quinta-feira, 2 de junho de 2022

Assú (RN) se prepara para viver um dos maiores São João da história

 

  • A festa de São João Batistas em Assú completa 296 anos e carimba passaporte como uma das maiores e mais movimentadas do Nordeste

Após dois anos suspensas, as comemorações voltadas para o São João no Brasil prometem grandes dias de festa e movimentação. E o “São João Mais Antigo do Mundo”, em Assú (RN), chega à sua 296ª edição e, mais uma vez, confirma a Terra da Poesia como palco de uma das festas mais consolidadas de todo o Nordeste. Os festejos do padroeiro assuense possuem forte peso na cultura norte-rio-grandense devido sua tradição, uma vez que reúne cultura e religiosidade em uma só ocasião.

No mês de junho, o município vive as comemorações pelo seu santo padroeiro, São João Batista, as festividades seguem desde 21 de maio até 29 de junho, com shows gratuitos na Praça São João Batista dos dias 14 a 25 de junho. Este ano, com o tema “Fé, tradição e alegria, típicas da gente!”, a Prefeitura Municipal agregou inúmeras novidades para marcar na história mais uma edição dos festejos. Serão diversas apresentações artísticas-culturais, de quadrilhas juninas e de artistas de renome local e nacional animando os palcos da festa que deve reunir aproximadamente 50 mil pessoas por noite.

Durante o mês de maio foram realizados o Arraiá do Beijo, o Arraiá da Juju e o 4° Arraiá do Katiquero Bar, e entre junho e julho muito mais está por vir. Com expectativa de recepção de um público recorde, uma das principais preocupações do executivo é garantir entretenimento com qualidade, segurança e estrutura de ponta. Durante os meses que antecederam a festa, a Prefeitura do Assú abriu diálogo com vários setores da economia local, como o setor de hotelaria, por exemplo, para que todos estejam preparados para receber turistas de todo o país que se destinam ao município.

Confirmando esse movimento, meses antes de iniciar a programação a rede hoteleira da cidade já registrava ocupação total para os dias de shows nacionais. Junto ao governo do estado, a gestão municipal está organizando estrategicamente uma rotina de policiamento ostensiva que irá garantir que tudo aconteça com a maior tranquilidade possível.

“Quando falamos do São João de Assú estamos falando de um resgate que faz parte da história cultural de um povo, no qual os filhos da terra são representados e apresentados para todo o Brasil através da nossa cultura junina. E com a graça de Deus, a nossa gestão faz parte do resgate grandioso desta festa que só nos orgulha e que será um verdadeiro sucesso. Com as festividades, o nosso município e todo o Vale do Açu são beneficiados com o grande número de visitantes e turistas que geram um volume de negócios muito maior que o investido, fortalecendo a economia, a cultura e a arte locais.”, afirma o prefeito Gustavo Soares.

CONFIRAM A PROGRAMAÇÃO:

14 de junho
João Gomes, Xand Avião e Artoni Gleyson.

15 de junho
Raí Saia Rodada, Núzio Medeiros e Lucas Santos.

16 de junho
Tarcísio do Acordeon, Henry Freitas e Forró Emoções.

17 de junho
Zé Vaqueiro, Fádja Lorena e Alinne Reis.

18 de junho
Taty Girl, Circuito Musical e Xodó Nordestino.

19 de junho
Zezé di Camargo e Luciano, Litto Lins e Forró da Tradição.

21 de junho
Wesley Safadão, Art do Samba e Forró Resenha.

22 de junho
Zé Neto e Cristiano, Priscyla Arrazo e Werick Mendes.

23 de junho
A Furiosa do Vale, Flávio Pisada Quente e Pode Balançar.

24 de junho
Thiago Brado (show religioso)
Bonde do Brasil, Chrys e Elly e Bruno Martins.

25 de junho
Zé Cantor, Babado Novo e Rafinha no Comando.

MP (RN) vai investigar “rachadinhas” na Câmara de Vereadores de Vera Cruz (RN)

 

A Promotora de Justiça Leila Regina de Brito Andrade da Comarca de Monte Alegre (RN), determinou a abertura de Inquérito Civil, com a finalidade de investigar a prática de “rachadinhas”  e a concessão irregular de diárias, envolvendo o presidente da Câmara Municipal de Vera Cruz (RN), e mais 04 vereadores na empreitada criminosa.

Caicó (RN): Açude Itans recebe bom volume d’água; vídeo

 Mesmo ainda muito distante de alcançar sua lâmina de sangria, o Açude Público Itans, de Caicó (RN) continua recebendo um bom volume d’água com as últimas chuvas caídas na Região do Seridó.

Está bem abaixo da sua capacidade total. Mas, a água que recebeu é muito representativa para o estado em que se encontrava. Praticamente na lona.

Veja no VÍDEO abaixo como está bacana na imagem feita nesta tarde de quarta feira (1):


O combativo Promotor de Justiça de Areia Branca (RN)

 O Promotor de Justiça Fábio Souza Carvalho Melo da Comarca de Areia Branca (RN), mostrou que não está para brincadeira, ao determinar a abertura de 09 Inquéritos Civis, contra as Prefeituras de Grossos (RN), Areia Branca (RN) e Tibau (RN), além das Câmaras Municipais de Porto do Mangue (RN) e Areia Branca (RN), e a Delegacia de Polícia Civil da Terra do Sal, conforme dados abaixo:

Prefeitura Municipal de Areia Branca (RN) – Apurar irregularidades nas obras de reformas da quadra de esportes do Bairro Bom Jesus e da Praça Por do Sol.

Prefeitura Municipal de Areia Branca (RN) – Apurar irregularidades nos Pregões Presenciais 17, 18, 19 e 20/2021, todos referentes à locação de veículos

Prefeitura Municipal de Areia Branca (RN) – Apurar irregularidade na Tomada de Preços 004/2019, referente a reforma da Praça Dom Bosco

Prefeitura de Grossos (RN) – Apurar possível contratação irregular de Jose Braz de Mendonça, como servidor do Município

Câmara Municipal de Porto do Mangue (RN) – Apurar  informações do TCE(RN), relacionadas à transparência fiscal no exercício de 2019, atribuídas a Raimundo Isaias de Oliveira Ferreira e Juscelino Gregório da Silva.

Prefeitura Municipal de Areia Branca (RN) – Apurar irregularidade na Ata de Registro de Preços 021/2020, beneficiando a Cooperativa de Trabalho Democrática de Serviços Ltda.

Prefeitura Municipal de Tibau (RN) – Investigar a contratação irregular da empresa Valerie Entretenimentos Eireli, supostamente de propriedade de parente por afinidade em 2º Grau do prefeito.

Câmara Municipal de Areia Branca (RN) – Investigar irregularidades em nomeações falsificadas do servidor Jorge Luiz Gomes para cargos distintos na Câmara de Vereadores.

Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca (RN) – Apurar excesso de prazo na tramitação do Inquérito Civil 014/2005.

Rogério Marinho recebe Prefeitos e lideranças que votam nele e Fátima Bezerra

 

Do Candidato a Senador Rogério Marinho nas suas Redes Sociais:

Todos os citados por Rogério são eleitores de Fátima Bezerra para o Governo do Estado e não do seu Candidato a Governador derrotado nas pesquisas, Fábio Dantas.

Ou seja…

Rogério casa voto com a Governadora.

Pesquisa aponta que Fátima tem o dobro de votos de Fábio Dantas: 31,7% X 15,1%

 

A Governadora Fátima Bezerra (PT) mantém o favoritismo para renovar o mandato nas eleições de novo. A sexta rodada de pesquisa publicada ontem (1) mostra que ela está liderando com folga em relação aos demais concorrentes.

Fátima tem 31,7% das intenções de votos, mais do dobro em relação ao segundo colocado, Fábio Dantas (Solidariedade), que aparece com 15,1%.

Paraná Pesquisas: Lula lidera com 41,4%; Bolsonaro tem 35,3%, e Ciro, 7,7%

 


Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, contratada pela corretora BGC Liquidez e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente nos cenários testados para as eleições presidenciais. Na simulação com mais pré-candidatos, o petista tem 41,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 35,3%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro com 7,7%.

Na sequência vêm Simone Tebet (MDB), com 1,4%; André Janones (Avante), com 1,3%; Luciano Bivar (União Brasil), com 0,9%; Pablo Marçal (Pros), com 0,8%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,6%; Felipe d’Avila (Novo), com 0,3%, e Eymael (DC), com 0,1%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Tebet, Janones, Bivar, Marçal, Vera Lúcia, d’Avila e Eymael estão tecnicamente empatados.

Veja os cenários:

Cenário principal:

Lula (PT): 41,4%
Bolsonaro (PL): 35,3%
Ciro Gomes (PDT): 7,7%
Simone Tebet (MDB): 1,4%
André Janones (Avante): 1,3%
Luciano Bivar (União Brasil): 0,9%
Pablo Marçal (Pros): 0,8%
Vera Lúcia (PSTU): 0,6%
Felipe D’Ávila (Novo): 0,3%
Eymael (DC): 0,1%
Não sabe/Não respondeu: 3,2%
Nenhum/Branco/Nulo: 6,9%

Cenário 2:

Lula (PT): 41,6%
Bolsonaro (PL): 35,8%
Ciro Gomes (PDT): 8,3%
Simone Tebet (MDB): 1,7%
André Janones (Avante): 1,3%
Não sabe/Não respondeu: 3,8%
Nenhum/Branco/Nulo: 7,5%

Cenário 3:

Lula (PT): 44,5%
Bolsonaro (PL): 37%
Simone Tebet (MDB): 2,6%
André Janones (Avante): 1,8%
Não sabe/Não respondeu: 4,4%
Nenhum/Branco/Nulo: 9,7%

Cenário de segundo turno:

Lula (PT): 47,3%
Bolsonaro (PL): 39,2%
Não sabe/Não respondeu: 3,5%
Nenhum/Branco/Nulo: 10%

Cenário espontâneo:

Lula (PT): 28,3%
Bolsonaro (PL): 27,3%
Ciro Gomes (PDT): 2,2%
Pablo Marçal (Pros): 0,3%
Simone Tebet (MDB): 0,2%
André Janones (Avante): 0,1%
Felipe D’Ávila (Novo): 0,1%
Outros nomes: 0,5%
Não sabe/Não respondeu: 33,4%
Nenhum/Branco/Nulo: 7,5%

Com informações da UOL

Rogério Marinho com prefeitos e lideranças que defendem sua candidatura

 


O ex-ministro do desenvolvimento regional e pré-candidato ao senado, Rogério Marinho (PL), esteve se reunindo com amigos e correligionários que defendem sua candidatura.

“Na tarde de ontem, 1 , recebi a visita do prefeito de Várzea, Pedro Sales e sua primeira dama, Mara Medeiros, do prefeito de Caicó, doutor Tadeu, do presidente da Fecam, Ivanildo do Hospital, do prefeito de Patu, Rivelino Câmara e do ex-vereador de Caic´ó, Paulo Roque”, escreveu Marinho.

Vale salientar que, estes mencionados por Rogério, são políticos e lideranças que apoiam o projeto de Fátima para reeleição ao governo, ou seja, Rogério casará voto com a governadora.

Juíza cassa mandado do Prefeito de Ipanguaçu (RN)

 


Por decisão da Juíza eleitoral Aline Daniele, nesta quarta-feira (1), o Prefeito do Município de Ipanguaçu (RN), Valderedo Bertoldo e a Vice Maria Carmelita, todos do PL, foram cassados dos cargos.

Acusados de compra de votos e abuso do poder econômico.

VÍDEO: Assista ao 1º comercial do PL para Bolsonaro

 


A 1ª peça publicitária do PL (Partido Liberal) com o presidente Jair Bolsonaro, filiado à sigla desde novembro de 2021 será veiculado em rede nacional a partir desta quinta-feira (2). 

O comercial mostra o chefe do Executivo em uma roda com jovens. Ele enfatiza o papel da família na criação individual: “Os teus pais são aqueles que dão a vida de verdade por vocês. Por que não ouvi-los? A família é a base da sociedade. Você vai se orgulhar lá na frente dessas pessoas que te colocaram na linha lá atrás”. 

A fala de Bolsonaro para que os jovens escutem os pais e valorizem a família se deve à avaliação do PL de que esta parcela da população é muito influenciada por artistas. O partido tenta minar o alcance de famosos a favor da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O PL decidiu a inserção que veiculará em rede nacional a partir de 5ª feira de última hora. A versão focada nos jovens é, na avaliação da campanha, influenciada por artistas.

Com informações do Poder 360

PF fecha duas rádios clandestinas na cidade de Pau dos Ferros/RN

 


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (01), a “Operação QRT” visando combater possível crime de desenvolvimento clandestino de atividades de telecomunicação na cidade de Pau dos Ferros, região Oeste Potiguar.

Oito policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara Federal/RN.

De acordo com as investigações, foram levantados indícios que apontaram a existência de duas rádios clandestinas em funcionamento em residências distintas naquele município, conduta penalmente prevista na Lei Geral de Telecomunicações, e que pode resultar aos implicados, em caso de condenação, na pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa de R$ 10 mil.

O nome da operação “QRT” faz referência ao código utilizado nas comunicações pelas forças de segurança e significa “fora do ar”.

Homem é gravado tampando buracos para evitar acidentes em estrada de Assu

 


Na manhã desta quinta-feira (02), um cidadão foi gravado enquanto tapava buracos com terra em estrada de Assu, afim de evitar acidentes.

O registro foi feito na RN 016, que liga a cidade de Assu a Porto do Mangue.

O homem aparece com uma pá e uma enxada, para tapar os buracos, e cones, para sinalizar o serviço em andamento aos motoristas que trafegam na via.

Casos prováveis de dengue no RN sobem para 17,8 mil

 


O Boletim Epidemiológico das Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira 1º, pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresenta os dados atualizados da dengue, chikungunya e zika no Rio Grande do Norte. Até o dia 21 de maio, o estado registrou 17.866 casos prováveis de dengue, 5.592 casos prováveis de chikungunya e 1.705 casos prováveis de infecção pelo zika vírus.

A comparação com o mesmo período de 2021 mostra que a incidência de dengue aumentou 1.609,66%, a Zika teve aumento de 1.622,22% e a chikungunya teve crescimento de 189,89%. Em razão desse aumento, o Rio Grande do Norte permanece em situação de epidemia de dengue, de acordo com decreto emitido pelo Governo do Estado no último dia 20, com objetivo de facilitar ações conjuntas de prevenção e o acesso a insumos.

Sobre o aumento das arboviroses no estado, a coordenadora do Programa Estadual das Arboviroses, Sílvia Dinara, explica que vários fatores podem ser considerados para o maior número de casos em 2022, além da subnotificação que pode ter sido causada pelo isolamento social em razão da pandemia da covid-19. “Sabemos que essas epidemias acontecem aproximadamente a cada três anos e esse é um cenário vivenciado em nível nacional, e outro fator de aumento é a circulação de dois sorotipos de dengue no Rio Grande do Norte”.

Concurso PMRN: Banca é contratada

 


O concurso PM RN já possui banca definida! A Polícia Militar do Rio Grande do Norte contratou o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação como banca organizadora do novo concurso público. O IBFC será responsável pela organização e realização do certame.


POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...