sábado, 6 de janeiro de 2024

ANO NOVO: Mesa Redonda com Germano Targino e amigos todas as sexta feira - às 11:30h


No início do novo ano, o ano da mudança em Nova Cruz, o programa Mesa Redonda com Germano Targino e Amigos recomeça em janeiro, mais uma nova etapa de sua caminhada, a partir das 11:30h pela rádio Agreste FM, sendo o porta-voz da população nova-cruzense e debatendo os principais assuntos políticos e administrativos e sociais que permearam a semana da capital do Agreste potiguar.

Então sintonize a 107,5 MHz ou acesse as redes sociais da emissora, ou ainda os aplicativos de rádios pela internet e acompanhe e interaja com o programa.

Programa "Mesa Redonda com Germano Targino e Amigos"

Data: Nesta sexta-feira, 05 de janeiro de 2023  Hora: 11:30h

Como ouvir/assistir/interagir: 

https://www.facebook.com/radioagreste107

https://www.radios.com.br/aovivo/radio-agreste-fm-107/26737

https://www.instagram.com/radioagreste107/

https://www.youtube.com/@radioagreste107/

 Interaja pelo Zap: 84 99125-6447

Trecho da Ponte de Igapó será fechado a partir de segunda-feira (8)

 


5 DE JANEIRO DE 2024





O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou um alerta comunicando a restrição de tráfego na ponte de Igapó, sobre o rio Potengi, no km 85,4 da BR-101. A ação acontece a partir desta segunda-feira (8), sempre das 6 às 8 horas e de segunda a sexta-feira até a conclusão das obras de restauração da travessia.

Durante este período, está autorizada apenas a passagem de veículos de transporte público. A mudança será no sentido Zona Norte-Centro. O trecho estará sinalizado, alertando para a restrição.

Como rota alternativa, o DNIT sugere que os motoristas trafeguem pela Ponte Newton Navarro (Ponte Nova). A intervenção é resultado de tratativas junto à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano da Prefeitura de Natal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), visando à melhoria da mobilidade urbana da cidade no período de realização das obras.



O que é e como funcionam os leitores de códigos?

 


5 DE JANEIRO DE 2024



Os leitores de QR Code e de código de barras são ferramentas tecnológicas fundamentais no mundo moderno, utilizadas em uma ampla gama de aplicações, desde o varejo até a logística e além. Ambos os sistemas facilitam a identificação rápida e precisa de produtos, informações e até mesmo URLs. Vamos explorar em detalhes como cada um desses leitores funciona.

Leitor de QR Code

O que é um QR Code?

• Definição: QR Code, abreviação de “Quick Response Code”, é um tipo de código de matriz ou código bidimensional.

• Estrutura: Ele é composto por quadrados pretos dispostos em um quadrado de fundo branco. O QR Code pode armazenar uma grande quantidade de informações em um pequeno espaço.

Como Funciona um Leitor de QR Code?

• Captura de Imagem: Primeiramente, o leitor (que pode ser um aplicativo de smartphone ou um dispositivo dedicado) usa uma câmera para capturar uma imagem do QR Code azul.

• Decodificação: O software do leitor analisa a imagem para detectar os padrões do QR Code. Os três quadrados nos cantos do QR Code ajudam o software a identificar e orientar a imagem corretamente.

• Conversão em Dados: Após a identificação, o software decodifica os padrões de pixels no QR Codeem dados binários (0s e 1s).

• Interpretação dos Dados: Finalmente, o software converte esses dados binários em uma forma compreensível para os usuários, como um texto, URL ou outras informações relevantes.

Leitor de Código de Barras

O que é um Código de Barras?

• Definição: Um código de barras é uma representação gráfica de dados que utiliza barras e espaços de diferentes larguras.

• Estrutura: Ele geralmente aparece como linhas paralelas verticais de várias larguras e espaçamentos, com números correspondentes embaixo.

Como Funciona um Leitor de Código de Barras?

• Emissão de Luz: O leitor de código de barras emite uma luz (geralmente um LED ou laser) sobre o código.

• Reflexão da Luz: As barras do código de barras refletem a luz de volta para o leitor, enquanto os espaços entre as barras refletem menos luz.

• Conversão Óptica para Eletrônica: O leitor usa um sensor óptico, como um fotodiodo, para detectar essa luz refletida e converter os padrões de reflexão em um sinal eletrônico.

• Decodificação do Sinal: Este sinal é então decodificado pelo software do leitor, que interpreta as diferentes larguras de barra e espaçamento como caracteres digitais.

• Output de Dados: Os dados decodificados são então transmitidos para um computador ou sistema onde podem ser processados e interpretados.

Comparação e Usos

• Capacidade de Dados: QR Codes podem armazenar muito mais dados do que os códigos de barras tradicionais, incluindo informações como preços, URLs de websites e até mesmo pequenos trechos de texto.

• Direcionalidade: Enquanto os códigos de barras funcionam melhor quando lidos em uma orientação específica, os QR Codes podem ser lidos de qualquer direção, tornando-os mais flexíveis.

• Aplicações: Códigos de barras são amplamente utilizados em varejo para rastreamento de preços e estoque. QR Codes são frequentemente usados para marketing digital, pagamentos móveis e para fornecer informações rápidas ao consumidor.

Leitores RFID

Os leitores RFID (Radio-Frequency Identification) são uma parte crucial da tecnologia RFID, um sistema de identificação automática que utiliza ondas de rádio para transferir dados. Vamos explorar como funcionam os leitores RFID e suas principais vantagens.´

Como Funcionam os Leitores RFID

Componentes Básicos

• Tag RFID: Um dispositivo pequeno, composto por um microchip e uma antena, que armazena dados.

• Leitor RFID: Um dispositivo que envia e recebe sinais de rádio para comunicar com as tags RFID.

Processo de Leitura

1. Emissão de Sinal: O leitor RFID emite um sinal de rádio através de sua antena.

2. Ativação da Tag: Quando uma tag RFID entra no alcance do leitor, a energia do sinal de rádio ativa a tag.

3. Transmissão de Dados: A tag RFID usa a energia do sinal recebido para ativar seu microchip e transmitir os dados armazenados de volta para o leitor.

4. Recepção e Decodificação: O leitor RFID recebe o sinal da tag e decodifica os dados.

Vantagens dos Leitores RFID

1. Sem Necessidade de Linha de Visão: Diferente dos códigos de barras, a tecnologia RFID não requer linha de visão direta entre o leitor e a tag, permitindo leituras através de materiais e em várias direções.

2. Leitura de Múltiplas Tags Simultaneamente: Os leitores RFID podem processar várias tags ao mesmo tempo, aumentando a eficiência em processos como inventário e controle de estoque.

3. Maior Alcance de Leitura: O alcance de leitura de um leitor RFID pode variar de alguns centímetros a vários metros, dependendo do tipo de RFID (ativo ou passivo) e do ambiente.

4. Durabilidade e Reutilização: As tags RFID são geralmente mais robustas e resistentes a ambientes hostis do que os códigos de barras, e podem ser reutilizadas, o que reduz custos a longo prazo.

5. Maior Segurança: A tecnologia RFID pode incluir medidas de segurança, como criptografia e autenticação, para proteger os dados armazenados nas tags.

6. Automatização e Eficiência: A leitura automatizada sem intervenção humana direta permite a coleta de dados rápida e eficiente, melhorando os processos operacionais.

7. Flexibilidade de Aplicação: RFID é utilizável em uma vasta gama de setores, incluindo varejo, logística, saúde, fabricação e gestão de ativos.

8. Melhoria na Coleta de Dados: Permite uma coleta de dados mais precisa e detalhada, o que pode ser crucial para análises e tomada de decisões baseadas em dados.

Conclusão

Os leitores de QR Code, código de barras e RFID revolucionaram a forma como as informações são coletadas e processadas em várias indústrias. A capacidade de traduzir rapidamente dados visuais em informações digitais torna essas tecnologias indispensáveis ​​no mundo acelerado e conectado de hoje.



Enem 2023: resultados das provas serão divulgados próximo dia 16

 


  

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão divulgados no dia 16 de janeiro, na Página Participante. As notas daqueles que realizaram as provas em busca de autoavaliação, conhecidos como treineiros, serão divulgadas em março, a contar da divulgação dos resultados, como especifica o edital . O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, para mais de 3,9 milhões de pessoas.

Para visualizar as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

O espelho das redações do Enem 2023 será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. Os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...