da atuação religiosa daquela igreja, Marcos Pontes realizou uma live cobrando da atual gestão providências em relação a várias situações mencionadas pelos moradores do Planalto. Essas cobranças legítimas à gestão, fizeram acionar imediatamente a "tropa de choque" do prefeito que passou a denegrir o repórter e pastor.

Acobertado pela Lei de Imprensa, Marcos Pontes acionou a Polícia Civil para as providências cabíveis.

No sábado, 02 de setembro, Marcos Pontes prestou entrevista ao programa NOVA CRUZ DE VERDADE, conduzido por Cid Arruda Câmara e por Wesley Ramom, em que abordou sobre o acontecimento.


DO BLOG.: Em nome deste blog me solidarizo com o colega jornalista e repórter Marcos Pontes pelas agressões sofridas por ele, promovidas por um grupo de pessoas que formam um "gabinete" que apenas tem o intuito de ser contra a todos aqueles que "ousam" ser a voz da população nova-cruzense que sofrem com as inúmeras negligências promovidas pela gestão do atual prefeito em todas as áreas.

fonte claudiolima news

Faustão é transferido para unidade semi-intensiva e evolui bem

 

O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, foi transferido para uma unidade de terapia semi-intensiva do Hospital Albert Einstein, onde está internado, na capital paulista. O boletim médico, divulgado nesta sexta-feira (1º), destaca que ele segue evoluindo bem.

Faustão passou por um transplante de coração no último domingo (27). O comunicado informa ainda que a função cardíaca dele está “normal e sem intercorrências”. Ele segue em processo de reabilitação.

Faustão havia sido incluído na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS) após agravamento do quadro de insuficiência cardíaca, que é acompanhado desde 2020.2 DE SETEMBRO DE 2023

Eclipse solar 2023 no Brasil em outubro; Nordeste será privilegiado

 

Depois das duas superluas em agosto, 2023 ainda reserva ao menos outros dois eventos astronômicos importantes: um eclipse solar anular no dia 14 de outubro, e um eclipse lunar parcial no mesmo mês.

Confira abaixo as datas exatas dos eventos:

  • ☀️14 de outubro – Eclipse solar anular (que será visível em boa parte do país)
  • ???? 28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (que será visível em uma pequena parte do país)

O próximo eclipse solar é chamado de anular. Isso porque, mesmo nas cidades que forem contempladas pela visão plena do evento, o Sol ainda permanecerá minimamente visível na forma de um anel ao redor da sombra da Lua 

Visibilidade pelo país

Cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão a sorte de observar o “anel de fogo” ao redor da Lua criado pelo nosso Sol.

Por outro lado, em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, quem olhar para o céu perto das 15h da tarde do dia 14 de outubro verá o nosso astro meio que “mordido” pela Lua.

Vale lembrar que um eclipse solar só pode ser observado com um filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol.

Eclipse lunar

Já os eclipses lunares não serão tão marcantes este ano, pelo menos para o Brasil.

Tecnicamente, o eclipse lunar parcial de outubro, por exemplo, passará por algumas cidades do litoral nordestino localizadas mais ao extremo leste da porção continental do país (além das Ilhas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e São Pedro e São Paulo).

Apesar disso, apenas uma pequena porção do nosso satélite natural ficará encoberta, o que deve dificultar a observação do fenômeno.

Ainda assim, em João Pessoa, por exemplo, a Lua estará perto da linha do horizonte no momento que o eclipse atingir seu máximo. Por isso, mesmo se as condições climáticas estiverem favoráveis nesse dia e o observador se posicionar num local alto, talvez seja difícil flagrar esse eclipse.

Fonte: g12 DE SETEMBRO D

Concurso Nacional Unificado: candidatos poderão concorrer a vários cargos públicos federais com a mesma prova; entenda

 O Concurso Nacional Unificado vai permitir que os candidatos concorram, a partir de uma mesma prova, a várias vagas disponíveis em órgãos públicos federais, em uma mesma área de atuação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) fez uma live na tarde desta sexta-feira (1º) para divulgar mais detalhes sobre o funcionamento do programa, que foi proposto pela pasta no último dia 25.

A intenção é criar algo similar ao atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), centralizando em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos federais em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.

Inscrição

De acordo com o Ministério da Gestão, no momento da inscrição no Concurso Nacional Unificado, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no certame. Neste ano, são quase 8 mil vagas abertas (veja a lista abaixo).

Depois disso, eles deverão indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha, segundo a pasta.

Assim, para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos. Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.

Avaliação

A prova será aplicada em 179 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia, sendo a primeira formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Na live desta sexta-feira (1º), José Celso Pereira Cardoso Júnior, secretário de Gestão de Pessoas, afirmou que a estratégia vai democratizar o acesso às vagas ofertadas pelo poder público e aumentar as chances dos candidatos de serem aprovados.

Segundo diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal, Maria Aparecida Chagas Pereira, não tem uma lei geral sobre concurso público, mas há diretrizes que permitem ao Ministério da Gestão inovar com uma nova proposta de gestão de novos concursos públicos no país.

Taxa única

Ele explicou que os participantes vão poder pagar uma única taxa de inscrição para concorrer a mais cargos, e que as regras para pedir isenção da taxa seguirão em vigor.

Cronograma

Órgãos do governo federal têm até o dia 29 de setembro para aderirem ao Concurso Nacional Unificado, de forma voluntária, e o edital deve ser publicado até dezembro, segundo o Ministério da Gestão. Confira o cronograma previsto:

até 20/9: ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador;

até 29/9: adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado;

até 20/12: publicação do edital do Concurso Nacional Unificado;

25/2: realização da prova em dia único (data indicativa inicial).

Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024.

Áreas de atuação

As vagas que devem ser preenchidas a partir do Concurso Nacional Unificado foram agrupadas em blocos temáticos, que ainda não estão totalmente definidos, segundo o Ministério da Gestão:

Administração e Finanças Públicas: 580 vagas;

Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação: 1.015 vagas;

Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário: 1.040 vagas;

Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação: 1.194 vagas;

Políticas Sociais, Justiça e Saúde: 1.470 vagas;

Trabalho e Previdência: 940 vagas;

Dados, Tecnologia e Informação Pública: 895 vagas;

Nível Intermediário: 692 vagas;

TOTAL: 7.826.

g1


POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...