quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A pedra maia sobre o fim do mundo é a biografia de um guerreiro

A famosa trilha que levou a especulações apocalípticas poderia realmente contar a vida e as lutas de um governante local

La piedra maya del «fin del mundo», una biografía
http://br.noticias.yahoo.comhttp://www.abc.esARCHIVO

Os especialistas acreditam que os maias tinham um conceito cíclico de tempo e não pensar sobre o fim do mundo

La piedra maya del «fin del mundo», una biografía

Monumento 6

A grande pedra esculpida pelos maias em torno do ano 669 de nossa era, no sudeste do México, que tem a metade do mundo em suspense por uma profecia do suposto "fim do mundo", em dezembro, poderia realmente contar a vida e as batalhas de um governante. "Os maias tinham um conceito cíclico de tempo, não lidar com o fim do mundo. Essa trilha segue a vida e as lutas de um líder", disse José Romero arqueólogo mexicano sobre o significado desta pedra que inspirou o filme apocalíptico "2012 "Roland Emmerich e do romance" maya O Testamento ", de Steve Alten.

Fragmentado em seis partes, divididas entre o México e os Estados Unidos, a estela (pedra esculpida) é conhecido como o monumento Tortuguero 6, sítio arqueológico Macuspana, de que havia iniciais registros históricos em 1915. "Não há um registro da descoberta de monumento 6", diz Romero, El Tortuguero especialista e uma das vozes autorizadas a falar sobre a história desta e de outras peças em exposição no Museu de Antropologia Câmara Pellicer Carlos Regional de Villahermosa, capital de Tabasco.

Esta pedra, que era uma forma de 'T', mas agora estava fragmentada e incompleta, foi resgatada em 1958 junto com outros artefatos do Tortuguero, localizado em uma pedreira histórico cujas pedras foram usados ​​por décadas na construção de casas e estradas. "Ele não estava completa, temos quatro fragmentos perdidos e várias. No Metropolitan Museum de Nova York lado Fragmento de um e dois em uma coleção privada em Boston. Certo se foi", diz Romero.

As primeiras publicações sobre o significado de Stela 6 foram feitas por um epigrafista alemão em 1978 e, desde então, tem sido estudada, juntamente com outras partes de El Tortuguero, por especialistas de todo o mundo concordam que a data que é 23 e não 21 Dezembro como indicado comercialmente.

"A última entrada corresponde a 23 dezembro de 2012, mas o foco do monumento 6 e não a data, nem profecias, nem o fim do mundo. 'S A história de Ahau Balam (ou Bahlam Ajaw), que era um El 'santo senhor' Tortuguero ", diz Romero. O mexicano historiador epigrafista Erick Velasquez detalhando seu lado em 23 de dezembro, referente a trilha tem a ver com "o rito de renovação do universo" após a conclusão de um ciclo iniciado 13 de agosto do ano 3.114 antes de nossa foi.

"Isso só fala de que completou 13 Baak t'uunes (unidade de tempo equivalente a 144 mil dias), mas não significa o fim da" Contagem Longa ", no calendário maia, que é infinita. Começa um novo ciclo isso é tudo ", acrescentou, explicando que o tempo de Maya medido em um linear e cíclico.

Um conceito judaico-cristã
Ambos Romero Velasquez concorda que a idéia de um "fim do mundo" no meio de desastres naturais é um conceito judaico-cristã e até mesmo os maias fez profecias, eram de curto prazo e relacionados com questões cotidianas como a precipitação, seca, culturas ou de pesca.

Romero destaca o antropólogo David Stuart foi o primeiro a lembrar que, em 2006, Monumento 6 poderia ser algum tipo de profecia. "Stuart mesmo disse:" Eu me sinto um pouco culpado por esta situação ", diz o arqueólogo mexicano.

Velasquez minimiza essas visões catastróficas como eles vêm a partir da interpretação dada a uma das mais de 5.000 estelas da cultura maia que foram estudados, além de evocar que outras datas através do AD 7000 anos. Os maias no México teve uma presença nos estados de Tabasco, Chiapas (sudeste), Yucatán, Campeche e Quintana Roo, onde há vestígios arqueológicos atestam o alto desenvolvimento da Maya em cultura, ciência e astronomia. Há também importantes ruínas maias na Guatemala e em Honduras e Belize e El Salvador. fonte:http://br.noticias.yahoo.com

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...