sexta-feira, 23 de abril de 2021

Só Lula derrota Bolsonaro no segundo turno, aponta pesquisa

 Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Ideia/revista Exame, aponta vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno, se a eleição presidencial fosse hoje.

 De acordo com o levantamento, Lula tem 40% das intenções de voto, contra 38% de Bolsonaro. O petista é o único que vence o atual presidente no segundo turno.

 

Confira os cenários pesquisados:

Bolsonaro (sem partido) X Lula (PT)
-Lula…………….. 40%
-Bolsonaro………… 38%
-Não sabe ………….17%
-Branco/Nulo…….. …6%

Bolsonaro (sem partido) X Ciro Gomes (PDT)
-Bolsonaro………….44%
-Ciro Gomes……….. 34%
-Não sabe…………..18%
-Branco/Nulo…………4%

Bolsonaro (sem partido) X João Doria (PSDB)
-Bolsonaro………….46%
-Ciro Gomes……….. 29%
-Não sabe…………..17%
-Branco/Nulo……… ..8%

Bolsonaro (sem partido) X Luciano Huck (sem partido)
-Bolsonaro………….40%
-Ciro Gomes……….. 38%
-Não sabe…………..19%
-Branco/Nulo……….. 4%

1º Turno
No primeiro turno, Lula (PT) tem 33% e Bolsonaro (sem partido) 32%. Ciro Gomes (PDT) soma 9%, Luciano Huck (sem partido) aparece com 6%, João Doria (PSDB) tem 4%, João Amoedo (Novo) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparecem com 3% cada um e Danilo Gentili (sem partido) com 2%.

O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 a 22 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. É a primeira pesquisa realizada após as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou as condenações contra Lula e considerou o ex-juiz Sérgio Moro suspeito.

 Clique aqui e confira o relatório completo  by, esmaelmorais.com.br

 

Fim da pandemia pode ser só em 2023, diz diretor de pesquisas do Butantan

 A pandemia de coronavírus deve se estender até 2023. A previsão, feita pelo diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, não significa que as restrições que o país –e boa parte do mundo– enfrenta no momento serão mantidas até lá. Haverá uma flexibilização à medida em que a vacinação avance.

“A gente tem que entender que esse vírus veio para ficar. E, como acontece com a influenza [vírus da gripe], nós vamos ter que aprender a conviver com ele”, afirmou em entrevista ao Poder360. “Nós temos casos de pessoas com influenza grave todos os anos. Pessoas que morrem e temos vacinação. O que acontece? Colocamos a Influenza em um nível que é manejável para o sistema de saúde e manejável para a sociedade”, detalhou.

O processo, para ser efetivo, precisa de coordenação global, já que novas variantes podem aparecer e dificultar o processo de vacinação. “Como tenho falado, desta temos que sair todos juntos. Isso será parte do problema. Estamos vendo um acesso muito desigual a recursos no mundo e isso vai fazer com que vários países tenham demora em incorporar medidas profiláticas“, disse.

Como parte desse processo de adaptação social e do sistema de saúde à vacina, Palácios lidera duas iniciativas do Instituto Butantan que tem potencial de ajudar na reversão do quadro de mortes e esgotamento do sistema de saúde. De um lado, o Butantan produz um soro anticovid. O laboratório também é responsável pelas pesquisas da ButanVac, uma vacina nacional que pode reduzir os custos de produção de imunizantes.

Sobre o soro, ele alerta que é necessário modular as expectativas. “É para casos que estão no início. Isso tem que ser colocado. Uma pessoa vai evoluir para um caso grave perto da 2ª semana. A ideia é poder chegar a tempo e fazer uma intervenção para interromper o avanço para um caso grave”, explicou.

A nova vacina, por outro lado, tem potencial de auxiliar a CoronaVac, que é produzida em parceria com a chinesa Sinovac, por utilizar um método distinto, para o qual o instituto já tem todas as instalações montadas.

“É a mesma [fábrica] que usamos para a vacina de influenza, na qual o Butantan é dos grandes produtores do mundo. Está pronta e o Butantan já realizou os lotes de testes para a vacina. Quando falamos que já é do Butantan por completo, é porque já produzimos”, explicou.

by,  PODER360

Fátima anuncia novo decreto a ser publicado, válido até 12 de maio, com redução de horário do toque de recolher, restaurantes liberados aos domingos e recomendação de continuidade de orlas fechadas

 

 As academias estão autorizadas das 5h às 22h, respeitando o toque de recolher. Restaurantes autorizados a funcionar com 50% da capacidade, das 11h às 21h – com liberação aos domingos das 11h às 15h – e tolerância de 60 minutos para encerramento das atividades.


Para conter a taxa de transmissibilidade, recomendamos aos municípios que mantenham fechadas as orlas marítimas, balneários, parques, clubes e áreas recreativas públicas aos domingos e feriados, bem como o reforço da fiscalização.

 

De acordo com o novo decreto o toque de recolher, que atualmente é das 20h às 6h, será para o horário entre 22h e 5h, de segunda a sábado, continuando integral aos domingos e feriados, com exceção dos serviços essenciais.

VEJA MAIS – NOVO DECRETO: Fátima informa que fica liberado o funcionamento de escolas públicas e privadas até o 5º ano

Pelo novo decreto, os restaurantes estarão autorizados a funcionar com 50% da capacidade, das 11h às 21h, com liberação aos domingos das 11h às 15h, e tolerância de 60 minutos para encerramento das atividades.

Veja outros pontos

As academias estão autorizadas das 5h às 22h, respeitando o toque de recolher. Restaurantes autorizados a funcionar com 50% da capacidade, das 11h às 21h – com liberação aos domingos das 11h às 15h – e tolerância de 60 minutos para encerramento das atividades.

A bebida alcoólica continua proibida para consumo em lugares públicos, incluindo bares e restaurantes a qualquer dia ou horário.

“Para conter a taxa de transmissibilidade, recomendamos aos municípios que mantenham fechadas as orlas marítimas, balneários, parques, clubes e áreas recreativas públicas aos domingos e feriados, bem como o reforço da fiscalização”, disse Fátima.

Aneel aprova reajuste médio de 8,96% nas contas de luz no RN

 

Foto: Getty 



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira, 22, reajuste médio de 8,96% na conta de luz dos consumidores atendidos pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern).

Para os consumidores de alta tensão, como os industriais, o reajuste médio será de 11,18%. Já para os comerciais e residenciais, atendidos em baixa tensão, o aumento médio será de 8,27%.

Os novos valores devem entrar em vigor a partir deste dia 22 e, por isso, devem ser confirmados no Diário Oficial ainda nesta quinta-feira.

Para atenuar o reajuste a ser aplicado nas contas de luz, a Aneel considerou a reversão dos recursos da conta covid, que totalizou um impacto total estimado de -4,31%.

Também contribuíram para amenizar o reajuste a alteração no cronograma de pagamento de indenizações às transmissoras e o abatimento de créditos tributários devido ao pagamento indevido de PIS e Cofins pelos consumidores no passado. A distribuidora atende cerca de 1,5 milhão de unidades consumidoras.   by,  Terra

FOTOS: RN recebe mais 51.400 doses de vacinas contra a Covid-19; carga com 10,4 mil doses da CoronaVac e 41 mil doses da Oxford será distribuída neste sábado

Fotos: Sandro Menezes

 O Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira (23) mais um reforço para dar continuidade ao plano de imunização contra a Covid-19. As 51,4 mil doses de vacinas foram recebidas por volta de 12h no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, sendo 10,4 mil doses da CoronaVac/Butantan e 41 mil da Oxford/Fiocruz.

A distribuição para os municípios acontece a partir das 7h do sábado (24) na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e seguirá o mesmo esquema de segurança montado desde janeiro, coordenado pelas secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), contando com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.


As doses, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, são destinadas à vacinação com a segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos, trabalhadores da saúde e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia, e primeira dose para os agentes de segurança que ainda não foram imunizados e ampliação da imunização entre os idosos.

Com essa nova carga, o RN totaliza 895.490 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas. De acordo com a plataforma RN+ Vacina, até o início da tarde foram registradas a aplicação de mais de 620 mil vacinas nos 167 municípios potiguares.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...