quinta-feira, 31 de agosto de 2023

NOVA CRUZ: Movimento FPM reúne "contra-cheques" enquanto gestão recebe 5 milhões para saúde.


 
O "expediente" das repartições do município de Nova Cruz da quarta feira, 30 de agosto de 2023, que deveria estar à disposição para servir a população - que paga seus impostos - foi marcado por um movimento "grevista" promovido pelo prefeito da cidade com a propaganda de que o município está prejudicado com "perdas" de valores nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM, evento que reuniu em frente da prefeitura, secretários municipais, cargos comissionados e "contratados" - diretos e indiretos, os chamados "contra-cheques" da atual gestão, com cartazes previamente fabricados e com palavras de ordens previamente ensaiadas.
Nova Cruz é um dos 79 municípios do estado que, ao contrário da maioria das cidades potiguares, diminuiu de população: quase 4 mil habitantes a menos, e isso fez com que o seu coeficiente do FPM  regredisse e consequentemente os valores a serem repassados serão menores, lógico, de acordo com o novo coeficiente a que passou a galgar. Mas o por que da população ter diminuído em quase 4 mil habitantes? o prefeito não explicou esse fato crucial no problema, em seu "discurso" para sua platéia de apoiadores. Confira matéria do blog a respeito da redução da população. 

COMPARE: Na contramão do que houve em Nova Cruz, Extremoz foi a grande surpresa, saindo de uma população de 24.550 habitantes em 2010 para 61.381, na previsão censitária. São 36.831 pessoas a mais, quebrando todas as estimativas. No total, a diferença porcentual entre os números estipulados de 2021 para 2022 foi de 678,34% positivos. Cresceram em ritmo acelerado também São Gonçalo do Amarante (61,14%), Ceará-Mirim (68,84%) e São José do Mipibu (68,84%). (Confira matéria)

Dentre os cartazes que estavam sendo erguidos na ensaiada mobilização dizia: SEM FM A SAÚDE PARA! 
No entanto, contrariando o que dizia esses cartazes (segurados pelos "contra-cheques" que amargavam um sol quentíssimo, enquanto o prefeito e secretários estavam na sombra da marquise da prefeitura),  entravam nos cofres do município, R$ 5 milhões de Reais - EXTRAS para a saúde. Isso mesmo recursos extras para a saúde. Uma contradição muito grande! Confira detalhamento desses recursos.

1- Recursos para saúde para o Hospital Municipal Mons. Pedro Moura - Incremento extra de 1 milhão e 500 mil Reais.
2 - Recursos para saúde - atenção básica - para exames, medicamentos, etc - extra de 3 milhões e 500 mil Reais.

3- Total de repasses para a SAÚDE em 2023, do governo federal para a Prefeitura Municipal de Nova Cruz - mais de 37 milhões de Reais.

Diante do cruzamento dos fatos e das contraditórias declarações do prefeito e de sua mobilização grevista na quarta feira, 30, se faz os seguintes questionamentos: 

=== A SAÚDE PARA MESMO com a redução do FPM? 
=== Ou serão os "contra-cheques" que serão afetados? (e prefeito e secretários não?) 

Mas já que o prefeito de Nova Cruz está tão preocupado que a saúde pare por causa da redução do FPM como tanto ele propaga, fica a dica para economizar recursos:

Nova Cruz em 2023 em comparação a 2022 teve ACRÉSCIMO de valores dos repasses do FPM, com exceção de agosto. Confira m no quadro abaixo.
(atualizada em 30 agosto 2023

Importante frisar que, do repasse mensal do FPM devem ser aplicados obrigatoriamente NA SAÚDE, 15% (quinze por cento) do total.

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...