segunda-feira, 22 de março de 2021

AGORA PODE FALTAR MADEIRA: Ibama vai bloquear sistema de emissão do Documento de Origem Florestal para produtos extraídos no Pará

 


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) bloqueia a partir desta segunda-feira (22) o sistema de emissão de documento florestal (DOF) para o Estado do Pará. Com isso, nenhum produto florestal paraense poderá ser comercializado para outros estados.

Os produtores legais só podem transportar e vender madeira dentro dos limites do Pará, já que sem as guias a carga pode ser apreendida e o produtor multado quando passar das divisas paraenses. O bloqueio também vale para o estado do Mato Grosso.

A proibição ocorre porque uma lei de 2012 determina que os sistemas de controles estaduais fossem integrados ao sistema nacional de controle da origem dos produtos florestais, cujo uso se tornou obrigatório em 2018 mas, segundo o Ibama, o Estado não se adequou a esta mudança.

Segundo o Ibama, ao longo de 2 anos e 10 meses o órgão tentou solucionar a situação com a Secretaria de Meio Ambiente do Pará, mas até o momento não teriam cumprido a exigência legal. O Ibama disse ainda que espera solucionar o problema o mais rápido possível.

Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) informou que, ao contrário do que afirma o Ibama, os sistemas já estão integrados e que a Procuradoria Geral do Estado do Pará acionou a Justiça para garantir a retomada da atividade.

 

Boas chuvas de sexta feira até esta segunda no RN

 A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) registrou chuvas em 51 municípios pelo estado, entre sexta-feira(19) e o início da manhã desta segunda-feira(22). As cidades de Potalegre(93,6mm), Rodolfo Fernandes(84,2mm), Martins(62mm) e João Dias(51,8) receberam o maior volume pluviométrico no período. Confira abaixo:

Per.: das 7:00hs de 19/03/2021 as 7:00hs de 22/03/2021

No. Postos Existentes: 177 No. Postos sem Contato: 100
No. de Postos com Chuva: 51 No. de Postos sem Chuva: 26

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Portalegre(Particular) 93,6
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 84,2
Martins(Particular) 62,0
Joao Dias(Emater) 51,8
Severiano Melo(Prefeitura) 47,0
Rafael Godeiro(Emater) 42,5
Vicosa(Prefeitura) 42,0
Pendencias(Emater) 36,7
Francisco Dantas(Emater) 36,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 31,6
Pau Dos Ferros(Particular) 31,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 30,5
Sao Miguel(Emater) 28,0
Parana(Emater) 24,8
Lucrecia(Emater) 24,0
Riacho Da Cruz(Emater) 21,5
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 21,3
Coronel Joao Pessoa(Emater) 20,3
Major Sales(Prefeitura) 19,5
Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 18,6
Campo Grande(Particular 2) 14,5
Janduis(Emater) 14,0
Jose Da Penha(Emater) 14,0
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 13,3
Caraubas(Particular) 11,9
Agua Nova(Prefeitura) 11,7
Rafael Fernandes(Emater) 11,4
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 10,0
Alto Do Rodrigues(Emater) 8,0
Venha Ver(Emater) 7,0
Barauna(Emater) 4,6
Campo Grande(Particular) 2,5

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 6,2
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 6,0
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 5,5
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 4,0
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 3,7
Guamare(Lagoa Doce) 2,0
Florania(Sitio Jucuri) 1,8

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 12,7
Monte Das Gameleiras(Emater) 10,0
Serrinha(Emater) 8,4
Joao Camara(Centro Saude) 5,1
Monte Alegre(Emater) 5,0
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 4,3
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 3,8
Vera Cruz(Emater) 3,2
Tangara(Emater) 1,9

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Extremoz(Emater) 11,9
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 6,5
Montanhas(Prefeitu


Emparn  by, http://www.jbelmont.com.br/site

Governo do Estado anuncia medidas de socorro para Bares e Restaurantes e famílias de baixa renda

 

A governadora Fátima Bezerra destacou nas suas redes sociais neste domingo (21) medidas que o Governo do Estado já tomou para auxiliar o segmento de bares e restaurantes e as famílias de baixa renda.

Para bares e restaurantes:

– 10 milhões em linha de crédito específica ao setor;

– Isenção da tarifa de água (90 dias), atendendo 4.200 estabelecimentos;

– Crédito de até R$ 50 mil, via AGN, para capital de giro;

– Prorrogação de ICMS do Simples Nacional por 90 dias;

– Prorrogação de ICMS de Março para Maio.

Para as famílias de baixa renda:

– Distribuição de 30 mil cestas básicas à famílias de baixa renda;

– Isenção da tarifa social da CAERN para consumidores de baixa renda (20 mil famílias);

– Suspensão de 90 dias do corte de água por inadimplênciados consumidores das taridas social e popular da CAERN;

– Crédito de até R$ 12 mil para microempreendedor em geral e setor informal, sem juros.  fonte, http://www.jbelmont.com.br/site

Ministério da Saúde vai enviar 160 cilindros de oxigênio ao RN, diz governadora; Amazonas cede concentradores

 

Parte da carga chegará ao estado neste domingo (21) e a outra até quarta-feira (24). Unidades municipais de saúde do RN têm sofrido com risco de desabastecimento.

Por G1 RN



Cilindro de oxigênio no hospital municipal de Ceará-Mirim, que precisou transferir pacientes por risco de desabastecimento — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), comunicou na noite deste sábado (20) que o Ministério da Saúde vai enviar 160 cilindros de oxigênio para o estado até a próxima quarta-feira (24) para auxiliar no abastecimento às unidades municipais de saúde.

Além disso, a gestora disse que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), garantiu a disponibilização de concentradores de oxigênio para o Rio Grande do Norte e que eles serão enviados já neste domingo (21). Até a última atualização desta matéria a quantidade não havia sido informada.

"Diante de mais esse drama, que é a crise de abastecimento de oxigênio no país inteiro e que também já está afetando alguns municípios aqui do estado, nós temos buscado todos os meios para ajudar os municípios. Para dar suporte aos municípios, tenho mantido contato direto com o Ministério da Saúde", disse a governadora em uma rede social.

"Fiz contato na sexta-feira (19) com o governador do Amazonas, Wilson Lima, que foi solidário e garantiu que os concentradores de oxigênio chegam ao RN já neste domingo", reforçou. Ela disse ainda que o MS confirmou a chegada desses concentradores, "bem como de 160 cilindros que chegarão ao RN até esta quarta-feira".

A preocupação com o oxigênio acontece por conta da pressão sobre os leitos críticos de Covid-19 e o aumento nos casos da doença. Segundo o Regula RN neste domingo, mais de 95% dos leitos críticos do estado estavam ocupados. A fila tem mais de 120 pacientes no aguardo para ocupar um dos 14 leitos disponíveis. As UPAs em Natal também têm atuado com superlotação.


No sábado (21), a Procuradoria Geral do Estado do RN ingressou com uma ação para aumentar o fornecimento de oxigênio para as unidades de saúde pública do RN em 25%. O pedido já havia sido feito pela via administrativa, por meio de um aditivo do contrato, mas a fornecedora do oxigênio White Martins negou a solicitação. Com isso, a PGE-RN decidiu ingressar com o pedido judicial para o caso ser resolvido ainda no plantão judiciário deste fim de semana.

Na madrugada e manhã de sábado (20), a alta demanda de casos de Covid-19 com agravamento no hospital municipal de Ceará-Mirim fez com que sete pacientes precisassem ser transferidos para outros municípios do estado pelo risco de desabastecimento de oxigênio na unidade hospitalar.

Apesar disso, a Sesap informou que os 16 hospitais sob gerência da pasta que recebem pacientes da doença "seguem com abastecimento garantido regularmente pela empresa White Martins, seguindo o planejamento montado desde o início da pandemia em 2020 com investimento na melhoria na rede de gases".

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira, os hospitais estaduais que atendem pacientes com Covid-19 possuem tanques de gás. As principais dificuldades enfrentadas atualmente são pelas unidades municipais que usam cilindros. fonte,  http://www.jbelmont.com.br/site

Notícia boa: Avião com doses adquiridas pelo consórcio global Covax Facility chega ao Brasil


O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que a primeira remessa das vacinas adquiridas por meio do consórcio global Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a proteção contra o novo coronavírus às nações mais pobres do mundo, chegou ao Brasil neste domingo, 21.

Assim como anunciado pelo Ministério da Saúde, chegaram ao país 1.022.400 milhão de doses do imunizante desenvolvido pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. As doses foram produzidas na Coreia do Sul e chegaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta das 17h30.

Acaba de chegar ao Brasil a primeira remessa de vacinas adquiridas por meio do consórcio global Covax Facility. Mais 1,9 milhão de doses devem ser liberadas até o final do mês”, comemorou o ministro.

O cronograma prevê que mais 1,9 milhão de doses cheguem ao Brasil até o final do mês de março e outras 6,1 milhões até maio. Segundo a pasta, o acordo com o consórcio é de 42,5 milhões de doses para 2021.

 

 

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...