quarta-feira, 12 de maio de 2021

Brasileiro consome muito sal, mas não tem consciência da quantidade excessiva

 

sal2Você tem ideia a quantidade de sal que consome diariamente? Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS/IBGE), o consumo de sal do brasileiro excede em quase duas vezes o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é cinco gramas por dia. A média nacional é de 9,3 gramas. Apesar disso, apenas 12% dos brasileiros adultos tem a consciência da alta ingestão de sal na alimentação diária.

A falta de consciência é um perigo para a saúde! O consumo excessivo do sal está relacionado ao aumento do risco de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras. Doenças silenciosas que podem matar de forma precoce.

“O sal é o principal fator de risco dietético que existe no mundo, incluindo Brasil. Ele tem uma associação direta com doenças cardiovasculares mediadas por hipertensão. E para prevenir esses problemas é reduzir o consumo de sal, seja na adição de alimentos quando se prepare, mas também aqueles escondidos nos alimentos processados e ultrprocessados”, ponderou Eduardo Augusto Fernandes Nilson, Coordenador-Geral substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

A hipertensão obriga o coração a exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. No Brasil, ela é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. Destes, 80% são atendidos na rede pública de saúde.

“O sal é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, e isso representa muito custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para sociedade, porque pessoas morrem prematuramente, as pessoas adoecem, deixam de trabalhar e produzir”, revelou Eduardo.

Grande parte do sal consumido pelos brasileiros vem da adição do sal de cozinha aos alimentos, no preparo e no consumo. Além disso muitos alimentos industrializados possuem quantidades mais altas de sódio (componente do sal relacionado ao risco de hipertensão). Itens como temperos prontos, presuntos, mortadelas, salame, macarrão instantâneo salgadinhos de pacote colaboram para o aumento da ingestão do mineral.

Segundo ele, quando há uma redução do sal a pessoa nem percebe, por isso, uma das soluções é diminuir aos poucos e em toda família. “Os problemas das doenças crônicas relacionadas ao consumo excessivo de sal vêm da infância, por isso é muito importante ter atenção a isso, porque é ingrediente importante, mas tem que ser usado com muita moderação”, relatou o coordenador.

Reduzir a quantidade de sódio consumida diariamente pela população brasileira é a meta do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos e melhorará a saúde de toda a população brasileira, de crianças a idosos, hipertensos e não hipertensos. Como parte deste plano, é importante reduzir a quantidade de sal que adicionamos aos alimentos e continuar com o compromisso entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia), que tem como meta que as indústrias do setor promovam a retirada voluntária de 28.562 toneladas de sal do mercado brasileiro até o final de 2020.

“As metas são bianuais e cada vez mais diminui, o que seria o teto, o limite máximo para o sal, sódio em cada um dos produtos. A ideia é ter uma continuidade disso, por isso o ministério já começou a agendar novas reuniões com a Abia para reduzir ainda mais os valores, para ter maiores benefícios para população”, reforçou Eduardo.

Coordenador-Geral substituto reforça que já foram retiradas quatorze mil toneladas de sódio dos produtos “é uma quantidade muito grande, e os benefícios de um plano começar a ser estudados agora pelo Ministério da Saúde”, comentou o coordenador.

Substituir o sal por temperos frescos

Os temperos frescos podem ser utilizados em diversas preparações culinárias agregando sabor e aroma a receitas. Uma das dicas do Guia Alimentar para a População Brasileira para reduzir a quantidade de óleo e sal no preparo do feijão, por exemplo, é evitar o uso de carnes salgadas no cozimento e optar por quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais, bem como outros alimentos, como cenoura e vagem, que acrescentam sabor, aroma e mais nutrientes à preparação.

Ervas frescas ou secas, assim como pimenta, gergelim e outros, agregam sabor às preparações e também ajudam na redução do uso do sal. Em saladas, o uso do limão reduz a necessidade de adição de sal e óleo. Outras combinações podem ser feitas, como o louro em sopas, alecrim em carnes, salsa na macarronada, manjericão no molho de tomate e tomilho na batata.

O coordenador deu algumas dicas para que a pessoa fique atenta ao consumo. “Uma regra muito fácil de compreender saber se um alimento tem excesso de sal, é olhar na tabela nutricional a quantidade de sódio e a quantidade de calorias. Se a quantidade de sódio for maior do que a de calorias, excesso de sal”, alertou Eduardo.

Por Luíza Tiné

BISPOS DO RN PUBLICAM NOVAS MEDIDAS SOBRE A PRESENÇA DE FIÉIS NAS MISSAS

 

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Com base no decreto do Governo do Estado n° 30.562, de 11 de maio de 2021, autorizamos as celebrações dominicais e nos dias feriados, com a participação presencial de fiéis (30%), podendo chegar a 50% da capacidade se utilizadas as áreas abertas, mediante prévia autorização da vigilância sanitária (Secretaria de Saúde), em todos os horários, respeitando o toque de recolher (22h às 5h).

Esta autorização entra em vigor a partir da data de sua publicação e permanece válida durante todo o período de vigência do decreto estadual ou enquanto não mandarmos o contrário.

Natal (RN), 12 de maio de 2021.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC
Bispo de Caicó

MORTE DE GESTANTE DE 35 ANOS COM AVC, APÓS TOMAR DOSE DA ASTRAZENECA, LEVOU ANVISA A PEDIR SUSPENSÃO DA VACINA EM GRÁVIDAS

 

Vacinação de grávidas com o imunizante da AstraZeneca/Oxford é suspensa –  Foto:  Agência O Globo

A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o governo suspender a vacinação de grávidas com o imunizante da AstraZeneca/Oxford, elaborado em parceria com a Fiocruz, foi feita após a morte de uma gestante de 35 anos que sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), com morte fetal e da mulher. Ela tinha tomado a vacina da AstraZeneca.

A Anvisa notificou o Ministério da Saúde duas vezes — primeiro na última sexta-feira, dia 7 de maio, e ontem, dia 10, com ofícios “recomendando fortemente a suspensão da vacinação de grávidas com a vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz”.

Ontem, a agência reguladora emitiu um comunicado à imprensa, por volta das 23h, anunciando a recomendação, sem dar detalhes. O Ministério da Saúde anunciou a suspensão da imunização para o grupo na noite desta terça-feira.

Segundo nova nota da Anvisa divulgada nesta terça-feira, a notificação do caso que levou à recomendação de suspensão da vacinação chegou à agência na última sexta pelo próprio fabricante da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. O produtor informou a suspeita de evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico ocorrido em gestante e fetal.

A Anvisa informou que iniciou imediatamente a avaliação do caso. O relato descreve gestante de 35 anos, com feto em idade gestacional de 23 semanas, que foi hospitalizada em 5 de maio com cefaleia aguda e diagnóstico de acidente vascular cerebral hemorrágico e alterações nas plaquetas e outros exames. O óbito fetal ocorreu em 6 de maio de 2021, e o da gestante em 10 de maio de 2021.

“O evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico foi avaliado como possivelmente relacionado ao uso da vacina administrada na gestante. A análise leva em consideração diversos aspectos como dados sobre o(a) paciente, sua história clínica, dados de exames laboratoriais, bem como sinais e sintomas apresentados após a administração de um medicamento ou vacina”, afirma a Anvisa.

Dois ofícios para Ministério da Saúde

No mesmo dia em que recebeu a suspeita de evento adverso pós-vacina, a Anvisa informa ter enviado um ofício ao Ministério da Saúde para informar sobre o caso e alertar sobre o risco do uso do produto em gestantes, já que a bula não prevê tal aplicação. Pelo “princípio da precaução” e com “o fato de que vem sendo realizada imunização de gestantes no Brasil”, a agência encaminhou um novo ofício ao Ministério da Saúde em 10 de maio. A Anvisa aponta que “a vacina não deve ser utilizada por grávidas sem orientação médica.

“A Anvisa recomendou fortemente ao Ministério da Saúde a suspensão da vacinação de grávidas com a vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, como medida de precaução e com base na insuficiência de dados relacionados à segurança de uso por gestantes disponíveis até o momento”, aponta a agência.

“A Anvisa mantém a recomendação de continuidade da vacinação com o referido imunizante dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios superam os riscos”, completa.

fonte,   O Globo

Henrique Alves candidato em 2022

 

Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Políticos próximos do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves não negam que ele será candidato à cadeira que já ocupou por onze mandatos seguidos na Câmara dos Deputados.

Henrique deve ser candidato a deputado federal. Ele que já se livrou de dois processos aos quais respondia, provavelmente terá seus direitos políticos e poderá se candidatar nas eleições do próximo ano.

A questão é: Em entendimento com o primo Walter Alves ou por outro partido?
Walter é o presidente do MDB no RN.

VIA BG

Toque de recolher, funcionamento do comércio, aulas presenciais, igrejas: veja o que muda com o novo decreto do Governo do RN

 

Decreto foi publicado nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial, com uma série de flexibilizações.
Por G1 RN

O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quarta (12) um novo decreto que flexibiliza as medidas restritivas de combate à Covid-19. As medidas valem até 27 de maio. Confira abaixo as mudanças:

Toque de Recolher
Com o novo decreto o toque de recolher passa a ser das 22h às 5h todos os dias da semana. O toque de recolher em tempo integral aos domingos e feriados foi extinto.
Bares, Restaurantes, Food parks e similares
Ao contrário dos decretos anteriores, o atual não proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas.
Podem funcionar todos os dias da semana, das 11h às 22h, com tolerância de 60 minutos, exclusivamente para o encerramento das atividades presenciais.
Restaurantes localizados no interior de hotéis e pousadas seguem os mesmos protocolos sanitários, permitido, ainda, o funcionamento 24 horas para atendimento aos hóspedes.
Comércio
Comércio, Serviços e Turismo em lojas de rua: 8h30 às 16h30
Lojas em shoppings: 10h às 20h -
Praças de alimentação em shopping: 11h às 22h com 60 minutos de tolerância.
Academias: 5h às 22h
Escolas
Autoriza a retomada do ensino híbrido (presencial e online) em escolas públicas e privadas.
As instituições de ensino poderão ampliar o funcionamento de forma gradual:
- a partir de 17 de maio, o 6º e o 7º ano do ensino fundamental e a 2ª série do ensino médio;
- a partir de 31 de maio, o 8º e o 9º ano do ensino fundamental e a 1ª série do ensino médio;
- a partir de 17 de maio, o ensino técnico profissionalizante.
Já estava permitido o sistema híbrido até o 5º ano do Fundamental I e para a 3ª série do Ensino Médio

Igrejas e templos
Podem funcionar com 30% da capacidade, mas podem chegar a 50%, desde que as atividades religiosas sejam realizadas de áreas abertas.
Parques Públicos
Liberados para atividades esportivas e passeio, com redução de 50% da capacidade.
Seguem suspensas atividades em circos, parques de diversão, clubes sociais, museus, bibliotecas públicas, cinemas e demais equipamentos culturais.
Esportes coletivos
Permitidos os eventos esportivos profissionais em agenda de campeonato oficial e a prática de esportes coletivos em arenas, academias e similares sem presença de público e com testagem dos participante um dia antes.

Detran retoma vistoria do transporte público escolar do Rio Grande do Norte

 


Foto: Reprodução

O trabalho tem o objetivo de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no deslocamento para as escolas.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retoma a partir desta sexta-feira (14) o trabalho de vistoria nos ônibus utilizados pelas prefeituras do interior do Estado para transportar estudantes. O cronograma divulgado pela Coordenadoria de Registro de Veículos do Órgão contempla 19 unidades polos distribuídas por todo o Rio Grande do Norte. A medida busca manter a frota de ônibus escolar apta a iniciar o transporte de estudantes a partir do momento em que houver a retomada das aulas presenciais no Estado.

Já na sexta-feira (14) 10 dessas unidades do Detran funcionarão simultaneamente no Estado contemplando os municípios polos e cidades de abrangência. As vistorias ocorrem em Parnamirim (Parnamirim, Monte Alegre e Nísia Floresta); Currais Novos (Currais Novos, Acari, Bodó e Lagoa Nova); Caicó (Caicó, Ipueira, Serra Negra, Ouro Branco e São Fernando); Ceará-Mirim (Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Maxaranguape, Pureza, Poço Branco e Taípu); Mossoró (Mossoró, Areia Branca, Baraúnas, Upanema e Campo Grande); Assú (Assú, Alto dos Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Macau, Paraú e Pendências); Parelhas (Parelhas e Carnaúba dos Dantas); Alexandria (Alexandria, Antônio Martins e João Dias); São Paulo do Potengi (São Paulo do Potengi, Barcelona, Caiçara do Rio dos Ventos, Lagoa D’anta e Lagoa de Velhos); e Nova Cruz (Nova Cruz, Boa Saúde, Brejinho, Lagoa de Pedra, Montanhas, Monte das Gameleiras e Passa e Fica).

O trabalho tem o objetivo de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no trajeto de ida e volta à escola. A ação consiste em notificar as prefeituras para que envie para o procedimento de vistoria todos os ônibus cadastrados pelo município a realizar o transporte de estudantes. Nesse sentido, as equipes de vistoriadores veiculares do Detran analisam os itens de segurança e demais especificações determinadas pela legislação.

A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Detran e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantis que transportam alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte. Os resultados das fiscalizações são encaminhados através de relatório ao Ministério Público Estadual (MPE) para que, se preciso for, sejam tomadas as devidas providências legais.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto. Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Nessas ações o Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.

O cronograma completo das vistorias do transporte escolar planejado e divulgado pela Coordenadoria de Registro de Veículos pode ser acessado pelo seguinte link

 

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...