quarta-feira, 17 de novembro de 2021

PT ESTUDA FORMA DE “SALVAR” BOLSA FAMÍLIA NO STF, DIZ GLEISI HOFFMANN

 

Foto: Reprodução

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), disse na tarde desta 4ª feira (17.nov.2021) que o partido estuda uma forma de restaurar o Bolsa Família por via judicial.

O programa social, identificado com os governos do PT, foi extinto por Jair Bolsonaro (sem partido). No lugar, o atual chefe do Planalto colocou o Auxílio Brasil, que começou a ser pago nesta 4ª.

“O fim desse programa sem um programa estruturado em seu lugar, com regras claras, coloca a população em um estado de maior vulnerabilidade. Seria com base na Constituição”, declarou Gleisi Hoffmann.

“Estamos estudando uma medida judicial para tentar salvar o Bolsa Família, para que tenhamos um programa que fique estruturado. Achamos que isso que eles estão fazendo não dará certo”, afirmou a petista.

Segundo ela, seria uma ADI (ação direta de inconstitucionalidade) a ser entregue ao STF (Supremo Tribunal Federal). A peça pode estar pronta na próxima semana.

A fala de Gleisi foi no Salão Verde da Câmara dos Deputados ao lado de correligionários.

Poder360

SHOW DE SOLANGE ALMEIDA É CANCELADO NA ARENA DA FESTA DO BOI

 

Cantora Solange Almeida –   Foto: Alana Andrade

A cantora Solange Almeida é mais uma baixa nas atrações da arena de shows da Festa do Boi 2021, a artista estava confirmada para se apresentar no próximo sábado (20), ao lado de Cavaleiros do Forró e Mara Pavanelly. Sol será substituída por Radija Guimarães.

Anteriormente, a Metta Promo, responsável pela realização de shows, comunicou o cancelamento dos Simone e SimariaAlceu Valença e Mano Walter, previstos para ocorrer, respectivamente, nos dias 13, 14 e 19 de novembro. As apresentações de JM Puxado e Brisa Star programados para o último domingo (14), e que segundo a empresa seriam adiados para este final de semana, também não vão mais acontecer.

Para o final de semana de encerramento da arena de shows na Festa do Boi, a grade ficará da seguinte forma Zé Cantor e Edyr Vaqueiro na sexta-feira (19) e sábado (20), as apresentações serão de Mara PavanellyRadija Guimarães e Cavaleiros do Forró.

Com informações do Novo Notícias

João Maia vai apoiar Bolsonaro. Isso vai dá um bode…

 

  • O PL decidiu em nota oficial apoiar a filiação do Presidente Jair Bolsonaro. O deputado federal João Maia é quem preside o partido no RN. Haverá desdobramentos? Isso não vai dá bode?

Em nota oficial divulgada agora há pouco, a executiva nacional do PL afirmou que a sigla está “pronta e alinhada” para receber Jair Bolsonaro.

A manifestação acontece após reunião dos diretórios regionais com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto.

“O Partido Liberal está pronto e alinhado para receber o presidente da República, Jair Bolsonaro, em todos os Estados. O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, tem carta branca para conduzir e decidir sobre a sucessão presidencial e a filiação do presidente Jair Bolsonaro”, diz a nota oficial do partido.

PS: Quem preside o PL no Rio Grande do Norte (RN) é o deputado federal João Maia. Que é aliado da Governadora Fátima Bezerra do PT. JM assinou a nota oficial divulgada agora? Ele participou da reunião?

Ex-gestores da Caern terão que devolver mais R$ 44 milhões aos cofres públicos do Estado

 

O ex-prefeito de Parnamirim (RN) Maurício Marques e os ex-diretores da Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern): Lúcio de Medeiros Dantas Júnior; Rômulo de Macêdo Vieira; Vicente Inácio Martins Freire, o espólio de Luiz Marcelo Gomes Adeodato; Além dos representantes do Instituto Assistencial dos Advogados do Nordeste (IASAN) foram condenados pela Justiça Estadual a ressarcirem os cofres públicos estaduais em mais de R$ 44 milhões pelos prejuízos causados ao erário, em função dos atos de improbidade, verificados na formalização de um contrato fraudulento entre a estatal e a entidade, no ano de 1999. A sentença foi do coordenador do Grupo de Apoio às Metas do CNJ do Tribunal de Justiça do RN, Bruno Montenegro Ribeiro Dantas.

De acordo com a ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPRN), a contratação do Instituto Assistencial dos Advogados do Nordeste se deu pela CAERN para obtenção de benefícios assistenciais e previdenciários, através de contrato de adesão firmado em 14 de julho de 1999. Para a celebração do referido contrato, não foi realizado qualquer procedimento licitatório, sob a alegação de que este era inexigível.

Neste sentido, o órgão acusador alegou que foram constatados diversos atos de improbidade administrativa. O primeiro consistiria nos pagamentos empregados a servidores já aposentados e contratados ilegalmente. De acordo com o MP/RN, a solução encontrada para equacionar essa questão foi justamente a celebração do contrato entre CAERN e IASAN, no qual restou definido que a primeira repassaria os valores correspondentes à diferença entre o cargo ocupado e o valor recebido a título de aposentadoria em benefício da segunda, atuando esta como entidade de previdência privada para os referidos funcionários.

Na análise do processo, o magistrado confirmou que a partir dos elementos colacionados aos autos, bem como dos depoimentos prestados em juízo, “a contratação do Instituto Assistencial dos Advogados do Nordeste – IASAN se deu mediante procedimento indevido de inexigibilidade de licitação, uma vez que a modalidade escolhida não se adequa às disposições do art. 25, II da Lei 8.666/1993, as quais foram manejadas como base para a contratação direta”.

O juiz Bruno Montenegro destacou também que “a ilegalidade da avença se desvelou com ainda mais viço, eis que, mesmo com parecer contrário de lavra da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte no que se refere à celebração do contrato, em virtude das ilegalidades constatadas, este não representou óbice aos administradores da CAERN para viabilizar a contratação da entidade”.

Ele finalizou o entendimento, ressaltando que “ante todos os aspectos observados nos autos, é inegável que os demandados atuaram com fito de beneficiar os funcionários e a empresa em questão através de um conluio que gerou um significativo e vultuoso dano, experimentado pelo Estado.”

Show de Solange Almeida na Festa do Boi é cancelado

 Compartilhar

A cantora Solange Almeida é mais uma baixa nas atrações da arena de shows da Festa do Boi 2021, a artista estava confirmada para se apresentar no próximo sábado (20), ao lado de Cavaleiros do Forró e Mara Pavanelly. Sol será substituída por Radija Guimarães.

Anteriormente, a Metta Promo, responsável pela realização de shows, comunicou o cancelamento dos Simone e Simaria, Alceu Valença e Mano Walter, previstos para ocorrer, respectivamente, nos dias 13, 14 e 19 de novembro. As apresentações de JM Puxado e Brisa Star programados para o último domingo (14), e que segundo a empresa seriam adiados para este final de semana, também não vão mais acontecer.

NOVO

Prefeito de Serra Negra do Norte (RN) vai responder por crime de corrupção

 Compartilhar

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (RN), em sessão plenária nesta quarta-feira (17), por maioria, recebeu a denúncia em desfavor do prefeito de Serra Negra do Norte (RN), Sérgio Fernandes de Medeiros, pela suposta prática do crime tipificado no art. 90 da Lei nº 8.666/1993, e art. 1º, I, in fine, do Decreto-Lei nº 201/1967, que é apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio. A legislação citada diz respeito aos crimes de responsabilidade dos prefeitos municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores.

Sete desembargadores seguiram o voto do relator desembargador Gilson Barbosa. Os desembargadores Glauber Rêgo e Saraiva Sobrinho votavam pela rejeição da denúncia. Já o desembargador Amaury Moura Sobrinho declarou-se suspeito. Três desembargadores não proferiram seus votos: Cláudio Santos, Amílcar Maia e Expedito Ferreira.

A denúncia foi oferecida à justiça pela Procuradoria Geral de Justiça. A nossa reportagem não conseguiu falar com o advogado de defesa do prefeito.

Túlio Lemos

“Grampos” na estrada para o Aeroporto de Natal (RN)

 

Novamente, grampos foram jogados por bandidos na pista que segue para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) na grande Natal (RN) para furar pneus de veículos e facilitar a ação de marginais que se escondem naquela região.

O fato aconteceu ontem (16) segundo relato de um motorista que levava um passageiro pelo acesso que tem entrada em Macaíba (RN). A polícia, felizmente, chegou ao local antes dos bandidos.

Ninguém sai machucado. Apenas os pneus do carro.

Vivaldo Costa deu uma “dura” grande em Nelter Queiroz: “quem com ferro fere, com ferro será ferido”

 Compartilhar

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) em pronunciamento, nesta terça-feira (16), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, fez um apelo ao colega deputado estadual Nelter Queiroz, para que ele evite críticas pessoais e agressões à Governadora Fátima Bezerra e ao secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia. “Aprendi com a filosofia popular que quem com ferro fere, com ferro será ferido”, disse o parlamentar, lembrando que o deputado de oposição chegou a chamar a governadora de “mentirosa”.

Vivaldo pediu para que o parlamentar evite ataques pessoais a chefe do executivo potiguar. O Papa Jerimum, como também é conhecido, foi enfático ao dizer que o povo do Rio Grande do Norte (RN) precisa de soluções e não de ofensas.

“Não é fazendo ataques pessoais que Vossa Excelência soluciona o problema de saúde e outros problemas do Estado”, alertou Vivaldo Costa. “A governadora é uma pessoa de bem e está fazendo o melhor possível”, ressaltou ele. “Mude o discurso em favor do povo”, disse Vivaldo, afirmando que a população precisa de soluções e não de ataques.

Quais são os fatores que estão prejudicando a fertilidade dos homens

 Compartilhar

Integrante da divisão de urologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, o médico Conrado Alvarenga aponta a falta de atenção do homem com sua saúde como um fator central no aumento dos problemas relacionados à fertilidade masculina.

“Vivemos em um mundo onde o manejo do estresse está cada vez mais difícil. Os homens estão cada vez mais obesos, mais sedentários, dormem pior e têm mais distúrbios hormonais. Uma soma de fatores negativos que culmina na piora da fertilidade”, afirma o urologista em entrevista ao Metrópoles.

A percepção de Conrado Alvarenga se sustenta em números. Um estudo publicado em maio passado na revista inglesa The Economist, realizado em 55 países, retrata como a saúde masculina piorou nas últimas quatro décadas. O levantamento indica uma redução progressiva da concentração de espermatozoides e, consequentemente, diminuição da fertilidade.

Ao longo das quatro décadas mencionadas, o índice de espermatozoides do grupo analisado sofreu uma queda considerável: de 99 milhões por ml para 47 milhões por ml.

Para Conrado Alvarenga, se não houver uma mudança de comportamento que valorize a prevenção e a valorização da saúde, em 2045 ou 2050, nem metade dos homens terá o espermograma normal. “Não enxergamos nenhuma mudança para que essa curva amenize”, pondera o urologista.

Exposição a plásticos

Outro fator prejudicial é a exposição a plásticos que contenham BPA, o composto químico bisfenol A. Apesar de nocivo à saúde, o material está presente em DVDs, computadores, eletrodomésticos, revestimento para latas de comidas e bebidas.

Segundo o especialista, o contato constante com artigos que contenham esse composto químico pode interferir em importantes vias hormonais na glândula tireoide e acabar inibindo os efeitos da testosterona.

“Esses materiais são chamados de disruptores endócrinos. Assim como a poluição, o contato diário com esses objetos afeta a perfeição do funcionamento hormonal.”

Conrado Alvarenga explica que os sinais de redução de fertilidade ficaram mais evidentes a partir dos anos 1990.

A influência cultural

Na avaliação do psicólogo Davi Ruivo, subcoordenador da Subsede Grande ABC, do Conselho Regional de Psicologia de SP, a relação do homem com a saúde é uma questão cultural.

“Existe um critério de produtividade ali e temos na figura do homem o papel de mantenedor. Ele não pode parar de trabalhar”, pondera Davi Ruivo. “A mentalidade da maior parte dos homens é: vai que chego no médico e descubro que estou doente? A partir disso, podemos entender o quanto a masculinidade está presente na produtividade do homem.”

Metrópoles

 

NO RN o PL não quer Bolsonaro nos seus planos

 Compartilhar

Do Globo

Partido com o qual o Presidente Jair Bolsonaro tem negociado sua filiação, o PL dá mostras de que busca a aproximação com o Poder Executivo, independentemente da ideologia de quem o comanda. Levantamento feito pelo GLOBO aponta que a legenda do Centrão integra a base de 15 governadores, dos quais metade deve reforçar o palanque de adversários de Bolsonaro em 2022.

Esse foi um dos principais motivos para o recuo do presidente, cujo ingresso no PL estava marcado para o próximo dia 22. A cerimônia foi adiada em meio às divergências.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vai se reunir com dirigentes estaduais da sigla hoje à tarde em Brasília para mapear onde estão os principais entraves ao ingresso de Bolsonaro no partido.

A legenda está dividida sobre receber o presidente, seus filhos e aliados. Filiados dos estados do Sul e do Centro-Oeste defendem a guinada bolsonarista do PL, enquanto boa parte dos diretórios do Nordeste e do Norte tentam surfar no desentendimento recente entre Costa Neto e Bolsonaro para desfazer o acordo.

O cacique do partido e o presidente discutiram durante uma troca de mensagens por divergências sobre quem daria as cartas no diretório de São Paulo, o mais importante do país.

Um dos argumentos que será apresentado pela ala anti-bolsonarista a Costa Neto na reunião desta quarta-feira é que a eventual entrada do presidente poderá levar à saída de cerca de dez parlamentares da sigla, entre eles o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PP-AM), e o deputado Fábio Abreu (PL-PI).

Esse último já anunciou que só irá permanecer se tiver autonomia para se aliar ao governador Wellington Dias (PT) na eleição.

Opositores de Bolsonaro argumentam ainda que a filiação de 15 a 20 bolsonaristas levaria para a legenda deputados sem identidade partidária nem compromisso de fidelidade a Costa Neto, mas, sim com Bolsonaro.

Destacam ainda que, a médio prazo, o presidente pode retomar o projeto de criação de seu próprio partido, o Aliança pelo Brasil, e esvaziar o PL.

No Nordeste, lideranças do PL em Alagoas e no Piauí defendem manter em 2022 alianças com governadores de oposição a Bolsonaro.

Somados a São Paulo, esses três estados são considerados os principais entraves que levaram ao adiamento da filiação. No Ceará, há uma divisão no diretório: de um lado está o casal de deputados bolsonaristas Dr. Jaziel e Dra. Silvana e, do outro, o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, aliado de longa data do senador Cid Gomes (PDT-CE) e ligado ao governador, Camilo Santana (PT).

PS: No Rio Grande do Norte (RN), o PL é Presidido pelo deputado federal João Maia que, além dele, tem aliados ligados ao PT da Governadora Fátima Bezerra.

Ninguém abate Fátima

 Compartilhar

Pelo resultado das mais recentes pesquisas realizadas no Rio Grande do Norte (RN) em relação a sucessão estadual ainda não apareceu um candidato que ameace abater Fátima Bezerra.

Poderia ser o Prefeito de Natal (RN) Álvaro Dias? Poderia! Mas… ele já deixou mais do que claro que não quer.

Quem seria o outro? Ainda está para aparecer.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...