quinta-feira, 1 de outubro de 2015

NOVA CRUZ. Escola, Família e Saúde…


“Escola, Família e Saúde – uma relação necessária” foi o tema do Projeto educacional promovido pela comunidade escolar, da escola municipal Arcelina Fernandes, da comunidade rural de Xique Xique, em Nova Cruz.
xique 2  xique atendimetnos
O projeto objetivou mobilizar toda a população das comunidades do Xique xique, Jatobá, Lajedo da Onça e Gravatá, de onde seus alunos são originados, sobre ações de saúde, educação, de assistência social e de empreendedorismo rural, com atendimentos e palestras que foram realizados por profissionais das várias áreas.
A abertura do evento aconteceu na manhã desta quarta feira, 30 e teve as presenças do Prefeito Cid Arruda, da Secretária de Educação, Professora Valéria Arruda, da Secretária de Assistência Social, Márcia Valéria, do Chefe de Gabinete municipal, Wesley Ramom, do diretor da escola, José Mariano, do Diretor do SEBRAE regional de Nova Cruz, Leonel Pontes, do representante do comando do 8º BPM, Subtenente Erivam, entre outros, além dos moradores das comunidades atendidas, pais, alunos e profissionais que atuam na escola.
xique 4 xique 3
Após a abertura solene, tivemos a realização de Oficinas, promovidas pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistencia Social, SEBRAE, SESC e EMATER. Também aconteceram atendimentos à saúde como, vacinação, aplicação de Flúor, verificação da pressão arterial, teste de glicemia e consultas simples. Paralelamente a Secretaria de Assistência social promoveu cortes de cabelos e escovas. Enquanto que a Educação contou com uma tenda do saber expondo livros e brinquedoteca.
xique atendimentos 2xique cid pop
A aluna Bruna do 1º ano fundamental apresentou uma música em forma de paródia cuja letra falava sobre as ações do projeto
xique 6 xique bruna
Logo em seguida foi a vez das alunas do 5º ano se apresentarem.
xique 7

O SEBRAE apresentou informações sobre a Agricultura Familiar e a EMATER abordou a criação de aves. Foram também ministradas palestras sobre alimentação saudável com o nutricionista Roberto Rosa; Afetividade e saúde mental, pelo psicólogo Flávio Oliveira e  Aposentadoria, pela advogada Júlia Gracielle.
Outras atrações do evento foram: a Sessão de Cinema promovido pelos representantes da Casa da Cultura e a presença do “pula-pula” para as crianças.
xique 1
A Secretária Municipal de Educação, professora Valéria Arruda agradeceu a todos que participaram diretamente ou que contribuíram para a realização e o êxito do Projeto educacional da escola Arcelina Fernandes da comunidade do Xique-xique.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Oposição unida em apoio a Germano Targino para prefeito de Nova Cruz\rn!

  foi realizada pelas siglas republicano 10 (partido de germano)  partido do avante 70  Hudson de tourinho,partido solidariedade , partido p...