domingo, 12 de setembro de 2021

Detran divulga aprovados e convoca outros classificados no Programa CNH Popular

 

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou no Diário Oficial do Rio Grande do Norte (DOE) desta sexta-feira (10), a relação dos aprovados no programa CNH Popular. São 353 vagas disponíveis, porém apenas 88 apresentaram a documentação necessária, ficando 265 vagas abertas que serão preenchidas com os candidatos em lista de espera, divulgada no DOE junto a relação dos candidatos aprovados.

Os candidatos em lista de espera devem agendar a entrega da documentação no site do Detran (www.detran.rn.gov.br). Na página principal clica em “Agendamentos”. Na aba seguinte acessa o botão “Habiltação” e por fim clica no ícone “Entrega Documentos CNH Popular”. Preenche o campo CPF, escolhe o serviço e em seguida seleciona dia, hora e local de entrega. É importante levar a guia de agendamento para entrar na unidade do Detran no dia marcado.

Todos os contemplados no Programa CNH Popular têm a isenção dos pagamentos de taxas e das despesas referentes aos cursos teórico e prático de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Neste ano, o investimento realizado pelo Governo do RN é de R$ 600 mil. O programa abrange a primeira habilitação e mudança de categoria, para quem já é habilitado, compreendendo as categorias de Habilitação A, B, C, D e E.

O Programa CNH Popular é voltado para regularizar a situação de trabalhadores que vivem na informalidade, dirigindo veículos automotores sem habilitação, além de possibilitar a geração de emprego e renda para os que desejam trabalhar como motorista de aplicativos, motoboy, taxista ou qualquer outra atividade que exija a Carteira Nacional de Habilitação.

A lei instituindo a CNH Popular foi aprovada em 2011, mas não havia sido regulamentada nesses 10 anos, o que impedia a concessão do benefício. No ano passado, a proposta foi resgatada pelo deputado Francisco Medeiros, líder do Governo na Assembleia Legislativa e regulamentada pelo governo do Estado.

Para 2021 serão 353 vagas, distribuídas da seguinte forma: 200 para Primeira Habilitação Categoria “A”, 111 para Primeira Habilitação Categoria “B”, 15 para Mudança de Categoria “C”, 15 vagas para Mudança de Categoria “D” e 12 para Mudança de Categoria “E”.

Confira a lista completa: Aprovados no programa CNH POPULAR e Convocação de Classificados Remanescentes

Natália Bonavides é contra aliança entre PT e MDB dos Alves: ‘Oligarquias foram responsáveis por fazer RN chegar onde chegou’

 

FOTO: REPRODUÇÃO/PORTAL 98 FM

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) afirmou nesta quinta-feira (9), em entrevista à 98 FM Natal, que é contra uma aliança entre seu partido e o MDB para as eleições de 2022 no Rio Grande do Norte. Nos bastidores, é costurada uma união entre os partidos em torno da candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) – pela proposta, o MDB indicaria o candidato a vice.

A aproximação entre as duas legendas ganhou forças nas últimas semanas, especialmente após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defender publicamente, durante visita ao RN, a coligação entre as siglas no próximo ano. Lula chegou a participar de um jantar com os dois principais líderes do MDB no Estado – o deputado federal Walter Alves e o ex-governador Garibaldi Alves Filho – para discutir a possível aliança.

Para Natália Bonavides, que concedeu entrevista ao programa “Repórter 98”, a união entre PT e MDB no RN “não seria uma aliança eleitoral acertada”.

“Existe uma divergência programática muito ampla. Se formos observar a própria posição do MDB no Congresso, muitas vezes (o partido) tem sido base de apoio dessa agenda bolsonarista. Além disso, aqui no Estado, as oligarquias por muito tempo governaram o Rio Grande do Norte e foram as responsáveis por fazer o Estado chegar às condições em que chegou. Eu acredito que não seria positivo”.

A deputada federal do PT enfatizou que, apesar da defesa de Lula, a decisão sobre aliança ou não com o MDB caberá ao diretório estadual do partido. “Por mais que ele (Lula) esteja fazendo conversas, por mais que ele possa ter sua opinião em relação a isso, ele reafirmou que cabe ao partido aqui no Estado fazer o debate desses termos eleitorais – e é isso que o partido está começando a fazer”, destacou a parlamentar.

Natália Bonavides registrou que não é contra alianças para as eleições de 2022, mas pontuou que é preciso ter uma “identidade mínima”. Ela cita como possíveis aliados para o próximo ano o PSB, o PV, a Rede Sustentabilidade e o PCdoB – partido do atual vice-governador, Antenor Roberto.

“É sempre válido fazer aliança com quem é diferente da gente, até porque não se chamaria aliança. Mas essa junção de diferentes no mesmo palanque precisa de identidade mínima, que a gente tope um programa minimamente comum para a gente apresentar à sociedade e depois buscar ampliar esse programa”, finalizou.

fonte,   Portal 98 FM

Festa do Boi volta em 2021 em nova data e deverá ser só para vacinados contra a Covid

 

FOTO: ASCOM/PARNAMIRIM

A tradicional Festa do Boi, maior evento agropecuário e de agronegócio do Rio Grande do Norte e uma das maiores da região Nordeste, voltará a ser realizada em 2021. Após ter tido uma edição virtual no ano passado, em função da pandemia de Covid-19, a festa voltará a ter presença de público e shows musicais.

O local será o de sempre: o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Mas a data vai mudar: em vez de outubro, a festa acontecerá em novembro: entre os dias 13 e 20.

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), já confirmou nesta sexta-feira (10) apoio à realização do evento no formato tradicional. Em entrevista à TV Ponta Negra, Taveira disse que a Festa do Boi 2021 será o primeiro grande evento aberto da cidade após as restrições impostas pelo coronavírus.

Ao PORTAL DA 98 FM, o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos, declarou que deu entrada nesta semana em um pedido de autorização para que o evento aconteça. Já foram protocolados pedidos junto ao Governo do Estado e à Prefeitura de Parnamirim. Uma consulta também já foi formulada ao comitê científico que assessora a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) na definição de restrições da pandemia.

A Anorc, que promove o evento, pretende realizar a Festa do Boi com protocolos específicos de saúde. Entre as medidas, deve constar a exigência de que só podem ter acesso ao parque pessoas vacinadas contra a Covid-19. Esse foi o pedido apresentado ao governo estadual e à prefeitura.

“Estamos dialogando. Vamos definir até a próxima semana”, diz Marcelo Passos.

A data também deve mudar. O evento, que acontece tradicionalmente em outubro, este ano será realizado no mês seguinte. Segundo Marcelo Passos, a Festa do Boi será entre 13 e 20 de novembro.

“Sugerimos ao comitê científico que a festa seja só para vacinados, com as pessoas usando máscara e álcool em gel. Além disso, estamos discutindo o avanço da vacinação”, ressalta.

Parnamirim terá festa de aniversário, réveillon e Carnaval

O prefeito de Parnamirim também confirmou, na entrevista à TV Ponta Negra, que a cidade terá no fim as tradicionais festividades de aniversário de emancipação política (em 17 de dezembro) e de réveillon, assim como um festival de jazz.

Além disso, Taveira disse que já está sendo planejado o Carnaval 2022. Parnamirim é um dos principais polos da festa momesca no Rio Grande do Norte, com eventos na Praia de Pirangi do Norte.

Portal 98 FM

Campanha ‘Corrente Sob Pressão’ aumenta estoque de sangue em 80% em Natal e Mossoró

 

FOTO: LUCAS CORTEZ

A campanha de doação de sangue promovida pela Inter TV do Rio Grande do Norte, nomeada ‘Corrente Sob Pressão’, que começou no dia 2 de agosto e encerrou nesta quinta-feira (9), trouxe um aumento no movimento nos hemocentros de Natal e Mossoró.

Em dias comuns, o Hemonorte, localizado na capital potiguar, recebe cerca de 140 pessoas e coleta uma média de 110 bolsas de sangue diariamente.

Somente nesta quinta-feira, o hemocentro recebeu 250 pessoas. Desse total, 199 bolsas foram coletadas. O número representa um aumento de 80% no estoque.

“A campanha foi um sucesso. Tivemos um grande incremento. Durante os 7 dias, a gente coletou 959 bolsas de sangue. Foi um número expressivo nesses últimos meses”, relata Miriam Mafra, diretora de apoio técnico do Hemonorte.

Já na capital do Oeste, Mossoró, a média é de 35 a 40 doadores em dias normais.

Durante a campanha, 252 bolsas de sangue foram coletadas. Somente no último dia, foram 62 doadores – um aumento de 77%.

“É importante lembrar que a campanha continua, porque a necessidade do sangue persiste todos os dias”, alerta Miriam.

Corrente Sob Pressão

A campanha nacional de doação de sangue foi idealizada pela Rede Globo, em parceria com as afiliadas de todo o país.

O tema ‘Sob Pressão’ é em alusão ao nome da minissérie que estreou sua quarta temporada no dia 12 de agosto e trata de assuntos envolvendo a saúde pública. Nesta nova temporada, a doação de sangue é um dos temas abordados.

fonte,  G1RN

Vídeo: Polícia encerra show de forró de Taty Girl por descumprimento de decreto estadual

 


A Polícia Militar encerrou o show da cantora de forró Taty Girl, na noite dessa sexta-feira (10), em uma casa de eventos localizada no município de Santa Cruz do Capibaribe, na região Agreste de Pernambuco. Em um dos vídeos, é possível ouvir que o policial diz que, por se tratar de um evento-teste, o decreto só permite som até as 23h.

“Pelo decreto, existe uma determinação que, nos shows-teste, o som só é permitido até as 23h. Vai até a meia-noite, mas o som vai ser encerrado agora”, afirmou um PM, após pegar o microfone da cantora, no palco.

 

Em sua rede social, a cantora agradeceu aos fãs e falou sobre o respeito aos horários dos eventos-teste. “Obrigada pelo carinho, Santa Cruz do Capibaribe, foi lindo, pena que acabou cedo, mas é isso, respeitamos os horários. Obrigada mais uma vez. Eu volto, viu?”, diz postagem.

DEPUTADOS VÃO RECORRER DE NEGATIVA A HABEAS CORPUS PARA ZÉ TROV

 

Foto: Reprodução

Os deputados Vitor Hugo (PSL-GO) e Carla Zambelli (PSL-SP) afirmaram na tarde deste sábado (11) que vão recorrer da negativa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin ao pedido de habeas corpus para o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como “Zé Trovão”. Os deputados, aliados de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), anunciaram em suas redes sociais que irão apresentar um recurso à Corte.

O caminhoneiro está foragido e teve seu nome incluído na lista da Interpol a pedido da Justiça brasileira. Zé Trovão é acusado de incitar e organizar atos violentos durante os protestos do feriado de 7 de Setembro. Em vídeos publicados nas redes sociais, ele fez ameaças ao ministro Alexandre de Moraes e pregou a destituição dos integrantes do STF.

Fachin rejeitou nesta sexta (10) o pedido de habeas corpus ao não apreciar o teor do documento. O ministro não entrou no mérito da questão, alegando ser processualmente incabível o recurso para o Plenário do STF. Ele justifica a decisão com base na aplicação por analogia da Súmula nº 606, que diz que não cabe habeas corpus originário contra decisão de turma da Corte.

No pedido, Zambelli e Vitor Hugo sustentavam que, por não haver mais o risco de cometimento de novos crimes por parte do caminhoneiro, a prisão não se faz necessária. Alegam, ainda, que as manifestações de 7 de Setembro já passaram e que tudo “transcorreu dentro da normalidade democrática.”

Nas redes, Zambelli e Vitor Hugo afirmam que há outros precedentes no sentido contrário ao da decisão de Fachin. “O HC é um direito constitucional ‘sem qualquer limitação’ como já decidiu o próprio STF em 2015. Zé Trovão, bem como qualquer brasileiro, tem o direito de ter um HC apreciado, independente de quem seja o autor da decisão”, escreveu Zambelli em sua conta no Twitter.

R7                                                                                                                             

BOLSONARO FALA SOBRE PRESIDÊNCIA: “SE ALGUÉM QUISER TROCAR COMIGO, TROCO AGORA”

Foto: Reprodução IG

Em sua primeira manifestação pública após os atos  de 7 de setembro , o presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (11) que não é fácil ocupar a presidência da República.

“A vida de presidente não é fácil, se alguém quiser trocar comigo, troco agora”, disse Bolsonaro em Esteio (RS), onde participou da 44ª edição da feira agropecuária Expointer e recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Ao comentar os atos de 7 de setembro, o presidente disse ainda que “Muitos poderiam achar que foi um momento de glória para mim. Quero dizer, não o contrário, mas um pouco diferente disso”.

Dois dias após intensificar os ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) nos atos públicos de apoio ao seu governo, o presidente recuou e divulgou a carta à nação, manifesto redigido juntamente com seu antecessor, Michel Temer , sugerindo que respeita a Constituição e a separação dos Três Poderes.

Ao comentar os atos de 7 de setembro, o presidente disse ainda que “Muitos poderiam achar que foi um momento de glória para mim. Quero dizer, não o contrário, mas um pouco diferente disso”.

Dois dias após intensificar os ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) nos atos públicos de apoio ao seu governo, o presidente recuou e divulgou a carta à nação, manifesto redigido juntamente com seu antecessor, Michel Temer , sugerindo que respeita a Constituição e a separação dos Três Poderes.

 fonte, IG


“MAIA FALANDO E UM JEGUE RELINCHANDO É A MESMA COISA”, DIZ BOLSONARO

 

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rebateu a declaração do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia de que o chefe do Executivo seria gay, mas “não consegue assumir”. “Maia me acusou de gay? Lógico, Maia falando e um jegue relinchando é a mesma coisa pra mim”, falou Bolsonaro.

Segundo o presidente, Maia “foi trabalhar com o [João] Doria e começou a se interessar pela pauta LGBTQI”. “Ele quer agradar seu patrão. O gordinho quer agradar o patrãozinho dele”, afirmou.

Bolsonaro ainda ironizou, dizendo que esse foi o único defeito que Rodrigo Maia encontrou nele. “Não tem nenhum problema em ser gay”, disse.

“Nós sempre fomos contra a ilustração de crianças, não tem cabimento colocar isso em sala de aula. Olha o padrão dos livros do PT”, disparou o presidente.

As declarações de Bolsonaro foram feitas durante a live semanal, nesta quinta-feira (9/9), após repercussão das falas do 7 de Setembro.

“Não tem mulher que admire ele”

Na semana passada, Maia disse que tem dúvidas sobre a heterossexualidade de Bolsonaro. “Eu tenho uma grande dúvida [se o Bolsonaro é gay]. Eu acho que é. Não tem nenhum problema”, opinou o ex-presidente da Câmara dos Deputados.

“Não tem uma mulher que ele admire, ele não gosta. Qual é o problema? Não estou brincando. Acho que esse debate tem que fazer. Ele não consegue assumir o que ele é. Falo sério. As pessoas acham que falo brincando, mas depois me dão razão”, afirmou Maia.

Para o parlamentar, a formação militar é uma das explicações. “Como ele tem a formação militar, que é muito reacionária, muito atrasada neste aspecto da orientação sexual, ele prefere dizer que é machão”.

fonte,  Metrópoles

[VÍDEO] BANDIDOS FAZEM ARRASTÃO EM BAR NA ZONA SUL DE NATAL

 


Dois homens armados fizeram um arrastão em um bar na Rua dos Potiguares, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. Câmeras de segurança flagraram a ação criminosa, que aconteceu na noite dessa sexta-feira (10).

Na ação, a dupla rendeu as pessoas que estavam no estabelecimento. Além dos objetos pessoais dos clientes, os bandidos roubaram uma televisão do bar, em ação registrada pelas câmeras.

 fonte, Portal da Tropical

LÍDERES DE CAMINHONEIROS VÃO SE REUNIR DIA 18 EM BRASÍLIA

 

Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

Líderes e entidades de caminhoneiros vão se reunir em Brasília no próximo sábado (18) para discutir pautas da categoria. A ideia é analisar o cenário e novas manifestações não estão descartadas.

A informação foi relatada por caminhoneiros ao R7 Planalto. Neste sábado (11), líderes do setor e profissionais autônomos se reuniram em Recife (PE), onde discutiram pautas relacionadas aos caminhoneiros.

Na reunião, trataram sobre piso mínimo de frete, aposentadoria especial da categoria, pedágio, contratação direta de caminhoneiros e o fim do PPI do petróleo.

Agora, vão se reunir em Brasília. Na capital federal, debaterão novamente as pautas da categoria e analisarão o cenário. Futuras manifestações não estão descartadas, informaram líderes de caminhoneiros.

R7

NO 11 DE SETEMBRO, AFEGÃOS CULPAM SAÍDA DOS EUA POR SEUS PROBLEMAS

 

Foto: @Reuters

Cansados da guerra, moradores de Cabul manifestaram raiva e sentimentos de traição pelos Estados Unidos (EUA) no sábado(11), que marca o 20º aniversário dos ataques de 11 de setembro, que levaram à invasão do Afeganistão pelos norte-americanos e à derrubada do governo Talibã.

Após ocupação de duas décadas, as forças dos EUA retiraram-se abruptamente do Afeganistão no mês passado, provocando o colapso do governo, apoiado pelo ocidente, e o retorno dramático do Talibã ao poder.

“Os infortúnios que vivemos atualmente são por causa da América”, disse Abdul Waris, um morador de Cabul, enquanto as bandeiras brancas do Talibã estampadas com linhas do Alcorão eram penduradas em postes próximos.

Alguns dos jovens que falaram à Reuters reclamaram que as forças dos EUA não tentaram ajudar o povo afegão.

“Depois dos eventos de 11 de setembro, os norte-americanos estiveram em nosso país por 20 anos para seu próprio benefício”, disse Jalil Ahmad.

“Eles aproveitaram os benefícios que tinham em mente por 20 anos, enquanto nós não obtivemos nenhum benefício deles. Deixaram o país em um estado de confusão.”

Membros do Talibã com armas penduradas nos ombros eram visíveis em toda a capital, mas o clima estava calmo e tranquilo após as mudanças dramáticas das últimas semanas.

“Agora há segurança e a segurança é boa. Que Deus dê ao Talibã mais força para manter essa [calma] para sempre”, disse o morador Gul Agha Laghmni.

Agência Brasil

“ESSE SALAME É DO GOVERNADOR“, DIZ BOLSONARO SOBRE EDUARDO LEITE, EM FEIRA NO RIO GRANDE DO SUL

Foto: Reprodução/Twitter

  Em visita à feira agropecuária Expointer, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, neste sábado (11), o presidente Jair Bolsonaro, apontou para um salame e disse que seria “do governador” do Estado, Eduardo Leite (PSDB).

Os expositores da feira apresentaram peças de salame ao chefe do Executivo e à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que mostrou ao presidente um dos pedaços que recebeu, quando Bolsonaro apontou e disse: “Esse salame é do governador aqui do Rio Grande do Sul”.

Em seguida, Bolsonaro abaixou e encostou a cabeça em Tereza Cristina.

No Twitter, Eduardo Leite compartilhou a imagem e reagiu à piada de Bolsonaro: “A esse cidadão que queriam que eu desse ‘boas vindas’ na Expointer?”.

Na 6ª feira (10.set.2021), ex-deputado e atual presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, foi condenado a pagar indenização de R$ 300.ooo por ofensas homofóbicas em ação movida pelo governador gaúcho.

Em julho, Eduardo Leite assumiu sua homossexualidade durante entrevista concedida ao apresentador Pedro Bial. Ele é o único homem assumidamente gay a comandar um Estado brasileiro atualmente.

Nesse Brasil, com pouca integridade nesse momento, a gente precisa debater o que se é, para que se fique claro e não se tenha nada a esconder. Eu sou gay, eu sou gay. E sou um governador gay, não sou um gay governador, tanto quanto Obama, nos Estados Unidos, não foi um negro presidente, foi um presidente negro, e tenho orgulho disso”, afirmou, em trecho de divulgação do programa.

Poder 360/MSN

POSTAGEM EM DESTAQUE

Daniel Alves paga fiança de 1 milhão de euros, e juízes esperam passaportes para libertar jogador

  A defesa de Daniel Alves depositou nesta segunda-feira (25) a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) para que a Justiça con...