segunda-feira, 18 de abril de 2022

PT ACIONA TSE POR MOTOCIATA DE BOLSONARO E PEDE APLICAÇÃO DE MULTA

 

Foto: Werther Santana/ Estadão Conteúdo

O Partido dos Trabalhadores (PT), acionou neste domingo (17/4), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), em razão da motociata realizada na região de São Paulo na última sexta (15). O partido defende que o evento configura campanha eleitoral antecipada e pede que Bolsonaro e o organizador a motociata, o pastor Jackson Villar, sejam condenados a pagar multa.

Segundo os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin, que estão entre os 10 que assinam a representação, “o envolvimento de Jair Bolsonaro foi ativo e proativo, desde o início: 1) convocou publicamente o evento; 2) conduziu sua motocicleta durante todo o percurso, incitando seus apoiadores com gestos típicos de suas campanhas; 3) desfilou em carro aberto e; 4) subiu em carro som, realizou comício, pedindo votos, explicita e implicitamente”.

O partido defende que deve-se afastar as tentativas de Bolsonaro de caracterizar a motociata como apenas um apoio ao seu mandato como presidente, além de ressaltar que ele teve atuação direta na organização do evento.

A motociata ocorreu na última sexta-feira, partindo da cidade de São Paulo até a cidade de Americana, no interior do estado.

Correio Braziliense

O presidente Jair Bolsonaro (PL) / Foto: Clauber Cleber Caetano/PR/Divulgação O pacote de medidas sociais anunciado em março pelo governo federal começa a despejar bilhões de reais na mão de trabalhadores e aposentados esta semana. O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) libera 1.000 reais para 42 milhões de trabalhadores a partir da quarta-feira, 20, véspera de feriado. Ao todo, o saque extraordinário do fundo — isto é, liberado pelo governo e não por previsões que constam na lei — pode injetar 30 bilhões de reais na economia em curto prazo. Na próxima semana, começam os pagamentos da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS, com impacto de 56,7 bilhões de reais. Ao todo, 86,7 bilhões desses dois programas entram na conta dos brasileiros durante o primeiro semestre deste ano. Ambas medidas foram utilizadas em conjunto durante a pandemia da Covid-19 para segurar o impacto econômico da diminuição de circulação das pessoas e, voltam à cena após o fim da emergência sanitária, anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no último domingo, 17. A justificativa oficial para a liberação de recursos é para “aumentar a renda e o poder de compras dos brasileiros”, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. A liberação do FGTS e o adiantamento do 13º salário do INSS fazem parte de um programa chamado Renda e Oportunidade, do Ministério do Trabalho. Além dos 86,7 bilhões de reais que caem nas contas de brasileiros até o fim de junho, o governo prevê um impacto total de 150 bilhões de reais. Isso porque, entre as medidas, há um programa de crédito para pequenos empreendedores e aumento da margem de consignação em empréstimos para aposentados do INSS. No caso do FGTS, a liberação será por etapas, seguindo o mês de aniversário do trabalhador, conforme calendário abaixo. Têm direito a receber quem conta com recursos no fundo, seja em contas ativas ou inativas. Ao todo, cada trabalhador poderá receber até 1.000 reais. O 13º salário do INSS começa a ser depositado no dia 25 de abril, junto com o pagamento mensal da aposentadoria e pensão. Nesta primeira parcela, não há desconto de Imposto de Renda. A segunda parcela do abono de Natal será depositada junto com os benefícios de maio. Veja

 

Foto: Reprodução

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou neste domingo, em pronunciamento em rede nacional, o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) no país. Segundo Queiroga, a decisão foi possível graças a melhora no cenário da pandemia, à ampla taxa de vacinação e à capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos próximos dias, haverá um ato normativo oficializando a decisão.

No entanto, o ministro ressaltou que isso não signifca o fim da Covid-19 e afirmou que o Ministério da Saúde continuará vigilante para adotar as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros.

Emergência em saúde Pública de Importância Nacional (Espin) foi decretada pelo governo federal em fevereiro de 2020, antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. A portaria diminuiu a burocracia para enfrentar a doença e permitiu, entre outras coisas, que a Secretaria de Vigilância em Saúde fizesse a contratação temporária de profissionais de saúde, aquisição de bens e contratação de serviços.

A Espin também permitiu a aprovação emergencial de vacinas e medicamentos contra a Covid-19 e benefícios trabalhistas concedidos durante a pandemia. Por isso, o impacto do fim da medida vai muito além da Saúde.

A decisão anunciada neste domingo ocorre após semanas de pressão do presidente Jair Bolsonaro, como mostrou o colunista Lauro Jardim, que também adiantou a novidade deste domingo. Bolsonaro queria que o Ministério da Saúde decretasse o “fim da pandemia”. Entetanto, isso pode ser feito apenas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Globo

BOLSONARO COMEÇA A DESPEJAR R$ 86 BI NA MÃO DE TRABALHADORES E APOSENTADOS

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) / Foto: Clauber Cleber Caetano/PR/Divulgação

O pacote de medidas sociais anunciado em março pelo governo federal começa a despejar bilhões de reais na mão de trabalhadores e aposentados esta semana. O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) libera 1.000 reais para 42 milhões de trabalhadores a partir da quarta-feira, 20, véspera de feriado.

Ao todo, o saque extraordinário do fundo — isto é, liberado pelo governo e não por previsões que constam na lei — pode injetar 30 bilhões de reais na economia em curto prazo. Na próxima semana, começam os pagamentos da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS, com impacto de 56,7 bilhões de reais. Ao todo, 86,7 bilhões desses dois programas entram na conta dos brasileiros durante o primeiro semestre deste ano.

Ambas medidas foram utilizadas em conjunto durante a pandemia da Covid-19 para segurar o impacto econômico da diminuição de circulação das pessoas e,  voltam à cena após o fim da emergência sanitária, anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no último domingo, 17.

A justificativa oficial para a liberação de recursos  é para “aumentar a renda e o poder de compras dos brasileiros”, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.

A liberação do FGTS e o adiantamento do 13º salário do INSS fazem parte de um programa chamado Renda e Oportunidade, do Ministério do Trabalho. Além dos 86,7 bilhões de reais que caem nas contas de brasileiros até o fim de junho, o governo prevê um impacto total de 150 bilhões de reais. Isso porque, entre as medidas, há um programa de crédito para pequenos empreendedores e aumento da margem de consignação em empréstimos para aposentados do INSS.

No caso do FGTS, a liberação será por etapas, seguindo o mês de aniversário do trabalhador, conforme calendário abaixo. Têm direito a receber quem conta com recursos no fundo, seja em contas ativas ou inativas. Ao todo, cada trabalhador poderá receber até 1.000 reais. O 13º salário do INSS começa a ser depositado no dia 25 de abril, junto com o pagamento mensal da aposentadoria e pensão.

Nesta primeira parcela, não há desconto de Imposto de Renda.   A segunda parcela do abono de Natal será depositada junto com os benefícios de maio.

Veja

A chapa estaria formada com Rogério e Fábio, mas o Faria

 

O Ministro das Comunicações Fábio Faria estava com a razão. Ele seria o nome para concorrer ao Senado e Rogério Marinho ao Governo do Estado diante das atuais circunstâncias. Bastava somente inverter as posições.

A chapa estava formada.

Depois de tanta indisposição aos nomes que apareceram, o dele (Fábio) era o que tinha mais leveza na composição de uma chapa de oposição do que o de Fábio Dantas que está servido somente como o divisor da oposição.

Ainda traria Bolsonaro para o palanque.


Ufersa abre nesta terça-feira as inscrições para concurso com 13 vagas para professor substituto

 

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) publicou um edital de concurso público com 13 vagas disponíveis para professor substituto.

As inscrições começam nesta terça-feira (19) e podem ser feitas até o dia 5 de maio exclusivamente pela página da Comissão Permanente de processos Seletivos, onde também consta o edital.

As vagas são para os campi Angicos e Pau dos Ferros e Campus Sede, em Mossoró. Os salários são de até R$ 6.289,21, a depender da titulação do concorrente.

Há vagas para profissionais das áreas de Pedagogia, Física, Matemática, Letras Inglês, Letras Português e Arquitetura e Urbanismo.

Há oportunidades com regime de trabalho semanal de 40 horas e 20 horas. O edital está dividido em dois grupos, um com 7 oportunidades e o outro com 6.

A seleção dos candidatos acontece em três fase. Primeiro, é feita a prova escrita, que é eliminatória. Na segunda etapa, a prova didática, que também é eliminatória. Por último, o exame de títulos, etapa classificatória.

A prova escrita, primeira etapa do processo, será no dia 29 de maio para todas as vagas.

G1RN

São João de Campina Grande (PB) retorna e terá shows de Wesley Safadão, Xand Avião e Elba Ramalho

 

O Prefeito de Campina Grande (RN), Bruno Cunha Lima, divulgará no início da noite desta segunda-feira (18) a programação do https://www.clickpb.com.br/par…. Após dois anos suspensa devido a pandemia de Covid-19, a festa  acontecerá entre 10 de junho e 10 de julho e contará com grandes atrações.

No evento de lançamento, marcado para às 19h na sede da Medow Entretenimento e Cultura, o prefeito anunciará as atrações do palco principal, o nome do artista homenageado, a marca oficial do evento e revelará todas as novidades da festa. Artistas como Wesley Safadão, Xand Avião e Elba Ramalho já confirmaram presença na festa junina, que terá ainda apresentações culturais de quadrilhas juninas e grupos de dança.

De acordo com o empresário Jomário Souto, diretor da Medow Entretenimento e Cultura, empresa responsável pela execução da festa, apesar do pouco tempo, a grade artística do Maior São João do Mundo 2022está bastante diversificada e deverá agradar a todos os públicos. 

Entre as novidades já anunciadas para os 31 dias da festa, este ano, está a programação diurna, mais voltada para as famílias. Outras novidades no layout e as atrações que se apresentarão pela primeira vez, no Parque do Povo, serão anunciadas durante o evento de lançamento.

A montagem do Parque do Povo, no Centro de Campina Grande, onde se concentra a maior parte da programação já começou em março. 

Depois de chuva de 140 mm, Barragem que fica no município de Caicó (RN) transborda; veja vídeo

 Depois de uma chuva de 140 milímetros que banhou o Distrito de Laginhas no município de Caicó (RN) a Barragem que fica na comunidade transbordou para alegria dos moradores.

VEJA VÍDEO QUE CIRCULA NA INTERNET:


POSTAGEM EM DESTAQUE

Shopping Via Direta terá de pagar multa à vereadora trans Thabatta Pimenta por inibir uso ao banheiro feminino

  O Shopping Via Direta, de Natal, foi condenado a pagar R$ 5 mil, a título de indenização por danos morais, após caso de transfobia contra ...