domingo, 4 de julho de 2021

Municípios do RN receberam e aplicaram doses vencidas da vacina de Oxford; VEJA LOCAIS E SE VOCÊ ESTÁ NO GRUPO

Aplicação da vacina contra a Covid-19 em Natal – Foto: Joana Lima / Prefeitura de Natal

 Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do País, o que compromete sua proteção contra a Covid-19.

Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foi publicada pela Folha de São Paulo.

O Rio Grande do Norte está entre os estados que receberam e aplicaram imunizantes fora da data de validade. Foram 233 doses vencidas aplicadas.

Se você já está vacinado, confira se no cartão de vacina consta um dos lotes abaixo e se a aplicação foi depois da data de validade. Se você se enquadrar, procure uma unidade básica de saúde para receber orientações.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

Entre as cidades potiguares que mais receberam os imunizantes vencidos, estão João Câmara (com 55 doses), Augusto Severo (42) e Baía Formosa e Mossoró (ambos com 15 doses).

Em Natal, foram 12 doses vencidas aplicadas.

Além disso, ainda de acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Em nota, o Ministério da Saúde informou “que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas” e que “as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais”. “Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”, informou a pasta.

Confira a lista dos locais onde as vacinas vencidas foram aplicadas:


Governo do RN culpa prefeituras por aplicação de vacinas vencidas, mas pondera que dado pode ser fruto de cadastro tardio

 

Vacina contra a Covid-19 é distribuída pelo País afora – Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte afirmou nesta sexta-feira (2) que todas as cargas de vacina contra a Covid-19 recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas para as prefeituras dentro do prazo de validade e que, se houve aplicação de vacinas vencidas, a culpa é dos municípios. CLIQUE AQUI e verifique se você pode ter recebido vacina vencida.

Através de nota da Secretaria de Saúde (Sesap), a gestão estadual ponderou, no entanto, que parte dos dados sobre vacinas vencidas pode ser fruto de um cadastro tardio no sistema. Ou seja, as prefeituras podem ter aplicado a vacina no prazo, mas só cadastrado depois – o que gerou a interpretação equivocada.

“A Sesap esclarece que todas as doses dos imunizantes recebidos do Ministério da Saúde, incluindo os lotes da Astrazeneca apontados com aplicação vencida, foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e para os municípios dentro do prazo de validade”, enfatizou a secretaria.

E complementou: “Todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) com qualidade aferida.”

Na nota, a equipe de imunização da Sesap apontou, ainda, que pode ter ocorrido o “tardio registro na plataforma”, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. “É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”, esclareceu a pasta estadual.

“Neste momento, a equipe trabalha em diálogo com os municípios para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas para alinhar e orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise”, frisou a pasta.

Como o PORTAL DA 98 FM mostrou nesta sexta-feira, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina Oxford/AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do País, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foram publicada pela Folha de São Paulo.

O Rio Grande do Norte está entre os estados que receberam e aplicaram imunizantes fora da data de validade. Foram 178 doses vencidas aplicadas.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

Entre as cidades potiguares que mais receberam os imunizantes vencidos, estão João Câmara (com 55 doses), Augusto Severo (42) e Baía Formosa e Mossoró (ambos com 15 doses).

Em Natal, foram 12 doses vencidas aplicadas.

Se você já foi vacinado, CLIQUE AQUI e confira se sua vacina pode ter sido aplicada com data de validade vencida.

Natal nega aplicação de vacinas vencidas e afirma que houve erro no sistema

 

Vacinação contra a Covid-19 segue em Natal – Foto: Alex Régis / Secom Natal

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informou nesta sexta-feira (2) que a capital não aplicou nenhuma dose vencida da vacina contra Covid-19. A pasta disse que contactou as treze pessoas que supostamente teriam tomado a vacina vencida no município e identificou que houve uma falha da equipe de digitação na inserção no sistema quanto ao lote administrado.

Segundo a SMS, a correção ainda não foi realizada no sistema porque Gestão Municipal não tem acesso para correção, porém, já foi emitido um e-mail para o RN Mais vacinas solicitando a correção.

Segundo os dados de registros oficiais do Ministério da Saúde publicados pela Folha de São Paulo, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do País, o que compromete sua proteção contra a Covid-19.

O Rio Grande do Norte está entre os estados que teriam aplicado imunizantes fora da data de validade, segundo o levantamento, 233 doses vencidas foram aplicadas.

Municípios negam ter aplicado vacina vencida e culpam sistema de dados

 

No começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Foto: Agência Brasil 

Municípios negam terem aplicado doses vencidas de vacinas contra a covid-19. Os esclarecimentos sobre o caso foram apresentados após a Folha de S. Paulo publicar uma matéria que denunciava a suposta utilização de imunizantes fora da validade em 1.532 cidades do país.

A Prefeitura de Maringá (PR), que lidera a relação com 3.536 pessoas vacinadas, justificou que ocorreram divergências de dados no Sistema Conecte SUS.

No começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS
Marcelo Puzzi, secretário de Saúde de Maringá

No levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, a sala de vacina da Secretaria de Saúde de Maringá (PR) foi responsável por 3.023 dos 3.536 casos na cidade. Depois do município paranaense, aparecem Belém, com 2.673, São Paulo, com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador, com 824. Outras aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses, conforme o levantamento da Folha.

A denúncia aponta que 25.935 doses, todas da Oxford/AstraZeneca, foram aplicadas fora do prazo de validade em 1.532 cidades. A situação foi identificada em oito lotes (4120Z001, 4120Z004, 4120Z005, 4120Z025, CTMAV501, CTMAV505, CTMAV506 e CTMAV520), que indicavam data de vencimento entre 29 de março e 4 de junho.

A reportagem cruzou os dados dos sistemas DataSUS (do Ministério da Saúde, que identifica todos os vacinados com um código individual) e Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica, responsável por armazenar os dados dos imunizantes entregues para os estados com número de lote, data de validade e outras informações). O levantamento levou em consideração a vacinação realizada até 19 de junho.

Além de Maringá, as cidades de Belém e Salvador negaram a aplicação da vacina fora da validade. São Paulo confirmou que houve cerca de 4.000 casos. O UOL procurou a Prefeitura de Nilópolis e aguarda um posicionamento.

Belém nega aplicação fora da validade
Em Belém, no Pará, a secretaria de Saúde informou por email à Folha de S.Paulo que nenhuma dose de imunizante vencido foi aplicada na cidade, mas admite a possibilidade de um eventual erro no registro.

Entretanto, é possível que tenha havido erros nos registros, especialmente nas primeiras etapas da campanha de vacinação em massa, quando as anotações eram feitas manualmente em fichas de papel e posteriormente digitadas
Secretaria de Saúde de Belém, e-mail à Folha de São Paulo

Estado de SP confirma aplicações fora da validade

Em nota à Folha de S. Paulo, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou cerca de 4.000 doses ministradas após a validade.

A pasta firmou que orienta os municípios sobre a aplicação da vacinação contra a covid-19 e a importância de verificar a data de validade antes do uso do frasco de uma vacina.

Os casos constatados de aplicação de vacina fora da validade serão avaliados individualmente para definição da conduta apropriada definida pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), segundo a Saúde de São Paulo.

O município de Rio Claro, no entanto, se posicionou afirmando que não houve aplicação na região de imunizantes vencidos.

Em nota enviada ao UOL, a pasta esclareceu que sempre que chegam vacinas no município, as informações referentes aos lotes e vencimentos são averiguadas e que nunca houve estoque de vacinas com data de validade anterior às novas doses recebidas.

A matéria de repercussão nacional apontou dois lotes de vacinas como tendo sido utilizados em Rio Claro após o vencimento. A Vigilância Epidemiológica observa que as vacinas de um destes lotes sequer chegaram a ser recebidas pelo município. Já as doses com vencimento em 14 de abril, do lote 4120Z005 da Astrazeneca, estavam entre as primeiras que o município recebeu, em 27 de janeiro. Essas doses foram utilizadas imediatamente, esgotando-se nas duas semanas seguintes ao recebimento, bem antes do prazo de validade. É possível que tenha havido erro na inserção dos dados no sistema utilizado para registrar a vacina aplicada, com a seleção de lote equivocado
Secretaria de Saúde de Rio Claro

Salvador diz que houve erro no sistema
A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador informou que não há ocorrência de aplicação de doses vencidas na capital baiana.

Dois dos lotes mencionados na reportagem da Folha e todas as outras doses, segundo a pasta, foram administradas antes da data de vencimento dos imunizantes.

A aplicação das doses foi realizado dentro do período determinado pelo fabricante do imunobiológico e apenas no sistema do banco de dados do Ministério da Saúde foi efetuado em data posterior a aplicação da vacina
Secretaria de Saúde de Salvador

Ceará alega erro de registro nas embalagens
A Sesa-CE (Secretaria da Saúde do Ceará) informou hoje que também não distribuiu vacinas foram da validade.

A pasta confirma que recebeu dois lotes de imunizantes contra o coronavírus citados na matéria da Folha de S. Paulo, mas que tem distribuído os imunizantes a todos os 184 municípios no prazo, com logística desenvolvida pelo estão por meio de aviões, helicópteros e caminhões.

De acordo com o governo cearense, o Ministério da Saúde informou que houve um erro na embalagem das doses das vacinas AstraZeneca e apesar de serem encaminhadas direto do laboratório produtor ao estado, nas embalagens primária e secundária consta o vencimento em 31/05/2021, quando a validade correta seria 31/05/2022.

O que diz o Ministério da Saúde?
O UOL entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber quantas doses foram administradas fora da validade e checar as informações sobre o cadastro incorreto no sistema Conecte SUS, administrado pela pasta. Até o momento, não houve retorno.

Fonte: UOL

Ministério autoriza prefeituras a ampliarem público da vacinação contra gripe

 

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliarem a vacinação contra a gripe (Influenza) para outras pessoas além das já incluídas nos grupos prioritários iniciais. Em nota, a pasta afirma já ter comunicado a recomendação aos representantes municipais, aos quais caberá definir a melhor forma de imunizar suas populações a partir dos seis meses de idade.

“Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde”, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na nota.

Segundo o ministério, cerca de 34,2 milhões dos 79 milhões de brasileiros que integram os grupos prioritários já foram vacinados contra a gripe este ano, o que representa cerca de 42% do público-alvo inicial. A campanha para os segmentos prioritários da população está prevista para continuar até o próximo dia 9.

Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

O ministério recomenda que todos os interessados fiquem atentos aos cronogramas divulgados pelas prefeituras e/ou secretarias municipais de saúde. Para se vacinar, basta consultar um local de imunização próximo e comparecer portando a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. Caso a pessoa não possua ou não encontre sua caderneta de vacinação, os profissionais de saúde preencherão uma nova.

O ministério recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Feito isso, é necessário esperar por no mínimo 14 dias para se vacinar contra a gripe.

A pasta também reforça a importância da vacinação contra a gripe neste início de inverno, quando as temperaturas caem em boa parte do país, aumentando a incidência de doenças respiratórias.

*Por Agência Brasil

Vacina Sputinik demonstrou eficácia de 86% na Argenteina, segundo epidemiologista

 

(Foto: Divulgação)

Na véspera do Natal de 2020, a Argentina recebeu 300 mil doses da vacina Sputnik V contra o coronavírus, se tornando o 3º país da América Latina a iniciar a aplicação do imunizante russo, o primeiro registrado no mundo contra a Covid-19. A fórmula começou a ser administrada em profissionais de saúde, idosos e, hoje, é o imunizante mais utilizado em território argentino.

Apesar de ter sido aprovada no Brasil apenas para uso sob uma série de condições, a Sputnik faz sucesso com nossos vizinhos argentinos. Segundo Enio Garcia, brasileiro que chefia a assessoria técnica do Ministério da Saúde na província de Buenos Aires, é comum, nos postos de saúde, encontrar quem prefira tomar a Sputnik V à AstraZeneca.

Em entrevista exclusiva ao jornal Metrópoles, Garcia, que está à frente de um estudo de vida real sobre a segurança e a eficácia da vacina russa, conta que os resultados apontaram efetividade de 79% entre os que tomaram apenas uma dose e proteção de 86% para casos graves entre os que tomaram as duas doses. Os dados estão passando pela revisão de pares e, se aprovados, serão publicados na revista científica The Lancet nas próximas semanas.

Covid-19 na Argentina

“Começou a nossa segunda onda no final de março e, aqui na província de Buenos Aires, tínhamos uma média de 12 mil casos por dia. Agora estamos em oito, nove mil diários, e a curva está bem plana. Na primeira onda, tivemos um pico de 6,5 mil. Os números de infectados são maiores agora, mas já temos um terço da população maior de 18 anos vacinada e observamos redução dos casos graves e internações”, conta.

No país, também estão sendo aplicadas as vacinas da AstraZeneca e da Sinopharm. De acordo com dados do Our World in Data, 37,2% da população já foi imunizada com pelo menos a primeira dose e 9%, com a segunda.

Mas a Sputnik nem sempre foi bem recebida pelos argentinos. Garcia conta que, desde a criação do imunizante, ele já era visto com desconfiança. “Tem uma questão ideológica, colocam a coisa como se estivéssemos na Guerra Fria. As outras vacinas tinham um tratamento diferente, eram chamadas pelo nome, enquanto a Sputnik era a ‘vacina russa’”. Segundo ele, no começo, uma deputada da oposição chegou a fazer uma denúncia penal contra o presidente do país, o acusando de estar envenenando a população.

Virada

Ele considera que a comunicação voltada para a população, que recebeu dados, informações sobre os efeitos adversos leves, e o exemplo dos profissionais de saúde da linha de frente, que deixaram de desenvolver casos graves, foram essenciais para que a população passasse a confiar no imunizante.

“O estudo publicado na The Lancet terminou de consolidar. Hoje temos gente que chega no posto de saúde e, quando é AstraZeneca, a pessoa prefere voltar outro dia para se vacinar com a Sputnik V. É a vacina que mais usamos aqui, as pessoas foram vendo que é uma boa vacina, com bom efeito”, diz. Ele é contra a escolha de vacinas, e pondera que o medo em relação a qualquer imunizante aprovado não tem razão de existir. “Todos são seguros e eficazes”, reforça Garcia.

A Sputnik V está sendo produzida por um laboratório privado na Argentina desde o último mês, com expectativa de inauguração de uma nova fábrica para garantir a independência em relação a insumos importados. “É uma aposta, mas não é feita às cegas. Se percebêssemos que não tinha um bom resultado, obviamente não teríamos incentivado a Sputnik”, conclui o epidemiologista brasileiro.

*Por Metrópoles

DETRAN REABRE ATENDIMENTO PRESENCIAL EM OITO UNIDADES DO INTERIOR DO RN

 

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vai reabrir a partir de segunda-feira (05), oito unidades de atendimento presencial situadas no interior do Estado e que funcionam dentro das Centrais do Cidadão. Os municípios contemplados são Alexandria, Assú, Santa Cruz, Nova Cruz, Macaíba, Apodi, João Câmara e Patu, além da unidade de Zona Norte, em Natal. Há ainda a previsão do início dos exames médico e psicológico em Parelhas, a partir do dia 14 deste mês.

Os atendimentos presenciais serão controlados com um número fixo de agendamento diário para cada serviço oferecido no posto do Detran, no sentido da gestão manter o controle do fluxo de pessoas e evitar aglomerações no interior das instalações. Para ter acesso ao prédio é preciso que o usuário faça seu agendamento antecipado pelo site do Detran e, na ocasião do serviço, apresente a guia de agendamento para entrar na unidade, como também fazer uso de máscara de proteção facial.

Neste primeiro momento, os serviços presenciais liberados contemplam os relacionados a Registro de Condutores (Habilitação), Registro de Veículos e Atendimento Clínico. Cada repartição do Detran no interior contará com serviços específicos na sua lista de atendimento e o usuário poderá conferir cada um no momento em que for realizar o agendamento, pois o sistema de dados mostra o município, tipo de serviço, data e hora disponíveis para agendar.

O diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira, informou que o sistema de agendamento já se encontra aberto para esses municípios. Para agendar é simples, basta o usuário acessar o site do Detran (www.detran.rn.gov.br) na internet, clicar no ícone “Agendamentos”, na página seguinte escolhe a natureza do serviço entre as opções “Habilitação”, “Veículos” e “Médico, Psicológico e Junta”, logo depois seleciona o tipo do serviço, preenche os dados solicitados e escolhe local, hora e data. “É uma reabertura gradual com controle de agendamento e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária determinados pelas autoridades de saúde”, ressaltou o diretor.

O horário de atendimento das unidades do Detran que reabrem na segunda-feira (05) e estão localizadas nas Centrais do Cidadão do interior do Rio Grande do Norte é de 7h às 13h. Já na zona Norte de Natal, onde vai reabrir o setor de Registro de Veículos, o horário nesse setor é de 9h às 13h.

Mais de 108 mil doses de vacinas contra Covid chegam ao RN neste sábado (3), diz Sesap

 

O Rio Grande do Norte recebe mais de 108 mil doses de vacinas contra Covid-19 ao longo deste sábado (3), segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O primeiro lote, com 28.080 imunizantes da Pfizer, chegou ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante por volta das 10h.

Entre as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde também haverá doses da Janssen (que é de dose única) e da AstraZeneca/Fiocruz.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão entregues 47.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 32.300 da Janssen, em voos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

"A equipe da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) estará trabalhando ao longo do fim de semana para agilizar o processamento dos carregamentos e encaminhar as vacinas o mais rápido possível aos municípios", afirmou a Sesap.

Ainda de acordo com a secretaria, os carregamentos servirão para atender novos públicos prioritários para vacinação pactuados entre a Sesap e os municípios, bem como dar continuidade ao processo de imunização de grupos anteriores e o escalonamento por idade.

Até a manhã deste sábado, a plataforma RN+ Vacina apontava o registro de 1.623.041 vacinas aplicadas. São 1.188.490 de potiguares que receberam ao menos uma dose e 434.551 completamente imunizadas.

G1RN

Promessas dos políticos: Fátima Bezerra cumpriu 22% dos compromissos de campanha após 2 anos e meio de mandato

 

Melhorar os indicadores, concluir obras paradas, aumentar concursos, ampliar serviços públicos. Em dois anos e meio de mandato, a governadora do Rio Grande do Norte cumpriu uma de cada cinco promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018.

Levantamento feito pelo G1 mostra que 22% dos 53 compromissos assumidos por Fátima Bezerra (PT), então candidata, eleita para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos.

A relação completa de promessas e o status de cada uma está na página especial.

VEJA AQUI

POSTAGEM EM DESTAQUE

Shopping Via Direta terá de pagar multa à vereadora trans Thabatta Pimenta por inibir uso ao banheiro feminino

  O Shopping Via Direta, de Natal, foi condenado a pagar R$ 5 mil, a título de indenização por danos morais, após caso de transfobia contra ...