sábado, 11 de setembro de 2021

Prefeito de Caicó inaugura 1ª Feira do Gado no Parque de Exposições, numa parceria com o governo do RN

 


O prefeito de Caicó (RN), Dr. Tadeu, deu o pontapé inicial na nova Feira do Gado, realizada no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, na zona leste da cidade. Com isso, a feira foi retirada das ruas do centro, onde ocorreu por décadas, prejudicando comerciantes e moradores do setor.

No primeiro dia da feira no novo local, mais de 24 currais foram movimentados com animais para serem negociados. Para o prefeito, isso é começar com o pé direito. “A geração de negócios será boa o suficiente para os criadores de Caicó e da região. Vamos movimentar essa feira e torná-la ainda maior. Eu estou muito feliz e por poder viabilizar esse projeto que era sonhado desde 2013. Passaram as gestões e não fizeram o projeto acontecer e nós fizemos”, disse.

Em sua fala, na solenidade de abertura, o prefeito destacou ainda a parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, na pessoa de Guilherme Saldanha, titular da pasta, que esteve no evento. “Foram muitas as reuniões, vencemos toda a parte burocrática e agora estamos concretizando. O governo da professora Fátima Bezerra cedeu a administração do parque para a Prefeitura e com isso foi possível agir e preparar tudo para trazer a feira para esse espaço”, afirmou o prefeito.

O prefeito fez questão de dizer que a luta para viabilizar a Feira do Gado, no novo espaço, foi coletiva. Ele agradeceu a sua equipe na prefeitura, do apoio do poder legislativo e do próprio Guilherme Saldanha, que abraçou a ideia.

O secretário estadual de agricultura, Guilherme Saldanha, disse que “foi uma alegria encontrar no prefeito Dr. Tadeu, o parceiro para viabilizar o projeto. Era inadmissível que uma feira, que já acontecia há décadas, prejudicando as pessoas, continuasse como era. O parque tem uma estrutura fantástica e precisava ser aproveitado. Essa feira não será só de Caicó. Será da região”, destacou o secretário.


 

Após duas explosões em seus postos de combustíveis, rede tem caminhão envolvido em acidente nesse sábado no RN; veja vídeo

 


Um caminhão carregado com combustível (produto inflamável) se envolve em acidente na Estrada do Óleo, sentido Guamaré-RN. O local é conhecido por motoristas que trafegam naquela região como “estrada da morte”.

O veículo envolvido nesse acidente, que o blog Jair Sampaio teve acesso às imagens com exclusividade, pertence à empresa Domingos, rede de postos que teve dois empreendimentos explodidos por bandidos em oito dias.

O motorista do caminhão, conhecido como Gilmar, foi socorrido e passa bem, e segundo os seus companheiros de estrada, ele não corre risco de morte. “Ainda vai morrer muitos motoristas aqui”, reclama um trabalhador.

 

O local, segundo informações apuradas por este canal, já teve inúmeros registros de acidente do tipo, e é uma área de muito tráfego de caminhões de transporte de cargas perigosas (produto inflamável), mas sem fiscalização.

Maré baixa, infelizmente, para a Rede Domingos.

VÍDEO https://youtube.com/shorts/7nvKTzyeMeE?feature=share

 

Governador do Rio é o primeiro a aceitar negociar redução do ICMS dos combustíveis e diminuir preço

 


O Estado do Rio de Janeiro é o primeiro a aceitar negociar uma redução da alíquota de ICMS para ajudar na diminuição do preço dos combustíveis, mas quer que outros setores que influenciam na formação do valor na bomba também deem a sua contribuição, disse o governador Cláudio Castro (PL).

O Rio tem o maior ICMS do país, de cerca de 34%, e no Estado a gasolina já é vendida a 7 reais o litro em alguns postos.

“Todo mundo que abastece vê que está caro. Vamos reduzir imposto? Vamos reduzir, mas desde que seja proporcionalmente igual para todo mundo. Eu tiro dois, três por cento, as prefeituras também, o governo federal também. O que quero é garantir que vai chegar na ponta para consumidor”, disse Castro a jornalistas, durante evento no Rio.

Ele lembrou ainda que o tributo é importante para as contas do Estado.

“O ICMS é 15 por cento da minha arrecadação. Não posso abrir mão de tudo, temos que conversar. Não dá para dizer que só os Estados têm que reduzir, tem que tirar imposto local, federal. Vamos ter que negociar”, adicionou ele.

Na sexta-feira passada, a Petrobras iniciou uma campanha de esclarecimento sobre a composição dos preços finais nas bombas e apontou o ICMS como um dos principais responsáveis pelo valor final, em linha com discurso do presidente Jair Bolsonaro.

Mais cedo, em uma cerimônia com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Petrobras, Joaquim Silva Luna, Castro foi ainda mais contundente.

“Não é hora de dizer que a culpa é da Petrobras, do governo, de um ou outro. A gente tem que sentar junto e ver como cada um abre mão um pouco e ver como diminui o preço, porque quem tem que ganhar é a população, sociedade e cadeia produtiva”, afirmou.

“Ninguém tem que fazer narrativa por imprensa para jogar culpa de um para o outro, a culpa é de todos nós. Não são só os 34 por cento que vão fazer o preço chegar a 7 reais, mas também não é só o preço que sai da Petrobras. Temos que fazer uma reanálise para que a gente chegue a uma fórmula mais justa”.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

 

Sem resposta do Inep após decisão do STF, alunos não sabem se farão Enem

 


Uma semana após o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir pela reabertura do pedido de isenção do Enem, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não se pronunciaram a respeito, muito menos deram uma previsão para a reabertura das inscrições do exame.

No sábado, o UOL noticiou que a reabertura das inscrições, segundo técnicos do Inep, poderia provocar o adiamento da prova. A falta de posicionamento dos órgãos responsáveis tem trazido incertezas para quem já se inscreveu no exame e para quem aguarda uma nova chance.

A assistente administrativo Luciana Lima, de 43 anos, e sua mãe, Lúcia Lima, 64 anos, temem ficar de fora da edição 2021. “Espero que o MEC considere genuinamente executar essa decisão para que outras pessoas estudem, e que reconheçam aqueles que não são considerados [para o vestibular] por serem pobres”, disse Luciana. 

Ela quer usar a nota do Enem para cursar Comunicação Social. A mãe, sonha com o curso de Medicina. Elas desistiram de fazer o exame em 2020, que ocorreu em janeiro deste ano, por medo da contaminação pelo novo coronavírus. Para Luciana, o MEC “está regredindo ao não tomar uma decisão”.

A diarista Ilma Brito, 36 anos, disse estar desanimada e cheia de incertezas em relação à inscrição. “Acho que eles [MEC] estão ganhando tempo para reabrir na última hora e, assim, não dar tempo para todos nós conseguirmos nos inscrever”, explica.

O plano desse governo é que pobre continue na posição que está: trabalhando em serviços com menos ganhos, mendigando, esperando cair da mesa, sabe? A pobreza gera comoção mundial, mas, ao mesmo tempo, é vista como ‘você tem que ficar aí’.

A reabertura do pedido de isenção foi determinada pelo STF após análise de uma ação movida pela Educafro e outras entidades ligadas à educação e partidos políticos.

O edital do MEC previa que quem teve a isenção da taxa de inscrição em 2020 e faltou nos dias da prova só poderia ter novamente a gratuidade em 2021 se conseguisse justificar a ausência. Entre os motivos, não constava o medo de desenvolver a covid-19. Em meio à pandemia, a edição registrou recorde de abstenção desde 2009. No Enem digital, o índice chegou a 70% e no impresso, a 50%.

Tenho expectativa sobre aquilo que vejo, e o MEC está me apresentando o seguinte: você não tem condição, nem acesso e valorizou sua vida? Não adianta tentar, porque não vai ter o direito. Só que isso não é um favor, é um direito.”Luciana Lima, assistente administrativo que quer estudar Comunicação Social .

 

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...