quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Marinho se diz preocupado com ‘ameaças’ ao ‘legado econômico’ de Temer e Bolsonaro, e defende oposição ‘vigilante e propositiva’


Imagem: reprodução/TV Senado

Após perder a disputa, nessa quarta-feira (1º), pela presidência do Senado para Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Rogério Marinho (PL-RN) disse que estará “vigilante” e reforçará a oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o parlamentar, seu grupo político está “preocupado” com as ameaças feitas pelo petista ao legado econômico deixado tanto por Michel Temer (MDB) como por Jair Bolsonaro (PL).

“Acho que ficou clara a forma que queremos atuar nesse Parlamento, em defesa não só da instituição [do Senado], mas do legado econômico que não pertence ao governo Jair Bolsonaro, nem a Michel Temer, mas ao Estado brasileiro. Estamos preocupados com as ameaças que foram feitas pelo presidente eleito e por seus ministros, mas vamos exercer nosso papel de oposição. Vamos ser vigilantes e propositivos”, disse Marinho.

“Primeira coisa que devemos fazer é mantermos vigilante em defesa do legado, para que não haja uma precarização do que foi conquistado ao longo dos últimos seis anos. Nos mais, nos manteremos vigilantes sobre as ações do governo”, complementou.

Na eleição interna, Marinho teve 32 votos contra 49 de Rodrigo Pacheco, que continuará como presidente do Senado pelo próximo biênio (2023-2024). Apesar de Pacheco ter o apoio do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o senador do PL evitou culpar o Palácio do Planalto pela sua derrota.

Valor Econômico

MORTE DE CARLOS ALEXANDRE

 O PRIMEIRO BLOG BRASILEIRO SOBRE CAUSAS DA MORTE DE PESSOAS QUE FIZERAM A H


NOME: Pedro Soares Bezerra (31 anos)       
QUEM FOI: Cantor brasileiro. Sua carreira começou em 1975 quando, ainda utilizando o nome artístico de "Pedrinho", teve sua primeira música gravada. O radialista Carlos Alberto de Sousa levou-o para a RGE, pela qual gravou um compacto simples com as canções "Arma de Vingança" e "Canção do Paralítico" que vendeu 100 000 cópias, seguindo-se o grande sucesso, "Feiticeira", com 250 000 cópias vendidas. Humilde, simples, mesmo depois que alcançou o sucesso e passou a ter remunerações mais expressivas não trocou Natal pelo Sudeste, centro da arte e cultura do país, muito menos deixou o bairro que o recebeu quando ele saiu do município paraibano de Jacaraú, onde morava com a família que o adotou aos 2 anos de idade, e foi para a capital potiguar que lhe presenteou com os caminhos da carreira musical.
NASCIMENTO: 1 de junho de 1957 - Nova Cruz, RN, Brasil.
MORTE: 30 de janeiro de 1989 - São José do Campestre, RN, Brasil.
CAUSA DA MORTE: Acidente automobilístico. 
OBS: O acidente ocorreu entre São José de Campestre e Tangará, quando voltava de um show em Pesqueira, em Pernambuco. O velório ocorreu no ginásio de esportes de Cidade da Esperança e o enterro, que reuniu milhares de fãs foi no cemitério de Bom Pastor, no dia 31 de janeiro. Segundo matérias publicadas na época, ele foi sepultado ao som da multidão cantando Feiticeira.

SESSÃO DE POSSE NA CÂMARA É INTERROMPIDA APÓS PAI DE ARTHUR LIRA PASSAR MAL

 

Foto 1: Ricardo Abreu/TV Globo    Foto 2 : Jefferson Rudy/Agência Senado

A sessão de posse dos deputados federais na Câmara foi interrompida nesta quarta-feira (1º) após o ex-senador e atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira (PP), passar mal.

Benedito de Lira é pai do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e acompanhava a sessão quando se sentiu mal.

Ele foi socorrido por brigadistas e atendido pela equipe médica da Casa. Na sequência, foi encaminhado de ambulância a um hospital privado de Brasília.

A sessão da Câmara foi interrompida por volta das 10h43. Àquela altura, o deputado Átila Lins (PSD-AM) fazia a chamada de deputados eleitos para prestar o compromisso de cumprir a Constituição.

Deputados que estavam próximos a Benedito de Lira no plenário sinalizaram a Arthur Lira, que estava na Mesa da presidência, que o pai do deputado estava passando mal.

Lira, então, disse: “É meu pai”. E acionou o departamento médico da Casa. Arthur Lira deixou a cadeira da presidência no plenário para acompanhar a situação.

Na sequência, a sessão foi suspensa. Cerca de 15 minutos depois, por volta das 11h, os trabalhos foram retomados.

Arthur Lira voltou a conduzir a sessão por volta das 11h20. Ele foi aplaudido pelos colegas e se emocionou.

Governo Lula exonera 13 ministros para reforçarem votação na Câmara e no Senado

 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

Treze ministros foram exonerados nesta quarta-feira, (1º), dos cargos para assumirem os mandatos parlamentares para os quais foram eleitos e reforçarem a votação dos candidatos do governo à presidência da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Até mesmo o ministro da Agricultura, Carlos Favaro (PSD-MT), que está no meio do mandato de senador, está sendo exonerado para reassumir o mandato para a eleição da Mesa.

Os decretos de exoneração estão publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira e, como adiantou o Estadão/Broadcast, a exoneração será uma espécie de licença do cargo, apenas para a eleição no Congresso – com os titulares voltando às pastas ministeriais em seguida.

Estão sendo exonerados os ministros:

– Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), eleito deputado federal;

– Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT-RS), deputado federal eleito;

– Agricultura, Carlos Favaro (PSD-MT), que está no meio de seu mandato de senador;

– Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), eleito deputado federal;

– Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP), deputado federal eleito;

– Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias (PT-PI), senador eleito;

– Educação, Camilo Santana (PT-CE), senador eleito;

– Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), senador eleito;

– Meio Ambiente e Mudança de Clima, Marina Silva (Rede-SP), deputada eleita;

– Povos Indígenas, Sônia Guajajara (PSOL-SP), deputada eleita;

– Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT-SP), deputado eleito;

– Transportes, Renan Filho (MDB-AL), senador eleito;

– Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), deputada eleita.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Judiciário Moraes dá cinco dias para PF ouvir Valdemar Costa Neto sobre minutas

 

Fotos: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a Polícia Federal tome depoimento do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sobre ‘minutas golpistas’ em até cinco dias.

“Diante das informações prestadas e da necessidade de maiores esclarecimentos, defiro o requerimento e determino à Polícia Federal que proceda à oitiva de Valdemar Costa Neto, no prazo máximo de 5 (cinco) dias. Ciência à Procuradoria-Geral da República. Publique-se. Brasília, 31 de janeiro de 2023”, afirmou o ministro.

Moraes disse ainda que as afirmações de Valdemar, ao dizer que teve consigo minutas semelhantes às encontradas na casa do ex-ministro Anderson Torres, de caráter manifestamente ilegal e inconstitucional, devem ser esclarecidas no contexto mais amplo desta investigação.

“Notadamente no que diz respeito à adesão, por terceiras pessoas, de eventual intenção golpista, o que pode caracterizar os crimes previstos nos artigos 359-M (golpe de Estado) e 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) do Código Penal”, afirmou Moraes.

Mais cedo, a Polícia Federal apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma manifestação na qual pede para ouvir Valdemar Costa Neto.

O pedido foi feito no inquérito que apura a omissão e atuação de autoridades do Distrito Federal, como o governador afastado, Ibaneis Rocha, e o ex-secretário de segurança, Anderson Torres, em relação aos ataques criminosos do dia 8 de janeiro. É neste inquérito que está agendado o segundo depoimento de Anderson Torres para o dia 2 de fevereiro às 10h30, na Polícia Federal.

De acordo com a assessoria de Valdemar Costa Neto, ele irá cumprir tudo o que a Justiça determinar. Se for intimado a depor, por exemplo, o fará.

CNN Brasil

Saúde Governo do RN anuncia pagamento dos plantões extras de dezembro dos servidores da saúde; categoria havia anunciado paralisação de 24h

 

Foto: reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta terça-feira (31), o pagamento dos plantões extras de dezembro dos servidores da saúde. O anúncio foi feito pelas redes sociais da chefe do executivo estadual.

Segundo Fátima, os plantões extras, realizados no mês de dezembro de 2022, serão creditados em conta bancária nesta quarta-feira (1º).

Mais cedo, os trabalhadores da saúde do RN haviam anunciado que iriam vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira (1º) em um ato para cobrar do Governo do Estado o pagamento de plantões eventuais referentes a dezembro de 2022. A paralisação iria contar com um ato público às 9h da manhã, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.

“Mesmo com toda dificuldade que estamos enfrentando com a queda na receita do ICMS, provocada pela mudança na legislação, nosso governo segue honrando o compromisso com os servidores, mantendo a folha em dia e não descansaremos até quitar, o mais rápido possível, todos os pagamentos de serviços extras”, informou a governadora no Twitter.

 98 FM Natal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...