terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Suspeita de febre amarela em João Pessoa é descartada

A suspeita de um caso de febre amarela em João Pessoa foi descartada nesta segunda-feira (29). De acordo com a médica infectologista do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Luciana Homes, os exames de sorologias feitos no paciente, de 28 anos, foram liberados no fim da manhã e foi confirmado um quadro de hepatite viral.
De acordo com informações do secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio, o estudante deu entrada na UPA Oceania, no bairro de Manaíra, com sintomas característicos da doença. Conforme o secretário, o paciente é de João Pessoa e viajou para o estado de São Paulo – região de risco para a doença – em dezembro. O estudante viajou sem tomar a vacina, retornando à Paraíba na semana passada.
Na sexta-feira (26), ele foi à UPA com sintomas leves, sendo liberado em seguida. O paciente retornou no domingo (28) com sintomas hepáticos, dores e febre alta. Atualmente, de acordo com Luciana Homes, o estado do paciente é regular. “Ele está consciente, orientado, ele está estável”, disse.
Paraíba não é área de risco para a doença
De acordo com a Chefe de Núcleo de Imunizações da Secretária do Estado de Saúde (SES), Isiane Queiroga, a vacina contra a febre amarela é recomendada apenas para quem vai viajar, seja a passeio ou a trabalho, para as áreas que há indicação de vacinação do Ministério da Saúde (MS). A imunização está disponível, de acordo com a SES, em 17 municípios.
Os centros de referência para vacinação dos paraibanos estão localizados nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Picuí, Monteiro, Sumé, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana. Veja os locais de vacinação em cada cidade.
Isiane Queiroga afirma que nestes municípios todo e qualquer cidadão pode ser vacinado, independente de residir ou não naquela localidade. Ainda conforme ela, a Paraíba não é uma área de recomendação de vacina e, por isto, o imunobiológico não é oferecido na rotina, apenas em centros de referência.

fonte,    Jornal da Paraíba

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...