terça-feira, 24 de agosto de 2021

Lula recebe título de cidadão natalense

 

O título tinha sido aprovado pela Câmara Municipal de Natal por proposição do então vereador Fernando Lucena (PT), que não foi reeleito, há mais de quatro anos.

Hoje, a vez da entrega com plateia e popularidade em alta em evento com representação de Movimentos de Rua no auditório do Holliday Inn.

Além de Lucena, os vereadores Pedro Gorki (PC do B), Brisa Bracchi (PT) , DivaneideBasílio e Margarete Régia (PROS).

Política Fábio Faria diz ter pesquisas em que Álvaro Dias e Carlos Eduardo derrotariam com grande margem Fátima no segundo turno

 

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, segue em agenda de entrevistas no RN.

Na manhã desta terça-feira (24), ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, Faria revelou que dois nomes derrotariam a governadora Fátima Bezerra (PT) em um segundo turno.

“Nas pesquisas que a gente tem feito, os dois nomes que derrotariam com uma distância e grande margem no segundo turno, são o prefeito Álvaro Dias e o ex-prefeito Carlos Eduardo”, afirmou o Ministro.

Foto: Júlio Pinheiro

Política Sem Hermano, PSB se reúne com Lula

 

O ex-presidente Lula segue em reunião com partidos no Rio Grande do Norte.

E o encontro previsto com o PSB para a tarde foi antecipado para o turno matutino.

Com falta registrada do deputado Hermano Morais.

A assessoria do deputado disse ao blog que ele tinha um compromisso pela manhã e teve como participar da reunião com Lula.

Pelo PSB, estava o deputado federal Rafael Motta e o deputado Souza. Prefeitos da legenda que também iam participar não chegaram a tempo.

RN tem dois casos confirmados de variante delta

 

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificou a variante delta do novo coronavírus em duas amostras coletadas no dia 8 de agosto em Natal, no Rio Grande do Norte. O resultado final do sequenciamento foi finalizado na última segunda-feira, 23, quando foi possível confirmar a presença dessa variante no Estado. De acordo com a diretora do IMT, Selma Jerônimo, a identificação de variantes é frequente, em virtude da fácil mutação do RNA do vírus, motivo pelo qual as pessoas devem manter os cuidados na prevenção e tomar a vacina contra a covid-19. “A diminuição da presença do vírus entre as pessoas é via de controlar o surgimento de novas variantes”, afirma.

A variante delta do novo coronavírus atualmente é a prevalente nos Estados Unidos e no Reino Unido. No Brasil, já foi encontrada em outros estados, entre eles Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. A identificação da variante foi realizada por meio do sequenciamento das amostras coletadas, trabalho desenvolvido pelo IMT/UFRN com recursos de projeto de pesquisa e colaboração do laboratório Getúlio Sales Diagnósticos. Atualmente, a unidade sequenciou e está analisando 64 genomas do SARS-CoV-2 provenientes de amostras do Rio Grande do Norte.

A análise é feita por pesquisadores e pós-graduandos do IMT, que atuam desde o início da pandemia no combate à covid-19. A UFRN já realizou 160 mil testes PCR, sendo 148 mil pelo IMT e 12 mil pela Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa), além de 13 mil testes sorológicos. O IMT também realiza um estudo de soroprevalência em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), para avaliar a quantidade de pessoas com resposta de defesa ao vírus, entre vacinadas e as que tiveram infecção natural pela covid-19.

“No estudo inicial, observamos que 72% dos participantes da pesquisa têm anticorpos contra o SARS-CoV-2. Esses resultados mostram a necessidade de vigilância contínua para minimizar os riscos de contaminação, a partir da colaboração de todos os cidadãos na luta contra o vírus”, alerta Selma Jerônimo.

Defensoria do RN recomenda anulação de provas de concurso para agente e escrivão da polícia civil

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) recomendou a anulação das provas realizadas para os cargos de agente e escrivão do concurso da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte. A recomendação pede ainda que não seja feita a divulgação dos resultados relativos a essa etapa do concurso. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24) e dá prazo de 48 horas para que sejam informados os procedimentos administrativos adotados.

A recomendação é destinada à Comissão Especial do Concurso, à Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte e ao Governo do Estado. O texto pede ainda que seja realizado novo certame público, dessa vez, mediante a observância integral das disposições contidas no Edital.

A publicação leva em consideração o Inquérito Policial n.º 0802772-44.2021.8.20.5300 que constatou diversas irregularidades durante a aplicação do exame, como vazamento de provas, falhas na segurança e utilização de ponto eletrônico. O incidente culminou na prisão de dois candidatos envolvidos por tentativa de fraude ao concurso público. “Pelo conteúdo do depoimento prestado pelo flagranteado em sede da autoridade policial, a associação criminosa por trás da tentativa de burla ao concurso público possuía à sua disposição todos os tipos de caderno de prova, incluindo o tema da redação, antes mesmo do início de sua aplicação”, registra o texto.
Adriano Abreu
 A recomendação é destinada à Comissão Especial do Concurso,

A recomendação é destinada à Comissão Especial do Concurso,

A recomendação leva em consideração ainda outros três Boletins de Ocorrências relacionadas a irregularidades registradas no dia da aplicação da prova. Entre as denúncias, estão informações de malotes violados e o não recolhimento de impressão digital dos candidatos como previsto no Edital. Em consulta feita pelo Núcleo de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, o presidente da Comissão do Concurso informou que, além da tentativa de fraude que culminou com a prisão em flagrante no dia da aplicação do certame, posteriormente foram identificados pela própria FGV, mediante cruzamento de banco de dados, outros quatro candidatos que também teriam se utilizado de ponto eletrônico e não foram flagrados na ocasião da prova. by, tribunadonorte.com.br

Lula fala sobre aliança com Fátima e Garibaldi para eleições de 2022

 Política


"Eu tive muitas relações com o PMDB. Pretendo continuar tendo". Na opinião de Lula, caso o MDB aceite a reaproximação e passe a atuar em conjunto com Fátima, estará incentivando a gestão que vai “marcar a história” do RN.

Ricardo Stuckert


Na tentativa de justificar a reaproximação com Garibaldi, o ex-presidente destacou que a política é "A arte da convivência democrática na diversidade”.  Além disso, Lula esclareceu que uma relação política não é um casamento, mas sim "Uma convivência dentro do limite que a liberdade política e a democracia exigem que a gente tenha".

As declarações do representante político aconteceram nesta terça-feira (24) durante uma entrevista ao programa RN Verdade, na rádio 97 FM.




 

POSTAGEM EM DESTAQUE

Shopping Via Direta terá de pagar multa à vereadora trans Thabatta Pimenta por inibir uso ao banheiro feminino

  O Shopping Via Direta, de Natal, foi condenado a pagar R$ 5 mil, a título de indenização por danos morais, após caso de transfobia contra ...