quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Nível do Rio Piranhas já subiu meio metro em 24 horas comas Águas do São Francisco

 As Águas do Rio São Francisco já elevaram em quase meio metro – exatos 47 centímetros – o nível do Rio Piranhas na divisa entre os estados da Paraíba (PB) e o Rio Grande do Norte (RN). Essa elevação é apontada em medição automática realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA). 

A diferença de 47 centímetros foi entre as 7h de ontem, quando a medição estava na cota 161,0 e as 8h15 de hoje, na cota 208,0.

VÍDEO:


Canguaretama (RN): concede reajuste de 33,23% nos salários dos professores

 

A Prefeitura de Canguaretama (RN) vai conceder um reajuste de 33,23% no salário base dos professores da rede municipal de educação básica, conforme estabelece a Lei do Piso do Magistério (11.738/2008). A medida foi confirmada pelo prefeito, Wilsinho Ribeiro, em anúncio feito nesta quinta-feira (10) ao lado da secretária de Educação, Fátima Moreira. O aumento é o maior já registrado na história da cidade.

Wilsinho destacou que o reajuste é uma grande conquista para a classe e que sua gestão compartilha com a política de valorização da classe.

“É um direito dos professores que nós fazemos questão de honrar e fazer ainda mais. Nosso compromisso é com a valorização desses profissionais. O aumento já será comprovado no salário de fevereiro e ainda pagaremos o retroativo referente ao vencimento de janeiro. A educação é a porta para um mundo melhor e merece toda a atenção, reconhecimento e carinho da nossa gestão, comprometida com os nossos servidores”, disse Wilsinho.

PM APREENDE 383KG DE COCAÍNA QUE SERIA TRANSPORTADA PELO RIO POTENGI

 

Foto: Cedida/PM

Um patrulhamento de rotina terminou com uma grande apreensão de drogas na noite da quarta-feira (9), às margens do Rio Potengi, no bairro da Redinha, em Natal. Três homens foram presos com 383kg de cocaína, distribuídos em bolsas de viagem.

A ação ocorreu durante o patrulhamento de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no entorno da ponte Newton Navarro, que liga a zona Leste à zona Norte de Natal. Quando percorriam a margem do Rio Potengi, na região da Redinha, os policiais observaram um movimento suspeito de caminhonete que levava uma lancha em um reboque, que também estavam acompanhados por outros dois veículos.

No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir. Os policiais conseguiram prender três homens que estavam em dois carros e, após a verificação, confirmaram que havia 14 bolsas de viagens com drogas. Outros suspeitos conseguiram fugir.

Os três suspeitos, que são de São Paulo, não tiveram as identidades confirmadas. Trata-se de um técnico em refrigeração, 33 anos, um estivador, 48 anos e um motorista, 38 anos. Os suspeitos, a droga e os veículos foram levados para a Polícia Federal, que vai apurar o caso.

Tribuna do Norte


VEREADORES TROCAM SOCOS DURANTE SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL

 

Foto: Reprodução

Uma discussão sobre criação de cargo na prefeitura de Jacutinga, no Sul de Minas, terminou em troca de socos e acusações entre vereadores.

A confusão aconteceu durante a sessão de segunda-feira (7), enquanto era votada a criação do cargo de assessor de imprensa na Câmara Municipal.

O vereador Guilherme Corrêa, do PRB, disse, durante o seu voto contrário, que o correto seria poupar e o profissional contratado serviria apenas para onerar os cofres públicos.

Em seguida, Júlio Dedão, do Solidariedade, pediu a palavra e afirmou que o outro colega teria pedido ao prefeito para criar um cargo para o irmão e a cunhada na prefeitura.

Os dois homens se levantaram e trocaram socos, o que levou à suspensão da sessão. A votação seguiu após o recesso e aprovou a criação do cargo.

Band

Abuso de poder nos palanques de Bolsonaro no RN: por muito menos Robinson Faria ficou inelegível FONTE: thaisagalvao.com.br

 Nos palanques do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (09), onde se inaugurou a chegada, faltou água, mas pode sobrar dor de cabeça.

Os discursos foram políticos, de definição de candidaturas, com pedido de votos…


Por muito menos, muito menos mesmo do que aconteceu nesta quarta-feira, o ex-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, se tornou inelegível por 8 anos.
Foi por um evento administrativo em ano de eleição, que a Corte Eleitoral entendeu que houve abuso de poder político e econômico no pleito de 2018.
E além de Robinson, outros 5 agentes públicos também foram condenados no julgamento.


Em seus discursos nesta quarta, Bolsonaro perguntou se a população queria a volta de Lula, apelando para sua própria reeleição…

Os ministros que falaram, mantiveram o tom político em relação ao presidente…
Até mesmo o ministro Fábio Faria, que conhece o teor da legislação, sabendo o que ocorreu com o pai, não economizou nas palavras para falar de candidatura dele ou de Rogério, e afirmar que o projeto dos dois é a reeleição de Bolsonaro.

Até o ex-senador pelo Espírito Santo, Magno Malta, que veio bater no Rio Grande do Norte na cola do presidente, ajudou no projeto dor de cabeça: “Nós precisamos reconduzir esse homem ao poder. À reeleição”.

Os discursos políticos com pedido de votos foram feitos em palanque montado com verba pública; os oradores chegaram ao Rio Grande do Norte em voos oficiais da Força Aérea Brasileira; e as participações foram transmitidas ao vivo pela TV Brasil, emissora oficial do governo federal.

Por muito menos, sem pedido de voto, sem voo da FAB, sem transmissão de TV oficial, o ex-governador Robinson Faria perdeu a elegibilidade, que vem tentando reverter junto ao TSE.

FONTE: thaisagalvao.com.br

Em palanque eleitoral no RN, Bolsonaro inaugura transposição sem as águas do São Francisco FONTE: thaisagalvao.com.br

 Mito ou mico?

A festa feita para arrepiar ao ver jorrar as primeiras gotas de água do rio São Francisco no Rio Grande do Norte, não arrepiou.
Não teve água.
O rio Piranhas/Açu marcava hoje a mesma quantidade de água de dias atrás.
Água recebida das chuvas. Obrigada São Pedro.
A informação do portal Saiba Mais, de que a água esperada como parte do espetáculo de inauguração da transposição no RN, foi confirmada ao Blog por José Procópio, membro diretor do Colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, representando o SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos), que estuda e acompanha a transposição desde que as obras foram iniciadas.
As águas do PISF – Projeto de Integração do Rio São Francisco – só deverão começar a pingar, ou na noite desta quarta ou somente nesta quinta, sem testemunha do presidente Jair Bolsonaro nem de seus ministros.
O Blog vai mostrando a medição sempre que for feita, para comparar com a medida desta quarta.


Segundo Procópio, “as comportas com as águas do PISF foram abertas com uma vazão de 23m3/s, porém, o cálculo de tempo foi errado por falta de conhecimento hidrológico do rio”.
Por isso a água não chegou ao Rio Grande do Norte e a foto esperada, de Bolsonaro + água, não pôde ser publicada.

No evento dentro de um ginásio, teve música, teve gente, mas não teve água.

FONTE: thaisagalvao.com.br

Águas do São Francisco entraram no Rio Grande do Norte na madrugada desta quinta-feira FONTE: thaisagalvao.com.br

 Chegaram ao Rio Grande do Norte na madrugada desta quinta-feira (10).

Por falha no cálculo do tempo a água não chegou no momento da inauguração, ontem em Jardim de Piranhas, mas como o Blog adiantou, o rio Piranhas/Açu, logo na comunidade Barra de São Pedro, a cerca de 10 km de Jardim, começou a receber as águas na madrugada.

FONTE: thaisagalvao.com.br

sertanejos comemoram transposição rio são francisci.

 

O Rio Grande do Norte já está recebendo as águas do Rio São Francisco. É o que foi anunciado ontem, dia 9 de fevereiro, pelo presidente Jair Bolsonaro no município de Jardim de Piranhas, a 300 km de Natal, no Seridó Potiguar, porta de entrada das águas da transposição no estado do RN. Com ele, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, dentre outros ministros de Estado, prefeitos, deputados e vereadores comemoraram a chegada das águas junto à uma multidão de apoiadores no evento que mudou a rotina da cidade. O anúncio representa a conclusão dos eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

Alex Régis
Ainda não foi possível verificar mudança no leito do rio seridoense com a transposição. Chegada da água foi simbólica

Ainda não foi possível verificar mudança no leito do rio seridoense com a transposição. Chegada da água foi simbólica


Fisicamente, porém, ainda não foi possível verificar mudança no leito do rio seridoense. A chegada da água do Velho Chico foi representada simbolicamente com um banho de mangueiras dado na plateia pelo próprio presidente e pelo ministro Rogério Marinho ao final do evento. Na cidade, a notícia é comemorada pela população que já viu o rio secar na última estiagem.

"Era algo muito esperado por todos nós. Acreditamos que vai mudar muito porque teremos a garantia de água. A cidade sobrevive da água. Quando falta, é um sufoco. A seca castigou muito e o rio chegou a secar", disse o morador Franco Nery da Silva, 40, ao lembrar que precisou fazer uso de carro-pipa no período da estiagem. Ele participou do evento da chegada das águas e levou o filho para visitar o rio.

O agricultor Zilmar Bento da Silva, 54, também foi ao rio Piranhas para conferir algum vestígio das águas do Velho Chico. "É muito bom porque a água não vai mais secar. Já presenciei esse rio secar. Ficou só uma fileira de água no meio. Sofremos muito e agora vai melhorar pra todo mundo, pra quem pesca, pra ter água em casa, pro agricultor", comemorou.

Alex Régis
Zilmar é agricultor e tem esperança de não mais ver o Rio Piranhas seco, após a transposição

Zilmar é agricultor e tem esperança de não mais ver o Rio Piranhas seco, após a transposição


Logo cedo, as principais ruas de Jardim de Piranhas começaram a receber uma movimentação diferente de pessoas vestidas principalmente com roupas nas cores verde e amarelo. Eram os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que chegavam para participar do evento da chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte. Em carros particulares e caravanas, os apoiadores se amontoavam, a maioria usando máscaras, para receber o presidente. Contudo, a aglomeração era inevitável. No  Clube Atlético Piranhas, onde ocorreu o evento, foi proibido o acesso com álcool, mesmo que para higienizar as mãos.

"Eu nunca tinha visto a cidade ficar tão cheia de repente. Ainda mais a presença de um presidente da república né?", comentava a vendedora ambulante Fabiana Maria da Silva, 49. Ela sempre morou em Jardim de Piranhas bem próximo ao rio por onde passarão as àguas do Velho Chico e aproveitou para aumentar a venda dos seu produtos neste dia atípico. "Sempre morei ali na beira do rio. Esse rio é tudo para nós, nossa cidade depende dele e hoje parecia uma capital de tão movimentada. Vendi muita coisa, sorvete, lanche...", disse ela.

Barracas com camisetas, lenços e bonés com a imagem de Bolsonaro e da bandeira do Brasil também lotavam as ruas. E, no Clube Atlético Piranhas, os participantes ocuparam os três pavilhões do local, mais os três estandes montados de proporção semelhante aos pavilhões. Por se tratar de uma região de fronteira com a Paraíba, muitos dos presentes eram do estado paraibano.

Alex Régis
Fabiana Maria da Silva diz que o rio Piranhas é a vida da cidade: tudo para nós

Fabiana Maria da Silva diz que o rio Piranhas é a vida da cidade: tudo para nós


Nas palavras de Rogério Soares, prefeito de Jardim de Piranhas, o dia de ontem foi histórico. "Inauguramos a obra da chegada do Rio São Francisco ao nosso Rio Piranhas. Um marco que põe fim a quase dois séculos de espera e concretiza o grande sonho do sertanejo de ver seu rio cheio", disse o prefeito.

Ele ressaltou que a obra vai estimular a economia local. "Nosso agricultor poderá cultivar suas frutas e verduras, produzindo mais, poderá comercializar mais, movimentando a nossa economia", declarou.

Custo

Para a adução (transporte) das águas do Velho Chico, os estados terão um custo que no Rio Grande do Norte o Governo estadual prevê que fique em R$ 69,8 milhões por ano, possivelmente diluídos na conta de água dos consumidores. 

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informou que os valores das tarifas do PISF em 2022 ainda serão definidos, sendo que o início do pagamento pelos estados receptores das águas depende da assinatura dos contratos entre os estados e a operadora federal do empreendimento.

Águas do Rio São Francisco chegam pela primeira vez ao Rio Grande do Norte

 

Nesta quarta-feira (9), as águas do Velho Chico finalmente chegam ao Rio Grande do Norte. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participam agora do evento de chegada simbólica das águas, na cidade de Jardim de Piranhas (RN).

“Foi este Governo que deu operacionalidade ao Projeto São Francisco. Quando assumimos, apenas 31,54% das estruturas do Eixo Norte tinham condições de operar e as águas sequer haviam saído do estado originário, Pernambuco. Fomos nós que garantimos os investimentos e as condições para que elas chegassem ao Ceará e ao Rio Grande do Norte. Muito do que havia sido construído, estava praticamente abandonado, sem uso, se deteriorando”, afirma o ministro Rogério Marinho. “Não medimos esforços para resolver problemas, corrigir erros estruturais, recuperar e retomar obras. E hoje, podemos dizer que 100% dos dois eixos (Norte e Leste) estão operacionais e que as águas do São Francisco finalmente chegaram aonde já deveriam estar há muito tempo”, completa.

Quando todas as obras complementares estiverem concluídas, mais de 16,47 milhões de brasileiros, de 565 municípios de sete estados nordestinos, serão beneficiados pelas águas do Rio São Francisco.

“Para nós, é um acontecimento extraordinário e justifica tudo o que foi feito. Todo o trabalho, todo o esforço e todo o suor coletivo, porque esta é uma ação do Estado brasileiro, é fruto da determinação, da priorização dada pelo presidente Bolsonaro, que não mediu esforços para dar a condição de chegarmos a esse momento. Um momento em que nós, literalmente, abraçamos o Nordeste brasileiro, com ações efetivas de mudanças estruturais”, destaca Marinho.

Em terras potiguares, o Governo Federal deu início ao Sistema Seridó, que vai abastecer cerca de 280 mil pessoas em 24 municípios potiguares. Já estão sendo produzidos o projeto executivo e estudos complementares necessários para o começo das obras. A estimativa é de que sejam investidos cerca de R$ 280,6 milhões para a construção de mais de 330 quilômetros de canais adutores, estações de bombeamento e de tratamento e pontos de captação de água.

JUCURUTU

Antes do evento de chegada das águas, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Rogério Marinho visitam as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, cujas obras começaram em 1952. Porta de entrada das águas do Rio São Francisco no Rio Grande do Norte, a estrutura está praticamente pronta e vai atender cerca de 330 mil pessoas de oito cidade potiguares, além de contribuir com o controle das cheias na região e permitir uma ampliação de até 10 mil hectares da área irrigada da Bacia de Piranhas-Açu. O Governo Federal já disponibilizou cerca de R$ 300 milhões para a estrutura desde 2019.

Durante a agenda, também será assinada ordem de serviço para a segunda etapa da obra de pavimentação em Jucurutu, interligando a sede do município ao distrito de Serra de João do Vale. Com investimentos de R$ 6,9 milhões, serão executados serviços de terraplanagem, drenagem e obras de arte corrente, sinalização, pavimentação e interseção com a BR-226/RN.

Fábio Faria diz não existir briga com Rogério Marinho e que será um só projeto

 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, já anunciou em seu discurso na cerimônia de conclusão da Transposição do Rio São Francisco, em Jardim de Piranhas, que “quem esperar briga com Rogério Marinho vai quebrar a cara”.

“Nos vamos nos unir e vamos derrotar aqueles que esperam isso”, disse Fábio.

Ele não poupou críticas à governadora Fátima Bezerra, a quem acusou de plantar mentiras contra o Governo Federal.

Fábio anunciou que eles irão sentar para definir como será o projeto para 2022. Ele falou tudo com os aplausos do presidente.

”FICAMOS LISONJEADOS COM A VINDA DO PRESIDENTE BOLSONARO A CAICÓ E GRATOS PELAS OBRAS QUE TRAZEM ÁGUA PARA NOSSA GENTE”, AFIRMA PREFEITO DE CAICÓ

 



✅ Após receber em Caicó, na tarde desta terça-feira, 8, o presidente da república, Jair Bolsonaro, o prefeito Dr. Tadeu e o vice-prefeito, Toinho Santiago, fizeram a entrega de algumas lembranças alusivas ao município.

“Receber a maior autoridade do país, dar acolhida numa boa noite de sono e servir um pouco da nossa rica culinária foi uma honra pra gente. Uma das características do caicoense é receber bem suas visitas, e fizemos questão de entregar uma imagem da Santana Conselheira ao presidente Bolsonaro, além dos deliciosos biscoitos Caicó”, afirmou o prefeito.

Dr. Tadeu deu ênfase a importância das duas obras que receberam investimentos do governo federal: “tanto a Barragem de Oiticica quanto a chegada das águas pela transposição do Rio São Francisco em Jardim de Piranhas, tem uma importância histórica para nosso estado, nosso Seridó e Caicó. Ficamos lisonjeados com a vinda do presidente Bolsonaro e gratos por estas obras que trazem água para nossa gente”, reconheceu.

✅ @plantaocaico

MORO ESCORREGA NA GEOGRAFIA DO NORDESTE E CITA REGIÃO QUE NÃO EXISTE; CIRO GOMES ALFINETA

 

O ex-juiz Sergio Moro em tour pelo Nordeste – Foto: /Divulgação

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/moro-escorrega-na-geografia-do-nordeste-e-cita-regiao-que-nao-existe/

Em sua tentativa de buscar votos na região Nordeste, o presidenciável Sergio Moro (Podemos) cometeu um erro de geografia em sua passagem pelo Ceará nesta terça-feira, 9.

Ao registrar um evento de sua pré-campanha no Twitter, o ex-juiz afirmou ter ouvido de “agricultores do agreste cearense que as maiores dificuldades enfrentadas por eles são a falta de chuva, de crédito e de seguro”.

Acontece que o agreste cearense não existe. Todo o estado fica na área de Sertão, caracterizado pelo clima quente e seco — uma subregião com o menor índice de chuvas de todo o país.

Já o agreste que Moro mencionou fica entra a Zona da Mata e o Sertão. Considerada uma área de transição, seu clima é semiárido e estende-se pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

É a segunda vez este ano que o pré-candidato do Podemos faz um tour pela região, onde tem o pior índice de intenção de voto na pesquisa Quaest divulgada nesta quarta, 9.  Moro registra 3% entre os eleitores do Nordeste, atrás de Lula (61%), Bolsonaro (13%) e Ciro Gomes (8%)

Em sua live, Ciro Gomes, que foi governador do Ceará, aproveitou a situação para tirar uma casquinha do adversário e lembrou que não há agreste no estado.

Veja

QUAEST/GENIAL: LULA TEM 45% E BOLSONARO, 23% DAS INTENÇÕES DE VOTO; MORO E CIRO TÊM 7%

 

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula; Flickr Palácio do Planalto; Saulo Rolim/Podemos; Assessoria de Imprensa do PDT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto de acordo com a mais recente pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira (9).

Os índices registrados por Lula variam entre 45% e 47%, conforme é reduzido o número de candidatos na disputa. Em todos os cenários, o petista é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que pontua entre 23%, na simulação mais pulverizada, e 26%, no quadro com menos postulantes.

Nenhum dos outros nomes incluídos no levantamento supera os dois dígitos.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados dizem livremente o nome de quem votaria para presidente, Lula obtém 28%, Bolsonaro, 16%, e os demais concorrentes somam 4%. Quase metade, 48%, afirmaram estar indecisos, e 4% indicaram querer anular ou votar em branco.

No primeiro cenário estimulado, em que o entrevistador apresenta uma lista de candidatos, Lula lidera com 45%, seguido por Bolsonaro, com 23%. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatam na terceira posição, com 7% cada.

João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) também coincidiram nas intenções de voto, com 2%, e Simone Tebet (MDB) marcou 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram, nulos e brancos somam 8%, e os indecisos são 5%. Assim, Lula marca 3 pontos percentuais a mais que a soma dos votos de seus adversários.

INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE NO 1º TURNO – CENÁRIO 1 – ESTIMULADA

  • Lula (PT) – 45%
  • Bolsonaro (PL) – 23%
  • Moro (Podemos) – 7%
  • Ciro Gomes (PDT) – 7%
  • João Doria (PSDB) – 2%
  • André Janones (Avante) – 2%
  • Simone Tebet (MDB) – 1%
  • Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
  • Felipe d’Ávila (Novo) – 0%
  • Branco/nulo/não vai votar – 8%
  • Indecisos – 5%

No segundo cenário, todas as variações ocorrem dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos: Lula fica com 45%; Bolsonaro, 24%; Moro, 9%; Ciro, 8%; e Doria, 3%.

Quando Janones substitui o tucano, os índices dos quatro primeiros colocados se mantêm, e o mineiro marca 2%. Por fim, o quarto cenário, sem Moro, Lula vai a 47%; Bolsonaro, 26%; Ciro, 9%, e Janones, 3%. Nos três cenários, os indecisos são 4% e os nulos e brancos variam de 8% a 10%.

INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE NO 1º TURNO – CENÁRIO 2 – ESTIMULADA

  • Lula (PT) – 45%
  • Bolsonaro (PL) – 24%
  • Moro (Podemos) – 9%
  • Ciro Gomes (PDT) – 8%
  • João Doria (PSDB) – 3%
  • Branco/nulo/não vai votar – 8%
  • Indecisos – 4%

INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE NO 1º TURNO – CENÁRIO 3 – ESTIMULADA

  • Lula (PT) – 45%
  • Bolsonaro (PL) – 24%
  • Moro (Podemos) – 9%
  • Ciro Gomes (PDT) – 8%
  • André Janones (Avante) – 2%
  • Branco/nulo/não vai votar – 8%
  • Indecisos – 4%

INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE NO 1º TURNO – CENÁRIO 4 – ESTIMULADA

  • Lula (PT) – 47%
  • Bolsonaro (PL) – 26%
  • Ciro Gomes (PDT) – 9%
  • André Janones (Avante) – 3%
  • Branco/nulo/não vai votar – 10%
  • Indecisos – 4%

SEGUNDO TURNO

O instituto simulou cinco cenários de segundo turno, todos com vitória de Lula: sobre Bolsonaro (54% a 30%); Moro (52% a 28%); Ciro (51% a 24%); Doria (55% a 16%); e Janones (56% a 14%). O índice de nulos e brancos cresce respectivamente em cada uma dessas simulações, variando de 13% a 26%.

DEFINIÇÃO DE VOTO

A Quaest também perguntou aos entrevistados o quanto a escolha de voto é definitiva. Quase 6 em cada 10 eleitores (58%) consideram sua decisão tomada, ante 40% que não descartam mudança caso algo aconteça.

E são justamente os dois líderes da pesquisa que registram, entre seus eleitores, os maiores índices de certeza de voto, o que torna ainda mais difícil o caminho para os candidatos que tentam quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro.

Esta pesquisa foi registrada junto à justiça eleitoral e protocolada sob o número br-08857/2022, no dia 03/02/22.

CNN Brasil

BOLSONARO SOBRE PT: “TEM GENTE QUE TEM SAUDADE DESSES CANALHAS?”

 

Foto: Divulgação

Durante agenda em Jurucutu, no Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (9/2), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez novas críticas ao PT e explorou desvios de recursos na Petrobras, na Caixa Econômica Federal e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Tem gente que tem saudade desses canalhas? Não é só o povo nordestino que sofre não, tudo mundo sofre no Brasil em consequência desses canalhas. Os números estão aí. Não estou alfinetando nem criticando ninguém, estou mostrando”, afirmou Bolsonaro em discurso após visita a obras da Barragem de Oiticica.

Em seguida, o mandatáro do país reclamou de ser acusado de mal educado e falar palavrão, mas disse que não rouba.

“Durante a transição, descobrimos que a Funai tinha um contrato de R$ 50 milhões para ensinar o índio a mexer com bitcoin. Ah, vai pra puta que o pariu, porra. Desculpa o palavrão aqui. Este era o Brasil. E alguns falam: ‘O presidente é mal educado, fala palavrão’. Mas eu não roubo”, prosseguiu.

Metrópoles

POLICIAIS CIVIS ABANDONAM REUNIÃO APÓS OUVIREM PROPOSTA “ABSURDA” DO GOVERNO DO RN

 

Foto: Divulgação

Os policiais civis, agentes e delegados, estão revoltados com o Governo do RN. Pelo menos, com a proposta feita hoje (9), apresentada pelo vice-governador Antenor Roberto (PC do B), com o objetivo de acabar a paralisação da categoria por conta do adicional por tempo de serviço (ADTS).

De acordo com os policiais civis, a proposta que foi apresentada pelo Governo do Estado representa grande retrocesso nos direitos da categoria, inclusive, acabando com a carreira que foi aprovada pelo próprio governo Fátima ainda em 2020. A proposta apresentada pelo Executivo prevê uma incorporação. No entanto, isso criará um grande desequilíbrio na carreira, pois fará com que policiais civis na mesma classe funcional tenham salários diferentes, o que é inconstitucional.

Ao ser apresentada, inclusive, a proposta de tão descabida causou a revolta dos policiais civis. Alguns até se levantaram da cadeira e deixaram a reunião, por considera-la “desrespeitosa”.

“Com essa proposta apresentada pelo Governo, um policial civil que seria promovido no próximo ano, por exemplo, nos parâmetros da carreira aprovada por Fátima Bezerra, não será mais, passando vários anos sem direito a nenhum tipo de progressão financeira. Ou seja, os secretários e o vice-governador querem acabar com uma coisa aprovada pela própria governadora depois de muita luta da categoria”, comenta Edilza Faustino.

A presidente ressalta que a Constituição Federal estabelece o princípio da isonomia de vencimentos e igualdade jurídica para funções equivalentes. Então, é absurdo que o Governo apresente uma proposta inconstitucional para resolver um problema que já está tendo a constitucionalidade questionada na Justiça.

Por esse motivo, os policiais civis deliberaram por recusar a proposta do Governo. Já a noite, após oficializar a recusa ao Executivo, a categoria decidiu continuar a paralisação.

“Está faltando vontade do Governo em negociar verdadeiramente uma solução viável e justa. Até o momento, nem os secretários nem o vice-governador se propuseram a avaliar uma alternativa levando em conta o que foi sugerido pelas entidades. Inclusive, na tarde desta quarta-feira, o vice-governador desrespeitou a luta da categoria e as entidades durante a reunião e chegou a fazer ameaças. Então, os policiais civis agora fazem questão da presença da governadora nas negociações.  Ela é quem é a chefe do Executivo e quem pode dizer se vai ou não atender ao pleito da categoria ou vai permitir perdas de direitos”, afirma Edilza Faustino, presidente do SINPOL-RN.

96FM

DEPUTADOS ACOMPANHAM CHEGADA DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO AO RN

 

A chegada das águas do Projeto de Transposição do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte, através do leito do Rio Piranhas-Açu, marcou a agenda dos deputados estaduais Coronel Azevedo (PSC) e Albert Dickson (PROS) nesta quarta-feira (9).

O evento realizado no município de Jardim de Piranhas, distante 305 km da capital e localizado na Região Seridó, finalizou a agenda de compromissos políticos e institucionais do presidente da República, Jair Bolsonaro ao Estado, iniciada na terça-feira (8), desta vez acompanhada pelo deputado estadual, Gustavo Carvalho (PSDB).

“Cheguei ao RN ontem à tarde. Hoje, logo cedo, participei de uma motociata na principal avenida de Caicó, e depois fomos a cidade de Jucurutu visitar as obras da barragem de Oiticica, em fase de conclusão. Fechando a agenda no RN, tive a alegria de participar de um evento no município de Jardim de Piranhas, da chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte”, resumiu Bolsonaro.

Bolsonaro chegou a Jardim de Piranhas de helicóptero. Moradores o aguardavam para uma cavalgada, que seguiu até o leito do Rio Piranhas, onde o presidente plantou uma árvore.

Enquanto isso uma multidão já lotava o clube local, onde aconteceu a solenidade oficial com a presença de ministros, políticos e autoridades. O prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Soares saudou o presidente e agradeceu pela obra. “Em nome do povo nordestino agradeço o esforço do Governo Federal para que esse sonho saísse do papel e se tornasse realidade”, disse o prefeito.

Para o deputado Albert Dickson, os investimentos do Governo Federal no Estado estão transformando a realidade do RN. “O Governo além de investir em ações de acesso à água para a população no Estado, também priorizou as obras da Barragem de Oiticica e autorizou o início da construção do Ramal do Apodi. Ações que vão garantir segurança hídrica ao Rio Grande do Norte”, destacou.

Barragem de Oiticica

Antes do evento de chegada das águas, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Rogério Marinho visitaram as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, cujas obras começaram em 1952. Porta de entrada das águas do Rio São Francisco no Rio Grande do Norte, a estrutura está praticamente pronta e vai atender cerca de 330 mil pessoas de oito cidade potiguares, além de contribuir com o controle das cheias na região e permitir uma ampliação de até 10 mil hectares da área irrigada da Bacia de Piranhas-Açu. O Governo Federal já disponibilizou cerca de R$ 300 milhões para a estrutura desde 2019.

“É uma nova realidade que se desenha no Rio Grande do Norte. Essas águas vão chegar a todo Estado, levando com ela esperança, desenvolvimento e transformando cenários”, comemorou o deputado Coronel Azevedo.

Durante a agenda, também foi assinada ordem de serviço para a segunda etapa da obra de pavimentação em Jucurutu que interliga a sede do município ao distrito de Serra de João do Vale. Com investimentos de R$ 6,9 milhões, serão executados serviços de terraplanagem, drenagem e obras de sinalização, pavimentação e

PRÉ-CANDIDATA BRAÇO DIREITO DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA DENUNCIA BOLSONARO, FÁBIO FARIA E GENERAL GIRÃO POR PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

 

Foto: Reprodução

A Pré-candidata a deputada federal pelo PT, Samanda Alves, braço direito da governadora Fátima Bezerra(PT), não perdeu tempo e entrou com representação na Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal em desfavor do presidente Bolsonaro, o ministro Fábio Faria e o deputado federal General Girão.

Samanda Alves por quase duas décadas vem atuado como assessora em mandatos conquistados pela atual governadora Fátima Bezerra.

LULA SOBRE BOLSONARO: “VAI PASSAR A FAIXA E DEPOIS VOLTAR PARA CASA PRA CHORAR”

 

Foto: Ricardostuckert/PTDivulgação)

O ex-presidente Lula (PT) concedeu uma entrevista à rádio Brasil Campinas, nesta quarta-feira (9/2), onde foi questionado sobre a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) se negar a passar a faixa presidencial caso seja derrotado nas eleições deste ano.

Lula disse que não tem essa preocupação, e que caso ganhe as eleições, escolheria outra pessoa para passar a faixa para ele. “Que ele deixe a faixa guardada. A gente vai pegar a faixa, vou pegar alguém do povo brasileiro pra colocar a faixa em mim, se eu ganhar as eleições”, disse.

O petista continuou dizendo que não importa que o próximo presidente não seja ele, contanto que seja alguém “democrático, que goste do povo e goste desse país”. “Ele (Bolsonaro) vai passar a faixa direitinho, pode depois voltar pra casa pra chorar, pra resmungar, mas ele vai passar a faixa, pode ficar certo disso. O povo vai tomar a faixa dele e passar pra outro”, completou.

Em 2021, após sair derrotado das eleições estadunidenses, o ex-presidente Donald Trump não passou a faixa para o sucessor, Joe Biden. Lula lembrou que algo parecido já ocorreu no Brasil. O último presidente da ditadura militar, o general João Baptista Figueiredo, negou-se a passar a faixa para o sucessor, José Sarney.

“Mas não tenho essa preocupação. O Bolsonaro vai ter a grande lição da vida dele, o golpe que o povo vai dar nele no dia 2 de outubro, um golpe democrático. O povo de forma soberana vai dizer pro Bolsonaro um CHEGA”, disse.

Correio Braziliense

Saúde Queiroga critica adoção da 4ª dose por Estados e municípios

 

Foto: Sérgio Lima / Poder360

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga criticou nesta 4ª feira (9.fev.2022) a decisão de governadores e prefeitos de aplicarem a 4ª dose da vacina contra a covid-19.

“É fundamental avançar na dose de reforço. A gente ouve ‘ah, tem que aplicar uma 4ª dose’. Tem que avançar na dose de reforço, isso sim, é o que devemos fazer: nos unir para aplicar a dose de reforço na população”, disse Queiroga.

A fala do ministro veio logo depois de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), dizer que o Estado adotaria a 4ª dose “independentemente de haver ou não” uma recomendação do ministério. Além de São Paulo, municípios do Rio de Janeiro também optaram pela aplicação da dose extra.

“O governador de São Paulo e outros chefes de Executivos, seja de estado e município, muitas vezes eles interferem no processo decisório a respeito da imunização”, afirmou o ministro da Saúde.

Segundo Queiroga, ainda não há uma definição sobre o assunto. Ele defendeu que a questão da 4ª dose deve ser discutida no “âmbito” do Ministério da Saúde.

Poder360

Política Lula volta a defender a regulamentação da imprensa

 

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender que exista algum tipo de “regulamentação da imprensa” no Brasil. A declaração foi durante uma entrevista concedida à Rádio Clube, de Pernambuco, nesta quarta-feira (9).

Para Lula, é preciso “estabelecer determinadas regras de civilidade nos meios de comunicação”, mas o petista negou que tal sugestão faça alusão à censura.

“Não falem de censura para mim, eu quero a liberdade de imprensa. Liberdade em que a imprensa fale o quiser, mas que também seja respeitado o direito de resposta”, argumentou.

O possível pré-candidato do PT nas eleições 2022 – e também líder das últimas pesquisas de intenções eleitorais – afirmou que a internet está virando uma “fábrica de fake news e provocações” e avaliou que o Brasil está “muito atrasado” em projetos do gênero em comparação com outros países.

“Não podemos deixar a internet do jeito que está, virando uma fábrica de fake news e provocações”, disse. “Estamos muito atrasados. Temos modelos na Inglaterra, na Alemanha, na França e em vários países”.

Essa não é a primeira vez que Lula menciona a regulamentação da imprensa. Mesmo que o ex-presidente ainda não tenha lançado oficialmente sua pré-candidatura, também há menções a outras propostas durante as entrevistas, como a revogação da reforma trabalhista.

CNN Brasil

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...