segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

O “egocentrismo” de Carlos Eduardo atrapalha

 

“egocentrismo” de Carlos Eduardo Alves é, também, um forte adversário contra ele na disputa para o Governo do Estado. Muitas lideranças políticas consideram-no individualista. E temem um erro para o futuro.

Maior exemplo foi a “trava” que ele meteu em Álvaro Dias na eleição de Prefeito de Natal (RN) quando exigiu – em troca do seu apoio – a indicação da Vice-Prefeita, Aila Ramalho, pessoa de sua inteira confiança.

Guerra Fria: Rogério X Fábio

 

Travou-se uma verdadeira “Guerra Fria” entre os Ministros do Desenvolvimento Regional (MDR) Rogério Marinho e o Ministro das Comunicações Fábio Faria pela indicação do nome de um deles pelo Presidente Jair Bolsonaro para a disputa pelo Senado nas eleições deste ano no RN.

Acusações de aliados apontam que tanto de um lado como do outro começou um processo de “queimação” via “notas plantadas” na mídia.

EM NOTA TÉCNICA, SECRETÁRIO DO MINISTÉRIO SAÚDE DIZ QUE VACINA NÃO TEM EFETIVIDADE, MAS HIDROXICLOROQUINA TEM

 

Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, afirmou em uma nota técnica que vacinas contra a Covid-19 não têm efetividade nem segurança demonstradas, mas que a hidroxicloroquina tem. A afirmação contraria posição da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos especialistas.

A posição consta no documento no qual Angotti Neto baseou sua decisão de rejeitar protocolo aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) que contraindica o uso do “kit Covid”, ou tratamento precoce, em pacientes em regime ambulatorial, ou seja, que não estão internados.

Na nota técnica, o secretário faz diversas críticas ao protocolo aprovado pela Conitec. Uma delas é que teria havido uma “assimetria no rigor científico dedicado a diferentes tecnologias”. Para ele, “a hidroxicloroquina sofreu avaliação mais rigorosa do que aquela feita com tecnologias diferentes”.

Angotti Neto expõe um quadro que compara vacinas com a hidroxicloroquina e outras opções de tratamento: ventilação não invasiva, manobra de prona (deixar a pessoa de bruços) e anticorpos monoclonais. Para cada tecnologia, há cinco perguntas, sobre efetividade, segurança, financiamento pela indústria, custo e apoio de sociedades médicas.

A vacina aparece como sem efetividade e segurança comprovadas, com alto custo e financiada pela indústria. No caso da hidroxicloroquina, as respostas são todas inversas.

Confundir, não esclarecer

Segundo o secretário, a avaliação sobre os imunizantes é baseada em “dezoito ensaios não finalizados, dos quais, oito ainda em fase de recrutamento, nove ainda não finalizaram o seguimento e um finalizado, mas ainda em fase insuficiente para a avaliação de segurança”.

Já a posição sobre a hidroxicloroquina vem de “treze estudos controlados e randomizados com direções de efeito favoráveis à hidroxicloroquina, com efeito médio de redução de risco relativo de 26% nas hospitalizações (Figura 1), altamente promissor para o uso discricionário e prosseguimento dos estudos”.

Nota técnica afirma que vacinas não têm efetividade nem segurança, ao contrário de Hidroxicloroquina

Entretanto, além das vacinas já terem efetividade comprovada, o pneumologista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Carvalho, que coordenou os trabalhos do grupo que elaborou o parecer criticado pelo secretário, afirmou que eles não trataram de imunizantes, já que o Ministério da Saúde não solicitou essa avaliação. Por isso, ele diz que a comparação não faz sentido.

— Em nenhum momento nós discutimos qualquer ponto relacionada em vacina, que não foi alvo do pedido do Ministério da Saúde — afirma Carvalho. — Ele (ministro Marcelo Queiroga) pediu parecer nas coisas que havia dúvida, não nas coisas que havia certeza.

Para o professor, Angotti Neto tenta mais confundir do que esclarecer.

— Ele está usando de argumentos simplesmente para embolar o meio de campo, para trazer confusão para uma situação que é simples. O Ministério da Saúde pediu para um grupo de especialistas fazer uma diretriz. Ou o Ministério da Saúde concorda com a diretriz e publica, ou o ministério discorda e não publica.

O Globo

ROGÉRIO MARINHO CONTINUA MINISTRO E FÁBIO FARIA SERÁ O CANDIDATO AO SENADO, DIZ JORNAL

 

Fotos: Reprodução

Com base na legislação eleitoral, os ministros que pretendem ser candidatos devem se desincompatibilizar de seus cargos até seis meses antes das próximas eleições, ou seja, até 1º de abril.

No último dia 8, o presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu que até 12 ministros deverão deixar o governo para disputar o pleito. Na ocasião, o titular do Planalto disse esperar que todos fiquem nos cargos até o último dia do prazo de desincompatibilização.

De acordo com o Correio Braziliense, o vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo (PP-ES), ressalta como devem ficar os ministérios das Comunicações, comandado por Fábio Faria (PSD), e do Desenvolvimento Regional, liderado por Rogério Marinho. Como neste ano haverá apenas uma vaga para o Senado em cada unidade da Federação, Marinho continuará no ministério, em favor da candidatura de Faria a senador pelo Rio Grande do Norte.

Ainda de acordo com o jornal, doze ministros devem sair do governo para tentar se eleger em outubro.  

Tarcísio de Freitas

Ministro da Infraestrutura / Disputa: governo de São Paulo

Onyx Lorenzoni

Ministro do Trabalho e Previdência / Disputa: governo do Rio Grande do Sul

João Roma

Ministro da Cidadania / Disputa: governo da Bahia

Fábio Faria

Ministro das Comunicações / Disputa: Senado

Tereza Cristina

Ministra da Agricultura / Disputa: Senado

Flávia Arruda

Ministra da Secretaria de Governo / Disputa: Senado

Gilson Machado

Ministro do Turismo / Disputa: Senado, Câmara ou governo de Pernambuco

AMÉRICA VENCE O ABC POR 2 A 1 NO FRASQUEIRÃO PELO CAMPEONATO POTIGUAR

 

Wallace Pernambucano e Zé Eduardo: fusão alvirrubra — Foto: Canindé Pereira/América FC

O América-RN é o novo líder do primeiro turno do Campeonato Potiguar. Com atuação decisiva de Wallace Pernambucano, o Alvirrubro venceu o ABC por 2 a 1 no primeiro Clássico Rei de 2022, O “Tanque” fez um gol e deu a assistência para Zé Eduardo fazer o segundo, ainda no primeiro tempo. O ABC diminuiu com um gol contra de Lucas Rex. Com o resultado, a equipe de Renatinho Potiguar igualou os 12 pontos do rival, mas leva vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate no regulamento do estadual.

O América não vencia o ABC no Frasqueirão desde a final do Campeonato Potiguar de 2015. Naquela oportunidade, Flávio Boaventura marcou o gol da vitória rubra, que ficou marcada por uma voadora dada pelo zagueiro na bandeirinha durante a comemoração. Neste domingo, o atacante Zé Eduardo repetiu tal voadora.

O América-RN volta a campo na quarta-feira, contra o Força e Luz, no Nazarenão, em Goianinha. O ABC só joga no próximo domingo, contra o Santa Cruz de Natal, novamente no Frasqueirão, mas na condição de visitante.

Primeiro tempo

O ABC teve mais posse de bola no primeiro tempo, chegou mais ao ataque, mas não concluiu com qualidade. O Alvinegro marcou aos 12 minutos, com Allan Dias, mas o lance não foi validado porque o camisa 10 estava impedido. Kelvin, em chute de fora da área, assustou Bruno Pianissolla. Aos 38, os donos da casa desperdiçaram jogada em que Kelvin furou, e o América, que estava esperando a hora certa para dar o “bote”, foi mortal no contra-ataque. William Marcílio cruzou da direita, Zé Eduardo desviou e Wallace Pernambucano, sozinho, completou para as redes. Pouco depois, WP9 passou fácil por Ícaro na esquerda, invadiu a área e tocou para Zé Eduardo ampliar.

Segundo tempo

O América voltou para o segundo tempo sem Wallace Pernambucano, lesionado. Mayco Félix, o substituto, teve logo de cara a chance de fazer o terceiro, mas mandou para fora. O ABC conseguiu diminuir aos 21 minutos. Wallyson bateu cruzado da direita e o zagueiro Lucas Rex acabou marcando contra. O Alvinegro insistiu em bolas alçadas, sem sucesso. O equatoriano Daniel Porozo fez sua estreia e praticamente não tocou na bola. Do lado do América, Thiaguinho foi uma válvula de escape e quase marcou o terceiro, parando em Matheus Nogueira. Com informações do Globo Esporte.

BOLSONARO CONFIRMA PRESENÇA NO RIO GRANDE DO NORTE; “DIA 9 LÁ ESTAREI”, AVISA O PRESIDENTE

 

Foto: Foto: Alan Santos/PR

Na manhã deste domingo(23), o presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai participar do evento que marca a chegada das águas da transposição do rio São Francisco ao Rio Grande do Norte, em 9 de fevereiro. A barragem de Boa Vista, localizada em São José de Piranhas, na Paraíba, teve as comportas abertas para liberação da água na sexta-feira (21).

“No próximo dia 9 de fevereiro, lá estarei. Obrigado, meu Nordeste”, escreveu Bolsonaro em uma postagem que acompanha um vídeo do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Com a abertura das comportas em Boa Vista, a barragem de Caiçara, também na Paraíba, deverá ter seu enchimento completo até esta segunda-feira (24), liberando água para a barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), que atenderá 61.400 pessoas. Na sequência, as águas do Velho Chico seguirão para o Rio Grande do Norte, com previsão de chegada no mês de fevereiro.

A estrutura da barragem Boa Vista é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos. Foram investidos R$ 270 milhões na obra, que tem 900 metros de extensão e faz parte do eixo norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

PMMG APURA VÍDEO QUE MOSTRA TAPA NA CARA DE ALUNO EM CURSO DE FORMAÇÃO

 

Foto: Reprodução

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apura um vídeo que circula nas redes sociais com imagens de agressões a agentes alunos do curso de treinamento do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam).

Nos vídeos, policiais aparecem dando tapas no rosto de agentes novatos.  Em um deles, o jovem chega a cair no chão, aparentemente desacordado. Ainda não foram divulgados detalhes do caso.

A PMMG informou, em nota, que recebeu o vídeo neste domingo (23/1), e instaurou, “de imediato, Inquérito Policial Militar para apurar os fatos”.

Assista ao vídeo:

Metrópoles

HOMEM SOBREVIVE APÓS 11 HORAS ESCONDIDO NO TREM DE POUSO DE AVIÃO QUE VIAJOU DA ÁFRICA DO SUL PARA A HOLANDA

 

Homem foi encontrado vivo em trem de pouso de avião após viagem de 11 horas Foto: Michaela Rehle / REUTERS

Um homem foi encontrado neste domingo escondido no trem de pouso de um avião de carga no aeroporto de Amsterdã. O voo que saiu da África do Sul durou cerca de 11 horas e as autoridades se surpreenderam com o fato de ele ter sobrevivido.

“O homem passa bem, considerando as circunstâncias em que foi encontrado”, informou a polícia em comunicado, acrescentando que ele foi levado para um hospital e que o caso está sendo investigado.

Segundo o portal de notícias holandês Gelderlander, nos últimos cinco anos,  seis imigrantes ilegais foram encontrados no trem de pouso de aeronaves na Holanda. Cinco deles estavam mortos.

Conforme as autoridades, o ar fica rarefeito e a temperatura cai rapidamente no compartimento onde ficam as rodas do avião. Estima-se que a uma altitude de 10 quilômetros o frio chega a – 50 graus. Nessas condições, uma pessoa perde a consciência e sofre hipotermia.

— Às vezes encontramos corpos que ainda têm gelo sobre eles, de tão frio — revelou um policial ao Gelderlander.

O homem encontrado hoje pode ter sobrevivido porque a temperatura cai tão rapidamente que existe a possibiliodade de ter sofrido uma espécie de hibernação, o que exigiria menos oxigênio para sobreviver. Quando o avião pousa, o corpo aquece novamente e a consciência pode retornar.

O Globo

DENÚNCIA DE POSSÍVEL CALOTE NA PREFEITURA DE PARNAMIRIM

 

Foto:  Reprodução

A ex-vereadora de Parnamirim, Professora Nilda, nas redes sociais denuncia a gestão do prefeito Taveira de atrasar salários dos servidores municipais que atuam na linha de frente no combate ao Covid-19.

De acordo com a denunciante, em 2021 a Prefeitura Municipal de Parnamirim arrecadou mais de R$ 600 milhões, e mesmo assim os servidores que combatem o vírus da pandemia estão no prejuízo.

Para a professora Nilda, dinheiro tem, o que falta é compromesso com a população de Parnamirim.

OPERADOR DE CÂMERA SOFRE CHOQUE ELÉTRICO E É ARREMESSADO DURANTE GRAVAÇÕES DE PROGRAMA DO FAUSTÃO 24/01/2022 às 10:00por Daltro Emerenciano(0) deixe seu comentário Legenda: Bailarinas da atração já teriam se queixado antes de sentirem leves choques no palco Foto: Divulgação/Band Durante a gravação de um merchandising, a equipe do programa Faustão na Band tomou um susto. Na última sexta (21), o operador de câmera Antônio Carlos Marin encostou na maçaneta de um carro elétrico presente no estúdio e sofreu um choque, que o arremessou ao chão. As informações são do portal Metrópoles. Logo após a descarga, colegas de trabalho correram para tentar socorrer Marin e também foram afetados, mas de forma mais branda. O operador foi levado às pressas ao Hospital São Luiz do bairro do Morumbi, na zona sul paulistana, e foi parar na UTI, mas logo foi transferido para um quarto. Comunicado da Band informa que o profissional passa bem e está fora de perigo. Inclusive, já recebeu alta hospitalar no mesmo dia do incidente. Isolamento do palco A emissora também garantiu que já acionou a equipe de engenharia para reforçar o isolamento do palco. “O departamento de engenharia da emissora investigou as causas do acidente e, aproveitando o recesso das gravações do Faustão, já tomou providências na questão elétrica”, diz trecho do comunicado. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, as bailarinas da atração já tinham se queixado antes de sentirem leves choques quanto tocavam em alguma das colegas de palco. As gravações do programa foram pausadas, após o apresentador Fausto Silva testar positivo para Covid-19, conforme anunciado na última quarta-feira (19). Com informações do Diário do Nordeste. PRESIDENTE SANCIONA ORÇAMENTO COM R$ 89 BILHÕES PARA AUXÍLIO BRASI

 

Foto: João Reis

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o projeto de Lei Orçamentária Anual deste ano (Lei 14.303/21), que destina R$ 89,1 bilhões ao programa social Auxílio Brasil. Inicialmente, o projeto de lei (PLN 19/21) oferecia 34,7 bilhões para transferência de renda a famílias na linha da pobreza.

O volume só foi ampliado em R$ 54,4 bilhões porque o Congresso adaptou a proposta a emendas constitucionais que mudaram o cálculo do teto de gastos e limitaram o pagamento de precatórios para R$ 45,6 bilhões neste ano.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO VÃO ATÉ DIA 1º DE FEVEREIRO

 

Foto: Pixabay

As inscrições para o concurso da Controladoria-Geral da União (CGU) estão abertas até dia 1º de fevereiro. São 300 vagas para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle e 75 vagas para Técnico Federal de Finanças e Controle. As remunerações são, respectivamente,  R$ 19.197,06 e R$ 7.283,31.

O cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle exige nível superior e o de Técnico Federal de Finanças e Controle, o nível médio. As taxas de inscrição são de R$ 80 para nível médio e de R$ 120 para o nível superior.

O concurso, que será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), terá provas objetivas e discursivas, que devem ocorrer no dia 20 de março. Para o cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle, a prova será em um turno, das 8 h às 12h30, quando serão aplicadas as provas objetivas e discursivas.

Para o cargo de auditor, serão dois turnos, das 8 h às 12h30, quando ocorrem a prova objetiva de conhecimentos básicos e a discursiva, e das 15 h às 19 h, quando serão aplicadas as objetivas de conhecimentos específicos e de conhecimentos especializados.

A aplicação das provas ocorre nas seguintes cidades: Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO). O candidato em que o candidato fará a prova será escolhida no momento da inscrição.

A inscrição e o edital completo estão disponíveis no site da FGV .

Show de Safadão no RN teve desde furtos de celulares até falsificação da senha de bebidas

 

No show de Safadão realizado neste final de semana em Pirangi teve de tudo um pouco para dar trabalho aos seguranças: desde confusões até furtos. Até aí algo quase que normal em muitos shows no RN.

O que não se esperava era que também tivesse falsificação das senhas de bebidas que terminaram fazendo com que o litro de Old Parr estivesse sendo vendido a R$ 50. Com isso, o prejuízo ficava todo para o dono do bar. Há relatos de que isso já acontecia há algumas festas.

Também teve muitos furtos de celulares, até uma mulher grávida foi pega com dois aparelhos iPhone. 

Os seguranças da festa tiveram que trabalhar muito, assim como a polícia civil. Tem um dado interessante, a grande maioria dos presos não tinham ocupação, teve um que comprou o ingresso com um cartão emprestado em 10 vezes para ir furtar celular. 

Com informações do blog de Gustavo Negreiros.

Caixa paga hoje Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 5

 


A Caixa paga nesta segunda-feira (24) o Auxílio Brasil a beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

Neste mês, foram incluídas 3 milhões de famílias no programa, aumentando para 17,5 milhões o total atendido. Segundo o Ministério da Cidadania, serão gastos R$ 7,1 bilhões em janeiro com o Auxílio Brasil.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Agência Brasil

Prefeito Wilsinho anuncia novos espaços esportivos em Canguaretama

 

Foto: Cedida

A Prefeitura de Canguaretama trabalha para entregar à população três novos espaços para a prática esportiva na região. As obras de construção e reforma do Complexo Esportivo de Piquiri estão bastante avançadas e contará com quadra poliesportiva, arena para esportes de praia, pista de cooper e campo de futebol.

O prefeito Wilsinho Ribeiro reforçou que a Administração Municipal tem se esforçado para que todas as obras sejam finalizadas e entregues ao povo o mais rápido possível. A proposta é que os novos espaços estejam prontos para que a Secretaria de Esportes possa retomar a rotina das competições e projetos. “Em Canguaretama o trabalho não para e estamos acompanhando de perto tudo que está sendo feito na cidade. Muito em breve teremos em Piquiri, o Complexo Esportivo 100% pronto. As obras estão bem avançadas e com certeza entrará para a história do nosso município. Esporte é lazer, vida e desenvolvimento e terá toda a atenção da nossa gestão”, garantiu o chefe do executivo.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Fugitivos de Mossoró estariam esgotados, mancando e dormindo em cavernas

  Há mais de 40 dias escapando dos cercos montados pelas forças de segurança que integram a operação de buscas, os criminosos Deibson Cabral...