Segundo Josafá, as famílias usuárias do programa Bolsa Família devem ser atendidas pela rede tripla - saúde, educação e assistencia social - que juntamente com a bolsa paga pelo governo, buscam a promoção social destas famílias.
Com relação à educação, é importante e fundamental que se intensifiquem as redes de acompanhamento da frequência escolar, uma das exigências para a permanência no programa, pois verifica-se que ainda há um número considerável de crianças e adolescentes que tem frequência irregular nas escolas. Neste sentido está se apresentando na atualidade, formas de acompanhar sistematicamente essas famílias através de cadastros e tabelas de Motivos de Baixa Frequencia, para as devidas providências, por parte da escola e por parte da gestão publica através dos sistemas de proteção e da saúde e da Assistência Social.
A Secretaria Municipal de Educação conjuntamente com a de Assistência Social, mantém equipe que é responsável pelo colhimento das informações e de encaminhamento de providências junto à rede de proteção em casos necessários.
Josafá a convite da Secretária de Educação, Dra. Valéria Arruda, esteve visitando algumas escolas municipais da sede, para repassar estas informações e ao mesmo tempo mobilizar os profissionais delas a atuarem mais fortemente neste acompanhamento. Uma destas reuniões aconteceu na Escola Municipal Márcio Marinho (foto).
Autor: Assessoria de Comunicação