segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Cidades

Parede de açude rompe e inunda casas de sítio em Cajazeiras

28/02/2011 07:34
Karoline Zilah
Com informações de Izabella Freitas, da TV Paraíba
Uma barragem situada em um sítio particular rompeu e inundou casas na madrugada do domingo (27) na zona rural de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O caso foi registrado no sítio Roças, mas a água prejudicou os moradores do sítio Vagem de Roça, que ficaram ilhados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a parede do açude rompeu devido ao volume da água. Foi necessário isolar o local para conter os riscos de deslizamento de terra.
Moradores dos sítio Vagem de Roça informaram à reportagem da TV Paraíba que a última vez que o açude transbordou foi em 1985.
A Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) informou que o açude não era monitorado pelo órgão por se tratar de uma propriedade particular. O engenheiro Isnaldo Cândido explicou que as barragens feitas inapropriadamente sem sangradouro indefinido correm riscos nesta temporada de chuvas. A Central de Monitoramento da Aesa acompanha regularmente a situação de 121 açudes da Paraíba.
Boqueirão
O açude de Boqueirão está com quase 90% de sua capacidade máxima de reserva de água. A expectativa da Aesa é de que a barragem sangre no mês de março.

FOTOS CEDIDAS POR:   FERNANDO (dentinho) E ROSILMA MARTINS


SERIE DE HOJE: VELHA GUARDA

 Dr. Otacilio.
 Dona Lindalva e Zé de Arimatéia.


 Dona Zilar e Valdemar da Paulista.
 Potengi Futebol Clube.
 Visita de Aluizio Alves a Nova Cruz.
Escola Alberto Maranhão.
 Banda de Musica.
 Dr, Humberto.
Grupo Musical "Os Marcianos".

Prefeitos comemoram recuperação do FPM

 
 28 de Fevereiro de 2011
Com meses de defasagem em relação às receitas federais, os repasses da União para os municípios começaram 2011 em recuperação. Depois de encerrar 2010 com queda real (descontada a inflação) de 1,2%, as transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos dois primeiros meses do ano totalizaram R$ 11,860 bilhões, alta real de 33,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os números são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Somente em fevereiro, os repasses do FPM totalizaram R$ 6,1 bilhões, valor 7,7% maior que o de janeiro e 25,5% maior que o de fevereiro do ano passado em termos reais.

De acordo com a CNM, o desempenho da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que servem de base para o FPM, foi o principal fator para a recuperação dos repasses.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...