sábado, 1 de maio de 2021

1º de Maio: Bolsonaro precarizou o trabalho e semiescravizou o trabalhador

 


Nesses tempos de Jair Bolsonaro os retrocessos nos direitos trabalhistas retroagiram à década de 1930 no Brasil, período do presidente Getúlio Vargas, que, dentre outras medidas, assegurou dignidade à classe obreira por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O trabalho foi precarizado e os salários aviltados numa escala jamais vista no Brasil e no mundo. O desemprego disparou e transformou a Nação com o maior número de desocupados no planeta Terra.

Dos 403.781 óbitos acumulados na pandemia, a maioria absoluta das vítimas são trabalhadores que não têm vacina nem auxílio emergencial para cumprir distanciamento social. Porteiros, faxineiros, trabalhadores domésticos, enfermeiros, professores, etc., são a linha de frente na estatística da morte.

A fome e a miséria voltaram com Bolsonaro e o sinistro da Economia, Paulo Guedes, ministro dos bancos e do capital especulativo.

Para mostrar boa-fé e alinhamento com o sistema financeiro, a velha mídia corporativa, Bolsonaro e Guedes vende o Brasil a preço de banana. Privatizam empresas públicas estratégicas, entregam nosso petróleo, nossa água e nossa energia. Deixa-nos dependente do capital estrangeiro, impõe-nos tarifas extorsivas nos serviços públicos –como pedágios nas rodovias, enfim.

 

É contra tudo isso que os trabalhadores precisam, diuturnamente, se insurgir –o neoliberalismo e à submissão aos endinheirados.

Os trabalhadores têm motivos de sobra para exigir neste 1º de Maio Fora Bolsonaro, impeachment já!

Por vacina, auxílio emergencial e distanciamento social.

O Primeiro de Maio terá um ato virtual, plural e suprapartidário no Paraná, às 10h deste sábado, veiculado a partir do Blog do Esmael. O evento é organizado pela Geringonça, idealizado pelo ex-senador Roberto Requião (MDB) e coordenado pelo deputado Arilson Chiorato, presidente estadual do PT. [Acima, acione o lembrete da transmissão ao vivo.]

A Geringonça no 1º Maio tem como mote a ‘vacina, auxílio emergencial e Fora Bolsonaro’.

O ato político da Geringonça pelo 1º de Maio, Dia do Trabalhador, reunirá de forma inédita no palanque virtual lideranças do PT, PDT, PSB, PSC, PSDB, PV, PCdoB, PSOL e MDB. São Nove agremiações partidárias.

A pluralidade de ideias no palanque em homenagem aos trabalhadores é puxada pela participação das centrais sindicais CUT, UGT e CTB, bem como de movimentos populares como Igualdade Racial, UPE, UBM, MST e APP-Sindicato.

 

 

 

Aneel aciona bandeira vermelha e conta de luz ficará mais cara em maio

Foto: reprodução

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi de uma cobrança extra na conta de luz dos brasileiros. A partir de maio, será cobrado a bandeira vermelha 1, que significa uma taxa adicional mais alta de R$ 4,169 para cada 100 kWh consumidos.

As bandeiras tarifárias servem para sinalizar a melhora ou piora das condições de abastecimento de energia elétrica no país. Elas são acionadas quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está baixo. Em abril, as faturas de todo o país foram fechadas com bandeira amarela, que representa R$ 1,34 a mais a cada 100 kWh.

Segundo a Aneel, a mudança está relacionada com a época do ano, já que o mês de maio marca o início da estação seca em boa parte do país e os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país já estão baixos.

A mudança da bandeira gera impacto sobre a inflação geral do país. Até março, o índice oficial acumulava alta de 6,10% em 12 meses – acima da meta de inflação para este ano, que é de 3,75%.


 fonte.  Jovem Pan

 

POSTAGEM EM DESTAQUE

Fugitivos de Mossoró estariam esgotados, mancando e dormindo em cavernas

  Há mais de 40 dias escapando dos cercos montados pelas forças de segurança que integram a operação de buscas, os criminosos Deibson Cabral...