segunda-feira, 4 de abril de 2022

Pesquisa TCM: Fátima lidera com 35%, Styvenson tem 14% e Ezequiel 11%

 


Uma nova pesquisa de intenção de votos foi divulgada na manhã desta segunda-feira (4), e mais uma vez coloca a governadora Fátima Bezerra (PT) no caminho da reeleição. O levantamento feito pelo Instituto TS2 sob encomenda da TCM aponta a liderança da petista com 35%.

O cenário divulgado foi o da estimulada, onde o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados. Além de Fátima Bezerra, foram citados também Styvenson Valentim (PODE), Ezequiel Ferreira (PSDB), Breno Queiroga (SDD), Rosália Fernandes (PSTU), Danniel Morais (PSOL), Haroldo Azevedo (Patriota) e Clorissa Linhares (Brasil 35).

Confira os números

Fátima Bezerra – 35%
Styvenson Valentim – 14%
Ezequiel Ferreira – 11%
Breno Queiroga – 2%
Rosália Fernandes – 1%
Danniel Morais – 1%
Haroldo Azevedo – 1%
Clorissa Linhares – 1%

Segundo turno

Para um provável segundo turno, a amostragem avaliou três possíveis cenários. Em todas as possibilidades a governadora Fátima Bezerra sairia vitoriosa.

Fátima x Styvenson

  • Fátima Bezerra – 40%
  • Styvenson Valentim – 23%

Fátima x Ezequiel

  • Fátima Bezerra – 40%
  • Ezequiel Ferreira – 23%

Fátima x Breno

  • Fátima Bezerra – 41%
  • Breno Queiroga – 15%

A pesquisa apontou ainda que 20% dos entrevistados não pretendem votar em nenhum dos candidatos, e outros 16% não sabem ou não responderam ao questionamento.

O levantamento foi feito entre os dias 29 de março e 1 de abril. Foram ouvidos 1.600 eleitores em todo o Rio Grande do Norte.  A margem de erro é de 2,4% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Sethas emite nota sobre a situação dos restaurantes populares

 


A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) está adequando o serviço de oferta de refeições nas unidades do Programa Restaurante Popular, em todo o estado, para assegurar que a quantidade de refeições disponibilizadas, em cada restaurante, seja efetivamente aquela demandada diariamente.

Os contratos são firmados estabelecendo metas — quantidades de refeições estimadas para cada restaurante —, mas que as fiscalizações apuram se a demanda real está coerente com a estimada. Em muitos casos, constata-se que não, e por isso há a necessidade de adequação desses quantitativos para evitar que o Estado pague por algo que não está sendo entregue.

Essa discrepância entre o que está contratado, o que está sendo entregue com base na demanda diária e real, e o que efetivamente é cobrado pelo prestador de serviço consta em auditoria da Sethas e Tribunal de Contas do Estado (TCE). A diferença, tratada de forma superficial a partir de planilhas que remetem às metas do ano de 2019, ocorre exatamente porque vem ocorrendo fiscalizações por parte da Secretaria e órgãos de controle.
Portanto, os parâmetros para adequação da meta contratual via licitação foram fundamentados a partir de um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na ocasião, o relatório constatou que apenas 75,69% das metas contratuais estavam sendo cumpridas. Neste sentido, de acordo com o levantamento, determinou-se um ajuste nos quantitativos de refeições previstas nos contratos.

A partir desse relatório do TCE-RN e das fiscalizações realizadas pela Sethas às unidades, no ano de 2019, houve os ajustes nas metas contratuais. Exemplo disso, na Unidade de Santa Cruz o contrato inicial previa o fornecimento de 800 refeições diárias. Contudo, a Sethas identificou o fornecimento de refeições em quantidade inferior ao contratado, resultando na redução de 4,38% do valor global do contrato, que corresponde ao total de de 765 refeições diárias. Em contrapartida, ao se observar a demanda reprimida no restaurante Popular da Cidade Alta, em Natal, por exemplo, ocorreu um acréscimo de 19% na meta contratual, passando de 720 refeições para 835 unidades.

As fiscalizações e auditoria do TCE constataram outras situações discrepantes entre o que estava pactuado em contrato e o que efetivamente era oferecido pelo prestador do serviço com base na demanda real para aquelas unidades:

UNIDADE META CONTRATUAL META OBSERVADA
Ceará-Mirim 450 191
Planalto 475 192
Monte Alegre 475 75
São José de Mipibu 500 229
Santo Antônio 500 202
Areia Branca 440 400

Por fim, o Governo do Estado rechaça a tentativa de gerar mácula sobre a gestão deste importante programa, que uma política pública, especialmente em uma gestão que preza pelas ações de cunho social. O esforço diário desta gestão, especialmente no que se refere aos programas sociais, tem sido sempre no sentido de reduzir a situação de vulnerabilidade social, sem descuidar da fiscalização e zelo ao erário. Dessa forma, os dados oficiais do Governo do Estado e dos órgãos fiscalizadores não oferecem margem à ilação maldosa de que esta gestão deixou de atender à demanda nos restaurantes populares.

UCRÂNIA AFIRMA QUE RUSSOS ESTUPRARAM CIVIS QUE FORAM MORTOS

 

    Foto: Ronaldo Schemidt/AFP – 02.04.2022

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse neste domingo (3) que as forças russas estupraram, mataram e atiraram contra civis.  Em entrevista à agência Reuters, Reznikov disse que advogados e funcionários do governo se reuniram no sábado (2) para discutir “crimes de guerra” cometidos durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Ele defendeu que “novos Julgamentos de Nuremberg” sejam realizados – em referência aos tribunais que condenaram crimes nazistas na Segunda Guerra Mundial.

“Esta não é uma operação especial, não são ações policiais” disse em um aeroporto destruído próximo a Hostomel, na região de Kiev. “São racistas comuns, fascistas, e são desumanos, que simplesmente cometeram crimes contra civis, estupraram, mataram, atiraram na nuca. O mundo inteiro precisa saber disso.”

  A cidade ucraniana de Bucha esteve nas mãos de animais russos durante várias semanas. Civis locais estavam sendo executados arbitrariamente, alguns com as mãos amarradas nas costas, seus corpos espalhados pelas ruas da cidade”, afirmou o ministério em publicação no Twitter.

 Mortos em Bucha

De acordo com a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, corpos de 410 civis foram encontrados ao redor da capital Kiev. Muitos desses cadáveres estavam espalhados pelas ruas da cidade de Bucha, depois que o exército russo recuou da região.

Clique abaixo para assistir ao vídeo. As imagens são fortes:

 

A descoberta de valas comuns na mesma cidade levantou sérias questões sobre possíveis crimes de guerra, disse a ONU neste domingo (3).

“Estou profundamente chocado pelas imagens de civis mortos em Bucha”, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

Repórteres da AFP viram pelo menos 20 corpos em apenas uma rua, todos vestidos com roupas civis. Autoridades ucranianas disseram no sábado (2) que por volta de 280 pessoas foram enterradas em valas comuns.

“Todos foram fuzilados”, comentou o prefeito de Bucha, Anatoly Fedoruk.

A Human Rights Watch, importante grupo de direitos humanos, divulgou um comunicado dizendo ter encontrado “vários casos de forças militares russas cometendo violações das leis de guerra” em território ucraniano controlado pela Rússia.

“Isso é genocídio”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, acusou a Rússia de cometer genocídio em seu país.

“Na verdade, isso é genocídio. A eliminação de toda a nação e de um povo”, disse Zelenskiy ao programa de notícias “Face the Nation” da CBS.

As declarações de Zelensky acontecem um dia depois que as forças ucranianas retomaram a cidade de Bucha.

“Somos cidadãos da Ucrânia e não queremos ser subjugados à política da Federação Russa. Esta é a razão pela qual estamos sendo destruídos e exterminados”, declarou Zelensky.

Questionado se o presidente russo, Vladimir Putin, seria responsabilizado, Zelensky disse que outros também compartilham a culpa.

“Acho que todos os comandantes militares, todos aqueles que deram instruções e ordens devem ser punidos adequadamente”, disse ele.

Rússia nega acusações

O Ministério da Defesa da Rússia negou neste domingo que suas forças tenham matado civis em Bucha. O órgão afirmou em comunicado que todas as unidades russas deixaram a cidade no dia 30 de março, e que imagens e fotografias mostrando cadáveres eram “mais uma provocação”.

A Rússia afirma que sua “operação militar especial” visa degradar as forças armadas ucranianas e tem como alvo instalações militares, não civis.

g1/Mundo

SECRETÁRIOS ESTADUAIS E CHEFES DE ÓRGÃOS PÚBLICOS DO RN DEIXAM CARGOS PARA SE CANDIDATAR NAS ELEIÇÕES DE 2022

 

Sede do Governo do Estado. Foto: Divulgação

Pelo menos seis secretários e chefes de órgãos públicos do Rio Grande do Norte foram exonerados pela governadora Fátima Bezerra (PT) entre os dias 1º e 2 de abril para garantir a desincompatibilização dos cargos públicos e poder se candidatar nas eleições de outubro.

As mudanças geram uma reforma administrativa na gestão estadual. As exonerações e nomeações dos substitutos foram feitas em edições extras do Diário Oficial do Estado.

Os auxiliares da governadora deverão se candidatar aos cargos de deputado estadual e deputado federal.

Um dos titulares que deixam o governo é o controlador-geral do estado, Pedro Lopes. Ele será substituído por Carlos José Cerveira, que já atuava no órgão como auditor-geral.

Na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, sai Jaime Calado e assume o cargo de secretário titular Silvio Torquato Fernandes, que era ajunto da pasta.

Júlia Arruda, que era secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, também deixou a gestão e será substituída por Maria Luiza Quaresma Tonelli, que até então estava como ajunta da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social.

Outro secretário que deixa o governo de Fátima é Fernando Mineiro – companheiro de partido que havia sido nomeado secretário extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo e de Relações Institucionais.

Segundo o governo, Mineiro não terá substituto e o trabalho dele será acumulado pelo secretário Gustavo Coelho, da Secretaria de Infraestrutura.

Outro gestor que se desincompatibilizou foi Manoel Marques, que deixou a direção-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A edição extra do Diário Oficial do Estado do sábado (2), onde a exoneração foi publicada, não traz a nomeação de um substituto.

Na Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), o presidente Gilton Sampaio foi exonerado e substituído por Lilian de Oliveira Rodrigues.

Mudanças em Natal

Também houve mudanças no secretariado do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB). Um dos exonerados é o próprio filho dele, Adjuto Dias, que estava na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. Assume a pasta Ana Valda Teixeira de Vasconcelos Galvão, que era adjunta.

A delegada aposentada Sheila Freitas também deixou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, que será assumida por Ney Fagner Carvalho de Melo, até então, chefe de gabinete na secretaria.

Outra mudança no primeiro escalão do município foi a saída da secretária Yara Costa, da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência. Fica no lugar dela Pedro Henrique Venâncio do Nascimento.

Prazo terminou no sábado

Terminou no sábado (2) o prazo para que ministros, governadores, prefeitos e secretários de governo que desejam disputar novos cargos nas eleições de 2022 deixem as atuais funções. Pela legislação, eles precisam se afastar a seis meses da eleição.

O afastamento dos ocupantes de cargos públicos é uma forma de evitar abuso de poder econômico ou político nas eleições. Mas políticos que ocupam cadeiras no Legislativo, como deputados federais e estaduais, não precisam abrir mão do mandato para concorrer a um novo mandato.

Além da chamada “desincompatibilização”, o calendário eleitoral também estabelece que todos os eventuais candidatos deveriam estar filiados ao partido político pelo qual pretendem concorrer até este sábado. Com informações do g1/RN.

MAIS UMA TRAGÉDIA FAMILIAR NA PARAÍBA: PAI MATA A TIROS FILHA E ESPOSA E EM SEGUIDA TIRA PRÓPRIA VIDA

 

Foto: Reprodução/Notícia Paraíba

Um comerciante matou a esposa, de 48 anos, e a filha, de 28 anos, após uma discussão na manhã do sábado (2), em Camaratuba, na zona rural de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba. O homem foi encontrado morto dentro de casa.

O crime aconteceu por volta de 5h30 da manhã deste sábado e moradores da região, ao ouvir os disparos, acionaram a polícia. De acordo com informações da Polícia Militar de Mamanguape, o homem suspeito de atirar contra as mulheres, identificado como José Carlos do Nascimento, tinha um quadro grave de depressão.

A esposa do homem, Maria do Livramento, e a filha, Camiliane do Nascimento, foram baleadas e morreram ainda no local. Após o crime, o suspeito atirou contra si mesmo e também morreu no local.

O delegado Sylvio Rabelo, da Polícia Civil de Mamanguape, que investiga o caso informou que o suspeito passava por tratamento psiquiátrico e a motivação inicial teria sido ciúmes da esposa. Ainda de acordo com o delegado, a filha mais nova do casal conseguiu fugir dos disparos junto com a neta do homem.

O Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) esteve no local e constatou a morte das três pessoas. A perícia esteve no local e a Polícia Civil irá investigar o caso. Com informações do g1/PB.

Após matar a esposa na sala da casa, José Carlos foi até o quarto da filha mais velha, Camiliane Costa dos Santos, de 28 anos, e atingiu a jovem com um tiro no coração, depois de errar dois disparos.

De acordo com a Polícia Militar, vizinhos relataram que, após outras três pessoas que também estavam na residência fugirem, o homem foi para rua e disse que iria se entregar, mas em seguida entrou e tirou a própria vida, caindo morto ao lado da esposa.

Os vizinhos também contaram que as acusações contra Maria do Livramento não tinham fundamento e que a mulher já havia sofrido agressões físicas do marido. 

A suspeita é de que a intenção fosse matar todos que estavam na residência, incluindo a filha mais nova do casal, de 16 anos, a neta, filha de Camiliane, de 7 anos, e a irmã da mãe, surda e muda, que conseguiram escapar.

Os corpos passaram por exames periciais no Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil, e foram sepultados nesse domingo (3), no cemitério local. Com informações do notícias Paraíba.

APÓS PERSEGUIÇÃO, PRF PRENDE HOMEM NÃO HABILITADO COM 350 QUILOS DE MACONHA NO CARRO

 

Foto: Divulgação/PRF

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 350 quilos de maconha e prendeu um homem que fugiu da abordagem, na tarde da quinta (31), em Laranjeiras do Sul (PR).

Por volta das 12h, a equipe deu ordem de parada ao automóvel que transitava na BR-277. O veículo não parou, após vários quilômetros em alta velocidade e forçando ultrapassagens o motorista invadiu uma propriedade rural e acabou caindo num buraco. Ele tentou fugir a pé, mas foi detido e preso em flagrante pelos policiais.

Dentro do veículo havia cerca de 350 quilos de maconha. O motorista, que não era habilitado, levaria a droga de Guaíra (PR) para Curitiba (PR). Ocorrência encaminhada para a Polícia Civil do local.

Assista o vídeo:

A operação Forte Impacto segue até a localização de todos os assaltantes que trocaram tiros com a PRF. Quem tiver informações sobre os integrantes da quadrilha pode denunciar de forma anônima pelo telefone 191.

MORADOR DE RUA ESPANCADO POR PERSONAL É FILMADO TENTANDO BEIJAR MULHER À FORÇA

 

Foto: Record TV/reprodução

O sem-teto Givaldo Alves, de 48 anos, que virou notícia no mês passado após manter relações sexuais com uma mulher e ser espancado pelo marido dela, no Distrito Federal, voltou a ganhar destaque na internet e na imprensa. Isso porque foi divulgado um vídeo que mostra Alves tentando beijar, à força, uma mulher que foi até ele para tirar uma foto.

Nas imagens é possível ver a mulher empurrando Givaldo. Entretanto, ele insiste em beijá-la e e tenta pegá-la pelo queixo. O homem consegue beijar a mulher no rosto. Ela se afasta dele constrangida, enquanto pessoas que estão no local dão risadas.

A repercussão do caso no Distrito Federal tem transformado Givaldo em uma subcelebridade nas redes sociais. Por onde passa, ele tem sido abordado por extenso grupo de pessoas.

Após as agressões, ocorridas no início de março, Givaldo foi acolhido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal . Ele havia passado sete dias internado.

Em depoimento prestado à Polícia Civil, o homem em situação de rua negou que tivesse estuprado a esposa de Eduardo Alves, de 31 anos. Às autoridades, ele garantiu que o convite para o ato sexual partiu da mulher e que ele apenas concordou.

Com informações do Correio 24h.

APÓS COMPLETAR 75 ANOS, ARCEBISPO DE NATAL PREPARA CARTA COM PEDIDO DE RENÚNCIA AO PAPA FRANCISCO

 

Foto: Aldair Dantas

Após completar 75 anos de idade no último dia 30 de março, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se prepara para deixar o cargo que ocupou pelos últimos 10 anos.

Ele está concluindo uma carta de renúncia que deverá ser enviada ao Papa Francisco nos próximos dias, para dar início ao processo de sucessão.

No documento, o bispo faz um relato pessoal de sua trajetória e formaliza o pedido de renúncia – uma tradição entre os sacerdotes que chegam a essa idade desde o Concílio do Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965.

Após ter o pedido aceito pelo papa, Dom Jaime vai se tornar um arcebispo emérito, mas diz que não pretende se aposentar. Seu objetivo será ajudar especialmente na área social da igreja.

Natal tem outros dois arcebispos eméritos: Matias Patrício de Macêdo e Heitor de Araújo Sales.

“Me coloco à disposição para o serviço da igreja em uma outra dimensão, uma outra face”, disse em entrevista ao g1.

“Nós, os eméritos, não nos aposentamos. Passamos a viver uma terceira parte da vida humana, mas também a servir a igreja numa outra dimensão. Eu posso muito bem colaborar com algumas áreas. Na minha vida, eu sempre me identifiquei muito com a dimensão social da fé, atuei no Observatório Social do Nordeste, temos boa relação com universidades, com instituições nesta área”, lembra.

No entanto, Dom Jaime ainda deverá permanecer na administração da diocese metropolitana até a anunciação do seu substituto – processo que poderá demorar meses e até mais de um ano.

Nesse processo, ele mesmo será um dos consultados quanto ao sucessor, mas prefere não adiantar nomes, ou alimentar especulações.

Ao longo dos 10 anos em que esteve à frente da Igreja Católica em Natal e região, Dom Jaime afirma que atuou em várias frentes, começando pela preparação de um plano pastoral, passando pela organização financeira e contábil e mesmo estruturação física.

“Do ponto de vista econômico, estamos deixando algo muito organizado, com a introdução do sistema online – a cúria toda informatizada, com as informações das paróquias, sobretudo é a parte contábil e administrativa, e isso é uma coisa muito boa”, pontuou.

O Arcebispo também lembrou que foi no período em que esteve à frente da diocese potiguar que o Rio Grande do Norte teve a santificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçú.

“Eu saio com muito feliz com este balanço, sobretudo com a graça da canonização dos Santos Mártires. Nós somos uma igreja que goza da graça de invocar a intercessão dos 30 mártires. E assim vamos logrando essa colheita bonita de dez anos e pastoreio muito dinâmicos”, disse.

Orientação ao sucessor

Questionado sobre o que viveu ao longo do ministério e o que deixaria de conselho ao seu sucessor, Dom Jaime lembra que conviveu com o período do regime militar e com o agravamento da censura no país. Participou inclusive das manifestação pelas “Diretas Já”, em São Paulo, e pediu equilíbrio e diálogo na política.

“Hoje eu vejo com atenção, lamento bastante, que chegamos na política nacional à polarização. Agora estamos tentando conviver e compreender o momento presente. A minha postura, mesmo que alguns não compreendam, nem entendam, foi de sempre zelar muito pelas relações institucionais. Acompanhei todas as mudanças de governo do estado, cooperando, zelando pelas relações institucionais, a igreja de Natal sempre foi muito presente na realidade do nosso cotidiano, sem ingerência, mas sempre com a disposição de ajudar. Então ressalto a importância do diálogo, da cooperação”, afirmou.

Perfil

Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947, na cidade de Tangará, na região do Trairi potiguar. Era o sétimo de dez irmãos e entrou no seminário aos 14 anos. Em fevereiro de 1975, foi ordenado padre, em Natal, e a primeira experiência presbiteral foi na Paróquia São João Batista, na cidade de Pendências, onde permaneceu por 12 anos.

Em fevereiro de 1987 assumiu a reitoria do Seminário de São Pedro, onde permaneceu por 8 anos. Nesse tempo, também desenvolveu as missões de vigário episcopal para as Pastorais Sociais, coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e Diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Também participou da atualização para formadores de Seminários em Roma, Itália.

Foi nomeado Bispo para a Diocese de Caicó-RN em novembro de 1995. A ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo então Papa João Paulo II.

De 2005 a 2011 foi bispo de Campina Grande, Paraíba, onde inscreveu-se na tradição dos bispos do Nordeste preocupados com o desenvolvimento da Região. Huntamente com representantes das universidades e outras instituições da sociedade civil, criou e preside até os dias atuais o Observatório Social do Nordeste (OBSERNE). De 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira.

A nomeação para arcebispo de Natal aconteceu em 21 de dezembro de 2011 e a posse, em Natal, se deu em 26 de fevereiro de 2012.

g1

COMISSÃO APROVA PROJETO QUE AUTORIZA CONCURSO PÚBLICO NA CÂMARA DE NATAL

 

Foto: Elpídio Júnior

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta segunda-feira (4), o projeto de lei 108/2022, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a realização de concurso público no Legislativo natalense.

O texto acrescenta à Lei das Diretrizes Orçamentárias (Lei nº 7.168/2021) a autorização para as admissões decorrentes de concursos públicos para preenchimentos de cargos integrantes dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários da Câmara Municipal. “Estamos implementando o ritmo da comissão para cumprir prazos regimentais apreciando várias matérias, inclusive vetos. Hoje tivemos esse projeto esperado que é a autorização para que a Câmara realize concurso público”, declarou a vereadora Nina Souza (PDT), presidente da Comissão e relatora da matéria.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Shopping Via Direta terá de pagar multa à vereadora trans Thabatta Pimenta por inibir uso ao banheiro feminino

  O Shopping Via Direta, de Natal, foi condenado a pagar R$ 5 mil, a título de indenização por danos morais, após caso de transfobia contra ...