quinta-feira, 22 de junho de 2023

Sisu: inscrições para vagas do 2º semestre se encerram nesta quinta

 


O prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre de 2023 termina nesta quinta-feira, 22, às 23h59. O programa do Ministério da Educação (MEC) disponibiliza vagas em universidades públicas de todo o Brasil – no de início do ano, também há opções de vagas universidades de Portugal. Para se inscrever, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e ter tirado nota superior a zero na redação.

O sistema funciona online pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e permite que cada candidato escolha duas opções de curso. Enquanto o portal estiver aberto, é possível trocar as opções selecionadas. Como o sistema atualiza a nota de corte de cada curso, de acordo com as seleções feitas até então, toda meia-noite, os candidatos conseguem mensurar em quais cursos eles têm mais chances de entrar com a sua nota do Enem.

A última atualização de notas de corte do Sisu aconteceu na meia-noite desta quarta-feira, portanto, agora é o momento da decisão final dos candidatos sobre os cursos selecionados. Vale a última opção escolhida antes do fechamento do sistema.

O resultado será divulgado próximo dia 27 e as matrículas devem ser realizadas de 29 de junho a 4 de julho.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso ainda pode disputar uma vaga por meio da lista de espera. Para isso é preciso manifestar interesse em participar da lista, entre os dias 27 de junho e 4 de julho.

A convocação dos candidatos em lista de espera será feita pelas próprias instituições, a partir de 10 de julho.

Vagas

Ao todo, são 51 mil vagas disponíveis em universidades públicas de todo o País com ingresso neste semestre. Algumas delas são exclusivas para cotistas.

A Lei de Cotas determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservem, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (renda por pessoa).

As instituições também podem adotar as próprias políticas e ações, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o Sisu faz o cálculo automaticamente e gera uma nova nota e a respectiva classificação.

Estadão Conteúdo22 DE JUNHO DE 2023

Polícia [VÍDEO] Criminosos de tocaia executam homem com tiros de fuzil e pistola na Zona Oeste de Natal A vítima foi pega de surpresa e não teve chance de reação

 

Os criminosos estavam aguardando a vítima de tocaia - Foto: Reprodução

Na tarde deste domingo, por volta das 16h, câmeras de monitoramento registraram um crime de execução na rua Manoel Miranda, no bairro do Bom Pastor, Zona Oeste de Natal.

Nas imagens, a vítima identificada como Italo Coelho dos Santos, de 29 anos de idade, chega em um carro modelo Renault Oroch e para em frente a um lava-jato. Após desembarcar do veículo, a vítima é surpreendida por disparos de um homem armado com um fuzil, que estava em outro carro, de cor preta, estacionado próximo ao estabelecimento. Em seguida, mais dois criminosos descem do carro preto e também disparam contra a vítima.

Confira:

Italo veio a óbito ainda no local. A DHPP investiga o crime, mas ainda não foram divulgados os motivos nem os mandantes da ação criminosa.

Festa Léo Santana e Zé Cantor são as principais atrações da 3ª noite do São João de Natal nesta quinta (22); veja programação

 


Léo Santana será o último a subir no palco nesta quinta-feira (22) - Foto: Reprodução

A programação de shows do São João de Natal continua nesta quinta-feira (22) com mais três atrações no largo da Arena das Dunas. O evento é organizado pela Prefeitura do Natal e pela Clap Entretenimento, em uma parceria público-privada.

O espaço dos shows tem uma área aberta ao público, com entrada gratuita, e outra destinada a um camarote da Clap. As entradas para o camarote podem ser adquiridas no site https://www.ticketnahora.com/camarote-natal.

Confira abaixo as atrações:

  • Hugo e Heitor (18h)
  • Zé Cantor (19h30)
  • Léo Santana (21h30)

Além dos shows, acontece na Arena das Dunas um festival de quadrilhas juninas.

Confira abaixo as quadrilhas que se apresentam hoje:

  • Coração Matuto (20h)
  • Rei do Baião (20h40)
  • Balão Dourado (21h20)
  • Matutos da Paixão (22h)
  • Junina Sai da Frente (22h40)

A parceria público-privada entre a Prefeitura do Natal e a Clap permitirá que a gestão municipal economize com o evento. A Clap vai custear parte da montagem da estrutura em troca da exploração do espaço.

A estimativa é que a prefeitura economize, nesta parceria, R$ 3 milhões com o evento. Nos próximos anos, a parceria pode ser ampliada de modo que o São João seja realizado a custo zero para o Município.

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...