O Governo do Estado está investindo mais de R$ 50 milhões na construção, ampliação e reforma de 22 prédios das Centrais do Cidadão espalhados ao redor do RN. Até agosto deste ano, 18 das 22 Centrais foram concluídas por meio do projeto Governo Cidadão, Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e recursos do Banco Mundial. Outras quatro devem ficar prontas até o ano que vem.
A Central do Cidadão de nova cruz, é uma das que está pronta para ser inaugurada. Nos próximos dias a empresa responsável fará a entrega provisória junto ao fiscal da obra e o projeto Governo Cidadão. Os investimentos somam R$ 1,8 milhão em obras e equipamentos e, além de evitar gastos com aluguel – já que foi construída em terreno doado pela Prefeitura -, vai garantir mais conforto e funcionalidade aos usuários e servidores.
Uma Central própria era um sonho antigo da população, que normalmente tem que se deslocar 40 km até nova cruz, para usufruir dos serviços do equipamento. Em nova cruz, a Central vai atender os municípios de santo antonio, passa e fica, montanhas, Pedro velho, A unidade vai oferecer serviços de emissão de carteiras de identidade e CPF e contará com instituições parceiras como AGN, Caern, Detran, Ipern, Itep, Procon, Defensoria Pública e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O investimento de mais de R$ 52 milhões em Centrais do Cidadão visa ampliar e qualificar a prestação de serviços públicos à população, em especial no interior do Estado, além de gerar economia com despesa de aluguel. Entre os municípios beneficiados estão nova cruz, Alexandria, Apodi, Assu, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, São Miguel, e Natal – zona Norte, Sul e Oeste.
O Rio Grande do Norte está ganhando, no total, 16 novas Centrais do Cidadão com sedes, além da reforma de outras seis. Todas com intervenções que seguem o padrão do Programa de Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), obedecendo a um modelo de gestão focado na eficácia dos serviços prestados.