quarta-feira, 17 de abril de 2024

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

 


Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma problemática envolvendo o manancial. O alerta foi intensificado nesta terça-feira (16) devido às fortes chuvas que atingem a região e os vídeos espalhados nas redes sociais.

O surgimento de uma “bomba d´água” na ensecadeira (barragem provisória enquanto as compartas antigas do açude são substituídas – caso semelhante acontece na Barragem das Traíras) vem gerando pânico na população que mora nas proximidades.

Com a lentidão das obras de recuperação da parede e modernização das comportas de Boqueirão, as famílias que residem às margens do rio Piranhas estão temendo algo pior, mas o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) tratou de esclarecer através de nota, que tem adotado algumas ações na barragem para evitar problemas. 

“Desde a última segunda-feira (15) foi observado uma redução significativa no nível de água, com uma diminuição de 10 centímetros. Com isso, para garantir a segurança das comunidades ribeirinhas, uma equipe especializada está realizando monitoramento contínuos no local. Se necessário, faremos o içamento das comportas do vertedouro para uma maior descarga do volume de água”, diz o órgão.


STF começa a julgar nesta quarta lei que permite contratar parente de autoridade para cargo político

 


O STF (Supremo Tribunal Federal) deve começar a julgar nesta quarta-feira (17) a validade de uma lei do município de Tupã (SP) sobre a contratação de parentes de autoridades em cargos políticos na administração pública.

A norma prevê a possibilidade de nomeação de cônjuge, companheiro ou parente, em linha reta colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante, para o exercício. O Supremo já decidiu pela proibição de nepotismo em cargos públicos.

No caso de agora, o Ministério Público de São Paulo apresentou uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para questionar a lei municipal. O TJ-SP fixou que a ressalva prevista na norma afrontaria a decisão do STF. Os recorrentes (entre eles, o Município de Tupã) argumentam que o entendimento adotado no acórdão do TJ-SP para declarar a inconstitucionalidade da expressão “exceto para cargo de agente político de secretário municipal”.

R7

Deputados recusam relatoria do processo de cassação de Chiquinho Brazão, preso pela morte de Marielle

 


Presidente do Conselho de Ética fará novo sorteio nesta quarta-feira, 17

Os três deputados federais sorteados para serem os relatores da representação do Psol para cassar o mandato do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) se recusaram a relatar o caso. São eles: Bruno Ganem (Podemos-SP), Ricardo Ayres (Republicanos-TO) e Gabriel Mota (Republicanos-RR).

A informação é do presidente do colegiado, deputado federal Leur Lomanto Junior (União Brasil-BA). Segundo Leur, nesta quarta-feira, 17, será realizado um novo sorteio, e a escolha do relator só ocorrerá na próxima semana.

Inicialmente, hoje aconteceria a definição do relator por parte do presidente. Contudo, a desistência adiará o início da análise do processo. Preso desde 24 de março, Chiquinho Brazão é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes.

Para realizar o novo sorteio, serão excluídos os parlamentares do mesmo Estado, partido ou bloco que o deputado alvo pertence. Além disso, parlamentares do Psol, partido autor da representação, não podem relatar o processo de cassação. Na semana passada, quando a Câmara referendou a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão, Ayres e Ganem votaram para mantê-lo preso. Já Mota não votou, apesar de marcar presença na sessão.

O regimento interno da Casa prevê que o relator, depois de ser escolhido, tem até dez dias úteis para fazer um relatório preliminar e que deve recomendar o arquivamento ou a continuidade da investigação.

Caso o processo continue, o deputado alvo do pedido de cassação vai apresentar sua defesa, e a coleta de provas será feita. Depois, o relator vai produzir um novo parecer, com pedido de punição ou absolvição do parlamentar, que pode recorrer da decisão à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Davi Brito, da Bahia, é o campeão do BBB 24 com 60,52 % dos votos

 


Davi foi o vencedor do Big Brother Brasil (BBB24)! A grande final aconteceu nesta terça-feira (16/4), mas o nome de Davi foi anunciado já na madrugada de quinta-feira (17/4). Ele ganhou R$ 2.920.000,20, valor correspondente ao prêmio do reality, numa final disputada com Matteus e Isabelle.

Durante o último programa da temporada, Tadeu ainda anunciou que o vencedor vai ganhar um documentário sobre sua vida no Globo Play.

O resultado confirmou a última enquete do Uol, em que o baiano disparou nas pesquisas após fazer um desabafo comovente sobre sua história de vida e se emocionar bastante na tarde dessa segunda-feira (15/4). Davi chorou muito no quarto ao falar sobre sua trajetória com sua aliada de jogo, Isabelle.

“É difícil você se ver de frente para um sonho”, diz o baiano. “O sonho está ali, Isabelle. Eu já vendi água, já vendi picolé no ônibus. Tinha dias que eu ficava com o pé preto. Eu criança. Eu deixei de estudar para trabalhar”, contou. “A gente está concorrendo a um prêmio que pode mudar a nossa vida”, ressaltou o baiano, chorando muito.

E aí, gostou de quem venceu o BBB?



POSTAGEM EM DESTAQUE

Sete suspeitos são presos por morte da advogada Brenda em Santo Antônio

  A Polícia Civil prendeu sete pessoas que são investigadas pelo assassinato da advogada Brenda Oliveira, 26 anos, e do cliente dela, Janiel...