sábado, 3 de abril de 2021

Covid-19 menos de 48 horas após perder o pai para a doença em Natal

 

Emilly Cavalcante Belarmino faleceu na madrugada desta quarta-feira (31) no Hospital de Campanha. Pai da jovem, o médico João Joaquim Cavalcante Neto, de 61 anos, faleceu na segunda (29) na mesma unidade.



Emilly Belarmino tinha 25 anos e faleceu com Covid-19 nesta quarta-feira (31)   — Foto: Redes sociais

Emilly Belarmino tinha 25 anos e faleceu com Covid-19 nesta quarta-feira (31) — Foto: Redes sociais

Em menos de 48 horas, pai e filha morreram vítima da Covid-19 em Natal. Estudante de medicina e com apenas 25 anos de idade, Emilly Cavalcante Belarmino não resistiu à doença e faleceu na madrugada desta quarta-feira (31) em Natal, após perder o pai - o médico e ex-prefeito de Ruy Barbosa - João Joaquim Cavalcante Neto, de 61 anos, na segunda (29).

Emilly Belarmino cursava o 5º ano de Medicina na Argentina e estava no Brasil desde o segundo semestre de 2020, por causa da pandemia. Ela começou a apresentar sintomas no mesmo dia que o pai, em 3 de março. No dia 12, o quadro de saúde se agravou e ela foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança.

Da unidade, Emilly foi encaminhada para o Hospital de Campanha de Natal, onde o pai já estava internado, e ficou inicialmente em uma enfermaria. No dia 16, ela precisou ser intubada e apresentava em estado mais grave que o do pai. A jovem não resistiu e faleceu por volta de 1h40 desta quarta (31).

 


Pai e filha estavam internados com Covid-19 e morreram com menos de 48 horas de diferença em Natal. — Foto: Arquivo da família

Segundo a família, a jovem não tinha comorbidades.

Na família, a mãe foi a única que não adoeceu. Emanuelly Cavalcante, irmã de Emily, também pegou a doença e foi a primeira a apresentar sintomas, em 27 de fevereiro. "A gente nunca imagina como a doença vai reagir. Em momento algum, a gente imaginou que passaria por uma tragédia dessas na nossa família. Por isso eu gostaria de reforçar que as pessoas tivessem cuidado. É uma dor muito grande", afirmou Emanuelly. 

"Doutor João", como era conhecido o pai, estava atuando desde o início do ano nas UPAs de Cidade da Esperança e do bairro Potengi, além do Hospital dos Pescadores e unidade básica de saúde de Mãe Luiza. Ele era clínico geral, mas atuava no setor de pediatria em todas as unidades. De acordo com a filha Emanuely, o médico havia tomado as duas doses da coronavac: a primeira no dia 25 de janeiro e a segundo em 15 de fevereiro.

No dia 3 de março, João começou a apresentar sintomas da Covid-19 e o quadro se agravou no dia 10, quando foi internado na UPA de Cidade da Esperança. No dia seguinte, foi transferido para o Hospital de Campanha, sendo intubado. Ele apresentou melhora e chegou a ser extubado, mas voltou a passar pelo procedimento e faleceu na segunda-feira (29).

De acordo com especialistas, a proteção da pessoa que toma a vacina começa, em média, duas semanas após a aplicação da segunda dose no paciente, mas pode variar de pessoa para pessoa de acordo com faixa etária e o sistema imunológico. "Com duas semanas, já se detecta a proteção, mas a maior quantidade de anticorpos é registrada um mês após o término da vacinação, com variações individuais", explica Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) .FONTE, https://g1.globo.com/

 

DIFERENTE DE FERIADÕES ANTERIORES, PIPA TEM SEMANA SANTA COM BAIXA OCUPAÇÃO E RUAS VAZIAS

 

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A praia mais badalada do Rio Grande do Norte está bem diferente de um feriadão de Semana Santa de anos anteriores. Em plena noite de Sexta-feira Santa, Pipa tinha ruas vazias, lojas fechadas e restaurantes sem clientes.

Por causa das restrições impostas pelo decreto governamental para evitar o avanço da pandemia da Covid-19 – até domingo (4), é permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais no estado -, Pipa recebeu bem menos visitantes neste feriadão. Nos hotéis e pousadas, a ocupação é de apenas 20%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN).

A prefeitura de Tibau do Sul montou barreiras educativas para orientar quem chega à praia de Pipa sobre o uso de máscara e o respeito ao distanciamento social.

A fiscalização foi reforçada pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que colocou uma equipe com 25 homens para garantir que não haverá aglomerações nas principais ruas de Pipa entre a quinta-feira (1º) e o domingo (4). A prefeitura também contratou seguranças particulares.

A localidade no litoral Sul do Rio Grande do Norte foi ponto de aglomerações no carnaval e também no fim do ano de 2020. Casos de descumprimento do protocolo sanitário, com presença de multidão nas ruas, também haviam sido registrados no feriadão do dia 7 de setembro do ano passado.

Moradores e empresários lamentam a demanda bem baixa em um feriado tão esperado. Muitos acumulam prejuízos desde o ano passado, quando a chegaram a fechar por quatro meses, no início da pandemia. Alguns tiveram que demitir funcionários. Apesar disso, todos também demonstram otimismo, com o sentimento de que a pandemia vai passar e tudo vai voltar ao normal. Com informações do G1/RN.

Mossoró recebe novas doses de vacina e vai vacinar no final de semana

 

 

A Prefeitura de Mossoró recebeu no final da tarde desta sexta-feira uma nova leva de vacinas. No total são 13.400 doses sendo 11.600 da coronavac/Butantan e 1.800 da Oxford. São doses que servirão para vacinar pessoas com idade acima 64 anos no sábado e 63 no domingo.


O prefeito Allyson Bezerra (SD) informou que o final de semana será de vacinação contra covid-19 com dez Unidades Básicas de Saúde atendendo o público de Mossoró. “Amanhã, no sábado, toda nossa equipe estará mobilizada para a vacinação em Mossoró, tanto as equipes da Secretaria de Saúde quanto das demais secretarias, e ainda os voluntários, todos estarão empenhados nesse trabalho, vacinando a partir dos 64 anos, neste sábado, e 63 anos, neste domingo”, frisou.

É necessário fazer cadastro no site RN + Vacina e fazer agendamento para evitar filas.

Confira as UBSs que vão realizar vacinação no final de semana:

UBS Vereador Durval Costa – Conjunto Walfredo Gurgel

UBS Francisco Pereira de Azevedo – Liberdade 1

UBS Dr. Agnaldo Pereira – Conjunto Vingt Rosado

UBS Raimundo Renê Dantas – Boa Vista

Centro Clínico Evangélico Edgard Burlamaqui – Centro

UBS Dr. Joaquim Saldanha – Estrada da Raiz

UBS Dr. Cid Salem Duarte – Abolição 4

UBS Dr. José Fernandes de Melo – Lagoa do Mato

UBS Enfermeira Conchita da Escóssia Ciarlini – Abolição 2

UBS Dr. Sueldo Câmara – Aeroporto 2 (Quixabeirinha)

Blog do Barreto

POSTAGEM EM DESTAQUE

Polêmicas envolvendo ganhador do ‘BBB 24’ viram música na voz da Banda Inala: “Calma Calabreso”; Assista

  Há quase uma semana, Davi Brito ganhou o prêmio milionário do “BBB 24” e levou para casa cerca de R$ 3 milhões. Nesses dias, o camp...