domingo, 22 de agosto de 2021

Magistratura brasileira se une contra pedido de impeachment de Alexandre

 Ministros, desembargadores e juízes se uniram para mostrar sua indignação com a atitude de Jair Bolsonaro contra o ministro do STF

(Foto: Reuters | Agência Brasil)

Do Conjur - A decisão de Jair Bolsonaro de apresentar ao Senado Federal um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, gerou fortes reações contrárias na magistratura brasileira. Ministros, desembargadores e juízes se uniram para mostrar sua indignação com a atitude do presidente da República.

O Superior Tribunal de Justiça divulgou neste sábado (21/8) uma nota em que se disse preocupado com o pedido feito por Bolsonaro e ressaltou a importância do Poder Judiciário como garantidor da segurança e da democracia no país.

"O Poder Judiciário tem como função preponderante a jurisdicional, diretamente vinculada ao fortalecimento da democracia e do Estado de Direito. A convivência entre os poderes exige aproximação e cooperação, atuando cada um nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna", diz trecho da nota.

 

Muito incomodado também ficou o ex-decano do STF Celso de Mello. Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro aposentado disse que se trata de uma "absurda provocação" que "traduz ofensa manifesta ao convívio harmonioso entre os poderes da República".

"O gesto de Bolsonaro traduz ofensa manifesta ao convívio harmonioso entre os poderes da República, pois a denúncia contra o ministro Alexandre de Moraes, além de não ter fundamento legítimo, revela a intenção subalterna de pretender intimidar um magistrado que, além de independente, responsável e intimorato, cumpre, com exatidão e estrita observância das leis, o seu dever funcional! Bolsonaro precisa ter consciência de que não está acima da autoridade da Constituição e das leis da República!", afirmou Celso de Mello.

O ex-ministro foi enfático ao repudiar a ação de Bolsonaro. "Como qualquer cidadão comum, ele também é um súdito das leis! Não pode agir sem causa legítima! Isso significa que a denúncia oferecida, para não ser desqualificada como inepta, abusiva e frívola, deveria ter suporte juridicamente idôneo, de todo inexistente no caso! Por transgredir, desse modo, o que dispõe o artigo 2º da Constituição, o presidente da República revela grave e ostensivo desapreço pela Lei Fundamental que nos rege", disse o ministro aposentado. "Com esse gesto de absurda provocação, Bolsonaro obstrui qualquer tentativa de restabelecer a harmonia, por ele violada, entre os poderes do Estado, vulnerando, com esse gesto inconsequente, um dos dogmas fundamentais do Estado democrático de Direito!".

 

 

 

Polícia Civil identifica bolsonaristas que pretendem ir armados ao ato de 7 de Setembro na Paulista

 Ato de apoio a Jair Bolsonaro, que pediu o impeachment do ministros do STF Alexandre de Moraes, poderá ter integrantes armados na Avenida Paulista 


(Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - O setor de Inteligência da Policia Civil de São Paulo detectou uma movimentação entre grupos de bolsonaristas para que seus integrantes compareçam armados à manifestação do próximo dia 7 de setembro, na Avenida Paulista, segundo o jornalista Lauro Jardim, do Globo.

O Movimento Fora Bolsonaro já afirmou que não abre mão de se manifestar na Paulista em 7 de setembro. O coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim, rebateu a decisão da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, que liberou a Avenida Paulista para os pró-bolsonaristas se manifestarem no feriado de 7 de setembro.

Tanto os organizadores da manifestação pelo Fora Bolsonaro quanto os bolsonaristas requerem o direito de se manifestar na Paulista. O entendimento da Secretaria, no entanto, favorece os extremistas, que reivindicam o fechamento do STF e defendem o voto impresso.

Bonfim declarou em participação no programa Giro das 11 que irá recorrer em todas as instâncias da decisão da Secretaria de Segurança, sob o argumento de que esta é a vez do grupo de oposição ao governo. Uma ação foi apresentada ao Ministério Público de São Paulo no final da tarde desta quinta com este pedido.

 

 

Mourão entrou para lista de inimigos de Bolsonaro, diz ministro


O vice-presidente da república, general Hamilton Mourão
O vice-presidente da república, general Hamilton Mourão (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - Após a conversa com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, entrou de vez na lista de inimigos de Jair Bolsonaro. 

"Se alguém que você conhece visita um inimigo seu, o que ele vira para você?", questionou um ministro fiel a Bolsonaro. O relato foi publicado por Veja

O vice-presidente disse não se abalar com possíveis retaliações. "Não me preocupo com isso. Não conspiro. Minha agenda é clara".

 

Eventos RN Eventos sociais para até 450 pessoas estão liberados em 156 municípios do RN

 

 

O Rio Grande do Norte inicia nesta sexta-feira (20) mais uma etapa da retomada econômica. A partir desta data, os eventos sociais para até 450 pessoas, ou 60% da ocupação do local, estão liberados nos municípios que estejam com o indicador composto com escores 1 ou 2 (verde claro e verde escuro, conforme decreto do governo estadual.

 

De acordo com os dados do indicador, com informações atualizadas até 16 de agosto, ainda não podem eventos desse porte: Umarizal, Patu, Caraúbas, Martins, Extremoz, Rodolfo Fernandes, Caicó, Serrinha dos Pintos, Viçosa, Santa Cruz e Olho D’Água do Borges. Esses municípios estão com escores 3 e 4 e estão em amarelo claro e amarelo escuro no mapa (veja a seguir).

 

Essa é a terceira fase de retomada dos eventos de massa, sociais, recreativos e similares. As próximas etapas estão previstas para 3 de setembro, com liberação de ocupação de 80% da capacidade do local, limitada ao número de 600 pessoas; e 17 de setembro com autorização para 100% da capacidade do local.

 

Também nesta sexta-feira (20) é iniciada a última fase abertura gradual para eventos corporativos, técnicos, científicos, além de cinemas, museus, teatros, circos e parques. Agora, esses locais podem receber 100% da capacidade.

 

O decreto acrescenta ainda sobre  o início da segunda fase para a retomada das atividades socioeconômicas, especificando o horário de funcionamento, constantes no anexo I do Decreto, das 5h da manhã até as 2h da manhã do dia seguinte. A fase 1 teve início em 5 de agosto.

 

“As determinações contidas no documento, asseguram a proteção à saúde e permitem resgatar a atividade econômica no Estado, fundamental para a preservação dos empregos e da renda da população”, afirmou o governo do RN.

Prefeitura do Rio anuncia 40 dias de Carnaval a partir de janeiro de 2022

 )


Prefeitura do Rio de Janeiro planeja 40 dias de festa no Carnaval de 2022
Prefeitura do Rio de Janeiro planeja 40 dias de festa no Carnaval de 2022 Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil 

A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur — empresa de turismo do município –, lançou nesta sexta-feira (20) o Caderno de Encargos dos Desfiles dos Blocos de Rua.  A previsão é de que o evento ocorra entre os dias 27 de janeiro e 6 de março.  Ao todo, serão 40 dias de festa que compreendem os períodos antes, durante e pós-Carnaval. 

O documento traz uma série de orientações para empresas que pretendem apresentar propostas de produção e implementação de infraestrutura de suporte aos desfiles dos blocos de rua. As informações abrangem também as áreas de entorno, onde acontecerão os cortejos que seguirão projeto e cronograma aprovados. Os interessados em participar do evento terão um mês para apresentar propostas.  

“Estamos trabalhando para o Carnaval de 2022 e estaremos preparados caso a festa seja possível. Planejamento é fundamental para que esta, que é a maior festa da cidade do Rio de Janeiro, saia com perfeição. Por isso estamos lançando este caderno com a maior antecedência possível. Sempre balizados pela orientação da Saúde”, ressaltou a presidente da Riotur, Daniela Maia.  

Ainda segundo a prefeitura, em toda a cidade serão espalhados 34 mil banheiros químicos, 10% deles acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme determina a Lei Federal 10.098/2000.

A acessibilidade também estará presente no aplicativo que será criado com toda a programação do Carnaval do Rio 2022, de maneira a atender diferentes necessidades, com recursos como Libras, descrição de imagens e conversor de conteúdo escrito para áudio, entre outros. QR Codes com informações que possam ajudar mulheres vítimas de assédio ou qualquer tipo de violência serão distribuídos aos foliões, assim como tatuagens temporárias e adesivos com o tema da campanha de combate ao assédio. 

Entretanto, a prefeitura informou que essa é mais uma etapa do processo de planejamento da cidade para o Carnaval de 2022, evento que ocorrerá desde que o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 e as determinações dos órgãos competentes no combate à doença sejam favoráveis à realização da festa by; https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/prefeitura-do-rio-anuncia-40-dias-de-carnaval-a-partir-de-janeiro-de-2022/

 

Depois de Sérgio Reis, Amado Batista convoca povo para ato golpista contra STF (vídeo)


Amado Batista
Amado Batista (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News

Por Júlia Portela, Metrópoles - Em vídeo que circula nas redes sociais, o cantor Amado Batista convoca a população a participar do ato antidemocrático em apoio a Jair Bolsonaro (sem partido) e contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Brasil, acorda! Estaremos juntos nas ruas em favor do Brasil, em favor da nossa liberdade, em favor do nosso capitão, presidente. Aliás, nós o elegemos para isso, para que ele pudesse dar um rumo novo a esse país, virasse um primeiro mundo, que é o que todos nós sonhamos”, diz, na gravação.

 

Urgente: Bolsonaro convoca seus seguidores para golpe de estado no dia 7 de setembro

 Convocação foi feita por ele em lista de transmissão pelo whatsapp, segundo informa o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles 

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: Adriano Machado/REUTERS)

Siga o Brasil 247 no Google News

Por Guilherme Amado, do Metrópoles – O presidente Jair Bolsonaro encaminhou na tarde deste sábado (14/8) uma mensagem para uma lista de transmissão no WhatsApp em que fala sobre a necessidade de um “contragolpe” e convoca apoiadores para se manifestarem no dia 7 de setembro com o objetivo de mostrar que ele e as Forças Armadas têm apoio para uma ruptura institucional.

A mensagem, que pode ser lida na íntegra ao fim desta reportagem, foi enviada pelo número pessoal do presidente para diferentes integrantes do governo e amigos. Como não há o selo de “Encaminhada” com que o WhatsApp marca as mensagens, não é possível saber se o próprio presidente as escreveu ou se copiou de alguma fonte e colou na lista de transmissão antes de enviá-las — o que tira o selo de identificação de encaminha. Ainda assim, é provável que seja uma mensagem encaminhada porque fala de Bolsonaro em terceira pessoa. Na lista de transmissão estão ministros de Estado, apoiadores e amigos do presidente.

O texto da mensagem se dirige a outras pessoas de direita, e pede que elas leiam o texto para não criticarem Bolsonaro por não radicalizar o suficiente.

.

“Atenção direitista sem noção, você mesmo que está falando merdas (sic) como ‘Vamos tomar o poder já que ninguém faz nada’, ‘Bolsonaro tá muito devagar’ ou ‘FFAA não fazem nada’. Faça o favor de ler com atenção o abaixo escrito, compreender as coisas como realmente são e assim passar a nos ajudar e não atrapalhar, começa o texto, que apresenta na sequência uma série desses comentários.

No trecho mais forte da mensagem, defende-se que o “contingente” da manifestação em 7 de setembro deve ser “absurdamente gigante” para “comprovar e apoiar inclusive intencionalmente” que o presidente e as Forças Armadas têm o apoio necessário para dar um “bastante provável e necessário contragolpe”.

“Hoje, fazer um contragolpe é muito mais difícil e delicado do que naquela época, além do grave aparelhamento acima relatado, temos uma constituição comunista que tirou em grande parte os poderes do Presidente da República e foi por estes motivos que o Presidente Bolsonaro, no início de agosto, em vídeo gravado, pediu para que o povo brasileiro fosse mais uma vez às ruas, na Avenida Paulista, no dia sete de setembro, dar o último aviso, mas, desta vez, ele reforçou que o “contingente” deveria ser absurdamente gigante, ou seja, o tamanho desta manifestação deverá ser o maior já visto na história do país, a ponto de comprovar e apoiar, inclusive internacionalmente, para que dê a ele e às FFAA, para que, em caso de um bastante provável e necessário contragolpe que terão que implementar em breve, diante do grave avanço do golpe já em curso há tempos e que agora avança de forma muito mais agressiva, perpetrado pelo Poder Judiciário, esquerda e todo um aparato, inclusive internacional, de interesses escusos”.

Em outro trecho da mensagem encaminhada por Bolsonaro, lê-se que a manifestação do 7 de setembro, que vem sendo organizada por apoiadores de Bolsonaro, autorizaria o “nosso presidente Jair Bolsonaro juntamente com as nossas honrosas FFAA” a tomarem “as decisões cabíveis para que o Estado democrático de direito seja reestabelecido, o equilíbrio entre os poderes salvaguardado, o cumprimento da Constituição seja imperativo, o respeito à soberania nacional e do povo brasileiro sejam priorizados, a transparência das eleições seja cumprida e o resgate do STF hoje sequestrado por apátridas ocorra”.

Outro trecho da mensagem ressalta uma alegada aliança entre Bolsonaro e as Forças Armadas.

“As FFAA (Forças Armadas) e o presidente Bolsonaro vêm tentando de todas as formas evitar uma ruptura institucional, pois sabem o grande problema que inicialmente poderá representar a todos nós, isso se chama cautela e estratégia, visando um bem maior e comum à nação”.fonte; https://www.brasil247.com/brasil/urgente-bolsonaro-convoca-seus-seguidores-para-golpe-de-estado-no-dia-7-de-setembro

 

 

 

 

Aviões e soldados dos EUA chegam ao Mato Grosso do Sul para simular 'cenário de guerra'

 De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), as simulações e os exercícios ocorrerão até o dia 3 de setembro, com o uso de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria 

 

Avião da Força Aérea dos EUA aterrissa em Campo Grande (MS)
Avião da Força Aérea dos EUA aterrissa em Campo Grande (MS) (Foto: Silas Ismael/G1/Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - Duas aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos aterrissaram em Campo Grande, neste sábado (21).  Segundo o G1, os aviões, do tipo C-17 Globemaster, transportaram dois helicópteros e soldados norte-americanos, que participarão do Exercício Conjunto Tápio 2021, que simulará cenário de guerra, em treinamentos

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), as simulações e os exercícios ocorrerão até o dia 3 de setembro, com o uso de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria.

O principal objetivo da FAB com os exercícios é realizar treinamentos para uma possível participação em missões de paz da ONU, "contribuindo para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais; garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial; e provendo ajuda humanitária".  fonte; brasil247.com/brasil

 

Avioes Helicóptero e soldados americanos viajaram em Boeing gigante Imagem: Redes Sociais Dois dos maiores aviões do mundo, do tipo C-17 Globemaster, aterrissaram ontem, 21, no Brasil trazendo dos Estados Unidos soldados e um helicóptero em cada Boeing. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), os helicópteros e os 50 soldados foram ao Mato Grosso do Sul para participar de um treinamento para simulação um guerra. Os exercícios incluem missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, dizem os militares. Os exercícios ocorrem até o dia 3 de setembro, quando 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria participarão do treinamento em Campo Grande, capital sul-mato-grossense. Os americanos desceram no Brasil para “uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário”, diz a FAB em nota, “contribuindo para possíveis participações do país em missões cumpridas nos acordos de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).” Essa participação em missões, diz a FAB, serve para estabelecer “ordem e a paz mundial”, além de assegurar compromissos internacionais, “garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial”. Os dois aviões de grande porte voltaram para os Estados Unidos no final da tarde de ontem, mas vão retornar para buscar suas equipes e helicópteros no dia 29 de agosto.

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/avioes-dos-eua-chegam-ao-brasil-com-helicopteros-para-simulacao-de-guerra/ | Agora RN
Avioes Helicóptero e soldados americanos viajaram em Boeing gigante Imagem: Redes Sociais Dois dos maiores aviões do mundo, do tipo C-17 Globemaster, aterrissaram ontem, 21, no Brasil trazendo dos Estados Unidos soldados e um helicóptero em cada Boeing. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), os helicópteros e os 50 soldados foram ao Mato Grosso do Sul para participar de um treinamento para simulação um guerra. Os exercícios incluem missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, dizem os militares. Os exercícios ocorrem até o dia 3 de setembro, quando 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria participarão do treinamento em Campo Grande, capital sul-mato-grossense. Os americanos desceram no Brasil para “uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário”, diz a FAB em nota, “contribuindo para possíveis participações do país em missões cumpridas nos acordos de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).” Essa participação em missões, diz a FAB, serve para estabelecer “ordem e a paz mundial”, além de assegurar compromissos internacionais, “garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial”. Os dois aviões de grande porte voltaram para os Estados Unidos no final da tarde de ontem, mas vão retornar para buscar suas equipes e helicópteros no dia 29 de agosto.

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/avioes-dos-eua-chegam-ao-brasil-com-helicopteros-para-simulacao-de-guerra/ | Agora RN
Avioes Helicóptero e soldados americanos viajaram em Boeing gigante Imagem: Redes Sociais Dois dos maiores aviões do mundo, do tipo C-17 Globemaster, aterrissaram ontem, 21, no Brasil trazendo dos Estados Unidos soldados e um helicóptero em cada Boeing. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), os helicópteros e os 50 soldados foram ao Mato Grosso do Sul para participar de um treinamento para simulação um guerra. Os exercícios incluem missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, dizem os militares. Os exercícios ocorrem até o dia 3 de setembro, quando 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria participarão do treinamento em Campo Grande, capital sul-mato-grossense. Os americanos desceram no Brasil para “uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário”, diz a FAB em nota, “contribuindo para possíveis participações do país em missões cumpridas nos acordos de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).” Essa participação em missões, diz a FAB, serve para estabelecer “ordem e a paz mundial”, além de assegurar compromissos internacionais, “garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial”. Os dois aviões de grande porte voltaram para os Estados Unidos no final da tarde de ontem, mas vão retornar para buscar suas equipes e helicópteros no dia 29 de agosto.

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/avioes-dos-eua-chegam-ao-brasil-com-helicopteros-para-simulacao-de-guerra/ | Agora RN
Avioes Helicóptero e soldados americanos viajaram em Boeing gigante Imagem: Redes Sociais Dois dos maiores aviões do mundo, do tipo C-17 Globemaster, aterrissaram ontem, 21, no Brasil trazendo dos Estados Unidos soldados e um helicóptero em cada Boeing. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), os helicópteros e os 50 soldados foram ao Mato Grosso do Sul para participar de um treinamento para simulação um guerra. Os exercícios incluem missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, dizem os militares. Os exercícios ocorrem até o dia 3 de setembro, quando 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria participarão do treinamento em Campo Grande, capital sul-mato-grossense. Os americanos desceram no Brasil para “uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário”, diz a FAB em nota, “contribuindo para possíveis participações do país em missões cumpridas nos acordos de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).” Essa participação em missões, diz a FAB, serve para estabelecer “ordem e a paz mundial”, além de assegurar compromissos internacionais, “garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial”. Os dois aviões de grande porte voltaram para os Estados Unidos no final da tarde de ontem, mas vão retornar para buscar suas equipes e helicópteros no dia 29 de agosto.

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/avioes-dos-eua-chegam-ao-brasil-com-helicopteros-para-simulacao-de-guerra/ | Agora RN
Participação em missões, diz a FAB, serve para estabelecer "ordem e a paz mundial"

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/avioes-dos-eua-chegam-ao-brasil-com-helicopteros-para-simulacao-de-guerra/ | Agora RN
Participação em missões, diz a FAB, serve para estabelecer "ordem e a paz mundial"

Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/avioes-dos-eua-chegam-ao-brasil-com-helicopteros-para-simulacao-de-guerra/ | Agora RN

Bolsonaro estuda adiantar lançamento do vale-gás para setembro; veja quem tem direito

 


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estuda a antecipação do lançamento do vale-gás para setembro. A medida foi sugerida pela equipe da presidência devido ao reajuste da inflação, que pressiona o valor do botijão de gás.

O programa seria lançado em outubro com o Auxílio Brasil, programa assistencial que substituirá o Bolsa Família. No entanto, a equipe política e econômica de Bolsonaro tenta adiantar a proposta para agradar famílias de baixa renda.

A iniciativa visa a destinação de valores para compra de gás de cozinha para famílias carentes, abastecidas pelo Bolsa Família. O projeto está embutido nas alterações do programa assistencial que foi entregue à Câmara dos Deputados na última semana.

O vale-gás e o novo Auxílio Brasil são tentativas do governo federal para aumentar a popularidade de Bolsonaro às vésperas das eleições de 2022. Bolsonaro, segundo pesquisas de opinião, não tem a maioria dos votos de pessoas de baixa renda e tenta reverter o quadro agradando os beneficiários do programa.

Além do vale-gás, o novo Bolsa Família irá abrigar benefícios para primeiro emprego, vagas em creches e crédito consignado. As parcelas para o programa deverão ser definidos até setembro, quando a Lei Orçamentária Anual (LOA) será entregue ao Congresso Nacional.

O Palácio do Planalto prometeu reajustar o benefício para R$ 500, mas seria necessário abrir espaço nos cofres públicos para viabilizar a promessa. O Ministério da Economia já sugeriu o parcelamento de precatórios e a contabilização do benefício fora do teto de gastos. Ambas as sugestões ainda estão em fase de estudos pelo Congresso e equipe econômica.

Departamento Estadual de Trânsito Logomarca Governo do Estado do RN Governo do Estado do RN Domingo, 22 de Agosto de 2021 NOTÍCIA + Google + Detran prorroga mutirão de testes práticos de direção veicular em Natal

Detran prorroga mutirão de testes práticos de direção veicular em Natal


DETRAN/RN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vai prorrogar por mais uma semana o mutirão de testes práticos de direção veicular que está ocorrendo em Natal. Serão mais cinco dias de avaliações intensificadas compreendendo agora o período de 16 a 20 de agosto. O agendamento dos testes já pode ser realizado a partir de hoje (14) no site do Detran (www.detran.rn.gov.br).

De acordo com o coordenador de Registro de Condutores do Detran, Jonas Godeiro, o plano é de que somente em Natal sejam realizados 1.400 testes práticos de direção veicular no período de cindo dias. “A equipe de examinadores foi reforçada para atender a demanda e estamos conseguindo até mesmo superar nossa meta de testes. Na primeira semana de mutirão chegamos a 1.467 exames realizados”, contou.

Para agendar o exame, o cidadão vai no site do Detran e na página principal clica na opção “Agendamento”, em seguida em “Habilitação” e seleciona o serviço de “Mutirão CNH”, concluindo o preenchimento dos dados e escolhendo a data e horário do teste.

É importante lembrar que somente serão atendidos os usuários que tenham realizado agendamento prévio pelo site e que disponham do comprovante de marcação para ter o acesso liberado a unidade do Detran. Outro ponto obrigatório é a utilização de máscara de proteção facial por todos candidatos à Habilitação.

Os examinadores do Detran analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor da sua escolha. Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três.

 

Assessoria de Comunicação Detran-R

Bolsonaro pede impeachment do ministro Alexandre de Moraes

 


Um funcionário do Palácio do Planalto entregou nesta sexta-feira (20) ao Senado um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O pedido foi protocolado no fim da tarde.

No último dia 14, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pediria nesta semana ao Senado a abertura de processo sob o argumento de que Moraes e o ministro Luis Roberto Barroso extrapolam os limites da Constituição.

No pedido, Bolsonaro pede a destituição de Alexandre de Moraes da condição de ministro do Supremo Tribunal Federal e a inabilitação de Moraes para exercício de função pública durante oito anos.

A tramitação do pedido depende de decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O senador já disse que a análise do pedido “não é algo recomendável” para o Brasil.

Segundo a Secretaria-Geral do Senado, o pedido será numerado e despachado à advocacia da Casa, que dirá em parecer se o pedido é constitucional e se obedece ao regimento. Em seguida, o parecer será enviado a Rodrigo Pacheco, que decidirá se arquiva ou dá andamento à denúncia.

 

Mas, nesta sexta, o pedido entregue — com 102 páginas e assinado por Bolsonaro e pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco — diz respeito somente a Moraes.

Prefeito de Ceará-Mirim inicia pagamento antecipado dos servidores e se consolida ser o primeiro município do RN

 


Pelo 20º mês consecutivo, servidores de Ceará-Mirim recebem de forma antecipada os salários. Nesta sexta-feira (20), o prefeito Júlio César Câmara anunciou o inicio do para todos os colaboradores do município. A conclusão da folha ocorrerá na próxima terça-feira (24), sendo o primeiro município do RN a pagar os funcionários.

“Já é uma tradição na nossa gestão pagar os servidores de forma antecipada. Fazemos diariamente um esforço para manter as nossas finanças controladas, com fornecedores rigorosamente pagos em dia. Isso é resultado de uma gestão eficiente e que trabalha e se preocupa com o seu povo”, disse o chefe do Executivo municipal.

Em agosto, a folha conta também com o acréscimo do pagamento de 1/6 de férias dos servidores da Secretaria Municipal de Educação.

Calendário

Sexta-feira (20/08) – Pagamento de todos os servidores da administração direta, com exceção da Saúde e Educação (que depdendem de complementação obrigatória de recursos federais).

Segunda-feira (23/08) – Pagamento de todos os servidores da Secretaria de Educação, incluindo o 1/6 de férias.

Terça-feira (24/08) – Pagamento de servidores efetivos, comissionados, agentes de saúde e de endemias, incluindo a ajuda de custo de 2020 e contratados da Saúde.

 

De olho em 2022, Doria vem ao Nordeste em busca de apoios

 


Pré-candidato à presidência pelo PSDB, o governador de São Paulo, João Dória, virá a Pernambuco em busca de apoio para 2022. A previsão é que o tucano aterrisse na capital pernambucana no dia 28 de agosto e também visite Caruaru, no Agreste. O intuito é consolidar apoio entre o tucanato pernambucano para as prévias do PSDB que acontecerão em novembro, onde será escolhido o nome que representará o partido na disputa pela presidência no próximo ano. PUBLICIDADE

A agenda de João Doria no estado deve seguir a mesma rota do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) – outro nome cotado dentro da sigla tucana para as eleições do ano que vem – que também esteve na região duas semanas atrás. De acordo com a assessoria do candidato, estão previstas visitas para o Recife, onde deve se encontrar com lideranças partidárias, filiados e a militância partidária, e também Caruaru onde se encontrará com a prefeita da cidade e presidenta estadual do PSDB, Raquel Lyra, tida como grande liderança pelo governador de São Paulo.

A expectativa é que em terras pernambucanas, o governador de São Paulo seja recebido pelo presidente nacional da sigla, o pernambucano Bruno Araújo (PSDB), movimento também realizado durante a visita de Eduardo Leite. Em entrevista à Folha de Pernambuco, Araújo afirmou que assim como recebeu o governador do Rio Grande do Sul, também estaria presente durante a chegada de Doria, mas afirmou não estar acompanhando a agenda dos presidenciáveis para manter a imparcialidade. 

A deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) também é um dos nomes que deve receber João Doria durante sua passagem pelo estado pernambucano. Em entrevista ao Diario, a parlamentar disse que ainda está analisando o cenário e que não decidiu para quem vai seu favoritismo para as prévias do partido. “Estamos analisando como serão as prévias, vou conversar com Bruno (Araújo) sobre (…), mas irei participar, vou estar junto com todo mundo de Pernambuco lá”, afirmou. A deputada também comentou que o diretório pernambucano do PSDB está pronto para receber Doria. “(A prefeita de Caruaru) Raquel Lyra como presidente estadual do PSDB está pronta para receber João Doria, vejo o carinho que os dois nutrem um pelo outro e tenho certeza que ele será muito bem-vindo no estado”. 

Com a aproximação das prévias do PSDB, políticos tucanos têm se articulado para angariar apoios pelo país. Além de Doria e Leite, outros nomes surgem como favoritos, como o dos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Arthur Virgílio (PSDB-AM). Em meio a disputa acirrada dentro da sigla, Doria conta com apoio de algumas figuras políticas importantes como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que já se mostrou favorável à candidatura do governador de São Paulo. 

Tendo ganhado destaque pela forma como tem conduzido o processo de imunização contra a Covid-19 no estado de São Paulo, João Doria tem avançado na cena política para 2022, é o que aponta pesquisa da XP/Ipespe divulgada no último dia 17. O levantamento mostrou que o tucano avançou três pontos em um mês e em uma disputa contra o presidente Bolsonaro, um de seus principais desafetos políticos, Doria venceria por 37% a 35%.

 

ESTÃO QUERENDO ACABAR COMIGO COMO SE EU FOSSE BANDIDO’, DIZ SÉRGIO REIS

 

Sérgio Reis concede entrevista a Roberto Cabrini para o Domingo Espetacular   Foto: Record TV

Em entrevista à Record que irá ao ar no próximo domingo (22), Sérgio Reis, 81, comentou pela primeira vez, a busca e apreensão da Polícia Federal realizada na casa dele na manhã desta sexta (20).

O cantor e compositor já havia dado uma entrevista ao jornalista comentando a polêmica gerada pelo vazamento de um áudio no qual afirma que caminhoneiros parariam o país em setembro até que o Senado afastasse os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de seus cargos. Depois da ação da PF, Cabrini voltou a procurá-lo.

“Eu errei, quero pedir desculpas, até ao Supremo”, disse na primeira conversa. “Eu sou uma pessoa que só pensa bem dos outros. E agora estão querendo acabar comigo como se eu fosse bandido. Eu não sou bandido.”

O músico também disse na entrevista, que vai ao ar no domingo (22) a partir das 19h45, que está surpreso com a proporção que a fala dele tomou. “Falei bobagem”, admitiu. “Pensei que não teria essa repercussão, que não ia vazar isso aí…”

Ele também comentou que ficou chateado com a divulgação da conversa, que havia sido feita em privado com um amigo. “Porque o amigo da onça, conhece? Hoje em dia, ninguém mais está sigiloso”, disse. “Você fala qualquer coisa, já sai na internet, já sai para lá e vaza, vai para grupos e tudo mais.”

No áudio que veio a público no último fim de semana, Reis dizia em conversa com um amigo que “se em 30 dias não tirarem os caras nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra. Pronto. É assim que vai ser. E a coisa está séria”.

Ele também relatou uma reunião que teve com o próprio presidente Jair Bolsonaro e com militares “do Exército, da Marinha e da Aeronáutica”, em que informou o que faria.

Segundo a coluna Mônica Bergamo, Reis está deprimido e passando mal, com uma crise de diabetes, após a repercussão do áudio. “Ele está muito triste e depressivo porque foi mal interpretado. Ele quer apenas ajudar a população. Está magoado demais”, disse a mulher dele, Ângela Bavini.

Folhapress

DEZ EX-MINISTROS DA JUSTIÇA DE FHC, LULA, DILMA E TEMER PEDEM AO PRESIDENTE DO SENADO QUE REJEITE IMPEACHMENT DE ALEXANDRE MORAES

 

Ministro Alexandre de Moraes/STF

Dez ex-ministros da Justiça dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT), Dilma Roussef (PT) e Michel Temer (MDB) enviaram um manifesto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defendendo que ele rejeite o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A informação é do blog do jornalista Fausto Macedo, do Estadão.

Os ex-ministros  afirmam que não há sinal de crime de responsabilidade que justifique a abertura de um processo para destituição de Moraes do cargo e apontam a ‘inépcia’ da ação de Bolsonaro. A informação é do blog do jornalista Fausto Macedo, do Estadão.

“Eventual seguimento do processo surtirá efeitos nocivos à estabilidade democrática, de vez que indicará a prevalência de retaliação a membro de nossa Corte Suprema gerando imensa insegurança no espírito de nossa sociedade e negativa repercussão internacional da imagem do Brasil”, diz um trecho do documento.

Os ex-ministros classificam o pedido de impeachment como ‘mero capricho’ do presidente que, na avaliação deles, segue ‘roteiro de outros autocratas ao redor do mundo’ e alertam para o risco do Senado Federal se transformar em um ‘instrumento de perseguição pessoal’ de Bolsonaro caso aceite o pedido.

Por Fausto Macedo / Do Estadão

BOLSONARO VISITA MÃE, DE 94 ANOS, COM FILHOS: ‘NÃO ME RECONHECE MAIS

 

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) posou junto à mãe, de 94 anos, junto aos seus filhos. O registro foi postado hoje de manhã nas redes sociais do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), em uma visita do presidente ao interior de S.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) também aparecem na imagem.

O encontro ocorreu em Eldorado, interior de São Paulo, onde mora dona Olinda. O presidente desembarcou no município ontem para visitar a mãe, que está com problemas de saúde.

“Minha mãe está com 94 anos. Ela não me reconhece mais”, disse Jair Bolsonaro, em entrevista ao SBT.

Na visita anterior, Bolsonaro disse que a mãe ainda o reconhecia. “Demorava a falar meu nome. Agora, não consegue meu nome mais. Nem de outros filhos também”.

“Ela teve um problema grave de sangramento nos últimos dias e resolvi visitá-la. Pode ser que seja a última vez. É a vida, é o nosso destino”, completou o presidente.

Bolsonaro atribuiu os problemas de saúde da mãe à idade avançada. “É a idade. Parece que ela tem um esquecimento, que infelizmente, para muitas pessoas com essa idade, chega. Ela sorri o tempo todo, está de bom humor”, acrescentou.

Na manhã de hoje, Bolsonaro fez uma live mostrando a casa onde passou parte da infância em uma área rural de Eldorado. “Nessa casa aqui, ó. Morei por três anos nela”.

Em seguida, entrou no imóvel para mostrar onde dormia com os irmãos.

UOL

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...