sábado, 8 de novembro de 2014

NOVA CRUZ - RN: APROVADA A COORDENAÇÃO EXECUTIVA MUNICIPAL DO FÓRUM SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS - FSMPP

Prefeito CID ARRUDA entre a Comissão Executiva do FSPP, NUCA/AMES e CPC DA ANE/RN
 Prefeito CID ARRUDA CÂMARA
 Prefeito Cid Arruda abrindo a reunião do FSPP - Nova Cruz/RN
 Membros do Grupo de Capoeira
 Sociedade civil exercendo sua cidadania
 Prefeito CID ARRUDA CÂMARA
 Padre Francisco de Assis Inácio
 Presenças da entidades: AMES; CPC DA ANE/RN e NUCA
 Ariely Rocha/NUCA; Kauê Henrique/AMES e Washington Baraúna/CPC DA ANE/RN (esquerda)
 Sociedade civil participaram da reunião do FSPP
 Padre Robério Camilo -- Arquidiocese de Natal
 Madalena - Coordenadora/SAR
  Pastor José de Sousa Vieira - Presidente do CMDCA
 Articulador do Selo Unicef 2013/2016, Eduardo Vasconcelos fazendo suas intervenções
 Belíssima apresentação da ORQUESTRA MUNICIPAL de Violino, Flauta, Violão e Teclado

 Orquestra Municipal, belíssima apresentação, destaque, Ariely Rocha (NUCA)
 Antonio Barbosa e Márcio
 Eduardo Vasconcelos entre os membros da Orquestra Municipal
 Kau~em, Washington, Ariely, CID ARRUDA, Cid Arruda e Eduardo Vasconcelos
 Da esquerda p/ a direita: Kauê/AMES; Eduardo Vasconcelos/CPC DA ANE/RN e Articulador do Selo Unicef; Padre Robério - Arquidiocese-Natal; Ariely Rocha/NUCA; Antonio Barbosa/SINTE/RN; Diác. Márcio Firmino/Arquidiocese e Severino Guedes/Asso. de Capim Açu
 Madalena,Coordenadora - SAR
 Pastor José de Sousa Vieira - Presidente da CMDCA
 Luiz Antonio - (Biluquinha) - STTR
 Sargento Carlinhos - CMDCA
 Vereador, João Pedro da Costa
 Madalena expondo a importância do FSPP

 Destaque para a nossa Ariely Rocha - NUCA
Pe. Robério e o Vereador, Luiz Carlos de Melo

Hoje, 7 pela manhã no Salão do ECC - Encontro de Casais com Cristo - Nova Cruz - RN foi realizado uma importante reunião a Criação da Coordenação do FÓRUM SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS (FSPP) de NOVA CRUZ/RN, que será um espaço público-político democrático de articulação, mobilização, informação e discussão das políticas públicas implantadas no município.

Vamos entender um pouco o que é o FSPP!

O Fórum é composto por Organização da Sociedade Civil, Cidadãos, Cidadãs e Poder público com atuação no âmbito do Município, mediante preenchimento e assinatura de Termo de Adesão expedido pelo FSPP.

O objetivo geral do FSPP é exercer o controle social permanente sobre as políticas públicas, buscando a aplicação das conquistas e ampliação dos direitos, influindo positivamente nas políticas públicas, objetivando sua eficiência (processo correto da ação), eficácia de (impacto satisfatório da ação) para melhorar a qualidade de vida da população.

Competências do FSPP de Nova Cruz - RN:

a) Analisar, questionar, elaborar, propor ações concretas e exercer a mediação junto a interesses públicos,
b) Atuar participativamente no processo orçamentário público;
c) Articular por todos os meios necessários e integralização e universalização das políticas públicas;
d) Promover espaços de formação e capacitação técnicas e política das entidades e cidadãos,
e) Articular-se com instituições governamentais e não governamentais com vistas a mobilizar esforços para solucionar os problemas que afetam a comunidade,
f) Estabelecer relação de parcerias com o poder público,
g) tomar decisões e propor medidas judiciais necessárias por meio de suas entidades membros.

A Estrutura Organizacional será composta da seguinte forma:

- Assembleia Geral;
- Coordenação Executiva e
- Comissões Temáticas e Permanentes.

Seu funcionamento será das seguintes formas:

As reuniões ordinárias ocorrerão periodicamente uma vez ao mês previamente acordada entre os membros, sendo sua pauta devidamente informada com até 72 (setenta e duas) horas de antecedência e 48 (quarenta e oito) em relação às reuniões extraordinárias.

" Trabalho em Fórum supõe uma mudança de cultura da parte das ONGS, ENTIDADES e todos organismos e o reconhecimento de que estamos cada um e todos juntos em busca de soluções. "

Após os discursos feitos pela composição da mesa e a palavra do plenário, foi apresentada a seguinte composição da Coordenação Executiva:  ANTONIO BARBOSA/SINTE/RN; LUIZ ANTONIO (Biluquinha) /STTR; Padre FRANCISCO DE ASSIS INÁCIO/Pároco de Nova Cruz; JOÃO PEDRO DA COSTA/Câmara Municipal; Pastor JOSÉ DE SOUSA VIEIRA/CMDCA e outros que serão indicados pelas entidades legalmente constituída.

Composição da mesa que presidiram os trabalhos da reunião do FSPP: Prefeito CID ARRUDA CÂMARA; Padre ROBÉRIO CAMILO/Arquidiocese; Padre FRANCISCO DE ASSIS INÁCIO; Pastor JOSÉ DE SOUSA VIEIRA; ANTONIO BARBOSA; Sargento CARLINHOS/Associações; LUIZ ANTONIO (Biluquinha); MADALENA TEIXEIRA/SAR e JOÃO PEDRO DA COSTA/Câmara.

Vários representantes de entidades organizadas participaram da reunião, como Sérgio André (Grupo de Capoeira); Severino Guedes (Associação de Capim Açu); CPC DA ANE/RN: Washington Baraúna; Kauê Henrique/AMES; Ariely Rocha/NUCA; Conselheiros/as Tutelares: Grécia Vieira e Ivanilda Laurentino; IFRN., Henrique Jordon; Centro de Referência de Idoso, Marisete Pedro; Secretário Municipal de Agricultura, Antonio da Costa Moreira; CREAS/Centro, Andressa Rejane; E. M. Nestor Marinho, Elisabeth Porfírio; Associação Rainha da Paz, Maria Cristina; Vereador Luiz Carlos de Melo; UERN, Marluce Remígio; Associação de Lagoa Seca, Benedito de Lima, além da sociedade civil.

Comissão do Selo Unicief define encontro do Nuca



O encontro deve reunir cerca de 100 adolescentes na Escola Municipal Antônio Peixoto Mariano onde vai ser debatido temas relacionados a cidadania
Unicef Nova Cruz
Secretarias municipais estão envolvidas no evento
A Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Nova Cruz realizou nessa segunda-feira (03) uma reunião para tratar do planejamento e aprovação do encontro do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (Nuca), que vai acontecer no próximo dia 15 deste mês, das 8h às 17h, na Escola Municipal Antônio Peixoto Mariano.
O momento vai servir para discutir com os jovens temas relacionados ao Estatuto da Juventude, Grêmio Estudantil, Estatuto da Criança e do Adolescente, racismo e homofobia. Também serão debatidas questões referentes à cidade como espaço cultural, meio ambiente e mapeamento para promoção de um diagnóstico do município.
A Prefeitura de Nova Cruz vem dando total apoio para a realização do evento, que deve reunir cerca de 100 adolescentes que terão como facilitadores dos debates 10 técnicos lotados nas secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. Outra reunião já foi agendada para acontecer no próximo dia 13, onde será traçada a metodologia empregada durante o encontro.
A reunião da Comissão Intersetorial do Selo Unicef contou com a participação da secretária de Saúde de Nova Cruz, Rita de Cássia Rodrigues, da Coordenadora do Programa Saúde da Família, Ana Carolina Cunha, das assistentes sociais do Cras Centro, Juliane Borges, e do Cras Frei Damião, Maria Ivone, da servidora da Secretaria de Educação,  Matilde Soares, da servidora do Creas, Sandra Maria Moreira, da conselheira tutelar Grécia Maria Vieira, do representante do Força Jovem, Rogério de Oliveira, e do articulado do Selo Unicef, Eduardo Vasconcelos.

Prefeitura realiza campanha de vacinação neste sábado

       Nove Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h deste sábado (08) com aplicação de vacinas contra a Poliomielite e o Sarampo para criança de seis meses a cinco anos de idade.
                                                                                                                                                               
ubs nova cruz
Postos estarão abertos das 8h às 17h
A equipe da Secretaria de Saúde de Nova Cruz já se encontra preparada para a realização do dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que vai ser deflagrada neste sábado das 08h às 17h. O objetivo da iniciativa de prevenção é imunizar as crianças de seis meses e menores de cinco anos, contra a Poliomielite, e de um ano a menor de cinco anos, para o Sarampo.
O plano de ação da vacinação em Nova Cruz vai contar com nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas durante todo o dia de aplicação das vacinas. Os pontos de imunização foram diversificados e distribuídos nas várias áreas do município de forma a facilitar o acesso da população.
Os responsáveis que levarem suas crianças para receberem as doses da vacina devem portar o cartão de vacinação para que seja realizado o procedimento de notificação. Aquele que não possuir o cartão de acompanhamento poderá emiti-lo nas UBSs no momento da vacinação. A campanha, que inicia neste sábado, vai seguir até o dia 28 deste mês.
Poliomielite e Sarampo
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. A criança com a enfermidade pode morrer ou adquirir sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível. O sintoma atinge principalmente os membros inferiores. A vacina tem eficácia de 90% a 95% com três doses.
Já o sarampo é uma doença viral aguda grave. Ela é considerada altamente contagiosa. Dentre os sintomas estão tosse, manchas vermelhas, febre, conjuntivite e coriza.
Unidades Básicas de Saúde Abertas neste sábado (08)
UBS Santa Luzia, UBS Frei Damião, UBS Assis, UBS Salgado, UBS Centro I, UBS Catolé, UBS Cidade do Sol, UBS Planalto e UBS São Sebastião.

Se Robinson federalizar a UERN, conseguirá tirar o RN do prego

uern-logO governador eleito, Robinson Faria não precisa tentar fazer nenhum choque de gestão para recuperar a capacidade de investimentos do Estado..
Para o governador tirar um grande encargo do Estado, basta urgentemente sensibilizar o governo federal para federalizar a UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte..
A UERN é um peso muito grande para um Estado pobre como o RN..
A UERN custa cerca de R$ 1.0 milhão por dia ao erário estadual, ou seja,  R$ 30 milhões mês a um Estado que não tem recursos suficientes para abastecer os hospitais da rede pública e especialmente os hospitais, Walfredo Gurgel em Natal e Tarsísio Maia em Mossoró..
Se o governo, Robinson Faria dispor de mais R$ 30 milhões por mês para custear os hospitais públicos e o aparato de segurança pública certamente amenizará muito os problemas da violência e saúde no RN..
É preciso entender que o ensino superior é atribuição do governo federal, cabe ao Estado o ensino médio.. Segundo levantamentos, 30% dos alunos da UERN são provenientes de outros Estados, imagine que o contribuinte potiguar está pagando para 30% dos médicos formados na UERN atuarem em outros Estados sem nenhum retorno para o RN..
Quando o governador, Dinarte Mairz criou a nossa Universidade, na década de 50, imediatamente ele começou a trabalhar para federalizar, pois a nossa UFRN, tinha um custo de 50% de todo orçamento estadual..
Será muito importante para Robinson, contar com o apoio de Fátima Bezerra para federalizar a UERN e desonerar o combalido erário publico do Estado em torno de meio bilhão de reais por ano..fonte.http://blogdoprimo.com.br/

POSTAGEM EM DESTAQUE

Shopping Via Direta terá de pagar multa à vereadora trans Thabatta Pimenta por inibir uso ao banheiro feminino

  O Shopping Via Direta, de Natal, foi condenado a pagar R$ 5 mil, a título de indenização por danos morais, após caso de transfobia contra ...