sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pioneira da aviação feminina morre aos 102 anos nos EUA

Morreu nesta quinta-feira aos 102 anos em Morristown nos EUA, Evelyn Bryan Johnson, pioneira na aviação feminina e detentora do recorde mundial de horas de vôo para uma mulher, segundo o livro Guinness.
Johnson começou a voar em 1944 e entrou para o Hall da Fama da aviação americana em 2007 depois de ter voado durante 55 anos.
Ela passou o equivalente a sete anos de vida no ar e nunca sofreu nenhum acidente.
Wade Payne - 7.mar.05/Associated Press
Evelyn Bryan Johnson, a "Mamãe Pássaro", no aeroporto Moore-Murrell
Evelyn Bryan Johnson, a "Mamãe Pássaro", no aeroporto Moore-Murrell
"Tive apenas duas falhas completas do motor, mas nunca arranhei nenhum avião (...) Uma vez o avião pegou fogo mas consegui pousá-lo", disse Johnson à Associated Press em 2005.
Até os 95 anos, ela dirigiu o aeroporto Moore-Murrell, onde deu aulas a mais de 3.000 alunos e entregou certificados pela Administração da Aviação Federal a 9.000 pilotos.
"Eu não me importo quantos problemas você tem no chão, você tem que esquecê-los (durante o vôo)", dizia Johnson, que era conhecida por seus alunos como "Mamãe Pássaro".
HISTÓRICO
Ela foi professora em uma escola pública por dois anos antes de conhecer e se casar com W. J. Bryan. Juntos. Após o casamento eles abriram uma lavanderia a seco.
Quando os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o marido esperava aprender a voar para poder combater.
O casal foi para uma base aérea na Flórida, trabalhar como encarregados da lavanderia.
"Ele começou a voar, mas acabou lavando roupas. Eu estava lá para lavar roupas, mas acabei indo voar", disse Evelyn em 2005.fonte,folha.com

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...